Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O início da Era Vargas e a Constituição de 1934 - UCA

 

23/05/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar os primeiros anos do período conhecido como Era Vargas.
  • Analisar e debater aspectos da Constituição de 1934.
  • Discutir a questão dos direitos civis e políticos no Brasil da primeira metade dos anos 30.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • República Velha
Estratégias e recursos da aula

Professor!

Para as atividades propostas nesta aula, cada aluno deverá estar conectado à Rede Mundial de Computadores. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao projeto UCA (um computador por aluno).

-

 Atividade I- Getúlio Vargas em imagens

Nesta atividade, analisaremos algumas imagens com o objetivo de desvendar aspectos do personagem histórico que presidiu o Brasil entre 1930 e 1945. Este período da história brasileira é conhecido como "Era Vargas".

Dinâmica sugerida:

  • Cada aluno irá localizar as imagens por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Discutir as questões propostas para cada imagem.

-

IMAGEM 1 - "Getúlio Vargas: herói do povo e ídolo das crianças"

Disponível no blog "Um novo olhar da História": http://tudoehistory.blogspot.com/2010/09/80-anos-da-era-vargas.html

 imagem 1

 

Analisar a imagem debatendo questões tais como:

  1. Você sabe quem é o personagem histórico adulto presente na imagem?
  2. Sabe de qual período da história do Brasil este personagem participou?
  3. Leia o título da imagem  e faça um levantamento inicial  de hipóteses que poderiam explicar, em sua opinião, por que Getúlio Vargas era tratado como "herói do povo e ídolo das crianças".
  4. Agora, acesse o link do site InfoEscola: http://www.infoescola.com/politica/populismo/; leia o texto intitulado "Populismo" e responda: a fonte consultada confirma ou não as suas hipóteses iniciais? Justifique.

-

-

IMAGEM 2 - "77 anos do Ministério do Trabalho e Emprego (2007)"

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_4wcAZdZ8XtM/TSOvbEDd49I/AAAAAAAAArs/kNQE0UZwo7I/s1600/GETULIO+VARGAS1.jpg

imagem 2

 

Analisar a imagem debatendo questões tais como:

  1. Você reconhece o personagem histórico que aparece na imagem? Quem é?
  2. Qual é a relação do personagem com o Ministério do Trabalho e Emprego? Para responder a esta questão, acesse o link do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PoliticaSocial/MinisterioTrabalho
  3. Qual é a função desse ministério?

-

-

IMAGEM 3 - "Vargas ampara trabalhadores"

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_0Wc9EX9EBa0/SwtKgjfU7_I/AAAAAAAAAC0/Y-VGnMVz5GI/s1600/get%C3%BAlio+vargas.jpg

imagem 3

-

Analisar a imagem debatendo questões tais como:

  1. Descreva o que você vê na imagem.
  2. Esta imagem tem alguma relação com as imagens anteriores? Explique.
  3. Em sua opinião, por que a foto do personagem histórico aparece em destaque, logo acima da frase?

-

* Recomenda-se que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade de interpretação das imagens, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no editor de texto do computador).

-

Atividade II- A ascensão de Getúlio e o começo da Era Vargas

-

A Era Vargas

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_S6Wtb7eR30U/TGWZGrzrVxI/AAAAAAAAAbQ/Krk1l5LEoy8/s400/ERA_VARGAS.jpg

-

Nesta atividade propõe-se uma pesquisa na Rede Mundial de Computadores que dê conta das seguintes dúvidas:

  • Como se deu a ascensão de Getúlio Vargas ao poder no Brasil em 1930?
  • Quais forças políticas apoiaram Vargas nessa empreitada?
  • Quais foram as realizações do presidente nos primeiros anos de mandato?
  • Quais acontecimentos históricos marcaram os primeiros anos da chamada Era Vargas?

-

Sugerimos a seguinte dinâmica para desenvolvimento e socialização da atividade proposta:

ETAPA 1 - pesquisa

  1. Os alunos devem ir ao Google (www.google.com.br) e realizar buscas tendo como palavras-chave "Era Vargas".
  2. Em seguida, os alunos realizam a pesquisa individualmente, analisando e selecionando aqueles textos/matérias mais relevantes.
  3. Cada aluno irá anotar no caderno os aspectos essenciais de cada texto/matéria de Internet, e seu respectivo link de acesso.
  4. O professor também poderá sugerir alguns links, como estes que trazemos abaixo:

-

-

  • entrevista com o historiador Boris Fausto sobre a "Revolução de 30", que levou Getúlio Vargas ao poder - http://cpdoc.fgv.br/revolucao1930/ecos. (A entrevista está dividida em 5 partes; recomendamos a Parte 4; para assistir clique na imagem logo abaixo do subtítulo "A Revolução de 1930".

-

-

ETAPA 2 - socialização da pesquisa

As informações levantadas pelos alunos podem ser socializadas por meio de:

  1. Debate em sala sob orientação do professor, a partir daquelas dúvidas apontadas para a realização da pesquisa.
  2. Confrontamento de dados e informações acerca do assunto em foco.
  3. Compartilhamento de links de acesso entre os alunos.

-

* Cabe ao professor solicitar aos alunos a entrega, por escrito e em folha separada, de um RELATÓRIO FINAL, contendo resultados da pesquisa individual, bem como reflexões presentes no momento da socialização. Neste relatório é indispensável a relação dos links de pesquisa utilizados.

Uma opção interessante é o alunos enviarem os relatórios por e-mail ao professor, já que estarão conectados e utilizando o computador. Também é indicada uma atividade onde os alunos criem e-mails (se ainda não tiverem) para contatos entre a turma.

-

** Antes da próxima atividade, um exercício interessante seria os alunos analisarem novamente as imagens da Atividade I, agora respaldados pelo conhecimento adquirido e pelas reflexões da Atividade II.

-

Atividade III- A Constituição de 1934

Durante a atividade anterior, certamente os alunos se depararam com textos/matérias de Internet que abordavam a promulgação da Constituição de 1934, acontecimento que marcou os primeiros anos da Era Vargas.

Nesta atividade analisaremos certos aspectos daquela Constituição, cuja foto de capa vemos a seguir:

http://3.bp.blogspot.com/_g4vmA9mI9lA/TKdLVwdCDRI/AAAAAAAABhc/0rOwvuM5yF0/s320/img.jpg

Disponível em: http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_49_constituicao34.jpg

-

ETAPA 1- sobre o conceito de "constituição"

Antes da análise do documento de época, os alunos devem buscar na Internet o significado e sentido de uma Constituição.

Indicamos este link da Wikipédia - a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o

Recomenda-se que o conceito seja registrado no caderno.

-

ETAPA 2- análise da Constituição de 1934

Adiante, clicar no link que traz a Constituição de 1934 transcrita na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm

Realizar a leitura de parte do documento, especificamente dos dois capítulos do TÍTULO III - Da Declaração de Direitos:

  • Capítulo I - Dos Direitos Políticos
  • Capítulo II - Dos Direitos e das Garantias Individuais

-

Analisar os dois capítulos do Título III, buscando responder questões tais como:

  1. Quais as pessoas são consideradas cidadãos brasileiros na Constituição de 1934?
  2. Quais as pessoas são consideradas eleitoras, isto é, habilitadas ao exercício do voto?
  3. E quais estão inabilitadas a votar?
  4. Analise os itens 1 e 2 do Art. 113.
  5. Localize o item que reza sobre a questão religiosa.
  6. Após ler os 38 itens do Capítulo II, selecione 5 que você considera mais importantes e justifique.

-

* É essencial que as questões acima sejam registradas e respondidas no caderno, assim como discutidas em sala de aula.

-

Atividade IV- Socializando o conhecimento produzido

http://www.techguru.com.br/wp-content/uploads/2010/11/youtube.jpg

Disponível em: http://www.techguru.com.br/wp-content/uploads/2010/11/youtube.jpg

-

Como forma de organização e exposição do conhecimento produzido nesta aula, sugerimos a produção de um vídeo com fotos e narrações, a ser postado no YouTube e que aborde pelo menos os seguintes pontos:

  1. A Revolução de 30 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.
  2. Os acontecimentos históricos que marcaram os primeiros anos da Era Vargas.
  3. A Constituição de 1934 e a questão dos direitos civis e políticos no Brasil no começo anos 30.

-

O vídeo pode ser uma produção da turma, ou de grupos montados dentro da turma, de acordo com critérios do professor.

-

Para saber como criar vídeos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html.

Para saber como postar vídeos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/

-

Recursos Complementares

outros SITES e/ou LINKS indicados:

-

-

-

Vídeo também indicado:

"A Era Vargas", parte da série História do Brasil por Bóris Fausto, documentário exibido pela TV ESCOLA em 2002.

DUAS possibilidades de acesso ao vídeo:

1- Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862

-

2- O vídeo também se encontra dividido em três partes no YouTube, por meio dos links abaixo:

-

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da capacidade de análise das imagens, da realização de tarefas propostas e registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.