Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma aventura no pomar: desenvolvendo hábitos de alimentação saudável - UCA

 

19/05/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar algumas frutas e suas árvores de origem;
  •  Pesquisar na web, utilizando os laptops quais os benefícios das frutas para a saúde;
  •  Compartilhar as descobertas sobre o tema;
  •  Apreciar as frutas abordadas na pesquisa;
  •  Construir um álbum sobre as frutas trabalhadas;
  •  Reconhecer a estrutura de um texto instrucional (receita);
  •  Aprender a fazer uma receita com fruta: vitamina;
  •  Jogar, de forma cooperativa, utilizando jogos que abordem nomes de frutas.  
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos – sete (7) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a webcam e o Kword.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 O que é, o que é? Fruta no pé!

 Professor, para a realização desta atividade providencie o livro “Fruta no Pé”, da autora Maria Lucia Godoy, Editora Lê. Veja se na biblioteca de sua escola tem, pois este é um livro fácil de ser encontrado. 

 livro

Imagem 1- Fonte: http://www.loja.mosaicoeditorial.com.br/components/com_virtuemart/shop_image/product/FRUTA-NO-PE.jpg

 

Este livro servirá para introduzir o tema frutas com os alunos. Para isso, organize a turma em roda de conversa e questione-os sobre as frutas, perguntando, por exemplo: Vocês gostam de frutas? Qual é a fruta que vocês mais gostam? E a que vocês não gostam? De onde vêm as frutas?

Nesse momento é importante que você escute os alunos para realizar o levantamento de seus conhecimentos prévios e instigá-los sobre o tema. Anote as falas em seu caderno de plano ou diário de bordo.

Em seguida, conte a história “Fruta no Pé”. Nessa história, a autora explora rimas e instiga a criança de forma divertida através do jogo_ O quê é, o quê é?_  para que ela adivinhe os nomes de diversas frutas que existem no pomar. Primeiramente, explore as imagens do livro e permita que eles façam inferências. Questionando-os:

_ O que vocês estão vendo na capa?

_ Sobre o que será esta história?

Posteriormente, conte a história de forma com que os alunos possam participar desse jogo de adivinhações.

 

Fotografando árvores frutíferas

Logo depois, proponha aos alunos que realizem um passeio pela escola. Solicite que utilizem a webcam, que está na área de trabalho de seus laptops, para fotografar árvores frutíferas que se encontram na escola. Durante o passeio problematize com eles o nome das frutas e de suas respectivas árvores de origem, e se possível permita que eles degustem as diversas frutas encontradas. 

Depois do passeio, reúna as fotos em um pen-drive ou solicite para os alunos que lhe enviem por e-mail, pois as mesmas serão utilizadas em outros momentos desta aula.

Observação: professor, se em sua escola não houver árvores frutíferas, é importante que você procure árvores frutíferas próximas a escola ou agende uma visita a um pomar ou chácara, no qual as crianças possam vivenciar essa experiência. Outra possibilidade é solicitar que os alunos façam este registro em casa, na casa de parentes, vizinhos ou amigos que tenham árvores frutíferas.  

 

 2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

Banana, bananeira, goiaba, goiabeira...

 Professor, para a realização desta atividade, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para assistirem o vídeo “palavra cantada- música pomar”, eles devem acessar o sítio:

 http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk&feature=related

Para tanto, eles devem seguir os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

Cante com os alunos a música e explore com eles o nome das frutas e as árvores frutíferas correspondentes as mesmas.

 

 pomar

 

Imagem 2 - Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk&feature=related

Após esse momento, realize com as crianças um desafio, abordando a relação de correspondência entre o nome da fruta (substantivo primitivo) e seu pé de origem (substantivo derivado) como forma de registro. Sugerimos o seguinte:

 

 DESAFIO: PREENCHA A CRUZADINHA COM OS NOMES DAS FRUTAS DE ACORDO COM A SUA ÁRVORE DE ORIGEM.

1. DO MAMOEIRO                                                    5. DA PEREIRA

2. DO ABACATEIRO                                                6. DA PITANGUEIRA

3. DO CAJUEIRO                                                     7. DO AÇAIZEIRO

4. DO INGAZEIRO                                                   

 

  cruzadinha  

Imagem 3 - Fonte: Acervo da autora

  

 3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

  

 Construindo um jogo da memória de “Frutas”

 

Professor, para a realização desta atividade você deverá providenciar: 10 (dez) cartolinas coloridas, 1 (uma) cola e 1 (uma) tesoura para cada aluno.

Oriente os alunos a criarem duas tabelas, utilizando o KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório>Processador de textos), com 3 colunas e 5 linhas.

Diga em voz alta o nome de 15 (quinze) frutas, uma de cada vez, e peça para que os alunos digitem os nomes ditados por você, realizando suas hipóteses de escrita, na primeira tabela, sendo um nome em cada célula da tabela.

Depois, escreva o nome das 15 (quinze) frutas no quadro, um de cada vez, oportunizando que os alunos confrontem suas hipóteses com a escrita convencional, por meio da comparação, percebendo se há erros e corrigindo-os.

Imprima as duas tabelas sendo que a segunda tabela deve ser impressa em branco, pois posteriormente, você solicitará aos alunos que desenhem as frutas, anteriormente ditadas por você na confecção da primeira tabela. Já a primeira tabela, deve ser impressa após a correção no quadro.

Sugestão de modelo de tabela:

 

  BANANA         

     MAÇà               MARACUJÁ     

MELANCIA 

     PERA       MANGA 

CAJU 

    LARANJA     ABACATE 

MELÃO 

       LIMÃO          UVA 

MAMÃO

 JABUTICABA     PÊSSEGO 

 

 

Proponha para os alunos desenharem na segunda tabela as frutas escritas na primeira tabela. Depois entregue dois pedaços de cartolina do mesmo tamanho das tabelas, cola e tesoura para cada aluno. Peça para que colem as tabelas na cartolina e recortem em cima das linhas da tabela, separando cada célula. Dessa forma, o jogo da memória “Frutas” estará pronto.

 

Organize os alunos em duplas e oriente-os para realizarem o jogo da memória, da seguinte forma:

  • Organizar a ordem dos jogadores por meio de sorteio ou decisão do grupo;
  • Embaralhar as cartas e colocar na mesa, viradas para baixo;
  • Cada aluno terá uma chance para virar a carta e achar o par dela, se não conseguir, o aluno passa a vez de jogar para o próximo colega;
  • Quando um aluno encontra um par, ele continua jogando até errar, onde a vez é do próximo;
  • Explore o jogo permitindo que interajam e realizem hipóteses de leitura.

 

TAREFA DE CASA:

 

Professor, escreva em fichas de papel nomes de frutas, na mesma quantidade do número de alunos da turma, por exemplo, se a turma for composta de 20 (vinte) alunos, escreva 20 (vinte) nomes de frutas em fichas de papel para serem sorteadas. Sorteie um nome de fruta para cada aluno.

Depois, solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem utilizando a internet, com a ajuda de seus pais e/ou outro responsável, um benefício para a saúde da fruta sorteada por ele. Poderão também pesquisar em livros, revistas e outros.

O aluno deverá trazer para a próxima aula suas descobertas, escritas no caderno de tarefas de casa e a fruta pesquisada, para a realização de um piquenique.

Professor, é importante que você solicite frutas da época e de preço acessível a todos os alunos. Caso preferir, poderá providenciar as frutas e trazer para os alunos.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 Socializando nossas descobertas... Hora do piquenique

Professor, para a realização desta atividade você deverá providenciar: 1 (um) forro de mesa grande, 1 (uma) faca, 1 (uma) caneta de retro projetor e saquinhos ou copinhos para tomar café descartáveis, na mesma quantidade do número de alunos,  para armazenar e identificar as sementes das frutas trazidas pelos alunos para o piquenique.

Organize a turma em uma roda de conversa e solicite que os alunos socializem entre si as descobertas realizadas na pesquisa que fizeram em casa. Questione um aluno de cada vez, perguntando:

-Qual foi a fruta que você pesquisou?

-Qual benefício ela traz para a saúde?

Depois que o aluno apresentar suas descobertas, peça para que ele mostre a fruta pesquisada para os colegas e oriente-os a observarem sua textura, o cheiro, a cor, etc. Você poderá gravar o momento de socialização da pesquisa utilizando seu laptop através da webcam, localizada da área de trabalho.

Leve os alunos para o pátio da escola para fazer o piquenique. Para tanto, solicite que levem as frutas que trouxeram de casa. No caso de frutas que são degustadas com casca, como maçã e pêra, verifique se foram higienizadas.

Chegando ao pátio, coloque o forro de mesa no chão, e organize os alunos em seu entorno. Entregue um copinho ou saquinho para cada um deles armazenar as sementes de sua fruta.

Disponha as frutas sobre o forro e inicie o piquenique. Corte cada fruta, mostre a(s) semente(s) para os alunos e separe-a(s) em um copinho ou saquinho, escrevendo o nome da fruta nele, utilizando a caneta de retro projetor. 

Retome o benefício de cada fruta e sirva para eles uma de cada vez para que degustem. Você poderá solicitar que as crianças fotografem o momento do piquenique utilizando a webcam que está na área de trabalho do laptop do professor.

Leve as sementes para a sala de aula, e deixe-as expostas ao sol por 3 (três) dias, até que fiquem bem sequinhas. Imprima as fotos tiradas pelos alunos. As sementes e as fotos serão utilizadas posteriormente na confecção do álbum da turma sobre as frutas estudadas.

 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 Confeccionando um álbum sobre as frutas trabalhadas

 Professor, para a realização desta atividade providencie 10 (dez) folhas de papel A4 coloridas, revistas, folhetos de supermercado contendo imagens de frutas, tesoura e cola.

Inicie a aula retomando com os alunos as descobertas realizadas durante o estudo das frutas. Depois diga para os alunos que nesta aula eles construirão o álbum das frutas trabalhadas durante o estudo desse tema.

Entregue para eles a folha de registro que irá compor o álbum das frutas estudadas e oriente-os na realização desse registro. Entregue para os alunos as sementes da fruta que eles pesquisaram para que colem na atividade. Se necessário, os alunos poderão utilizar os laptops para rever vídeos, músicas, fotografias e pesquisas trabalhadas durante o estudo do tema.

 Sugestão de registro para a confecção do álbum de frutas:

 

ALUNO: 

 

FRUTA PESQUISADA: _________________________________________________________________________________________________________________

 

 SEU BENEFÍCIO PARA A SAÚDE: _______________________________________________________________________________________________________

 

SEMENTE DA FRUTA PESQUISADA: ________

 

DESENHO DA ÁRVORE FRUTÍFERA DE SUA ORIGEM: 

 

 

 

 

  

 Realize a correção do registro feito pelos alunos individualmente. Depois escolha com eles as fotos que irão compor o álbum, e cole-as em folhas de papel A4 coloridas escrevendo a partir da sugestão deles, um título para representar os momentos fotografados, por exemplo: Nosso piquenique.

  Confeccione a capa do álbum com os alunos, para isto escolha com eles um título para esse álbum que deverá vir escrito na capa. Você poderá utilizar diferentes estratégias, para a confecção da capa como: recorte e colagem de imagens de frutas, dobraduras de frutas, desenho dos alunos abordando as frutas, ou outros. Disponibilize tesoura, cola ou outros materiais que necessitarem.

 

- Socializando

Reúna e organize as produções dos alunos em uma pasta catálogo, formando assim um álbum de frutas trabalhadas. Proponha aos alunos a socialização do álbum com outras turmas da escola. Você poderá combinar com os professores de outras turmas uma visita dos alunos em sua turma para que eles apresentem o álbum e suas descobertas.

Observação: professor, se preferir você também poderá reunir e organizar as produções dos alunos e encadernar, formando assim um álbum de frutas.

 

 

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

 Receita culinária - vitamina de super-herói

Professor, para a realização desta atividade providencie:

400 (quatrocentos) gramas de morango,

2 (duas) bananas, duas colheres de sopa de mel,

400 (quatrocentos) gramas  ou mililitros de leite,

200 (duzentos) gramas ou mililitros de iogurte natural,

liquidificador, faca para picar as frutas, colher de sopa, e um copo para cada aluno degustar a vitamina.

Leve os alunos para o refeitório e solicite que levem os seus laptops. Diga-lhes que irão brincar de chefes de cozinha. Quando chegarem ao refeitório organize-os nas mesas e peça para que eles acessem o sítio: http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/bebidas_03.html, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet ).

Nesse sítio, eles irão encontrar uma receita culinária de uma vitamina de frutas. Converse com eles sobre a receita, questionando-os: O que estamos lendo? Para que serve uma receita? Quais ingredientes vocês conseguem dizer o nome?

Faça a vitamina, explorando cada passo da receita e sirva para que os alunos possam experimentá-la.

 receita

 Imagem 4 - Fonte: http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/bebidas_03.html

 

7ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

 

- PROBLEMATOTECA:

 Professor, após a degustação da vitamina, retorne para a sala com os alunos e realize uma problematoteca como forma de registro da atividade realizada.

Sugerimos como questionamentos possíveis:

- Os ingredientes que utilizamos, estão na mesma quantidade do solicitado na receita?

- Por que será que usamos 2 bananas e não 1, conforme indicado na receita?

- Reescreva a receita, individualmente, expressando por meio de desenhos, a quantidade de cada ingrediente que nossa turma utilizou na confecção da vitamina.  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos estão construindo conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se conseguem identificar as árvores frutíferas e seus frutos, se avançaram em suas hipóteses relativas a escrita dos nomes das frutas, se reconhecem a receita enquanto um texto instrucional, para isso organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.