19/04/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
É necessário que os alunos tenham algum conhecimento sobre:
AULA 1
- A primeira aula será ministrada no Laboratório de Informática, orientados pelos professores de Geografia e Ciências. Os alunos serão divididos em grupos de dois ou três, onde cada grupo irá navegar na internet, buscando na Wikipédia e em outros sites informações sobre o lixo e suas formas de reciclagem. Como sugestão os links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva
- Em seguida, os alunos irão assistir aos vídeos, disponíveis na internet (abaixo relacionados) que tratam do assunto relacionado com o tema lixo e cidadania e salvar em pendrive ou CD, para ser utilizado durante a palestra que será ministrada pelos mesmos.
Figura 1 – Tela de vídeo – Lixo e Responsabilidade Social, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=f6nOKZ0echQ
Figura 2 – Tela de vídeo – Lixo e Cidadania, disponível em:
http://www.videolog.tv/video.php?id=436992
Figura 3 – Tela de vídeo – Globo Repórter – Reciclagem no Brasil, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg
Figura 4 – Tela de vídeo – Os Impactos do Lixo na Natureza. A Reciclagem como uma Solução,
disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8
Figura 5 - Tela de site - Consciência Sócia Ambiental, disponível em:
Figura 6 – Tela de Animação – É Tempo de Reciclar, disponível em:
Figura 7 – Tela de Animação – bitstream, disponível em:
AULAS 2 e 3
- Será oportunizada uma visita ao “lixão de Imperatriz” (Aterro Sanitário local), onde os alunos poderão observar a quantidade de lixo que é produzida pela sociedade e fazer uma análise da situação das pessoas que vivem lá, entrevistá-las, gravar depoimentos e tirar fotos do lixão e das pessoas trabalhando.
AULA 4
- Os alunos farão um momento de socialização onde cada um irá falar sobre: o conteúdo dos vídeos que assistiram; o que mais lhes chamou a atenção ao visitar o lixão; a opinião e a atitude de cada um; as possíveis soluções em relação à problemática; e as informações encontradas na Wikipédia e em outros sites que visitaram. Em seguida irão montar um painel contendo, informações e fotos obtidas durante a visita que fizeram ao lixão.
AULAS 5 e 6
- Os alunos produzirão poesias relacionadas com a questão do lixo e cidadania a partir do que foi vivenciado na visita que fizeram ao lixão. As produções serão orientadas e corrigidas pelos professores de Língua Portuguesa. Ainda em grupo o professor de Artes irá orientar e acompanhar os alunos na confecção de mascara e cartões decorativos feitos com papel machê e outros objetos como bonecos, assentos feitos com material reciclado. Cada grupo se responsabilizará pela confecção de um tipo de artesanato, utilizando material reciclado.
AULAS 7 e 8
- Ao final das atividades deste projeto, será ministrada uma palestra pelos alunos sobre o lixo e cidadania dando ênfase a reciclagem e coleta seletiva. Nesta palestra os alunos terão a oportunidade de conscientizar a comunidade sobre a necessidade de selecionar e reciclar o lixo bem como as conseqüências advindas da grande quantidade de lixo que é produzida pelo homem. Também será feita uma exposição dos objetos que foram confeccionados com material reciclado, em seguida acontecerá um recital das poesias que foi produzida a partir do tema lixo e cidadania.
- Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento do projeto, através da participação, da integração, do respeito ao colega, do compromisso, da exposição de trabalhos feitos com material reciclado, de recital de poesias e da apresentação de uma palestra que será ministrada pelos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/01/2013
Quatro estrelasadorei pois trabalhei com meus alunos do nono ano e foi um sucesso.Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade do lixão da noss cidade.
26/04/2011
Cinco estrelasTatijane Que maravilha ver mais uma aula sua publicada aqui no Portal do Professor. Reciclagem é um tema muito discutido, mas sempre muito atual e relevante, e unir um tema deste com o uso dos recursos tecnológicos é contextualizar a educação, aproximando cada vez mais do que se pretende para os dias atuais. É estar realmente preocupada com a formação do cidadão crítico, participativo. Bjão e parabéns