12/10/2011
A Língua Inglesa em nosso cotidiano
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ao término desta aula, o aluno será capaz de:
Reconhecer e identificar palavras da língua inglesa que fazem parte do cotidiano do brasileiro;
Observar palavras que são incorporadas em nosso cotidiano que são internacionais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para a realização desta aula.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KWord ]
Kpresenter [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
Para dar início a estas aulas, sugerimos que o professor inicie apresentando aos alunos algumas palavras que constantemente utilizamos em nosso vocabulário, mas que são da Língua Inglesa. O professor deverá mostrar essas palavras e pedir para que os alunos digam outras que eles acreditam não ser da Língua Portuguesa e que as utilizamos em nosso cotidiano, sem nos darmos conta de que são palavras da Língua Inglesa (Fig. 1).
Figura 1 - Imagem e uma placa com escrita na Língua Inglesa Fonte: alibaba.com Sugerimos que o professor apresente as palavras abaixo, entre outras que considerar relevante:
Solicite que os alunos façam no Kword, as anotações destas palavras e de outras que forem sendo citadas durante a explanação.
Depois de apresentadas as palavras em inglês que estamos acostumados a usar, sugerimos que os alunos façam pesquisas em dicionários da Língua Inglesa para saber qual é a tradução de tais palavras. Estes dicionários podem ser virtuais e acessados com o auxílio do laptop. O aplicativo da Google, Google Tradutor, pode ser acessado pelo Mozilla Firefox através do link http://translate.google.com.br/translate_t Sugerimos ainda, que após a tradução destas palavras, os alunos elaborem um glossário ilustrado. Este glossário pode ser elaborado laptop utilizando o software Kpresenter, onde cada slide pode ser dedicado a uma letra do alfabeto; assim logo que uma palavra é encontra e traduzida ao lado pode ser colocada uma imagem capturada na internet, no Google Imagens (http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi), por exemplo. Sempre que houver necessidade mais slides podem ser criados para uma mesma letra. Esta atividade seria apenas um ponto de partida, posteriormente os alunos poderiam continuar o glossário em futuras aulas de inglês.
É importante o professor conversar com os alunos sobre a importância de sabermos a origem das palavras (de qual língua elas provém) e também quando e como podemos utilizá-las na linguagem escrita e oral. Os sites abaixo poderão ser visitados tanto pelo professor quanto pelos alunos para que este assunto (uso da língua inglesa na comunicação oral e escrita) possa ser bem discutido nestas aulas. http://www.artigonal.com (Fig. 2) http://shdo.com.br/softwares/?p=217
Figura 2- Imagem do site |
Abaixo se encontra um material didático que poderá ser visitado pelo professor antes do desenvolvimento destas aulas, para que ele possa ver algumas dicas de como proceder nestas.
http://www.slideshare.net/FabioRLemes/plano-de-aula-trabalhando-a-lngua-inglesa-no-cotidiano
O professor deverá avaliar no desenvolvimento destas aulas se os alunos conseguiram reconhecer que utilizamos em nosso cotidiano várias palavras da língua inglesa e, sobretudo que ampliaram seu vocabulário acerca de palavras e expressões desta língua inglesa por meio das atividades trabalhadas nestas aulas.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/02/2014
Cinco estrelasQuerida, gostei muito do seu plano de aula, acredito que se não possuímos os recursos tecnológicos sugeridos, podemos fazer adaptações. Parabéns pelo trabalho.
19/07/2012
Cinco estrelasA aula está muito próxima a realidade dos alunos, mostrando aos mesmos a inserção da língua inglesa no cotidiano.
05/05/2012
Cinco estrelasExcelente para as duas primeiras semanas de aula no Ensino fundamental (8º e 9º anos) e médio (1º ano).
04/03/2012
Cinco estrelasTambém gostei. Apesar de já ter dado aula sobre este assunto várias vezes, é bom atualizar com novas palavras e novos recursos tecnológicos!!! Parabéns!
27/10/2011
Quatro estrelasOLÁ Gostei, achei criativa e estou parabenizando-a. A Língua Inglesa é universal e devemos ensiná-la para que desde pequenos conheça-a e estejam inseridos nesse mundo globalizado. Um grande abraço da, Professora GISÉLIA -GUARULHOS-SP.