02/05/2011
Museus e Arquivos como espaços de preservação da memória
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA, Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Reconhecer e apreciar os diferentes tipos de textos. Definir os objetivos dos museus e arquivos históricos.
Segundo Objetivo
Reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos históricos e museus históricos.
Terceiro Objetivo
Conhecer diferentes espaços de preservação da memória existentes no município em que o aluno estuda.
Quarto Objetivo
Reconhecer e apreciar os diferentes tipos de textos. Definir os objetivos dos museus e arquivos históricos.
Para esta aula poder ser encaminhada de forma mais dinâmica e aprofundada é importante que os alunos conheçam o que são as fontes históricas, seus tipos, sua importância para o trabalho do historiador.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KWord ]
Gwenview [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
Mxcam [ Iniciar > Aplicativos > Wxcam ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Kaffeine [ Iniciar > Multimídia > Kaffeine ]
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Para introduzir a temática aos alunos, o professor pode iniciar fazendo uma apresentação de vídeos ou imagens arquivos e museus históricos, como os sugeridos abaixo: 1. Vídeo sobre o Museu de Artes e Ofício de Belo Horizonte
Duração: 4'20'' Sinopse: A repórter Paulla Mirella visita o Museu das Artes e dos Ofícios que conta um pouco da história das profissões do Brasil e apresenta um panorama geral das fontes materiais nele expostas, através de entrevistas com visitantes e diferentes profissionais envolvidos na organização do Museu. 2. Vídeo sobre o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo
Duração: 3'21'' Sinopse: Reportagem da TV Gazeta mostra alguns documentos preservados no arquivo, o trabalho de preservação e arquivamento das fontes, seus consulentes, além de apresentar os investimentos feitos neste espaço de preservação da memória de São Paulo. OU 1. Fotografia do Arquivo Histórico de Uberlândia, 2009 Professora e alunos da Eseba UFU em visita ao Arquivo Público de Uberlândia, localizado na Rua Natal, 935 – Bairro Brasil, 2009. Fonte: http://www3.uberlandia.mg.gov.br/secretaria.php?id=10&id_cg=28
2. Fotografia do Museu Municipal de Uberlândia, 2005 Alunos da rede pública municipal de Uberlândia, 3m 2008 observam fontes expostas no Museu Municipal de Uberlândia, na sala 1 que contem fontes sobre os bandeirantes e os índios. O Museu se localiza na Praça Clarimundo Carneiro s/nº Fonte:http://www.uberlandia.mg.gov.br/cidade_museu.php
É interessante que o professor solicite aos alunos, antes da exibição dos materiais, observarem com a atenção as imagens e falas, procurando refletir sobre as seguintes questões:
Debata as questões acima e construa respostas coletivas no quadro para todos os alunos possam registrar no editor de texto, Kword em seu laptop. Possibilidades de registro: Os arquivos e os museus históricos são espaços de preservação da memória, onde se restaura e se conserva fontes históricas de diferentes tipos para que as pessoas possam visitar e pesquisar, conhecendo o passado de uma determinada cidade, grupo social ou de um pessoa. Nos Museus, são preservadas, principalmente, fontes materiais e imagéticas que ficam expostas para a visitação. Nos Arquivos são preservadas, principalmente, fontes escritas, imagéticas e orais que ficam guardadas em estantes para a consulta dos pesquisadores. |
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Após a exibição do material o professor irá solicitar aos alunos que se organizem em grupos e pesquisem sobre a existência ou não de espaços da preservação da memória na localidade em que moram iniciando pela internet, podendo utilizar o site de busca Google (
http://www.google.com.br). Para isto, é importante que o professor auxilie os alunos a organizarem a pesquisa, considerando a necessidade de:
Decidir em que locais e com que pessoas os alunos podem fazer a sua pesquisa (lista telefônica, Secretaria da Cultura, Professores de História, Historiadores, etc.);
Elaborar roteiro de perguntas e de observação, o qual pode se basear nas seguintes questões:
1) Na localidade em que moramos há Museus Históricos e/ou Arquivos Históricos? Onde eles se localizam e qual seu horário de funcionamento?
2) As fontes neles expostas são de que tipos, sobre que períodos e sobre quais grupos sociais de nossa história ? 3) Como estas fontes históricas foram adquiridas pelo Museu e/ou Arquivo? 4) Qual a formação profissional e a função dos funcionários do Arquivo e/ou Museu? 5) Os moradores de nossa localidade visitam e conhecem este museu e/ou arquivo? 6) As fontes guardadas/expostas nestes museus e/ou arquivos estão bem preservadas? 5) As fontes históricas existentes no Museu e/ou Arquivo permitem a escrita de toda a história de nosso município, de todos os seus habitantes? 6) Na localidade em que moramos há outros espaços de preservação da memória? Quais são eles, onde se localizam e qual seu horário de funcionamento? As fontes neles expostas são de que tipos, sobre que períodos e sobre quais grupos sociais de nossa história? Como foram coletadas e organizadas? 7) Quais outras fontes, de quais grupos sociais, além das que existem nos lugares de preservação da memória que existem em nosso município, você acha que deveriam ser coletadas, restauradas e preservadas?
Tendo em vista da mobilidade do laptop, os alunos podem levá-los aos espaços que decidirem por pesquisar para poder tirar fotografias e fazer pequenos vídeos com relatos com a Wxcam (webcam) e fazendo um repositório de informações.
Observações:
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Através de uma atividade multidisciplinar, envolvendo as áreas de História, Artes e Português, e a partir das descobertas realizadas nas atividades 1 e 2, o professor pode propor aos alunos que criem campanhas sobre a preservação da memória da localidade em que moram. Os temas abordados nas campanhas vão variar conforme o contexto desta preservação em cada localidade. Por exemplo:
Em todos os casos é importante que os alunos decidam a quem a campanha deve se dirigir, sobre o que ela deve tratar, como ela deve ser veiculada, por exemplo através de uma exposição, de um vídeo que pode ser postado na internet (no Yutube - http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt, por exemplo), através de imagens... |
Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=RNfz_T_CiKI&feature=player_embedded
Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=SZcMk_ZUuAo&feature=player_embedded
Através do desenvolvimento das atividades sugeridas no item "Estratégias e recursos", o professor deve avaliar se o aluno consegue reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos e museus históricos, a existência de outros espaços de preservação da memória e a sua importância para a escrita da história de um determinado local ou momento histórico.
Quatro estrelas 1 classificações
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12/05/2011
Quatro estrelasótima aula sobre a preservação e ótimo jogo de imagens e para quem não conhece é uma excelente experiência