24/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Professor(a), nos anos anteriores os alunos estudaram em Geografia a categoria geográfica lugar, o que contribui para que percebam as diferenças e que entendam que os lugares compõem as paisagens. Para iniciar as discussões sobre as paisagens é importante retomar os conhecimentos acumulados sobre o tema e levar em consideração o lugar de vivência dos alunos, o que contribui para a construção dos conceitos geográficos. Sugere-se a leitura da aula "O meu lugar no mundo", no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30357, para a construção de conhecimentos prévios de grande importância para o desenvolvimento deste tema.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
1. Professor(a), para realizar esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem o Google Earth, no seguinte endereço web: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html. Depois de instalado, sempre que necessário, o programa poderá ser acessado no desktop.
Imagem: Link inicial do Google Earth
http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Fonte do programa:Acesso em: 13 de março de 2011
2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de março de 2011
3. Solicite aos alunos que digitem, na barra de ferramentas do Google Earth, o nome do município/distrito em que moram. Incentive os alunos a navegarem pela imagem, com o uso do mouse poderão aproximar a imagem (o que possibilita observar melhor os detalhes do lugar) e afastar (o que facilita ampliar a escala de observação e ter uma visão mais ampla do lugar observado).
Imagem: Planeta Terra no Google Earth, com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 13 de março de 2011
Imagem: Planeta Terra no Google Earth, com destaque para Miraporanga, distrito do município de Uberlândia - MG
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 05 de abril de 2011
4. Solicite que observem, com atenção, a imagem do lugar em que moram. Explique que quando observamos os lugares estamos conhecendo a sua paisagem. Então, promova a dinâmica "Tempestade Cerebral". Questione sobre o que eles entendem por paisagem, registre as respostas na lousa. A partir das respostas conduza a discussão de maneira que, coletivamente, elaborem o conceito de Paisagem.
Professor(a), segundo o geógrafo Milton Santos (1988) "Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista alcança. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc."
Então, paisagem é tudo aquilo que é perceptível por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato e tato) e é formada por diferentes elementos naturais, sociais, econômicos, culturais que se relacionam e que estão em constante processo de modificação. As paisagens são classificadas em naturais e humanizadas.
Converse com os alunos sobre as seguintes questões:
a. Para você, a paisagem da cidade/distrito em que você mora sempre foi assim?
b. Como você imagina que era a paisagem do lugar em que você mora?
c. Depois, solicite aos alunos que façam um desenho ilustrando como imaginam que era a paisagem do lugar em que hoje está localizada a cidade/distrito em que moram. Após concluírem, recolha os desenhos.
Auxilie os alunos a organizarem um painel com as ilustrações; sugerimos como título do painel "Como era a paisagem do meu lugar" .
Solicite que observem as ilustrações e realizem as seguintes atividades:
1. Elabore um quadro com as semelhanças e as diferenças apresentadas entre os desenhos.
SEMELHANÇAS | DIFERENÇAS |
2. Elabore uma lista com os elementos naturais representados nas ilustrações.
3. Depois, escolha alguns elementos naturais apresentados na lista e elabore um texto evidenciando a importância dos mesmos para os seres humanos.
Professor(a) é importante lembrar que os elementos naturais são as plantas, rios, morros, lagos, mar e outros que não foram cultivados ou introduzidos na paisagem pelos seres humanos. O quadro acima poderá ser elaborado no netbook ou no laboratório de informática utilizando o recurso elaborar tabelas e para a produção do texto o recurso editor de textos. Você poderá solicitar que enviem a atividade para o seu email, que poderá ser objeto de avaliação. Aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa.
Professor(a), "[...] no passado havia a paisagem natural, hoje essa modalidade de paisagem praticamente não existe mais. Se um lugar não é fisicamente tocado pela força do homem, ele, todavia, é objeto de preocupações e de intenções econômicas ou políticas" (SANTOS, 1988). Assim, tal discussão deve permear a construção do conceito de paisagem natural. Faz-se necessário evidenciar que os elementos naturais estão presentes nas diferentes paisagens, mas nem sempre a paisagem pode ser considerada natural, pois por menor que seja a interferência humana na paisagem ela perde a sua originalidade.
1. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet convide os alunos a trabalharem em grupo. A proposta é organizar um álbum com imagens de Paisagens Naturais, cerca de dez imagens.
Imagem: Álbum de Paisagem Natural
Fonte: http://www.elo7.com/caderno-com-capa-em-mdf-paisagem/dp/BF29A
Acesso em: 05 de abril de 2011
Imagem: Imagem Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 05 de abril de 2011
Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens e digitem na barra de pesquisa paisagem natural.
Imagem: Link inicial do Google Imagens
Fonte: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Acesso em: 05 de abril de 2011
Também sugerimos o acesso ao site Fotosearch - Banco de Imagens, o qual apresenta paisagens naturais de diferentes lugares do mundo. Oriente os alunos a escreverem paisagem natural na barra de busca.
Imagem: Link inicial do site Fotosearch
Fonte:Acesso em: 05 de abril de 2011
3. Solicite que escolham dez imagens de paisagens naturais que mais chamaram a atenção do grupo. Evidencie que é importante apresentar a fonte de coleta da informação e/ou imagem, conforme abaixo.
Imagem: Paisagem Pantanal Matogrossense
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_tJTMIYtojyo/TGGLjgPMFWI/AAAAAAAAASA/g3l24SiYWQ4/s1600/pantanal_foto.jpg
Acesso em: 05 de abril de 2011
4. Abaixo de cada imagem informe em que lugar a mesma se localiza. Depois, escreva uma frase justificando a escolha da imagem. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado os grupos apresentarão seu álbum de imagens de Paisagens Naturais.
Professor(a), após receber os álbuns produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, os alunos terão acesso aos álbuns produzidos pelos grupos, o que contribui para o acompanhamento das apresentações.O trabalho poderá ser feito no programa próprio para a produção de slides.
1. Professor(a), com o netbook ou no laboratório de informática convide os alunos para iniciarem a apresentação dos álbuns de Paisagens Naturais. Peça para que acessem o email e que salvem na pasta individual os trabalhos dos colegas. Assim, durante as apresentações, poderão abrir e acompanhar as imagens e as explicações dos colegas. Se possível, leve para a sala de aula o mapa do Brasil e do Mundo Político, os mesmos poderão ser utilizados pelos alunos para localizar os lugares apresentados nas imagens; ou acessem o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que disponibiliza alguns mapas.
Imagem: Página inicial IBGE Teen
Fonte: http://teen.ibge.gov.br/ibgeteen/
Acesso em: 19 de maio de 2011
Solicite aos alunos que, durante as apresentações, observem as imagens com atenção, assim será possível realizar as atividades seguintes e promover discussões.
2. Sugira que observem:
a. Os elementos naturais que são apresentados nas imagens?
b. Qual imagem chamou mais atenção? Justifique.
c. Alguma das imagens apresentadas se parece com o lugar em que você vive?
d. Em quais paisagens é mais fácil viver? E mais difícil? Procure refletir sobre o motivo.
3. Promova uma discussão sobre as observações que foram realizadas.
Professor(a), solicite aos alunos que acessem o endereço web http://teen.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/florestas/situacao.html e que leiam o texto Nossa situação é única que apresenta um panorama sobre as florestas no Brasil. Tal texto poderá ser um provocador de reflexões para que observem com o olhar crítico a paisagem do lugar em que moram e reflitam sobre as mudanças na paisagem. Depois, retomem as imagens do Google Earth da cidade/distrito em que o aluno mora e responda as questões a seguir.
1. Acesse no Google Earth a imagem da cidade/distrito em que mora no endereço web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html. Depois, no caderno, responda as questões a seguir:
a. Para você, a paisagem da cidade/município em que você mora sempre foi assim?
b. Como você pensa que era a paisagem do lugar em que você mora?
c. Liste os elementos naturais que você identifica na paisagem do lugar em que você mora.
d. Que alterações você observa na paisagem da cidade/município em que você mora?
e. Para você, quais são os pontos positivos provocados pela alteração da paisagem do lugar em que você mora? Justifique.
f. E os pontos negativos provocados pela alteração da paisagem do lugar em que você mora? Por quê?
g. As alterações da paisagem do lugar em que você mora podem provocar problemas no Meio Ambiente e na qualidade de vida da população? Justifique sua resposta.
h. Para você, como seria possível resolver tais problemas?
i. Pesquise na internet sobre qual é o tipo de vegetação original do lugar em que moram. Depois, identifique a situação atual da vegetação.
Sugerimos que a pesquisa seja feita em sites de busca ou no IBGE Teen no endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm
Professor(a), solicite aos alunos que utilizando o site do IBGE pesquisem mapas que mostram a vegetação original e a atual. Assim, os alunos terão a dimensão das mudanças na paisagem do lugar em que moram. Espera-se que, com esta atividade, os alunos percebam a presença dos elementos naturais nas paisagens e entendam que as alterações ocorrem nas diferentes paisagens e com intensidades variadas. Ao refletir sobre os problemas ambientais vale ressaltar que a ausência de planejamento pode provocar e aumentar os problemas no Meio Ambiente o que interfere na qualidade de vida da população.
Ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!