Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Língua Inglesa em nosso cotidiano

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos das séries iniciais poderão perceber que utilizamos em nosso cotidiano várias palavras da Língua Inglesa, pois é importante que tenham este conhecimento, uma vez que o estudo sobre a Língua Portuguesa e demais línguas fazem parte do currículo nacional.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; Uma (1) Aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para dar início a estas aulas, sugerimos que o professor inicie a aula apresentando aos alunos algumas palavras que constantemente utilizamos em nosso vocabulário, mas que são da Língua Inglesa.
O professor deverá mostrar essas palavras e pedir para que os alunos digam outras que eles acreditam não ser da Língua Portuguesa e que as utilizamos em nosso cotidiano, sem nos darmos conta de que são palavras da Língua Inglesa (Fig. 1).


Figura 1- Imagem e uma placa com escrita na Língua Inglesa
Disponível em:
http://img.alibaba.com/photo/50932334/LED_Sign_LED_Advertisement_Board_LED_Panels_LED_Billboard_Electronic_LED_Screen.jpg  
Acesso em: 08. Out. 2009.

Sugerimos que o professor apresente as palavras abaixo, entre outras que considerar relevante:

- Hot-Dog (Fig. 2)
- Hambuguer
- Videogame
- Shopping
- Outdoor
- home theater
- link
- mouse
- performance
- piercing
- ranking
- remix
- menu
- Show
- chic
- OK
- freezer
- marketing
- cowboy
- catchup
- lan-house
- jeans
- Fashion
- short
- Nomes próprios - principalmente se houver na sala de aula alunos que tenham nomes da língua Inglesa, como, por exemplo, Jeniffer, Wesley, Kelly, entre outros
- Nomes de estabelecimentos comerciais

Figura 2- Imagem de um carrinho de “HotDog”
Disponível em: http://images.quebarato.com.br/photos/big/D/8/50DD8_1.jpg  Acesso em: 08. Out. 2009.


Atividade 1

Depois de apresentadas as palavras em inglês que estamos acostumados a usar, sugerimos que os alunos façam pesquisas em dicionários da Língua Inglesa para saber qual é a tradução de tais palavras.

O site abaixo poderá ser utilizado pelos alunos e pelo professor para a tradução das palavras da língua inglesa apresentadas nas aulas:

http://translate.google.com.br/translate_t#  

Sugerimos ainda, que após a tradução destas palavras, os alunos elaborem glossários, em forma de cartazes, para que sejam expostos na escola, com palavras e expressões da Língua Inglesa que freqüentemente utilizamos.


Atividade 2

Com o objetivo de fechar estas aulas, o professor deverá conversar com os alunos sobre a importância de sabermos a origem das palavras (de qual língua elas provém) e também quando e como podemos utilizá-las na linguagem escrita e oral.

Os sites abaixo poderão ser visitados tanto pelo professor quanto pelos alunos para que este assunto (uso da língua inglesa na comunicação oral e escrita) possa ser bem discutido nestas aulas.

http://www.artigonal.com/linguas-artigos/misturando-ingles-com-portugues-830125.html (Fig. 3)

http://shdo.com.br/softwares/?p=217

Figura 3- Imagem do site

Recursos Complementares

Abaixo se encontra um material didático que poderá ser visitado pelo professor antes do desenvolvimento destas aulas, para que ele possa ver algumas dicas de como proceder nestas.

http://www.slideshare.net/FabioRLemes/plano-de-aula-trabalhando-a-lngua-inglesa-no-cotidiano

Avaliação

O professor deverá avaliar no desenvolvimento destas aulas se os alunos conseguiram reconhecer que utilizamos em nosso cotidiano várias palavras da língua inglesa e, sobretudo que ampliaram seu vocabulário acerca de palavras e expressões desta língua inglesa por meio das atividades trabalhadas nestas aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 18 classificações

  • Cinco estrelas 13/18 - 72.22%
  • Quatro estrelas 4/18 - 22.22%
  • Três estrelas 1/18 - 5.56%
  • Duas estrelas 0/18 - 0%
  • Uma estrela 0/18 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.