03/06/2011
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Ivaneide Ferreira Farias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Noções iniciais sobre o conceito de função, lei de formação de uma função, conjunto domínio, conjunto imagem, função crescente, função decrescente e inequações.
AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Sala de aula
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, a turma deverá ser divida em três grupos. Em seguida, o professor irá propor o seguinte problema:
Maria irá organizar um passeio no final da semana, e há três opções para o aluguel do ônibus.
OPÇÕES |
TAXA DE PARTIDA |
REÇO POR KM RODADO |
Expresso Boa Viagem |
R$ 20,00 |
R$ 0,20 |
Expresso Viagem rápida |
R$ 12,00 |
R$ 0,40 |
Expresso Pneu Furado |
R$ 65,00 |
Km livre |
Obtenha uma expressão (lei de formação) que forneça o custo (y) de cada uma das opções em função do número de quilômetros rodados(x).
MOMENTO DO ALUNO:
Este é o momento em que os alunos analisarão algebricamente a situação proposta listando hipóteses para a investigação do problema. Eles poderão ter dificuldade em representar cada opção de aluguel como uma função, e, se isto ocorrer, o professor poderá perguntar qual a informação desconhecida no problema (a variável), e de que forma podemos representá-la algebricamente.
DISCUSSÃO:
Recomenda-se que o professor solicite a cada grupo que exponha o raciocínio utilizado na resolução da situação proposta e quais os obstáculos enfrentados, e em seguida os três grupos deverão discutir sobre as soluções expostas e responderem ao seguinte questionamento: Qual é a opção mais vantajosa para Maria? Que deverá ser proposto pelo professor.
SISTEMATIZAÇÃO:
Neste momento, sugere-se que seja formalizada a comparação entre funções e a análise dos resultados, concluindo que a melhor opção de aluguel do ônibus dependerá da quantidade de quilômetros rodados. Para isso, o professor deverá preencher com os alunos os campos da tabela abaixo, que deverá ser desenhada no quadro branco.
TABELA DE CUSTOS
Lei de formação | Intervalo 1: Exemplo: x=? |
x=40 | Intervalo 2: Exemplo: x=? |
x=225 | Intervalo 3: Exemplo: x=? |
|
Expresso Boa Viagem | ||||||
Expresso Viagem Rápida | ||||||
Expresso Pneu Furado |
Segue uma sugestão para o preenchimento da tabela acima:
Leis de formação:
Ônibus Expresso Boa Viagem: y=0,20x+20;
Ônibus Expresso Viagem rápida: y=0,40x+12;
Ônibus Expresso Pneu Furado: y=0x+65;
Intervalo 1
Igualando as funções que representam o ônibus Expresso Boa Viagem e o ônibus Expresso Viagem rápida, teremos:
0,20x+20 = 0,40x+12
0,2.x = 8
x = 40, onde x representa a quantidade de quilômetros rodados.
Intervalos 2 e 3
Quando x= 40 ambas as opções Expresso Boa Viagem e Expresso Viagem rápida são vantajosas. Se x < 40, a opção mais vantajosa é Expresso Viagem rápida e se 40 < x <225, o mais vantajoso será o ônibus Expresso Boa Viagem. Quando x = 225 tanto o Expresso Boa Viagem como o Expresso Pneu Furado serão opções vantajosas, e para x > 225 o ônibus Expresso Pneu Furado será a melhor opção.
TABELA DE CUSTOS PREENCHIDA
|
Funções |
x <40 Exemplo:x =39 |
x=40 |
40 < x <225 Exemplo:x =41 |
x=225 |
x > 225 Exemplo:x=228 |
Expresso Boa Viagem |
y = 0,20x+20 |
27,8 |
28 |
28,2 |
65 |
65,6 |
Expresso Viagem rápida |
y = 0,40x+12 |
27,6 |
28 |
28,4 |
102 |
103,2 |
Expresso Pneu Furado |
y = 0x+65 |
65 |
65 |
65 |
65 |
65 |
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade serão o computador, data show (alternativa: quadro branco e pincel) e o software Winplot. Este software está disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2214
Fonte: Imagem do Autor
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
MENUS QUE SERÃO UTILIZADOS NESSA AULA
x mín e x máx: Digitar os valores mínimo e máximo de x, e marcar a opção“travar intervalo”.
Espessura da linha: Digite valores para aumentar ou diminuir a espessura da curva y=f(x).
Botão Cor: Escolher a cor do gráfico.
Dica: Para ampliar ou reduzir o plano utilize as teclas Page Up ou Page Down, respectivamente.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Objetivando uma maior familiarização com o software proposto, assim como um aperfeiçoamento da habilidade referente à interpretação de gráficos, sugere-se que o professor organize os alunos em duplas e proponha o seguinte exercício:
No mesmo plano cartesiano, trace o gráfico das funções apresentadas abaixo:
a) f(x) = x; f(x) = 2x; f(x) = 3x; f(x) = 4x; f(x) = 5x
b) f(x) = x; f(x) = 1/2x; f(x) = 1/3x; f(x)=1/4x; f(x)=1/5x
c) Quais são os conjuntos domínio e imagem dessas funções?
d) Essas funções são crescentes ou decrescentes? Justifique a partir dos pontos de vista algébrico e geométrico.
Na resolução do exercício, as duplas utilizarão o Winplot para a construção e a análise dos gráficos. Oprofessor deverá orientar os alunos a anotarem as observações percebidas durante a atividade.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscarão realizar a tarefa proposta utilizando o software Winplot. Eles poderão ter dificuldades em justificar a classificação das funções em crescente ou decrescente do ponto de vista algébrico. Recomenda-se que a possível justificativa baseada apenas no coeficiente da incógnita, ou seja, se este for positivo ou negativo, a função será crescente ou decrescente, respectivamente, seja ampliada a partir de uma verificação das relações entre os valores de x e y presentes nos gráficos. Desse modo, sugere-se que o professor proponha o seguinte questionamento: Escolhendo uma das funções propostas e atribuindo valores (de preferência em ordem crescente) para o x dessas funções, o que podemos observar em relação ao valor de y?
DISCUSSÃO:
Os alunos deverão expor o modo como desenvolveram a atividade. Em seguida, recomenda-se que o professor estimule uma discussão sobre as características das funções destacadas na descrição da atividade 2 e proponha seguinte questionamento: Qual é a relação entre os gráficos construídos e os coeficientes da variável x presentes nas leis de formação, em cada um dos itens?
SISTEMATIZAÇÃO:
Utilizando o data-show ou quadro branco e pincel,o professor deverá construir os gráficos no Winplot, buscando abordar nos mesmos os conceitos de domínio e conjunto imagem, crescimento e decrescimento de uma função e interseção dos gráficos com os eixos ordenados.
Resolução:
a) f(x) = x; f(x) = 2x; f(x) = 3x; f(x) = 4x; f(x) = 5x
Fonte:Imagem do Autor
b) f(x) = x; f(x) = 1/2x; f(x) = 1/3x; f(x)=1/4x; f(x)=1/5x
Fonte:Imagem do Autor
c) Qual o domínio e imagem dessas funções?
O domínio e a imagem é o conjunto dos números reais em todas as funções.
d) Essas funções são crescentes ou decrescentes?
Todos os gráficos construídos são de funções crescentes.
AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados neste momento serão os mesmo da atividade anterior: computador, data show (alternativa: quadro branco e pincel) e o software Winplot.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Os alunos utilizarão o Winplot para resolver geometricamente o problema proposto na atividade 1. Inicialmente, o docente deverá orientar seus alunos a inserirem as funções no Winplot para a construção dos gráficos que irão representar cada opção de aluguel de ônibus. Em seguida, cada dupla deverá interpretar os gráficos e analisar a situação-problema, ressaltando que os alunos deverão obter o mesmo resultado conseguido na atividade 1. Porém, nesta utilizarão os gráficos como referência para suas análises.
MOMENTO DO ALUNO:
Este é o momento em que os alunos analisarão o problema geometricamente. Eles podem ter dificuldades em identificar os pontos de interseção entre os gráficos das funções e representá-lo no Winplot. Desse modo, sugere-se que o professor oriente as duplas a utilizarem o menu dois/interseção para marcar os pontos de interseção entre as retas e em seguida proponha o seguinte questionamento: Qual o significado desses pontos para o problema?
Observação: Para que os alunos tenham acesso aos valores de x e y no plano cartesiano, faz-se necessário utilizar Page Up ou Page Down. (Para mais informações verificar o campo: “Orientações quanto ao uso do software”).
DISCUSSÃO:
Neste momento, o professor deverá solicitar às duplas que exponham a maneira como analisaram o problema e construíram uma solução. Posteriormente, o professor poderá discutir com os alunos o que foi exposto e propor os seguintes questionamentos: Há algum momento em que a opção “Ônibus-Expresso Boa Viagem” é vantajosa? Qual? E a opção Expresso Pneu Furado será vantajosa?
Em caso afirmativo, em quais condições? Observação: Estes questionamentos deverão ser respondidos exclusivamente a partir da análise dos gráficos construídos.
SISTEMATIZAÇÃO:
Recomenda-se que o professor juntamente com os alunos explorem o conceito de interseção de gráficos para a análise da situação-problema, estabelecendo relações entre os conceitos explorados nas Atividades 1 e 3: Domínio, imagem, comparação entre funções e tipo de gráficos de funções do 1º grau.
Segue abaixo uma sugestão para a realização da sistematização proposta:
Fonte: Imagem do Autor
Utilizando a opção interseção do Winplot e analisando os gráficos, o professor deve estimular os alunos a perceberem que os intervalos construídos na atividade 1 por meio de cálculos utilizando as leis de formação, são apresentados nos gráficos acima. Assim, a partir da visualização gráfica também é possível concluir que a solução para o problema: “Qual é o ônibus que Maria deverá alugar?”dependerá da distância percorrida, ou seja, se a distância for menor que 40,00 km o ônibus Expresso Viagem rápida (reta preta) é o mais vantajoso; se a distância for 40,00 km, o ônibus Expresso Boa Viagem(reta vermelha) ou Expresso Viagem rápida são os mais vantajosos; se a distância for maior que 40,00 km , o ônibus Expresso Boa Viagem é o mais vantajoso.
Já a opção do ônibus Expresso Pneu Furado (reta lilás)queindepende do valor de quilômetros será uma opção vantajosa quando a distância for maior ou igual a 225,00 Km.
Nome | Tipo |
---|---|
Winplot | Software Educacional |
http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/primeirog/fprimeiro.htm - Neste site são apresentadas algumas definições e problemas que abordam Funções do 1° grau.
Sugere-se que o professor verifique se os alunos conseguiram compreender os conceitos trabalhados em cada atividade. No caso da Atividade 1, recomenda-se averiguar se os alunos conseguiram construir as funções da situação - problema, entender o significado de igualdade e desigualdade entre as expressões trabalhadas, como também compreender a resolução obtida de forma algébrica.
No caso da atividade 2, sugere-se que o professor verifique se os alunos visualizaram nos gráficos construídos as características das funções apresentadas, tais como:domínio, imagem, crescimento , decrescimento e interseção dos gráficos com os eixos.
E na atividade 3, o professor poderá averiguar se os alunos identificaram a reta como uma representação da função do 1° grau, e se interpretaram a situação - problema a partir da interseção dos gráficos utilizando o software Winplot.
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