13/04/2011
Marinalva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ø Identificar as lutas para o reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres.
Ø Identificar as transformações da participação feminina na sociedade contemporânea.
Ø Reconhecer os embates travados pelas mulheres brasileiras no início do século XX em busca da igualdade de direitos ( em relação aos homens) e do direito ao voto.
Ø Noções básicas sobre o trabalho da mulher na sociedade.
Ø A luta pela igualdade entre homens e mulheres.
Ø O esforço da mulher na sociedade moderna.
1ª Etapa
Ø Explicar o assunto através de frases que atualmente ainda são usadas para definir o que é considerado papel feminino e papel masculino. Ditados populares com aspectos preconceituosos em relação ao que é considerado função da mulher ou do homem.
Ø Exibição de vídeos para sensibilização e introdução ao conteúdo;
http://www.youtube.com/watch?v=klzmWXnMK1w&NR=
http://www.youtube.com/watch?v=pfXejwuGC90&feature
2ª Etapa
Ø Pesquisas no laboratório sobre as lutas das mulheres em busca de seus direitos, em seguida debates em sala de aula sobre o tema pesquisado.
A pesquisa está disponível em:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2847529
3ª Etapa
Ø Confecção e apresentação de cartazes sobre o tema abordado.
Ø Apresentação de trabalhos em grupo (dramatizações).
4ª Etapa
Ø Após este trabalho faremos alguns questionários para avaliar o conhecimento do aluno que irá mostrar o que realmente entendeu desta aula.
Ø Computadores.
Ø Internet.
Ø Vídeos.
Ø Impressora.
Ø Cartolinas.
Ø Pincéis coloridos.
Ø Revistas velhas.
Ø Imagens.
Ø Câmeras digitais.
Ø Pendrive.
Ø Data show
A avaliação deste projeto acontecerá ao longo do desenvolvimento de suas atividades, expondo o material para as demais turmas, explicando a importância da mulher nos dias atuais e ao término, por todos os envolvidos, quando poderemos ter uma noção real dos objetivos que foram ou não alcançados.
A nota será atribuída de acordo com a participação e interação de cada aluno no projeto.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/04/2011
Cinco estrelasMarinalva, você foi muito feliz com a escolha do seu tema. Penso que os professores devem abordar assuntos polêmicos em sala de aula. Parabéns!
13/04/2011
Cinco estrelasCara professora Marinalva... que felicidade em ver sua aula publicada aqui no Portal do Professor... é uma realização pessoal quando tenho a oportunidade de incentivar ou motivar um professor a fazer uso das TIC em prol de uma aprendizagem mais contextualizada e mais significativa para o aluno. E sua aula proporciona isso, além da busca pela autonomia do aluno e de sua autoria. Parabéns e continue utilizando este espaço de aula para socilaizar suas ideias e metodologias inovadoras. Grande beijo