16/05/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
A aula acontecerá no pátio da escola ou, preferencialmente, em outro ambiente da escola que não seja a sala de aula.
Imagem disponível em:
Com os laptops em mãos, os alunos serão orientados pela professora a pensarem na seguinte afirmação:
"A escola passará por reformas no pátio." |
Em seguida, o professor solicitará aos estudantes que criem um vídeo para dizer quais serão as reformas. Para a criação do vídeo, basta os alunos acessarem o ícone "Câmera" (wxCam) no desktop. É importante verificar a habilitação do microfone.
Para mais informações sobre o programa, basta acessar o link do Portal do Professor - "Um computador por aluno": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html
Serão oferecidos nestas páginas muitos links que poderão ajudar o professor a melhorar seu conhecimento sobre o laptop e seus programas. Ou ainda, acesse o Portal Metasys Classmate: http://www.metasys.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=255&Itemid=140&lang=pt
Importante: professor, no momento da gravação, deixe os alunos à vontade para a verbalização de proposta de reforma do pátio.
Depois de salvo o arquivo da gravação, os alunos assistirão a si próprios e farão as anotações em seus cadernos, conforme itens descritos abaixo:
sim | não | |
1. presença de verbos no futuro. | ||
indicativo | subjuntivo | |
2. modo dos verbos no futuro. | ||
indicativo | subjuntivo | |
3.sentido de cada verbo no futuro. |
*Os alunos deverão anotar todos os verbos no futuro e explicar cada um. Se necessário, o professor deverá ajudá-los nesta tarefa.
Atividade 2
Depois de pronta a tabela acima, o professor discutirá oralmente com a turma:
O professor deverá orientar os alunos na discussão, levando-os a perceberem os efeitos de sentido dos verbos no futuro.
Aula 2
Atividade 1
Imagem disponível em:
Agora, os alunos farão outro vídeo, mas pensando na reforma do pátio como algo que querem muito, mas impossível acontecer porque não há recurso financeiro disponível. Assim, o professor orientará os alunos a iniciarem a gravação com a seguinte frase:
A intenção dessa gravação é que os alunos utilizem o tempo no futuro do pretérito no modo indicativo.
Ao final da gravação, o professor pedirá aos alunos para trocarem entre si os laptops, a fim de os colegas assistirem uns aos outros e comentarem os vídeos e as propostas de reforma do pátio.
Atividade 2
De posse das duas gravações, os alunos terão de compará-las e criar um vídeo sobre os efeitos de sentido do uso de verbos no tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo.
Aula 3
Atividade
O professor organizará com a turma a avaliação dos vídeos produzidos para explicar os efeitos de sentido do tempo futuro. Para tanto, cada aluno deverá exibir seu vídeo para os colegas e este será avaliado individualmente com base nos seguintes critérios:
Importante: professor, é importante aconselhar seus alunos para uma avaliação "madura" em que se avalie, preferencialmente, o vídeo assistido e que, portanto, qualquer tipo de interferência de outra natureza deve ser descartada a fim de a avaliação ser a mais justa possível.
Após a avaliação anônima dos colegas sobre os vídeos assistidos, o professor recolherá os itens analisados e os retornará ao avaliado. Essa atividade permitirá autorreflexão por parte do avaliado perante a postura da classe em relação ao seu desempenho.
Nos links abaixo há muitas informações que ajudarão o professor em sua tarefa de ensinar.
Para leitura do professor:
http://www.celsul.org.br/Encontros/06/Individuais/173.pdf
http://www.aridesa.com.br/arquivos/servicos/labredacao/pratique_redacao/2010/proposta_redacao12.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1517-55452009000100009&script=sci_arttext&tlng=en
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!