29/03/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Aline Rodrigues Cantalogo, Lais de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha a percepção de seu corpo e dos diferentes órgãos dos sentidos. Também é importante um conhecimento prévio sobre os netbooks, por ser esta, uma das principais ferramentas da aula.
=> Usaremos o Mozilla Firefox, a webcam, KolourPaint e o Kword.
1ª ATIVIDADE
"Explorando a fruta mexerica"
Professor, para a realização desta atividade providencie 01 (uma) dúzia de mexericas, 01 (uma) cesta que caiba estas frutas, 01 (uma) embalagem que cubra a cesta com as frutas e providencie também o livro "O Nariz Curioso", da autora Cristina Marques, Editora Scipione. Veja se na biblioteca de sua escola tem, pois este é um livro fácil de ser encontrado.
Professor, dependendo da região, a mexerica é conhecida por laranja-cravo, pocã, mimosa, vergamota ou bergamota. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangerina
Se não for época de mexerica você poderá utilizar outra fruta, mas dê preferência para frutas cítricas e que tenham um cheiro forte, fácil de ser identificado pelos alunos.
Fonte: acervo da autora
Organize a turma em roda de conversa e conte a história “O nariz Curioso”. Conduza a exploração para que eles façam inferências a partir da imagem da capa. Do que será que fala este livro?
Mostre as outras imagens contidas no livro; instigue-os a participarem da história, questionando-os:
Professor, leve a turma, juntamente com seus laptops, ao refeitório e apresente a cesta contendo as 12 (doze) mexericas devidamente embaladas para a roda de conversa, constituindo o elemento surpresa e questione-os:
Abra a embalagem e deixe que os alunos vejam, sintam, cheirem e, se possível, apreciem o gosto da fruta encontrada na caixa.
Atenção! É importante pedir que os alunos utilizem a webcam do laptop, que está na área de trabalho, e registrem por meio de fotos esta atividade para fazerem uma exposição ao final do trabalho.
Aproveitando ainda o espaço externo da escola, solicite que os alunos procurem um lugar agradável para a confecção de um desenho ( um pomar ou uma árvore frutífera podem ser ótimas fontes de inspiração). Para o desenho, poderão usar o KolourPaint ( Metasys> aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de pintura) e, por último,socialize a atividade fixando os trabalhos no mural na escola.
2ª ATIVIDADE
Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela, através do KWord ( Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos), com 2 colunas e 6 linhas, sendo a primeira linha da coluna da esquerda, com o título HIPÓTESE e, na primeira linha da coluna da direita, ESCRITA CONVENCIONAL. Posteriormente, no próprio computador, peça para que façam as hipóteses de escrita digitando cada palavra, como num ditado. Veja as sugestões de palavras:
Sugestão de Atividade:
NOME:_______________________________________
DATA: ___/___/___
HIPÓTESE |
ESCRITA CONVENCIONAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Após o registro das hipóteses de escrita, oportunize que cada criança corrija seu próprio ditado, a medida que você escreve no quadro a escrita convencional. Verifique as estratégias utilizadas pela criança enquanto ela compara a sua produção com a realizada coletivamente. Essa atividade é importante, pois a comparação da hipótese com a escrita gera a percepção do erro, o que pode promover a elaboração de novas hipóteses, mais próximas da escrita convencional.
Depois, em uma nova tabela, orientando os alunos conforme os passos já descritos para a construção da tabela anterior, sugira que cada dupla de alunos, elabore uma lista que contenha 5 (cinco) cheiros agradáveis e 5 (cinco) cheiros desagradáveis. Sugerimos como modelo a seguinte atividade:
NOMES: ________________________________________
________________________________________
DATA: ___/___/___
TEM CHEIRO DE QUÊ?
AGRADÁVEL |
DESAGRADÁVEL |
1) |
1) |
2) |
2) |
3) |
3) |
4) |
4) |
5) |
5) |
A correção da atividade anterior será realizada por você, professor, de forma individual. Posteriormente, os alunos farão a reescrita das palavras, caso seja necessário. Essa atividade visa, além da tentativa de escrita, o trabalho com o conceito lógico-matemático "classificação".
Além disso, os dois momentos da segunda atividade, que tratam de confronto e registro, servirão para você, professor, também como uma forma de avaliar o processo de construção da escrita de cada aluno e da sala.
3ª ATIVIDADE
Problematoteca
Professor, para esta atividade você poderá utilizar como recurso 16 (dezesseis) mexericas, para a demonstração.
Proponha uma problematoteca a partir da vivência “Explorando a fruta mexerica” na 1ª atividade. Para tanto, você abordará conceitos de quantidade: dezena, dúzia e meia dúzia, adição e subtração.
Sugerimos a seguinte atividade como registro:
PROBLEMATOTECA
|
Professor, após a realização da problematoteca, solicite que os alunos utilizem o laptop, para isso oriente-os a acessarem o sítio: http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html
Nele você poderá explorar um jogo trabalhando conceitos de adição e subtração. Escreva o nome do sítio no quadro e auxilie seus alunos a acessá-lo. Depois oriente-os sobre como jogar e intervenha quando for necessário.
Fonte: http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html
EXPOSIÇÃO DE FOTOS
Professor, imprima algumas fotos do registro da atividade "Explorando a fruta mexerica" que os alunos fizeram com seus laptops e faça um painel para socializar o que aprenderam. Lembre-se de identificar: nome da atividade, objetivo, autores (turma).
Laptop do Programa UCA
Livro: O Nariz Curioso, da autora Cristina Marques, Editora Scipione.
Site: www.canalkids.com.br/saude/sentidos/olfato.htm
Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida é aquela em que os alunos alcançaram os objetivos propostos. O que materializa este percurso é a avaliação. Verifique se os alunos estão participando de forma à alcançar tais metas. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno, estas informações serão importantes para direcionar seu planejamento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!