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Aprendendo a ler mapas – UCA.

 

16/05/2011

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o que são mapas;
  • Conhecer as principais convenções cartográficas para a elaboração de um mapa;
  • Identificar os principais elementos que devem estar presentes para leitura do mapa.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de paisagem e lugar; Orientação e localização.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens e vídeos.

 

Atividade 1 – Trabalhando com diferentes tipos de mapa

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet acesse o site abaixo, conforme mostra a tela a seguir:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm. Acessado em: 07/04/2011.

 

Imagem 1

Figura 1- Imagem disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm. Acessado em: 07/04/2011.

 

Durante a pesquisa o aluno irá acessar o atlas escolar e visualizar os mapas político, físico e da malha municipal.

Para o desenvolvimento da pesquisa o professor irá levantar alguns questionamentos e solicitar aos alunos que os respondam no editor de textos de seu laptop, sendo eles: 

  • Você conhece esses mapas?
  • Já usou algum desses mapas? Se sim em qual situação?
  • O que é apresentado em cada mapa?
  • Em sua opinião para que serve estes mapas?

 

Ao término da atividade, cada aluno deverá colocar suas observações a respeito dos mapas e responderem as questões propostas. Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando todos os alunos sem exceção expor suas ideias. Em seguida fazer o fechamento do debate, com o objetivo de solucionar os questionamentos levantados no início da atividade.

 

Atividade 2 – Conhecendo os elementos presentes em um mapa

 

Obs.: Para o desenvolvimento desta atividade o professor poderá solicitar aos alunos que usem seus laptops, ou se for possível utilizem um projetor de imagens. 

Na realização desta atividade o aluno irá observar as imagens inseridas abaixo e compará-las com os mapas analisados na atividade anterior.  

Para isso, o professor deverá fazer os seguintes questionamentos: 

  • As imagens abaixo estavam presentes nos mapas?
  • Se sim. Quais delas estavam?
  • Vocês sabem o que elas querem dizer?

 

Localização

 

Imagem 4 

Figura 2– Imagem disponível em: http://civileiros.blogspot.com/2010/11/orientacao-norte-sul.html. Acessado em: 07/04/2011.

 

Legenda

 

Imagem 2

Figura 3- Imagem disponível em: http://www.brasil-turismo.com/mapas/rs-legenda.htm. Acessado em: 07/04/2011.

 

Escala

 Image 3

Figura 4– Imagem disponível em: http://geobarreiros.blogspot.com/2010_04_11_archive.html. Acessado em: 07/04/2011.

 

Após o debate sobre as questões colocadas anteriormente, o professor deverá trabalhar os conceitos destes elementos citados e sua importância para o uso dos mapas. Ressaltar ainda que para elaboração de um mapa segue algumas normas, estas chamadas de “Convenções Cartográficas”.

Sendo assim, para aprofundar estas questões e tendo como objetivo de ensino aprendizagem a participação do aluno na construção do seu conhecimento, o professor irá solicitar que a turma realize uma pesquisa através do laptop interligado à internet acessando o link abaixo, conforme mostra a tela a seguir:

http://www.blogintellectus.com.br/geografia/index.php/2011/03/cartografia-mapa-tipos-e-elementos/. Acessado em: 07/04/2011.

Imagem 5 

Figura 4 – Imagem disponível em: http://www.blogintellectus.com.br/geografia/index.php/2011/03/cartografia-mapa-tipos-e-elementos/. Acessado em: 07/04/2011.

 

Para realização da atividade o aluno irá fazer a leitura silenciosa dos itens contidos na página da pesquisa, refletir sobre os conceitos apresentados e escrever o que ele entendeu no editor de textos de seu laptop.

 

Atividade 3 – Escalas

 

Para iniciar esta atividade o professor irá solicitar que a turma se divida em grupos de três alunos e cada grupo irá assistir aos vídeos presentes nos links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Q66eulFye1Y. Acessado em: 07/04/2011.

http://www.youtube.com/watch?v=GJzezd1Ogho&feature=related. Acessado em: 07/04/2011.

 

Na sequência, o professor deverá pedir para cada grupo discutir o tema que foi apresentado nos vídeos e redigir um texto, fazendo suas considerações sobre o tema no editor de textos de seu laptop.  

Após o grupo escrever o texto sobre o vídeo, cada aluno irá apresentar para o colega de seu grupo o texto que fez na atividade anterior, e os alunos a partir da leitura dos textos dos colegas irão construir um único texto sobre o assunto. Ao termino da atividade cada grupo irá apresentar para sala o trabalho realizado.

Cabe ao professor fazer o fechamento da atividade e esclarecer as dúvidas que forem surgindo durante a realização do trabalho e na conclusão das apresentações.

Recursos Complementares
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
 

http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=506. Acessado em: 07/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://www.aesap.edu.pt/Geografia/elementosmapa.htm. Acessado em: 07/04/2011. Contém informações para auxiliar o professor;

http://www.blogintellectus.com.br/geografia/index.php/2011/03/cartografia-mapa-tipos-e-elementos/. Acessado em: 07/04/2011. Contém informações sobre o tema da aula;

www.youtube.com.br. Acessado em: 07/04/2011. Neste site o professor encontrará o vídeo que será usado na aula.

Avaliação

O processo de avaliação será realizado da seguinte forma:

O aluno irá acessar o site do IBGE Teen, disponível no link abaixo, entrar no link Brasil (estados e regiões), fazer o download do mapa no seu laptop e seguir o roteiro para o desenvolvimento das atividades.

1- Escrever no mapa salvo no laptop os elementos fundamentais de um mapa, dentre esses título, legenda, localização e escala (lembrando que a escala será somente representativa);

2- Conceituar cada elemento;

3- Fazer um relatório sobre o que entendeu da aula.

4- Salvar todas as atividades e encaminhar por email para o professor.

Obs.: Os links representados abaixo serão utilizados durante a avaliação.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 07/04/2011.

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em 07/04/2011.

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