Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as Paisagens Naturais – UCA

 

24/05/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Destacar os elementos que compõem a Paisagem Natural e as suas principais características;
  • Refletir sobre os processos naturais e humanizados que interferem na modificação da Paisagem Natural;
  • Reconhecer a ação dos seres humanos na transformação da Paisagem Natural;
  • Analisar o processo de transformação da Paisagem Natural e os impactos provocados no Meio Ambiente.    
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor(a), nos anos anteriores os alunos estudaram em Geografia a categoria geográfica lugar, o que contribui para que percebam as diferenças e que entendam que os lugares compõem as paisagens. Para iniciar as discussões sobre as paisagens é importante retomar os conhecimentos acumulados sobre o tema e levar em consideração o lugar de vivência dos alunos, o que contribui para a construção dos conceitos geográficos. Sugere-se a leitura da aula "O meu lugar no mundo", no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30357, para a construção de conhecimentos prévios de grande importância para o desenvolvimento deste tema. 

Estratégias e recursos da aula

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).  

  

ATIVIDADE 1

 1. Professor(a), para realizar esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem o Google Earth, no seguinte endereço web: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html. Depois de instalado, sempre que necessário, o programa poderá ser acessado no desktop.

 

 

Google Eart  

    Imagem: Link inicial do Google Earth

                                                                                                    Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html 

Acesso em: 13 de março de 2011  

 

 

2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra. 

 

 

 Google Eart

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas 

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html 

Acesso em: 13 de março de 2011

 

3. Solicite aos alunos que digitem, na barra de ferramentas do Google Earth, o nome do município/distrito em que moram. Incentive os alunos a navegarem pela imagem, com o uso do mouse poderão aproximar a imagem (o que possibilita observar melhor os detalhes do lugar) e afastar (o que facilita ampliar a escala de observação e ter uma visão mais ampla do lugar observado). 

  

IMAGEM 5 

Imagem: Planeta Terra no Google Earth, com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html 

Acesso em: 13 de março de 2011

 

 

miraporanga 

Imagem: Planeta Terra no Google Earth, com destaque para Miraporanga, distrito do município de Uberlândia - MG 

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html 

Acesso em: 05 de abril de 2011

 

 4. Solicite que observem, com atenção, a imagem do lugar em que moram. Explique que quando observamos os lugares estamos conhecendo a sua paisagem. Então, promova a dinâmica "Tempestade Cerebral". Questione sobre o que eles entendem por paisagem, registre as respostas na lousa. A partir das respostas conduza a discussão de maneira que, coletivamente, elaborem o conceito de Paisagem. 

Professor(a), segundo o geógrafo Milton Santos (1988) "Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista alcança. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc." 

Então, paisagem é tudo aquilo que é perceptível por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato e tato) e é formada por diferentes elementos naturais, sociais, econômicos, culturais que se relacionam e que estão em constante processo de modificação. As paisagens são classificadas em naturais e humanizadas.

Converse com os alunos sobre as seguintes questões: 

a. Para você, a paisagem da cidade/distrito em que você mora sempre foi assim? 

b. Como você imagina que era a paisagem do lugar em que você mora?

c. Depois, solicite aos alunos que façam um desenho ilustrando como imaginam que era a paisagem do lugar em que hoje está localizada a cidade/distrito em que moram. Após concluírem, recolha os desenhos. 

  

ATIVIDADE 2

 Auxilie os alunos a organizarem um painel com as ilustrações; sugerimos como título do painel "Como era a paisagem do meu lugar" .

Solicite que observem as ilustrações e realizem as seguintes atividades:

1. Elabore um quadro com as semelhanças e as diferenças apresentadas entre os desenhos.

 

SEMELHANÇAS DIFERENÇAS
   

 

 2. Elabore uma lista com os elementos naturais representados nas ilustrações.  

3. Depois, escolha alguns elementos naturais apresentados na lista e elabore um texto evidenciando a importância dos mesmos para os seres humanos. 

Professor(a) é importante lembrar que os elementos naturais são as plantas, rios, morros, lagos, mar e outros que não foram cultivados ou introduzidos na paisagem pelos seres humanos. O quadro acima poderá ser elaborado no netbook ou no laboratório de informática utilizando o recurso elaborar tabelas e para a produção do texto o recurso editor de textos. Você poderá solicitar que enviem a atividade para o seu email, que poderá ser objeto de avaliação. Aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa.

 

 ATIVIDADE 3 

 Professor(a), "[...] no passado havia a paisagem natural, hoje essa modalidade de paisagem praticamente não existe mais. Se um lugar não é fisicamente tocado pela força do homem, ele, todavia, é objeto de preocupações e de intenções econômicas ou políticas" (SANTOS, 1988). Assim, tal discussão deve permear a construção do conceito de paisagem natural. Faz-se necessário evidenciar que os elementos naturais estão presentes nas diferentes paisagens, mas nem sempre a paisagem pode ser considerada natural, pois por menor que seja a interferência humana na paisagem ela perde a sua originalidade.

     

1. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet convide os alunos a trabalharem em grupo. A proposta é organizar um álbum com imagens de Paisagens Naturais, cerca de dez imagens.

 

album paisagem natural 

Imagem: Álbum de Paisagem Natural 

Fonte: http://www.elo7.com/caderno-com-capa-em-mdf-paisagem/dp/BF29A

       Acesso em: 05 de abril de 2011 

 

netbook2

Imagem: Imagem Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 05 de abril de 2011 

 

Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens e digitem na barra de pesquisa paisagem natural.

   

google imagens  

   Imagem: Link inicial do Google Imagens

Fonte: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

       Acesso em: 05 de abril de 2011 

 

Também sugerimos o acesso ao site Fotosearch - Banco de Imagens, o qual apresenta paisagens naturais de diferentes lugares do mundo. Oriente os alunos a escreverem paisagem natural na barra de busca.  

 

Site FotoSearch

 Imagem: Link inicial do site Fotosearch 

 Fonte:  http://www.fotosearch.com.br/

       Acesso em: 05 de abril de 2011  

 

3. Solicite que escolham dez imagens de paisagens naturais que mais chamaram a atenção do grupo. Evidencie que é importante apresentar a fonte de coleta da informação e/ou imagem, conforme abaixo.

 

pantanal matogrossense   

 Imagem: Paisagem Pantanal Matogrossense

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_tJTMIYtojyo/TGGLjgPMFWI/AAAAAAAAASA/g3l24SiYWQ4/s1600/pantanal_foto.jpg 

Acesso em: 05 de abril de 2011 

 

4. Abaixo de cada imagem informe em que lugar a mesma se localiza. Depois, escreva uma frase justificando a escolha da imagem. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado os grupos apresentarão seu álbum de imagens de Paisagens Naturais.

Professor(a), após receber os álbuns produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, os alunos terão acesso aos álbuns produzidos pelos grupos, o que contribui para o acompanhamento das apresentações.O trabalho poderá ser feito no programa próprio para a produção de slides.  

 

ATIVIDADE 4 

1. Professor(a), com o netbook ou no laboratório de informática convide os alunos para iniciarem a apresentação dos álbuns de Paisagens Naturais. Peça para que acessem o email e que salvem na pasta individual os trabalhos dos colegas. Assim, durante as apresentações, poderão abrir e acompanhar as imagens e as explicações dos colegas. Se possível, leve para a sala de aula o mapa do Brasil e do Mundo Político, os mesmos poderão ser utilizados pelos alunos para localizar os lugares apresentados nas imagens; ou acessem o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que disponibiliza alguns mapas.

 

 link ibge teen

 Imagem: Página inicial IBGE Teen 

Fonte: http://teen.ibge.gov.br/ibgeteen/

Acesso em: 19 de maio de 2011 

 

Solicite aos alunos que, durante as apresentações, observem as imagens com atenção, assim será possível realizar as atividades seguintes e promover discussões.

2. Sugira que observem:

a. Os elementos naturais que são apresentados nas imagens?

b. Qual imagem chamou mais atenção? Justifique.

c. Alguma das imagens apresentadas se parece com o lugar em que você vive?

d. Em quais paisagens é mais fácil viver? E mais difícil? Procure refletir sobre o motivo.

3. Promova uma discussão sobre as observações que foram realizadas.

 

ATIVIDADE 5 

Professor(a), solicite aos alunos que acessem o endereço web http://teen.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/florestas/situacao.html e que leiam o texto Nossa situação é única que apresenta um panorama sobre as florestas no Brasil. Tal texto poderá ser um provocador de reflexões para que observem com o olhar crítico a paisagem do lugar em que moram e reflitam sobre as mudanças na paisagem. Depois, retomem as imagens do Google Earth da cidade/distrito em que o aluno mora e responda as questões a seguir.

 

 1. Acesse no Google Earth a imagem da cidade/distrito em que mora no endereço web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html. Depois, no caderno, responda as questões a seguir:

a. Para você, a paisagem da cidade/município em que você mora sempre foi assim? 

b. Como você pensa que era a paisagem do lugar em que você mora?

c. Liste os elementos naturais que você identifica na paisagem do lugar em que você mora.

d. Que alterações você observa na paisagem da cidade/município em que você mora?

e. Para você, quais são os pontos positivos provocados pela alteração da paisagem do lugar em que você mora? Justifique.

f. E os pontos negativos provocados pela alteração da paisagem do lugar em que você mora? Por quê?

g. As alterações da paisagem do lugar em que você mora podem provocar problemas no Meio Ambiente e na qualidade de vida da população? Justifique sua resposta.

h. Para você, como seria possível resolver tais problemas?  

i. Pesquise na internet sobre qual é o tipo de vegetação original do lugar em que moram. Depois, identifique a situação atual da vegetação.

Sugerimos que a pesquisa seja feita em sites de busca ou no IBGE Teen no endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm

Professor(a), solicite aos alunos que utilizando o site do IBGE pesquisem mapas que mostram a vegetação original e a atual. Assim, os alunos terão a dimensão das mudanças na paisagem do lugar em que moram. Espera-se que, com esta atividade, os alunos percebam a presença dos elementos naturais nas paisagens e entendam que as alterações ocorrem nas diferentes paisagens e com intensidades variadas. Ao refletir sobre os problemas ambientais vale ressaltar que a ausência de planejamento pode provocar e aumentar os problemas no Meio Ambiente o que interfere na qualidade de vida da população.   

Recursos Complementares
Professor(a), caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre as categorias de análise da Geografia, sugerimos que acesse:
 
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da geografia. Hucitec.São Paulo 1988. Introdução do livro.
Acesso em 05 de abril de 2011.
 
SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço Geográfico Uno e Múltiplo.
Acesso em 05 de abril de 2011.
Avaliação

Ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de identificar e analisar as paisagens naturais;  
  3. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;  
  4. A produção do texto solicitado, a organização do álbum de imagens e a apresentação;
  5. A possibilidade de reconhecer os impactos provocados pela alteração da paisagem natural;
  6. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.