23/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Diferenciar o evolucionismo do criacionismo.
Identificar os registros da evolução dos hominídeos.
Caracterizar e diferenciar os hominídeos.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios;
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
Kword- Menu K: Metasys - aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte de escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba aplicativos - Multimídia; O Aplicativo " Visualizador de Imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do netbook ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone " figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Professor, antes de pedir aos alunos que assistam aos vídeos selecionados para esta aula, reserve alguns minutos para testar o conhecimento prévio deles sobre a temática. Para isso, pergunte:
Os alunos devem acessar, no youtube (http://www.youtube.com.br), os dois vídeos propostos para esta aula. O professor poderá orientá-los a digitar "evolução versus criação" na barra de pesquisa ou apresentar o endereço na web para que tenham acesso direto.
DISPONÍVEL EM: http://www.youtube.com/watch?v=CcrTsfJUIMM&feature=related
DISPONÍVEL EM: http://www.youtube.com/watch?v=BjWBNcc8rgo
Os documentários, que tratam de um dos temas mais polêmicos da atualidade, têm a duração de dez minutos e foram produzidos pela National Geographic Channel.
Durante muito tempo, a humanidade acreditou que todos os seres vivos foram criados por um ser divino. Em 1859, Charles Darwin propôs a sua "teoria da evolução por meio da seleção natural". Essa teoria propõe que todos os seres vivos na terra evoluíram ao longo de milhões de anos, vindos de um ancestral mais simples. Desta maneira, o trabalho com os vídeos possibilita uma discussão sobre a teoria da evolução, uma comparação entre a teoria da evolução e a teoria da criação, discutindo suas principais características.
Após assistirem aos documentários, peça aos alunos que respondam em seus netbooks, no aplicativo Kword, as questões abaixo:
1- Explique o que é a teoria criacionista.
2- Como surgiu a teoria da evolução?
3- Quem foi Charles Darwin?
4- Qual o nome do principal livro de Darwin e em que ano foi lançado?
5- Quais as três afirmações audaciosas de Darwin que foram publicadas em seu livro?
6- Explique com suas palavras o que seria a seleção natural proposta por Darwin.
7- Qual a sua opinião sobre a origem do Homem?
Depois que os alunos responderem a estas questões, escolha alguns alunos para socializarem suas respostas.
O que há de errado com Darwin?
"A teoria da evolução sempre foi combatida pelos religiosos e permaneceu incólume por quase dois séculos."
"Os ataques mais agressivos ao darwinismo vêm de grupos religiosos radicais. Em países como a Turquia, grupos islâmicos ameaçam de morte alguns biólogos evolucionistas e propõem leis para banir das escolas o conceito de seleção natural. Fundamentalismo? Algo parecido acontece nos Estados Unidos. Em 1999, o Conselho de Educação do Kansas retirou as ideias de Darwin do currículo escolar obrigatório e permitiu que os professores dessem outras explicações para a origem da vida. A decisão, revogada em fevereiro deste ano, foi uma vitória temporária dos adeptos do criacionismo, que acreditam na interferência direta de Deus na origem e na evolução da vida na Terra. Uma das teorias científicas que corroboram o criacionismo é conhecida por “planejamento inteligente” e foi formulada pelo teólogo William Paley em 1802."
Fragmento extraído da revista Super Interessante e disponível na íntegra em: http://super.abril.com.br/cultura/ha-errado-darwin-442303.shtml
1- Oriente os alunos para uma leitura atenta do texto completo, acessando o endereço acima indicado.
2- Estimule, entre os alunos, o debate das ideias centrais do texto.
3- Solicite que os alunos sistematizem, por escrito, as ideias centrais do texto no Kword.
Após trabalhar com os alunos o texto da Super Interessante, pergunte:
Além da teoria Criacionista e a Evolucionista, vocês conhecem outra teoria sobre a criação do mundo e do Homem?
PROFESSOR, É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS ENTENDAM QUE EXISTEM VÁRIOS MITOS SOBRE A CRIAÇÃO DA TERRA E DOS SERES HUMANOS DEFENDIDOS POR OUTRAS CIVILIZAÇÕES.
A FUNÇÃO DOS MITOS DA CRIAÇÃO É EXPLICAR DE MANEIRA SIMBÓLICA A ORIGEM DA HUMANIDADE E OS FENÔMENOS DA NATUREZA POR OUTRAS CIVILIZAÇÕES.
1- Oriente os alunos a se dividirem em grupos de no máximo cinco integrantes. Cada grupo deve pesquisar um mito diferente sobre a criação do mundo e do homem, utilizando os netbooks.
2- Sugestões de grupos e temas para pesquisar:
Mitologia Grega: http://hall_of_secrets.tripod.com/greciahomem.htm
Mitologia Maia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_maia
Mitologia Egípcia: http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/historia/mitossobrecriacaomundo.htm
Mitologia Africana: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_iorub%C3%A1
Mitologia Indígena: http://www.iande.art.br/boletim023.htm
Mitologia Indiana: http://www.ocultura.org.br/index.php/Mitologia_Hindu
1- Peça aos grupos que criem uma apresentação mostrando os resultados de suas pesquisas aos demais alunos no KPresenter.
2- Após a apresentação dos grupos peça aos alunos que respondam no Kword:
É correto que pessoas de uma determinada cultura afirmem que a explicação de outra cultura sobre a origem do mundo e do homem está errada? Explique.
3- Socialize as respostas.
"De modo geral, dizemos que há um tronco comum do qual se originaram os grandes macacos (pongidae) e os homens (hominidae). Em determinado momento da evolução, os dois grupos se separaram e cada um apresentou sua evolução própria. Os pongidae apresentaram a forma do gorila, chimpanzé e orangotango; os hominidae ou hominídeos, a forma do atual homo sapiens."
Disponível em: http://www.algosobre.com.br/historia/pre-historia-a-origem-do-homem.html
Ao ler o texto na íntegra com os alunos, peça que eles façam uma linha do tempo no Kword, com a ordem crescente da evolução dos hominídeos descrita no texto.
1- Caricatura publicada na revista Hornet 1871: Darwin é retratado como um macaco.
Disponível em: http://sinapseoculta.wordpress.com/2009/02/19/charles-darwin-um-demonio-de-200-anos-2/
2- Evolucionismo e Criacionismo
Disponível em: http://evolucionismoecriacionismo.blogspot.com/2009/09/vaticano-nao-ha-conflito-entre-fe-e.html
1- Peça aos alunos que procurem estas imagens na internet, acessando os endereços web indicados acima.
2- Sugira aos alunos que exponham suas opiniões sobre as mensagens possíveis transmitidas pelas imagens.
3- Peça aos alunos que salvem as imagens acima no KolourPaint e criem uma legenda crítica para elas.
4 - Pergunte aos alunos e peça que eles respondam no Kword: Podemos afirmar que a explicação científica anula as explicações religiosas (ou culturais) de cada uma das sociedades humanas? Justifique sua resposta.
5- Socialize as respostas.
6- Finalizando as atividades desta aula, oriente os alunos para uma produção de texto no Kword, a respeito das teorias e mitos relacionados à origem dos seres humanos.
Aula Portal: Evidências da evolução
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22178
Slides sobre a Evolução do Homem
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto e charges, debates, produções de textos e legendas e apresentações de trabalhos.
Três estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/09/2013
Uma estrelaO criacionismo é muitíssimo anterior ao evolucionismo. É necessário deixar de dar muita êfase ao evolucionismo. Crer no criacionismo não é errado, e dizer que está ligado a uma religião, também está errado, pois as religiões em sua maioria creem que um ser divino criou todas as coisas. Também há um concenso comum entre as nações, pois as explicações são parecidas. Os que creem no evolucionismo impõem esta teoria a todos, é aceitar e pronto, isto é errado, somos livres.
03/04/2013
Três estrelasPena que não consigo visualizar os vídeos!!! Mas, parece um bom trabalho! Abraço!
12/04/2012
Cinco estrelaseu adorei aline vc esta de parabens
25/02/2012
Cinco estrelasAdorei a sugestão bastante criativo parabéns