Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A dinâmica da Terra

 

15/04/2011

Autor e Coautor(es)
Joselma Maria Brito Conceição Alencar
imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Compreender o que são abalos sísmicos.

Verificar que a ocorrência de terremotos está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas.

Reconhecer que o movimento das placas ocorre de forma convergente e divergente.

Reconhecer que existe uma área da Terra mais propicia para ocorrência de terremotos.

Analisar as conseqüências dos terremotos.

Relacionar os terremotos com os tsunamis.

Identificar as conseqüências sócio-econômicas e ambientais dos terremotos.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecimento sobre a formação da Terra.

Conhecimento referente à estrutura da Terra.

Compreensão sobre os movimentos das placas tectônicas.

Estratégias e recursos da aula

Apresentação do tema com imagem de alguns lugares que sofreram com a ocorrência de terremotos, e questionamentos sobre o conhecimento que eles têm a respeito do mesmo. Os alunos em grupos irão fazer pesquisas na internet para aprofundamento sobre o tema em questão e produzirem  material para confecção de gibis, mural e slides para socialização.

Aula 01:

No laboratório de Informática a professora apresenta aos alunos através de data show algumas  imagens  de catástrofes provocadas por terremotos. Depois   irão discutir os pontos relevantes das imagens,   destacando o dinamismo interno da Terra e seus efeitos.

Em grupo, ainda no laboratório de informática,  os alunos irão assistir aos vídeos: “Desastres Naturais II e As piores catástrofes da história. Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=55nA3GCisEo&feature=fvwrel

meio ambiente

 http://www.youtube.com/watch?v=uxx7PAd0uW0

enchente

Após a exibição dos vídeos, promova um debate sobre o tema, sensibilizando os alunos sobre as catástrofe provocadas pelos terremotos.

Enriqueça o debate, questionando:

O que os vídeos retratam?

Quais as piores catástrofes do planeta?

Quias as consequências dessas catátrofes para os seres vivos?

Essas catátrofes estão ligadas somente às forças da natureza ou também são  contribuições da ação antrópica?

Aula 02:

No laboratório de informática, organize os alunos em grupo e solicite  que pesquisem sobre   os terremotos, nos sites selecionados:

Grupo 01

O que é terremoto?

http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm

Grupo 02

Os Terremotos e seus efeitos

http://www.brasilescola.com/geografia/os-terremotos-seus-efeitos.htm

Grupo 03

Escala Richter

http://www.brasilescola.com/geografia/escala-richter.htm

Grupo 04

Terremotos e o homem

http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos-homem.htm

Grupo 05

Terremotos no Brasil

http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm

http://www.brasilescola.com/brasil/risco-terremotos-no-brasil.htm

Deixe que leiam e explorem, buscando informações sobre o dinamismo interno da Terra.

Depois de concluída a pesquisa, promova  uma discussão, com os alunos sobre os  terremotos, mais especificamente sobre as causas e as consequências. Deve ser observado a maneira como cada  aluno  expõe suas ideias  e discute com os colegas.

Depois os alunos irão produzir textos ilustrativos, elaborar cartazes e confeccionar gibis expressando suas ideias sobre as informações obtidas do tema em estudo.

Aula 03:

Na sala de aula o professor apresentará  para os alunos, no data show, o mapa das placas tectônicas e o mapa das zonas sísmicas e vulcões, onde  irá explicar os seguintes pontos: movimento convergente e movimento divergente, a relação entre movimento das placas tectônicas e a ocorrência de terremotos,   Círculo de fogo e qual placa tectônica está situado o Brasil.

Mapa 1. Placas Tectônicas

mapa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.brasilescola.com/geografia/tectonica-placas.htm

 

Mapa 2. Zonas Sísmicas e Vulcões

 mapa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://domingos.home.sapo.pt/sismos_3.html,

 

Após a exibição  do mapa o professor perguntará aos alunos o que sabem sobre as catástrofes provocadas por terremotos, e em seguida perguntar sobre o que os alunos acharam dos mapas.

Após os relatos dos alunos e a explanação do  professor em relação ao tema em estudo  sugerimos algumas perguntas para uma melhor compreensão do assunto:

Qual a diferença entre movimento convergente e movimento divergente?

Identificar no mapa as placas tectônicas com movimento convergente.

Em qual placa tectônica está situado o Brasil?

Qual a influência do movimento das placas tectônicas para a ocorrência de terremotos?

O que é o Círculo de fogo?

Aula 04

Em grupo, com a ajuda do professor, organizar seminário para sintetização  das ideias principais referentes ao tema pesquisado, utilizando materiais por eles produzidos: cartazes, textos ilustrativos, gibis e slids. Em seguida, os grupos deverão socializar a sua produção com os professores e colegas, que poderão fazer comentários a respeito das apresentações e promover novos questionamentos sobre o tema. Os alunos poderão expor suas produções em murais da escola a fim de propagar as informações obtidas.

Recursos Complementares
Avaliação

           A avaliação será continua, considerando as produções textuais (gibis), produção dos slides, pesquisas, organização do mural, a compreensão do assunto em estudo, o interesse, os questionamentos, a participação e o desempenho de cada um na execução das atividades propostas, na realização do seminário e a construção de saberes frente ao tema em discussão e de grande importância sócio-ambiental.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alzenir do Vale Medeiros, NOEL HUGNEN DE OLIVEIRA PAIVA EEFM , Ceará - disse:
    alzenir_medeiros@hotmail.com

    16/05/2011

    Cinco estrelas

    A aula sobre terremotos é bastante enriquecedora, pois chama a atenção de quem a assiste devido aos inúmeros recursos audiovisuais que nela foram empregadas.


  • WALQUIRIA ARAÚJO LEITE, JOSE VALDO RIBEIRO RAMOS EEFM , Ceará - disse:
    walquirialeite@phd-ce.com.br

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa esta aula. Apresentarei ao professor de geografia que está justamente trabalhando com os alunos esses temas e inclusive eles apresentarão um seminário sobre este tema. Vai ser de muita ajuda.


  • Divina F. Medeiros, Escola Estadual Professora Cleuza Teodoro , Mato Grosso do Sul - disse:
    divinafm@hotmail.com

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    A Dinâmica da Terra. Este é um tema que deve ser trabalhado na sala de aula de maneira ilustrativa. Assim um dos recursos que poderá ser utilizado de maneira interessante e chamativa é, desenvolver aulas no laboratório de informática, pois os alunos se interessam mais em fazer as leituras de imagens, mapas, gráficos, observar fotos de lugares onde já aconteceu terremotos, e assim sucessivamente. Portanto, é de suma importância que os educadores utilizem a tecnologia em suas aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.