Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dengue, como saber? - sintomas e exames necessários

 

06/05/2011

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Análises Clínicas
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Identificar os sintomas de dengue.

Conhecer quais os exames necessários para diagnosticar corretamente a doença.

Conhecer a necessidade de cuidados médicos ao suspeitar da doença.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos tenham conhecimento do tecido conjuntivo reticular (sanguíneo) e das funções celulares deste tecido.

Estratégias e recursos da aula

 

 PSIC

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já tiveram dengue ou conhecem alguém que teve esta doença. Quais os sintomas iniciais? Como saber que está com dengue?

Em algumas regiões do Brasil em que houve epidemias da doença será mais fácil de ter a resposta positiva dos alunos. Se na sala de aula não houver alunos que já adoeceram de dengue nem conheçam ninguém que teve dengue, enfatize a necessidade de conhecer esta epidemia e seu vetor, pois ela está se alastrando para áreas que antes seu vetor não se desenvolvia, ou seja, todos estamos vulneráveis a esta doença.

Apresente aos alunos a reportagem a seguir, disponível no sítio “O Dia Online”, “Dengue: 15 óbitos suspeitos”.

15 obitos

http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/4/dengue_15_obitos_suspeitos_155074.html acessado dia 02/04/2011)

O professor poderá levar para a sala de aula a reportagem fotocopiada para cada aluno ou uma alternativa mais ecológica é apresentar a reportagem em um projetor. Estimule a leitura em voz alta, pedindo que os alunos leiam trechos. Após a leitura, discuta com os alunos as questões a seguir.

QUESTÕES

  1. Por que a preocupação com o correto diagnóstico da dengue no Rio de Janeiro?

  2. Por que é possível diagnosticar errôneamente um paciente com dengue?

  3. Quais são os sinais de agravamento da doença?

  4. Por que a doença é tão temida? Explique.

  5. Por que se acredita estar no pico da epidemia no Rio de Janeiro?

problematização

Afinal quais os sintomas de um doente de dengue?

Leve seus alunos ao laboratório de informática para investigarem esta questão.

 

ATIVIDADE 1

 

Pesquisa direcionada

 

Leve os alunos ao laboratório de informática para que pesquisem sobre a dengue e quais foram os passos necessários para se chegar aos resultados até agora obtidos. Aproveite o momento para lembrá-los que a aula no laboratório de informática não é uma aula livre e sim um espaço para aprofundamento e pesquisa, e que para tanto, é necessário a postura correta dos alunos, de pesquisadores sérios e comprometidos com seu aprendizado.

Em 30 minutos, eles deverão encontrar as respostas, anotar os sítios pesquisados (no editor de texto) e montar um texto breve. Ao finalizar o texto (com as referências) no editor de texto, devem salvar o trabalho e podem mandar para seu próprio e-mail, pois este textos será trabalhado das aulas posteriores. Caso o professor deseje também poderá solicitar que ao fim da aula os alunos mandem os textos que fizeram para seu e-mail, a fim de acompanhar a atividade desenvolvida no laboratório.

Determine além do tempo de pesquisa, o número mínimo de sítios que devem ser visitados pelos alunos, por exemplo 5 sítios, priorizando sítios de organizações e universidades.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no caso, a dengue e seus sintomas. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema).

Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em:http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.

Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas.

Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas.

O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em:http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).

 

SUGESTÃO DE SÍTIOS PARA PESQUISA

 

Blog da Dengue do Portal do Professor, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 28/03/2011).

Combate à dengue, disponível em: http://www.combateadengue.com.br/tag/dengue-no-brasil/ (acessado dia 27/03/2011).

Como tudo funciona, dengue, disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/dengue1.htm (acessado dia 28/03/2011).

Portal da Saúde, dengue, disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22207 (acessado dia 28/03/2011).

Agência Fiocruz, dengue, disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=372&sid=12 (acessado dia 28/03/2011).

Brasil Escola, Dengue, disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/dengue.htm (acessado dia 02/04/2011).

ABC da Saúde, Dengue, disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101 (acessado dia 02/04/2011).

Fiocruz, Dengue 100 anos depois, disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=376&sid=12 (acessado dia 02/04/2011).

Na próxima aula, discuta em sala de aula os resultados e as dificuldades encontradas.

 

instrumen

ATIVIDADE 2

Que tal testarmos os resultados da pesquisa dos alunos e os conhecimentos até aqui adquiridos? Para tanto, sugerimos uma atividade problematizadora. Divida os alunos em equipes de 4 integrantes. Instrua-os que nesta atividade eles desempenharão papéis de agentes comunitários que trabalham em um posto de saúde.

Esta atividade necessita de troca de informações entre os participantes, é interessante que o professor consiga um ambiente que possibilite que cada equipe converse sem atrapalhar as outras.

Ao final da atividade cada equipe deverá apresentar seus resultados em um relatório.

 

CENÁRIO

 

Em uma cidade do Sul do Brasil, verificou-se até meados de fevereiro de 2011, cerca de 500 casos de dengue. Você e os integrantes de sua equipe trabalham em um posto de saúde desta cidade, em uma região pouco desenvolvida da mesma. Nesta manhã, vocês receberam 4 pacientes que pedem maior atenção por causa de seus sintomas. São eles:

 

Paciente 1

ESTADO DO PARANÁ

Secretaria de Estado da Saúde

Instituto de Saúde do Paraná

Posto de Saúde – Nossa Senhora

 

FICHA DE DADOS OCUPACIONAIS E CLÍNICOS

Identificação:

NOME: Sebastião da Silva

IDADE: 41 anos SEXO: MASC (X) FEM( )

ENDEREÇO: Rua das Palmeiras, sem número

NOME DO MÉDICO: Dra. Helena Penteado

Dados ocupacionais:

Local de trabalho: catador de recicláveis

Atividades desenvolvidas: busca e separação de recicláveis

Tempo de serviço: 4 anos

Obs.: já tomou vacina contra tétano nos últimos 12 meses.

Sintomatologia: fortes dores de cabeça, febre alta, mialgia, fraqueza.

 

Paciente 2

ESTADO DO PARANÁ

Secretaria de Estado da Saúde

Instituto de Saúde do Paraná

Posto de Saúde – Nossa Senhora

 

FICHA DE DADOS OCUPACIONAIS E CLÍNICOS

Identificação:

NOME: Divanir do Amaral

IDADE: 78 anos SEXO: MASC () FEM(X )

ENDEREÇO: Rua dos Coqueiros, 21

NOME DO MÉDICO: Dr. Algacyr Nunes

Dados ocupacionais:

Local de trabalho: aposentada

Atividades desenvolvidas: nenhuma

Tempo de serviço: -

Sintomatologia: Febre alta, mialgia e artralgias, náuseas, mau estar e dor no corpo, extremidades frias, diminuição de diurese, sudorese profunda, dor abdominal intensa.

 

Paciente 3

ESTADO DO PARANÁ

Secretaria de Estado da Saúde

Instituto de Saúde do Paraná

Posto de Saúde – Nossa Senhora

 

FICHA DE DADOS OCUPACIONAIS E CLÍNICOS

Identificação:

NOME: Kelvin de Souza

IDADE: 1 ano e 5 meses SEXO: MASC (x) FEM( )

ENDEREÇO: Rua das Palmeiras, 98

NOME DO MÉDICO: Dr. Algacyr Nunes

Dados ocupacionais:

Local de trabalho: -

Atividades desenvolvidas: -

Tempo de serviço: -

Sintomatologia: Síndrome febril exantemática aguda contínua há 3 dias, acompanhada de anorexia. Apresentou vômitos e irritabilidade.

 

Paciente 4

ESTADO DO PARANÁ

Secretaria de Estado da Saúde

Instituto de Saúde do Paraná

Posto de Saúde – Nossa Senhora

 

FICHA DE DADOS OCUPACIONAIS E CLÍNICOS

Identificação:

NOME: Leidyanne Mariah da Silva

IDADE: 15 anos SEXO: MASC () FEM(x )

ENDEREÇO: Rua dos Coqueiros, sem número.

NOME DO MÉDICO: Dr. Helena Penteado

Dados ocupacionais:

Local de trabalho: Estudante

Atividades desenvolvidas: -

Tempo de serviço: -

Sintomatologia: Relata febre, dor de cabeça, enjôo, apresentou vômitos, sede e boca amarga.

 

TAREFAS

Ao terminar de analisar as fichas dos 4 pacientes, vocês devem:

  1. Identificar os sintomas apresentados pelos pacientes;

  2. Listar as possíveis doenças com base nos sintomas apresentados;

  3. Indicar quais os exames adequados para ter certeza de que estão falando de um caso de dengue;

  4. Procurar as fontes de contágio;

  5. Citar o tratamento adequado para reabilitar os doentes;

  6. Prescrever cuidados profiláticos pessoais e comunitários para evitar este problema.

 

MATERIAL DO ALUNO – ROTEIRO PARA O RELATÓRIO

 

Vocês deverão redigir um relatório a ser entregue para seu supervisor na secretaria de saúde desta cidade (que de fato é seu professor).

 

Diagnósticos

A primeira tarefa a constar do relatório é identificar através das fichas dos pacientes os sintomas que eles apresentam.

Agora ajude os trabalhadores da saúde desta cidade, discutindo com seus colegas de grupo, quais as possíveis doenças que estas pessoas podem ter?

Leve em consideração a informação de que esta cidade já relatou nos dois primeiros meses deste ano mais de 500 casos de dengue. Mas estarão os 4 pacientes com dengue? Quais pacientes remetem a uma atenção redobrada? Por quê?

Caso necessite, busque informações complementares nos sítios abaixo.

Combate à dengue, disponível em: http://www.combateadengue.com.br/sintomas-e-diagnostico/ (acessado dia 02/04/2011).

ABC da Saúde, dengue, disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101 (acessado dia 31/03/2011).

MD Saúde, dengue, disponível em: http://www.mdsaude.com/2009/02/dengue-sintomas.html (acessado dia 02/04/2011).

Secretaria de Saúde de São Paulo, Dengue em números, disponível em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/DENGUE07_N2012_arquivos/DENGUE%20EM%20NUMEROS/DENGUE%20EM%20N%C3%9AMEROS%2001%2002.htm (acessado dia 02/04/2011).

Ciência News, Plaquetas e dengue, disponível em: http://www.ciencianews.com.br/cien-news/plaquetas.pdf (acessado dia 02/04/2011).

Iguatu.org, Nota técnica sobre a dengue, disponível em: http://www.iguatu.org/portal/nota-tecnica-alerta-profissionais-de-saude-sobre-tratamento-da-dengue/ (acessado dia 02/04/2011).

 

Exames

Quais exames são necessários para confirmar ou excluir a dengue nos prontuários de cada paciente?

Vocês devem ler a reportagem a seguir e pesquisar um pouco sobre os exames necessários para o diagnóstico preciso da dengue. Agência FAPESP, “Dengue ou não”, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/10573/especiais/dengue-ou-nao.htm (acessado dia 02/04/2011).

dengue ou não

Além do exame citado na reportagem, há outros que são importantes para o diagnóstico. Vocês podem pesquisar um pouco mais sobre eles, buscando na internet os exames listados a seguir.

Hemograma com contagem de plaquetas
Dosagem de Albumina e Proteínas séricas
Provas de função hepática e coagulação
Urina procurando hematuria microscópica

Provas específicas para dengue


Isolamento do vírus (amostra de entre 5º-7º dias)


Serologia IgG e IgM anticorpos antidengue(12º dias)

 

Para entender melhor o que é IgG e IgM e como funciona os anticorpos acesse o recurso do Portal do Professor, Anticorpo 3: ligação ao antígeno.

 

 

  

 

 

(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10253 acessado dia 02/04/2011).

 

 

Questões

Quais os tipos de vírus de dengue que ocorrem no Brasil?

O IgG e IgM são anticorpos específicos? Explique sua resposta.

Por que se pede a sorologia de IgG e igM contra dengue apenas no 12° dia da doença?

 

De posse das informações sobre os exames, que resultados podem excluir os pacientes de uma ocorrência de dengue?

 

Tratamento

Qual o tratamento indicado para os doentes de dengue?

Por que é contraindicado o uso de aspirina (ácido acetilsalicílico) em caso de dengue?

 

Fontes de contágio

Como os pacientes entraram em contato com a dengue? Alguns dos pacientes mora em uma região semelhante a que se mostra no jogo a seguir:

Jogo da Dengue, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10819 acessado dia 02/04/2011).

jogo da dengue

Aponte no relatório as fonres de contágio mais prováveis que se encontram na região ilustrada no jogo.

 

Profilaxia

Aponte no relatório os cuidados profiláticos pessoais e comunitários que esta região deve fazer para evitar a dengue. Pode ilustrar com exemplos e imagens retiradas da internet.

 

Como fazer um bom relatório...

 

Basicamente o relatório é composto das seguintes partes:

Cabeçalho (com os dados dos alunos, disciplina e professora solicitante);

Introdução (fazer um resumo teórico para situar o tema);

Desenvolvimento (registrar os materiais, procedimentos e equipamentos usados. No nosso caso, o desenvolvimento deverá conter a explicação da situação problema, dados dos pacientes, sítios visitados e informações obtidas);

Conclusão (Pode conter os dados, mas é imprescindível que aqui conste o significado dos dados obtidos, que é a conclusão que a equipe chegou com as experiências. Novamente, neste caso, a conclusão deverá conter a opinião do grupo quanto às tarefas solicitadas, embasadas com dados obtidos das pesquisas).

O relatório poderá ter também uma parte chamada Anexos, onde constará fotografias dos experimentos e se houver, tabelas que enriqueçam e embasem as conclusões obtidas nesta atividade.

Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem  o sítio , disponível em:

http://adaoreinaldo.blogspot.com/2010/03/como-fazer-o-relatorio-de-uma_6400.html  (acessado dia 14/11/2010) e “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em:

http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).

 

catarse

 

ATIVIDADE 3

Os alunos ainda em equipes (pode manter a mesma configuração da atividade 2), devem confeccionar um folheto explicativo sobre os sintomas da dengue e os cuidados para evitá-la.

Separe uma aula de 50 minutos para a execução deste material. Avise os alunos com antecedência, para que tragam para aula materiais como: tesouras, cola, lápis de cor, giz de cera e canetas hidro cores, imagens impressas obtidas da internet, papéis diversos. Se possível consiga junto à escola papéis coloridos para o uso criativo nestes folhetos. Lembre de levar para a aula uma câmera fotográfica para registrar a aula e o trabalho dos alunos.

O professor poderá passar exemplos aos alunos de folhetos, como os disponíveis na internet, tais como:

cartaz dengue

(também disponível em: http://www.combatadengue.com.br/downloads/ciclo-mosquito.jpg acessado dia 02/04/2011).

 

PSFC

 

Que tal ter relatos em áudio do que os alunos aprenderam e o que acharam das atividades desenvolvidas? Para isto o professor deverá levar para a aula um recurso de gravação de áudio (MP3 que tenham gravador de voz, celulares com o mesmo dispositivo, notebook com a possibilidade de gravação de voz e um microfone, ou o computador do laboratório de informática e um microfone) e editar os áudios com o programa Audacity.

Avise os alunos com antecedência que será solicitado um relato do que eles aprenderam sobre a dengue. Caso deseje publicar na internet estes áudios, o professor deverá também levar uma ficha de autorização do áudio para que os alunos levem para os pais preencherem. Avise na ficha que os áudios poderão ser material de consulta e conscientização para a comunidade e também mais uma forma dos pais verem as produções de conhecimentos dos filhos.

Deixe no quadro algumas questões norteadoras para os estudantes, tais como:

  1. Por que a dengue é tão temida?

  2. Por que existe grande preocupação quanto ao correto diagnóstico da dengue? Ela pode ser confundida com outras doenças? Quais?

  3. Quais os sintomas da dengue?

  4. Na sua opinião, qual a melhor maneira de combater a dengue?

Após gravar os relatos em áudio, o professor poderá editá-los no programa Audacity, disponível em: http://audacity.sourceforge.net/download/ (acessado dia 02/04/2011).

Alguns tutoriais estão disponíveis nos sítios a seguir:

EscolaBR, vídeo aula Audacity, disponível em:http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/controles_basicos.htm (acessado dia 30/03/2011).

Programas Linux, Audacity, disponível em:http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=197 (acessado dia 02/04/2011).

Dia a Dia Educação, Manual do Audacity, disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/arquivos/File/tutoriais/Audacity_volume_1.pdf (acessado dia 02/04/2011).

Lbarroso, Audacity, disponível em: http://www.lbarroso.com/downloads/tutoriales/audacity.htm (acessado dia 02/04/2011).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo da dengue Animação/simulação
Anticorpo 3: ligação ao antígeno Animação/simulação
Recursos Complementares

 

Scielo, Dengue no Brasil, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142008000300005&script=sci_arttext (acessado dia 02/04/2011).

Paraná contra a dengue, ficha de controle de pacientes com dengue, disponível em:http://www.paranacontradengue.pr.gov.br/arquivos/File/profissionais/questionario_de_investigacao_de_obitos_prontuario.pdf (acessado dia 02/04/2011).

Scielo, Febre hemorrágica da dengue em lactentes, disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822004000200012 (acessado dia 02/04/2011).

Sociedade Brasileira de Infectologia, Exame de sangue para diagnosticar dengue, disponível em: http://www.infectologia.org.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=134&mNoti_Acao=mostraNoticia&NoticiaId=6957 (acessado dia 02/04/2011).

Avaliação

 

O professor poderá avaliar os alunos por meio de rubricas de participação (onde poderá usar critérios preestabelecidos como: participação, pertinência, oralidade entre outros) e nas atividades desenvolvidas pelos alunos.

Pesquisa direcionada: o professor poderá analisar a quantidade de sítios visitados, a pertinência das informações obtidas, a ortografia e gramática corretamente usada, a organização e pontualidade de envio da tarefa.

Relatório da atividade 2: Além de analisar novamente a ortografia e gramática, o professor poderá observar a pertinência das conclusões dos alunos, o grau de profundidade que abordaram as tarefas, a pontualidade da entrega, o trabalho em grupo e organização.

Panfleto: nesta atividade o professor pode avaliar a criatividade da abordagem, a pertinência e profundidade das informações, se as mesmas estão corretas, a ortografia e gramática bem utilizada, o trabalho em equipe, a organização e a pontualidade de término da atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adriano Melo, Escola Técnica de Enfermagem Santa Bárbara , Alagoas - disse:
    cavalcante.35@hotmail.com

    06/08/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, a aula está fantástica! Essa aula me ajudará bastante


  • michele, Túlio de Framça , Paraná - disse:
    tita_michele@hotmail.com

    13/06/2011

    Cinco estrelas

    muito interessante pois aprendi mta coisa . Alem de obter mtas informaçoes


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.