27/04/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
O professor deve trabalhar as questões do preconceito racial, racismo, discriminação, machismo e violência doméstica, motivando o aluno a tomar posição e argumentar sobre situações complexas.
1ª Aula: A introdução deve ser feita pelo professor, com algumas inquietações sobre o assunto que motivem a interação entre o professor e os alunos. Ex: Quem já ouviu falar na Lei Maria da Penha? Observar quem já ouviu e quem ainda não ouviu falar e provocar uma rápida discussão sobre esta pergunta.
Em seguida, encaminhar a turma para o laboratório de informática, dividida em 6 grupos, em torno de 5 ou 6 alunos, usando computadores, internet, impressora e pendrive. Pedir que acessem o texto da Lei Maria da Penha: do papel para a vida, disponível no link http://www.assufba.org.br/legis/leimariadapenha.pdf, para conhecer o teor da Lei, pesquisar e tirar dúvidas, em dúplas, ou trios. Pode-se imprimir ou colocar em pendrive para futuras leituras. Os alunos ficam livres para pesquisarem em outros sites, a fim de enriquecerem seus conhecimentos, e elaborarem seus trabalhos propostos.
Grupo 1. A história da Lei Maria da Penha. Disponível em: http://www.mariadapenha.org.br/a-lei/a-historia-da-maria-da-penha
Grupo 2. Histórias reais. Disponível em: http://www.mariadapenha.org.br/historias-reais/
Grupo 3. Como podemos te ajudar. Disponível em: http://www.mariadapenha.org.br/sobre/subcategoria1/
Grupo 4. Perguntas mais frequentes. Disponível em: http://www.mariadapenha.org.br/a-lei/perguntas-mais-frequentes
Grupo 5. Missão e Ação da Lei. Disponível em: http://www.mariadapenha.org.br/a-ame/atuacao
Grupo 6. O que mudou com a Lei 11.340? Disponível em: http://www.leimariadapenha.com/
Imagem 1- capa da cartilha da Lei Maria da Penha: do papel para a vida,
Disponível em: http://www.assufba.org.br/legis/leimariadapenha.pdf
2ª Aula: Retomar com os 6 grupos para a discussão. Cada grupo com um líder, para cronometrar o tempo e um secretário para anotar as falas mais importantes, que poderão ser uteis nas apresentações dos trabalhos. Cada grupo vai escolher o que fazer, nas seguintes propostas de produção textual ou apresentação lúdica, como atividade: poesia, reportagem, paródia, jogral, palavras-cruzadas, entrevista, resgate histórico, dramatização, júri simulado, questionário painel ou mural.
As atividades não poderão ser repetidas. Dependendo da atividade, o grupo escolhe os tipos de tecnologias e mídias adequadas para a elaboração e apresentação do trabalho. Para aprofundar as discussões pode-se acessar o site Território Mulher, para assistir à entrevista de Ana Maria C. Bruni, disponível em http://www.territoriomulher.com.br/index.asp?!=5/8/2007 e responder às 5 questões a seguir.
Atividade discussiva: o professor deve organizar as equipes por ordem, e assumir o papel de intermediador entre as mesmas. Cronometrar o tempo, para evitar que umas falem mais e outras falem menos. Organizar as perguntas e respostas de forma que todos perguntem, respondam e entendam.
1. Quais são as principais causas de agressões contra mulheres?
2. Por que existem homens que agridem mulheres?
3. Por que existem maridos que agridem as próprias esposas?
4. As mulheres estão superando preconceitos?
5. É melhor educar a sociedade para evitar violência ou construir presidios para punir agressores?
Após as discussões, os grupos se reunirão para elaborar cada um seu script, que deverá ser entregue ao professor antes das apresentações, esse, servirá de orientação para o professor nas avaliações. O professor observará se as atividades apresentadas estão de acordo com o conteúdo do script. Concluir o horário com o filme com a entrevista de Ana Maria C. Bruni.
Imagem 2- Imagem do vídeo com a entrevista de Ana Maria C. Bruni,
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wRTS4Dc3ZMQ
Para a 2ª aula o professor deve prevenir-se com 2 horários, para evitar interrupção das atividades.
3ª Aula: Em dois horários seguidos serão apresentados os trabalhos por equipe, para outras turmas convidadas, podendo também convidar pessoas da comunidade, como organizações de mulheres, diretores, professores, funcionários da escola etc. Cada equipe deve estar preparada com seus materiais confecionados e os recursos tecnológicos necessários. Ex: o grupo que escolheu paródia, deve ter preparado seu microssystem, CD, ou pendrive; o que escolheu o mural deve usar recortes, fotografias, pinturas, cartolina, lápis de cera ou de cores; o que escolheu dramatização, deve ter ensaiado e está pronto para apresentar, etc.
Computador/Internet
Impressora/Papel
Pendrive
Microssystem
Caixa de som/Microfone
Câmera digital
Datashow
Cartolina/Cola
Pinceis/Lápis de cores
Fotografias/Recortes
Na avaliação, o professor deverá levar em conta o envolvimento das equipes, quanto ao empenho, criatividade nas apresentações, socialização, segurança nas discussões, tomada de posição sobre o assunto e entrega dos scriptes de cada trabalho elaborado de acordo com o aprofundamento do tema.
Para cada trabalho apresentado e entregue, o professor deve verificar o nível de conhecimento alcançado por aluno e pelo grupo. Observar se nas falas os alunos estão dispostos a contribuir, direta ou indiretamente, com a diminuição da violência contra mulheres.
O professor de Artes, deve levar em conta também a confeção de adereços, murais, pinturas, paineis e a dramaturgia. Entre outros aspectos afins apresentados.
Cinco estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/11/2014
Cinco estrelasParabéns , pelo magnífico trabalho. Será muito útil para ministrar uma aula.
24/01/2012
Cinco estrelasÉ uma sequência didática bastante interessante, diversificada, dinâmica. Gostei da possibilidade de variar os gêneros textuais na apresentação dos trabalhos dos alunos. Temáticas polêmicas devem ser trabalhadas em sala de aula. O estudo da Lei Maria da Penha é fundamental, pois muitos a conhecem só de ouvir falar e há muita gente sofrendo por falta de conhecimento. O envolvimento com os artigos promove apropriação do conteúdo da Lei, fundamentando o trabalho dos alunos. Parabéns, Professor!
18/09/2011
Cinco estrelasFranciso, A sua aula ficou excelente,neste exato momento estou trabalhando com o video lançado pela tv escola:Silêncio das inocentes.Pra ficar melhor vou aproveitar a sua aula para sistematizar o conteúdo. Parabéns! Marcio Miranda
17/05/2011
Cinco estrelasAchei muito interessante para orientar nossos familiares e trabalhar esse conteúdo com nossos alunos e pais de alunos também.
10/05/2011
Cinco estrelasGostei muito, amei a sugetaõ das aulas com essa temática, pois é um assunto que todas as pessoas deveriam conhecer, por isso, vou trabalhar com os meus alunos. Ok!
30/04/2011
Cinco estrelasComentário do autor: Toda a sociedade sabe que educar é um processo contínuo e, por não nos preocuparmos com isso, pagamos muito caro pela nossa própria ignorância. É com esse intuito que tento ser um colaborador na educação dos nossos jovens que formarão as futuras famílias. Que sejam famílias de bem. Caso contrário, nosso país não terá mais lugar, em pouco tempo, para a construção de cemitérios e presidios.
28/04/2011
Cinco estrelasFrancisco Sua aula vai oportunizar a quebra de muitos preconceitos, assim como um alerta e informação aos jovens para a realidade social da mulher hoje no Brasil. Material de pesquisa muito bom... parabéns e continue assim, e quando precisar, é só contar com a gente. Grande beijo