Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tem cheiro de quê? Em foco o sentido do olfato - UCA

 

29/03/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Aline Rodrigues Cantalogo, Lais de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Reconhecer os órgãos sensoriais: tato, visão audição, paladar e em especial o olfato;
  • Produzir textos orais e escritos, de modo a entender a função da escrita;
  • Resolver problemas envolvendo conceito de dezena, dúzia e meia dúzia;
  • Diferenciar e nomear elementos como: cheiro agradável e desagradável.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 (três) atividades de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha a percepção de seu corpo e dos diferentes órgãos dos sentidos. Também é importante um conhecimento prévio sobre os netbooks, por ser esta, uma das principais ferramentas da aula.

=> Usaremos o Mozilla Firefox, a webcam, KolourPaint e o Kword.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

"Explorando a fruta mexerica"

Professor, para a realização desta atividade providencie 01 (uma) dúzia de mexericas, 01 (uma) cesta que caiba estas frutas, 01 (uma) embalagem que cubra a cesta com as frutas e providencie também  o livro "O Nariz Curioso", da autora Cristina Marques, Editora Scipione. Veja se na biblioteca de sua escola tem, pois este é um livro fácil de ser encontrado. 

Professor, dependendo da região, a mexerica é conhecida por laranja-cravo, pocã, mimosa, vergamota ou bergamota. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangerina

Se não for época de mexerica você poderá utilizar outra fruta, mas dê preferência para frutas cítricas e que tenham um cheiro forte, fácil de ser identificado pelos alunos. 

Nariz Curioso

                                                                                                                 Fonte: acervo da autora

Organize a turma em roda de conversa e conte a história “O nariz Curioso”. Conduza a exploração para que eles façam inferências  a partir da imagem da capa. Do que será que fala este livro?

Mostre as outras imagens contidas no livro; instigue-os a participarem da história, questionando-os: 

  • Por que a história tem este título?
  • Para que serve o nariz?
  • Quais os cheiros vocês mais gostam de sentir?
  • Quais são os cheiros que não gostam?
  • Dentre outras questões. 

Professor, leve a turma, juntamente com seus laptops, ao refeitório e apresente a cesta contendo as 12 (doze)  mexericas devidamente  embaladas para a roda de conversa, constituindo o elemento surpresa e  questione-os: 

  • O que temos nesta embalagem?
  • Tem cheiro de quê?
  • Qual deve ser a cor?
  • Toquem o objeto e percebam a textura.
  • Quantos objetos são? 

Abra a embalagem e deixe que os alunos vejam, sintam, cheirem e, se possível, apreciem o gosto da fruta encontrada na caixa.

Atenção! É importante pedir que os alunos utilizem a webcam do laptop, que está na área de trabalho, e registrem por meio de fotos esta atividade para fazerem uma exposição ao final do trabalho.

Aproveitando ainda o espaço externo da escola, solicite que os alunos  procurem um lugar agradável para a confecção de um desenho ( um pomar ou uma árvore frutífera podem ser ótimas fontes de inspiração). Para o desenho, poderão usar o KolourPaint ( Metasys> aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de pintura) e, por último,socialize a atividade fixando os trabalhos no mural na escola. 

2ª ATIVIDADE 

Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela, através do KWord ( Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos), com 2 colunas e 6 linhas, sendo a primeira linha da coluna da esquerda, com o título HIPÓTESE e, na primeira linha da coluna da direita, ESCRITA CONVENCIONAL. Posteriormente, no próprio computador, peça para que façam as hipóteses de escrita digitando cada palavra, como num ditado. Veja as sugestões de palavras: 

  • MEXERICA;
  • NARIZ;
  • CURIOSO;
  • CHEIRO;
  • CHATO. 

Sugestão de Atividade:

NOME:_______________________________________

DATA: ___/___/___ 

 

HIPÓTESE

ESCRITA CONVENCIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Após o registro das hipóteses de escrita, oportunize que cada criança corrija seu próprio ditado, a medida que você escreve no quadro a escrita convencional.  Verifique as estratégias utilizadas pela criança enquanto ela compara a sua produção com a realizada coletivamente. Essa atividade é importante, pois a comparação da hipótese com a escrita gera a percepção do erro, o que pode promover a elaboração de novas hipóteses, mais próximas da escrita  convencional.

Depois, em uma nova tabela, orientando os alunos conforme os passos já descritos para a construção da tabela anterior, sugira que cada dupla de alunos, elabore uma lista que contenha 5 (cinco) cheiros agradáveis e 5 (cinco) cheiros desagradáveis. Sugerimos como modelo a seguinte atividade: 

NOMES: ________________________________________

                ________________________________________

DATA: ___/___/___ 

                                                                            TEM CHEIRO DE QUÊ?

 

AGRADÁVEL

DESAGRADÁVEL

1)

1)

2)

2)

3)

3)

4)

4)

5)

5) 

A correção da atividade anterior será realizada por você, professor, de forma individual. Posteriormente, os alunos farão a reescrita das palavras, caso seja necessário. Essa atividade visa, além da tentativa de escrita, o trabalho com o conceito lógico-matemático "classificação". 

Além disso, os dois momentos da segunda atividade, que tratam de confronto e registro, servirão para você, professor, também como uma forma de avaliar o processo de construção da escrita de cada aluno e da sala.

3ª ATIVIDADE

Problematoteca

Professor, para esta atividade você poderá utilizar como recurso 16 (dezesseis) mexericas, para a demonstração.

Proponha uma problematoteca a partir da vivência “Explorando a fruta mexerica” na 1ª atividade. Para tanto, você abordará conceitos de quantidade: dezena, dúzia e meia dúzia, adição e subtração.

Sugerimos a seguinte atividade como registro: 

  

PROBLEMATOTECA

  1. HOJE A PROFESSORA  TROUXE PARA NOSSA SALA 01 (UMA) DÚZIA DE MEXERICAS PARA REALIZARMOS UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DOS NOSSOS SENTIDOS, EM ESPECIAL O OLFATO. APÓS A ATIVIDADE, MEIA DÚZIA DE CRIANÇAS DEGUSTARAM  ESTA FRUTA. QUANTAS MEXERICAS  RESTARAM NA CESTA?
  2. APÓS A EXPERIÊNCIA “EXPLORANDO A FRUTA MEXERICA”, DESCOBRIMOS QUE 01 (UMA) DEZENA DE ALUNOS NÃO GOSTAM  DA FRUTA E QUE MEIA DÚZIA GOSTAM. QUANTOS ALUNOS PARTICIPARAM DA EXPERIÊNCIA?

 

Professor, após a realização da problematoteca, solicite que os alunos utilizem o laptop, para isso oriente-os a acessarem o sítio: http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html 

Nele você poderá explorar um jogo trabalhando conceitos de adição e subtração. Escreva o nome do sítio no quadro e auxilie seus alunos a acessá-lo. Depois oriente-os sobre como jogar e intervenha quando for necessário. 

jogo matemático

    Fonte: http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html

          

 EXPOSIÇÃO DE FOTOS

Professor, imprima algumas fotos do registro da atividade "Explorando a fruta mexerica" que os alunos fizeram com seus laptops e faça um painel para socializar o que aprenderam. Lembre-se de identificar: nome da atividade, objetivo, autores (turma). 

                      

Recursos Complementares

Laptop do Programa UCA

Livro: O Nariz Curioso, da autora Cristina Marques, Editora Scipione.

Site: www.canalkids.com.br/saude/sentidos/olfato.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangerina

http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html 

Avaliação

Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida é aquela em que os alunos alcançaram os objetivos propostos. O que materializa este percurso é a avaliação. Verifique se os alunos estão participando de forma à alcançar tais metas. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno, estas informações serão importantes para direcionar seu planejamento. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.