25/05/2011
Misturas homogêneas e heterogêneas
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Relações ecológicas entre indivíduos da mesma espécie.
Atividade 1- Discussão a partir de uma fábula
Como motivação para o estudo do tema sugerimos que o professor utilize a imagem apontada a seguir. O professor deverá salvar previamente a imagem em seu computador UCA, usando o aplicativo "kpaint" ou o "kpresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Imagem disponível em: http://www.textolivre.com.br/images/stories/cigarra%20e%20formiga.bmp. Acessado em 14/04/2011.
O professor deverá promover um diálogo com os alunos a respeito da imagem buscando em suas falas as referências sobre a fábula "A cigarra e a formiga".
Após essa conversa inicial, o professor deverá apresentar uma versão dessa fábula, como a indicada a seguir. O professor deverá salvar previamente a imagem em seu computador UCA, usando o aplicativo "kpaint" ou o "kpresenter" (similares ao "Paint" e ao "PowerPoint" do Windows, respectivamente). Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_cApN3ZKNeVA/SfJPMIbytrI/AAAAAAAAAkg/oqiMdZ6oG-g/s1600-h/A+CIGARRA+E+FORMIGA+3.JPG. Acessado em 14/04/2011.
Após uma primeira leitura da fábula, o professor deverá explorar seu conteúdo por meio de um diálogo com vistas à explicitação das representações sociais que se tem da formiga: trabalhadeira; vive em grupos; são unidas; trabalho em conjunto; distribuição de tarefas; comunicam entre si etc.
Depois dessa exploração da fábula, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de três para a discussão e registro das questões propostas a seguir. Esse registro deverá ser feito no "kword", num documento que deverá ser salvo com o nome "formigas". Ao final do estudo do tema, o grupo deverá retomar essas questões e elaborar um texto no qual confrontem seus conhecimentos prévios com os novos conhecimentos construídos ao longo do processo. Deverão avaliar o que já sabiam, os conhecimentos que foram acrescentados e os que foram revistos e reconstruídos. Dessa forma os alunos poderão fazer uma auto avaliação e o professor poderá avaliar essa construção do conhecimento.
Questões para discussão
Proposta de interdisciplinaridade - Essa fábula poderá ser trabalhada em maior profundidade pelos professores de Língua Portuguesa e de Filosofia, numa perspectiva interdisciplinar. O professor de Língua Portuguesa poderá explorar aspectos como: gênero literário; autor; época; versões e interpretação de texto. O professor de Filosofia poderá trabalhar as mensagens transmitidas pela fábula.
Atividade 2- Discutindo vídeos
O professor deverá reorganizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir os filmes sugeridos a seguir. Para que os alunos possam assistir aos vídeos, cada um poderá acessar diretamente a internet de seu computador UCA. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente os vídeos em seu computador UCA, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Vídeos: O mundo secreto das formigas. Partes 1 e 2.
Parte 1- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nxj3aYZqscA&NR=1. Acessado em 14/04/2011.
Parte 2- Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JKVZvNOun40&feature=related. Acessado em 14/04/2011
Cada grupo de alunos deverá assistir aos vídeos e discuti-los a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los. Cada grupo deverá digitar o texto no "kword" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.
Itens para discussão
Atividade 3 - Pesquisa na internet
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática, o professor deverá distribuir os alunos em cinco grupos para que possam fazer uma pesquisa na internet sobre os temas listados a seguir, seguidos dos endereços para acesso. Deverá também fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Cada aluno poderá acessar o endereço de seu computador, fazendo a leitura de todo o texto e, em seguida, registrando aquilo que considerar mais importante. Em seguida, o grupo discute os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador UCA, utilizando o kword.
Imagem disponível em: http://www.postmania.org/wp-content/uploads/2007/12/formigas.jpg. Acessado em 14/04/2011.
1- Organização social das formigas
http://ciencia.hsw.uol.com.br/formiga3.htm. Acessado em 14/04/2011.
http://www.ibaraki.com.br/formiga-a-organizacao-social-das-formigas.htm. Acessado em 14/04/2011.
http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-danos-causados-ao-homem.htm. Acessado em 14/04/2011.
http://www.youtube.com/watch?v=gjna7MnPKrI. Acessado em 14/04/2011.
http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=12419. Acessado em 14/04/2011.
http://www.ceplac.gov.br/Laboratorios/mirmecologia/htmlFormiga/papel.html. Acessado em 14/04/2011.
http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-diversidade-de-especies-importancia-ecologica.htm. Acessado em 14/04/2011.
http://www.ceplac.gov.br/Laboratorios/mirmecologia/htmlFormiga/comunicacao.html. Acessado em 14/04/2011
http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/comunic_formigas.php. Acessado em 14/04/2011
http://www.ibaraki.com.br/formiga-as-formigas-como-pragas.htm. Acessado em 14/04/2011
http://www.ibaraki.com.br/formiga-metodos-de-controle-dedetizacao-de-formigas.htm. Acessado em 14/04/2011
http://www.ibaraki.com.br/formiga-formigas-domesticas.htm. Acessado em 14/04/2011
http://www.fazfacil.com.br/saude/formigas.html. Acessado em 14/04/2011.
Terminados os registros, o grupo deverá montar uma apresentação do conteúdo pesquisado utilizando o "kpresenter" disponível em seu computador. Imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "kpaint" e utilizadas na apresentação. As apresentações deverão ser salvas em "pen-drives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização dessas informações por cada grupo. Propomos uma organização no formato de um seminário, onde cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Formiga. Acessado em 14/04/2011
http://www.biologico.sp.gov.br/noticias.php?id=47. Acessado em 14/04/2011.
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/2831/acidentes-e-intoxicacoes-picadas-de-formigas. Acessado em 14/04/2011.
http://educacao.uol.com.br/biologia/formigas-divisao-de-tarefas-e-cooperacao-fazem-parte-da-vida-de-insetos.jhtm. Acessado em 14/04/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: o trabalho proposto na atividade 1; os textos produzidos pelos grupos a partir dos vídeos (atividade 2); as pesquisas e as apresentações no seminário (atividades 3, 4 e 5)
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2011
Cinco estrelasÓtimo trabalho professores... irei aplicá-lo!!! Grande abraço
25/05/2011
Cinco estrelasÓtimo, o trabalho desenvolvido com os detalhes da forma como foi feito pode proporcionar ótimas aulas de ciências, de sociologia e também de filosofia. Selma, Parabéns pela montagem e pelo seu espírito didático. Um Abraço, Antonio