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Estudando os Platelmintos

 

03/06/2011

Autor e Coautor(es)
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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Larisse Carvalho de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar as formas de reprodução dos platelmintos;

  • Identificar algumas doenças causadas por platelmintos;

  • Distinguir as fases do ciclo de vida do parasita que ocasiona a doença popularmente conhecida como “barriga d’água” ou “mal do caramujo”;

  • Determinar as medidas profiláticas para evitar a disseminação da doença;

  • Identificar os locais de maior incidência da Esquistossomose e as ações do Brasil, nos últimos dois anos, para combatê-la.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para um melhor desenvolvimento dessa aula o aluno deve ter conhecimentos sobre o Filo Platyhelminthes (platelmintos ou vermes achatados), suas características gerais, classes em que se dividem e as especificidades de cada classe.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização desta atividade sugerem-se os seguintes recursos: livro didático, folha de papel ofício, fita crepe ou durex e caneta (ou canetinha hidrográfica).

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor deverá solicitar aos alunos que se organizem em seis grupos. Assim, três grupos (A, B e C) irão fazer pesquisas sobre modos de reprodução dos Platelmintos: Planária para o Grupo A, Esquistossomo para Grupo B e Tênia para Grupo C. Os outros três grupos (D, E e F) irão abordar as doenças humanas causadas por platelmintos, da seguinte forma: Esquistossomose para o Grupo D, Teníase e Cisticercose para o Grupo E e Cisto Hidático para o Grupo F. Em seguida, o professor recomendará a elaboração de textos, desenhos, mini-cartazes ou historinhas em quadrinhos para as apresentações das pesquisas propostas. Além do livro didático, a internet poderá ser utilizada na realização dessa atividade.

Seguem abaixo algumas sugestões de endereços da web e o roteiro de pesquisa para auxiliar os alunos no desenvolvimento da atividade:

Grupo A - Reprodução Planária: pesquisar nos endereços: 1 e 8

Grupo B – Reprodução Esquistossomo: pesquisar nos endereços: 2 e 6

Grupo C – Reprodução Tênia: pesquisar nos endereços: 2 e 5

Grupo D – Esquistossomose: pesquisar nos endereços: 2, 6 e 7

Grupo E – Teníase: pesquisar nos endereços: 2, 3 e 5

Grupo F – Hidatidose: pesquisar nos endereços: 4, 9 e 10

 

1. http://www.colegioweb.com.br/biologia/planarias.html  (acessado em: 30/11/2010)

2. http://euamoanatureza.wordpress.com/2010/11/22/platelmintos (acessado em: 30/11/2010)

3. http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1824/teniasecisticercose.htm (acessado em: 02/12/2010)

4. http://www.brasilescola.com/doencas/cisto-hidatico.htm (acessado em: 02/12/2010)

5. http://www.colegioweb.com.br/biologia/tenias.html (acessado em: 05/04/2011)

6. http://www.colegioweb.com.br/biologia/esquistossomo.html (acessado em: 05/04/2011)

7. http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?188 (acessado em: 05/04/2011)

8. http://planarias.blogs.sapo.pt/ (acessado em: 05/04/2011)

 9. http://falandoseriotv.spaceblog.com.br/295271/Cisto-Hidatico/ (acessado em: 05/04/2011)

10. http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/cisto-hidatico.htm (acessado em: 05/04/2011)

Observação: Convém ressaltar que essa distribuição compartilhada de alguns sites objetiva a complementação das pesquisas realizadas pelos grupos já que vários alunos terão acesso a mesma fonte, ainda que busquem informações diferentes.

 

Doença

Figura 1 – Menino com Esquistossomose também conhecida como Barriga d’ água.

Fonte - http://radiobrasilmpb.blogspot.com/2010/10/doencas-tropicais-afetam-1-bilhao-de.html    Acesso em: 02/06/2011

Doença

Figura 2 – Menina com dores abdominais, um dos sintomas das doenças Teníase e Hidatidose.

Fonte -http://www.corposaun.com/crianca-dor-barriga/12928/   Acesso em: 03/06/2011

 

doença

Figura 3- Pessoa com tosse, um dos sintomas da doença Hidatidose.

Fonte - http://www.receitasdesaude.com.br/ntc/default.asp?Cod=23 Acesso em: 03/06/2011

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, cada grupo deverá ler, analisar e sintetizar as informações encontradas no decorrer da pesquisa  e elaborar a forma de apresentação do tema que lhe foi designado.

 

DISCUSSÃO:

Recomenda-se que o professor solicite aos alunos a apresentação das pesquisas realizadas. Em seguida, o discente deverá estimular um debate sobre o Filo Platelmintos propondo os seguintes questionamentos: Quais as características que diferem as reproduções de cada representante do filo platelmintos? Que estratégias, além das que normalmente são realizadas, poderiam fazer parte das ações de controle das doenças: Esquistossomose, Teníase e Cisto Hidático?

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento, sugere-se que o professor realize a sistematização por meio da elaboração de um texto descritivo sobre as características de cada reprodução e doença abordadas nesta atividade. Desse modo, o professor deverá produzir duas cópias dos textos já produzidos pelos alunos, sendo que uma delas deverá ter a fonte grande o suficiente para ser fixada no quadro e, ainda assim, esteja legível por todos da sala de aula. Essa folha com letras grandes deverá ser recortada em frases ou parágrafos, onde os recortes serão distribuídos aleatoriamente a todos os alunos da sala.

Assim, o docente irá solicitar a um aluno que leia a sua frase e depois, com fita crepe ou durex, fixe-a no quadro, em seguida os alunos irão indicar qual é a frase que antecede e /ou complementa a que está no quadro e então esta nova frase deverá ser fixada em sua posição correta, esta indicação de frases ocorrerá até que os alunos tenham montado o texto resumo dessa atividade.

Ao final, após a distribuição das cópias dos textos originais, professor e alunos deverão comparar os dois textos (original e o resumo) objetivando identificar informações que não haviam sido destacadas no texto inicial.

 

AMBIENTE 2 /ATIVIDADE 2: Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta atividade serão: lápis, papel, fita crepe ou durex e computador com o recurso digital Ciclo de Vida de Parasitas - Schistosoma mansoni.

 

Orientações quanto ao uso do software:

O recurso Ciclo de Vida de Parasitas - Schistosoma mansoni” está disponível no portal Biblioteca Digital de Ciência, através do endereço: http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=813&

Observação: Para acessar esse recurso educacional é necessário realizar um cadastro no portal, no qual será solictado um e-mail para login e a criação de uma senha.

 

objeto 1

Figura 4– Apresentação do objeto Ciclo de Vida de Parasitas - Schistosoma mansoni.

Fonte http://www2.ib.unicamp.br/lte/bdc_uploads/materiais/versaoOnline/versaoOnline813_pt/Schistosoma/Schistosoma.swf   Acesso em: 03/06/2011

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que o professor apresente o recurso digital aos alunos. Em seguida, os alunos deverão ler atentamente as instruções contidas na tela de ajuda, uma vez que estas são informações sobre a utilização do recurso. Logo após, o professor deverá indicar as próximas telas a serem utilizadas: introdução, ciclo interativo, animação e profilaxia. Aconselha-se que o docente acompanhe os alunos durante a leitura do texto contido na tela de introdução, relacionando as informações encontradas com o que foi estudado em sala de aula.

Após dividir a turma em três grupos, objetivando direcionar as atividades com as outras telas, o professor poderá apresentar os seguintes questionamentos a serem solucionados pelos alunos: Qual a relação das condições socioeconômicas, saneamento básico e qualidade de vida com a ocorrência de doenças parasitárias? Quais medidas de natureza socioambiental podem colaborar para diminuir o número de casos das doenças parasitárias? Como ocorre o desenvolvimento do ciclo de vida do verme Schistosoma mansoni.

Recomenda-se que o professor oriente os alunos a registrarem os questionamentos e respostas, como também as informações sobre o desenvolvimento do ciclo do parasita com o intuito de facilitar o momento da discussão.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos irão explorar as telas: introdução, ciclo interativo, animação e profilaxia do aplicativo digital.

 

DISCUSSÃO:

Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que exponham verbalmente as soluções formuladas. Em seguida, o docente deverá estimular uma discussão sobre o parasita em questão, propondo o seguinte questionamento: Que fatores favorecem a proliferação da esquistossomose?

 

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor irá formalizar o assunto abordado nessa atividade com a ajuda dos alunos. Para isso o docente deverá imprimir o ciclo de vida do esquistossomo (figura 1) os componentes do ciclo de forma individual (demais figuras dessa atividade) e as palavras que identificam os componentes desse ciclo, em tamanho grande para que sejam visualizados por todos no quadro branco. O docente deverá recortar cada componente e palavra da folha de impressão a fim de distribuí-los aleatoriamente aos alunos. Após essa distribuição o professor irá solicitar a um aluno que cole no quadro branco o recorte que recebeu com um componente do ciclo. E assim os alunos irão de um em um ao quadro colar seu recorte onde achar correto, e assim montar o ciclo de vida do esquistossomo e denominar cada transição de fase e componente. Em seguida, o professor irá colar no quadro branco o ciclo completo e junto aos alunos comparar as duas figuras, buscando identificar os componentes e transições localizados inadequadamente no ciclo montado.

 

Ciclo completo de vida do Esquistossomo

Figura 1: Ciclo completo de vida do Esquistossomo

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-platelmintos/filo-platelmintos-11.php  Acesso em: 05. abril. 2011.

 

 

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Figura 6– Imagens recortadas do ciclo da figura 5.

Adaptado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-platelmintos/filo-platelmintos-11.php   Acesso em: 05/04/2011

 

Identificação dos componentes do ciclo de vida do esquistossomo

HOMEM, MESENTÉRIO, INTESTINO, POSTURA DE OVOS, VERMES ADULTOS, SAEM COM AS FEZES, OVO, MIRACÍDIO, ESPOROCISTO, ESPOROCISTO, CARAMUJO, ÁGUA, CERCÁRIA, PENETRAÇÃO DA PELE, VEIAS, CIRCULAÇÃO.

 

AMBIENTE 2 /ATIVIDADE 3: Laboratório de Informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Na atividade 3 serão utilizados o computador com acesso a internet, papel e caneta ou lápis para fazer anotações.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Sugere-se que o professor oriente os alunos a realizar uma pesquisa na internet afim de que respondam os seguintes questionamentos: Como a endemia parasitária esquistossomose chegou ao Brasil? Quais as ações do Brasil, nos últimos dois anos, em relação aos casos de infecção pelo verme agente da esquistossomose? Em que regiões / estados do Brasil há maior recorrência de casos da doença e quais fatores contribuem para isso?

Seguem abaixo algumas sugestões de reportagens para auxiliar os alunos a construírem suas respostas:

http://atualidadecientifica.blogspot.com/2009/06/esquistossomose-xistosa-barriga-dagua.html (acessado em: 06/02/2011)

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2010/10/05/esquistossomose-e-tema-de-simposio-internacional-no-rio/ (acessado em: 06/02/2011)

http://2009.campinas.sp.gov.br/saude/doencas/esquistossomose/esquist_funasa_3.htm  (acessado em: 06/02/2011)

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos irão pesquisar na internet informações que os ajudem a construir as possíveis soluções para os questionamentos propostos anteriormente pelo professor.

 

DISCUSSÃO:

Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que formem um círculo, ou disponham as cadeiras de uma forma em que cada aluno possa ver os colegas de turma. Após todos se posicionarem, o professor deverá pedir às duplas que exponham verbalmente as respostas formuladas para cada pergunta. Em seguida, o docente deverá estimular uma discussão sobre o combate de doenças causadas pelo parasita em questão no Brasil, propondo aos alunos o seguinte questionamento: Que atitudes/práticas (além daquelas que já foram abordadas nos textos propostos), individuais e coletivas, poderiam contribuir para o controle da Esquistossomose no Brasil?

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento, sugere-se que o professor juntamente com os alunos construa numa cartolina um plano de ação para erradicar e prevenir a doença Esquistossomose em seu município. A partir do que foi estudado nessa aula e com os conhecimentos do cotidiano os alunos irão indicar uma comunidade em que é perceptível a vulnerabilidade à doença em questão, e assim recomenda-se que com o apoio da escola e acompanhamento do professor os alunos socializem o plano de ação elaborado em sala de aula com os representantes da comunidade indicada.

Recursos Complementares

Sugere-se ao professor os aplicativos que estão nos links abaixo:

Informações diversas da Esquistossomose (http://2009.campinas.sp.gov.br/saude/doencas/esquistossomose/esquist_funasa.htm) - Este endereço contém informações gerais sobre a doença Esquistossome;

"Funk da Esquistossomose" (http://www.youtube.com/watch?v=m5xLjd4wrtY) - Este aplicativo é um áudio disponível no youtube, que explica a esquistossomose por meio de música no estilo funk, onde na sua tela de visualização há uma figura fixa do ciclo de vida do Schistosoma mansoni;

Animação sobre Esquistossomose (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10123/esquistossomose.swf) - Este aplicativo é uma animação interativa, contendo cada fase do ciclo do parasita.

Avaliação

Nesta avaliação é importante que o professor considere a participação individual e coletiva dos alunos no decorrer da aula. A seguir, propõem-se algumas sugestões para a avaliação:

Sugestão 1: o professor poderá verificar se os alunos conseguem compreender que existem diferentes formas de reprodução dentro do Filo Platemintos, e que alguns parasitas desse filo ocasionam doenças humanas, por necessitarem do organismo humano para completar seu ciclo de vida. Como também avaliar se eles conseguem identificar as características gerais das doenças Esquistossomose, Teníase e Cisto Hidático (Hidatidose).

Sugestão 2: o professor poderá averiguar se o aluno conseguiu compreender o ciclo de vida do parasita Schistosoma mansoni e as medidas profiláticas da doença causada por este parasita. 

Sugestão 3: o professor poderá verificar se o aluno conseguiu compreender a situação do Brasil quanto a esquistossomose.

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