23/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Professor!
-
Nesta atividade, analisaremos algumas imagens com o objetivo de desvendar aspectos do personagem histórico que presidiu o Brasil entre 1930 e 1945. Este período da história brasileira é conhecido como "Era Vargas".
Dinâmica sugerida:
-
IMAGEM 1 - "Getúlio Vargas: herói do povo e ídolo das crianças"
Disponível no blog "Um novo olhar da História": http://tudoehistory.blogspot.com/2010/09/80-anos-da-era-vargas.html
Analisar a imagem debatendo questões tais como:
-
-
IMAGEM 2 - "77 anos do Ministério do Trabalho e Emprego (2007)"
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_4wcAZdZ8XtM/TSOvbEDd49I/AAAAAAAAArs/kNQE0UZwo7I/s1600/GETULIO+VARGAS1.jpg
Analisar a imagem debatendo questões tais como:
-
-
IMAGEM 3 - "Vargas ampara trabalhadores"
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_0Wc9EX9EBa0/SwtKgjfU7_I/AAAAAAAAAC0/Y-VGnMVz5GI/s1600/get%C3%BAlio+vargas.jpg
-
Analisar a imagem debatendo questões tais como:
-
* Recomenda-se que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade de interpretação das imagens, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no editor de texto do computador).
-
-
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_S6Wtb7eR30U/TGWZGrzrVxI/AAAAAAAAAbQ/Krk1l5LEoy8/s400/ERA_VARGAS.jpg
-
Nesta atividade propõe-se uma pesquisa na Rede Mundial de Computadores que dê conta das seguintes dúvidas:
-
Sugerimos a seguinte dinâmica para desenvolvimento e socialização da atividade proposta:
ETAPA 1 - pesquisa
-
-
-
-
ETAPA 2 - socialização da pesquisa
As informações levantadas pelos alunos podem ser socializadas por meio de:
-
* Cabe ao professor solicitar aos alunos a entrega, por escrito e em folha separada, de um RELATÓRIO FINAL, contendo resultados da pesquisa individual, bem como reflexões presentes no momento da socialização. Neste relatório é indispensável a relação dos links de pesquisa utilizados.
Uma opção interessante é o alunos enviarem os relatórios por e-mail ao professor, já que estarão conectados e utilizando o computador. Também é indicada uma atividade onde os alunos criem e-mails (se ainda não tiverem) para contatos entre a turma.
-
** Antes da próxima atividade, um exercício interessante seria os alunos analisarem novamente as imagens da Atividade I, agora respaldados pelo conhecimento adquirido e pelas reflexões da Atividade II.
-
Durante a atividade anterior, certamente os alunos se depararam com textos/matérias de Internet que abordavam a promulgação da Constituição de 1934, acontecimento que marcou os primeiros anos da Era Vargas.
Nesta atividade analisaremos certos aspectos daquela Constituição, cuja foto de capa vemos a seguir:
Disponível em: http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_49_constituicao34.jpg
-
ETAPA 1- sobre o conceito de "constituição"
Antes da análise do documento de época, os alunos devem buscar na Internet o significado e sentido de uma Constituição.
Indicamos este link da Wikipédia - a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o
Recomenda-se que o conceito seja registrado no caderno.
-
ETAPA 2- análise da Constituição de 1934
Adiante, clicar no link que traz a Constituição de 1934 transcrita na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm
Realizar a leitura de parte do documento, especificamente dos dois capítulos do TÍTULO III - Da Declaração de Direitos:
-
Analisar os dois capítulos do Título III, buscando responder questões tais como:
-
* É essencial que as questões acima sejam registradas e respondidas no caderno, assim como discutidas em sala de aula.
-
Disponível em: http://www.techguru.com.br/wp-content/uploads/2010/11/youtube.jpg
-
Como forma de organização e exposição do conhecimento produzido nesta aula, sugerimos a produção de um vídeo com fotos e narrações, a ser postado no YouTube e que aborde pelo menos os seguintes pontos:
-
O vídeo pode ser uma produção da turma, ou de grupos montados dentro da turma, de acordo com critérios do professor.
-
Para saber como criar vídeos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html.
Para saber como postar vídeos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/
-
-
-
-
"A Era Vargas", parte da série História do Brasil por Bóris Fausto, documentário exibido pela TV ESCOLA em 2002.
DUAS possibilidades de acesso ao vídeo:
1- Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862
-
2- O vídeo também se encontra dividido em três partes no YouTube, por meio dos links abaixo:
-
-
-
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da capacidade de análise das imagens, da realização de tarefas propostas e registros produzidos nas atividades da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!