Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Textos preditivos: o futuro em nossas mãos

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar verbos no tempo futuro.
  • Atribuir sentidos ao tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo.
  • Criar um vídeo sobre previsões.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Verbo: tempos e modos.
  • Sequência textual preditiva.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  •  produção de vídeo;
  • avaliação individual e coletiva.

Recursos:

  •  programa de gravação de vídeo.

ícones 

 

Aula 1

Atividade 1

 

A aula acontecerá no pátio da escola ou, preferencialmente, em outro ambiente da escola que não seja a sala de aula.

pátio

Imagem disponível em:

australiabrasil.com.br

Com os laptops em mãos, os alunos serão orientados pela professora a pensarem na seguinte afirmação:

"A escola passará por reformas no pátio."

 Em seguida, o professor solicitará aos estudantes que criem um vídeo para dizer quais serão as reformas. Para a criação do vídeo, basta os alunos acessarem o ícone "Câmera" (wxCam) no desktop. É importante verificar a habilitação do microfone.

Para mais informações sobre o programa, basta acessar o link do Portal do Professor  -  "Um computador por aluno":  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links.html

Serão oferecidos nestas páginas muitos links que poderão ajudar o professor a melhorar seu conhecimento sobre o laptop e seus programas. Ou ainda, acesse o Portal Metasys Classmate:  http://www.metasys.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=255&Itemid=140&lang=pt

Importante: professor, no momento da gravação, deixe os alunos à vontade para a verbalização de proposta de reforma do pátio.

Depois de salvo o arquivo da gravação, os alunos assistirão a si próprios e farão as anotações em seus cadernos, conforme itens descritos abaixo:

  sim não
1. presença de verbos no futuro.    
  indicativo subjuntivo
2. modo dos verbos no futuro.    
  indicativo subjuntivo
3.sentido de cada verbo no futuro.    

*Os alunos deverão anotar todos os verbos no futuro e explicar cada um. Se necessário, o professor deverá ajudá-los nesta tarefa.

 

Atividade 2

Depois de pronta a tabela acima, o professor discutirá oralmente com a turma:

  • O número de ocorrências de verbos no futuro foi relevante? Por quê?
  • Ao escrever sobre um acontecimento no futuro, há possibilidades de realizá-lo de maneiras distintas. Quais são essas possibilidades?
  • E o que difere essas possibilidades entre si?
  • Quais efeitos de sentido para o uso do tempo futuro?

O professor deverá orientar os alunos na discussão, levando-os a perceberem os efeitos de sentido dos verbos no futuro.

Aula 2

Atividade 1

 

 

menina no pátio

Imagem disponível em:

ucarelatos.wordpress.com

Agora, os alunos farão outro vídeo, mas pensando na reforma do pátio como algo que querem muito, mas impossível acontecer porque não há recurso financeiro disponível. Assim, o professor orientará os alunos a iniciarem a gravação com a seguinte frase:

  • "Se houvesse condição financeira para a reforma do pátio, eu...".

 A intenção dessa gravação é que os alunos utilizem o tempo no futuro do pretérito no modo indicativo.

Ao final da gravação, o professor pedirá aos alunos para trocarem entre si os laptops, a fim de os colegas assistirem uns aos outros e comentarem os vídeos e as propostas de reforma do pátio.

 

Atividade 2

 

De posse das duas gravações, os alunos terão de compará-las e criar um vídeo sobre os efeitos de sentido do uso de verbos no tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo.

 

Aula 3

Atividade

 

O professor organizará com a turma a avaliação dos vídeos produzidos para explicar os efeitos de sentido do tempo futuro. Para tanto, cada aluno deverá exibir seu vídeo para os colegas e este será avaliado individualmente com base nos seguintes critérios:

  1. Objetivo do vídeo foi atingido: explicar sobre os efeitos de sentido "uso do futuro"?
  2. O sentido nos dois modos do verbo foi contemplado na explicação?
  3. Foram utilizados exemplos para a explicação?
  4. O aluno foi objetivo ou redundante na explicação?
  5. O aluno soube adequar seu tom de voz?
  6. O aluno apresentou boa dicção?

Importante: professor, é importante aconselhar seus alunos para uma avaliação "madura" em que se avalie, preferencialmente, o vídeo assistido e que, portanto, qualquer tipo de interferência de outra natureza deve ser descartada a fim de a avaliação ser a mais justa possível.

 

Após a avaliação anônima dos colegas sobre os vídeos assistidos, o professor recolherá os itens analisados e os retornará ao avaliado. Essa atividade permitirá autorreflexão por parte do avaliado perante a postura da classe em relação ao seu desempenho.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados especialmente pela produção do último vídeo em que terão de explicar o uso e efeitos dos verbos no tempo futuro nos modos indicativo e subjuntivo. Essa avaliação será feita anonimamente pelos colegas de sala, conforme os critérios dados pelo professor. Esse tipo de avaliação permite autorreflexão por parte dos alunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.