Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Região Norte do Brasil – UCA.

 

18/05/2011

Autor y Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claúdia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a localização desta região no mapa do Brasil;
  • Analisar os diferentes aspectos naturais, sociais e econômicos presentes na região Norte;
  • Avaliar os principais problemas urbanos presentes na região Norte, tais como desemprego, saneamento básico “Coleta e tratamento de esgoto, Tratamento e distribuição de água” e Violência.

 

 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia e formação do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos utilizados serão: laptop, projetor de imagens e internet. 

 

Atividade 1 – Localização da região Norte

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet entre no site abaixo, conforme mostra a tela a seguir:

 

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 10/04/2011. 

Imagem 1

Figura 1- Imagem disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 10/04/2011.

 

 Após acessar a página acima, o aluno irá clicar no link “Brasil (estados e regiões)”, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regiões. 

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011. 

Imagm 2

Figura 2- Imagem disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.

 

Em seguida irá clicar no link “Região Norte”, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da região Norte. 

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_norte_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011. 

Região Norte

Figura 3- Imagem disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_norte_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.

 

O objetivo desta atividade é o aluno aprender a localizar a região Norte no mapa do Brasil.  

Quando o aluno estiver com mapa da região Norte aberto no laptop, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:

 

  • Quantos estados possuem esta região?
  • Quais são os estados?
  • Quais são as capitais desses estados?

 

O professor deverá pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa “KolourPaint” faça uma legenda identificando os estados e as capitais da região Norte.

 

Obs.: Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplicações Gráficas, Ferramenta de pintura.

 

Atividade 2 – Aprendendo um pouco sobre a região Norte

 

Após a atividade de localização da região Norte o professor irá solicitar aos alunos que através de seu laptop interligado à internet assistam a dois vídeos, observando o que eles trazem de informações sobre os aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos da região Norte.

  

Os links e as imagens abaixo possibilitam aos alunos assistirem aos vídeos.

 

http://www.youtube.com/watch?v=OLbjpumI9HA&NR=1. Acessado em: 10/04/2011. 

Vídeo 1

Figura 4– Imagem disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OLbjpumI9HA&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.

 

http://www.youtube.com/watch?v=xit_lthmReE&NR=1. Acessado em: 10/04/2011. 

Vídeo 2

Figura 5- Imagem disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xit_lthmReE&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.

 

Após todos terem assistido aos vídeos, o professor irá pedir que a turma se divida em duplas e discutam os aspectos observados no vídeo. Quando a dupla concluir este momento de troca de ideias, ela irá construir um texto no editor de textos de seu laptop apontando suas considerações sobre o tema apresentado na aula.

Concluída a atividade o professor irá solicitar que as duplas apresentem o resultado das discussões levantadas e colocadas no texto. Neste momento, o professor será o mediador do debate devendo incentivar os alunos que coloquem suas observações sobre a região estudada.

 

Atividade 3 – Conhecendo alguns aspectos da região Norte

 

Para o desenvolvimento desta atividade será utilizado um projetor de imagens. Desta forma, o professor irá projetar algumas imagens e através delas ir conversando com a turma o que de informações elas trazem sobre a região Norte. Levantando todos os aspectos estudados na atividade anterior. O professor deverá promover um momento de debate e reflexão sobre as principais características da região estudada, trazendo alguns pontos levantados no vídeo e no debate promovido anteriormente. Cabe ressaltar que o professor deve incentivar todos os alunos a participarem deste momento colocando suas impressões sobre esta temática.

 

Abaixo estão algumas imagens que poderão ser usadas na atividade.

 

Celebração Indígena 

Foto 1

Figura 6- Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm. Acessado em: 10/04/2011.

 

Congada

Foto 2

Figura 7-Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm. Acessado em: 10/04/2011.

 

Rio Amazonas

Foto 3

Figura 8-Imagem disponível em: http://www.grupoescolar.com/materia/floresta_amazonica.html. Acessado em: 10/04/2011.

 

Floresta Amazônica

Foto 4

Figura 9-Imagem disponível em: http://cidadebrasileira.brasilescola.com/floresta-amazonica/. Acessado em: 10/04/2011.

 

Processo de Industrialização

Foto 5

Figura 10- Imagem disponível em: http://www.omelhordobairro.com.br/manaus-coroado/. Acessado em: 10/04/2011.

 

Atividade 4 – Ampliando o conhecimento sobre a região Norte

 

Para o desenvolvimento desta atividade o professor poderá dividir a turma em seis grupos, o número de alunos em cada grupo irá variar de acordo com o número de alunos em sala, sendo que, cada dois grupos pesquisarão um tema referente à região Norte, sendo eles, desemprego, violência e saneamento básico.

Os grupos através de seus laptops interligados à internet irão fazer uma pesquisa nos sites sugeridos pelo professor e usar sua criatividade para apresentar para a turma o que foi estudado.

Como cada aluno possui um laptop, eles poderão utilizar outros espaços fora da sala de aula para realizar a atividade, sendo eles: biblioteca, pátio, refeitório e outros lugares dependendo de cada escola.

 

Sugestões de fontes:

 

Saneamento básico:

 

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27032002pnsb.shtm. Acessado em: 10/04/2011.

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1691&id_pagina=1. Acessado em: 10/04/2011.

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/regiao-norte-do-pais-tem-so-13-5-das-casas-com-rede-de-esgoto-diz-ibge-20100908.html. Acessado em: 10/04/2011.

 

Desemprego:

 

http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=508192. Acessado em 10/04/2011.

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2004/b06uf.htm. Acessado em: 10/04/2011.

http://jpn.icicom.up.pt/2010/03/24/desemprego_aumenta_na_regiao_norte.html. Acessado em: 10/04/2011.

 

Violência:

 

http://adrianooliveirablog.blogspot.com/2008/02/o-mapa-da-violncia-regio-nordeste-e.html. Acessado em 10/04/2011.

http://www.institutomauriciodenassau.com.br/blog/a-regiao-nordeste-e-o-incremento-da-violencia/. Acessado em: 10/04/2011.

http://www.conass.org.br/visualizar_texto.php?id_texto=205. Acessado em: 10/04/2011.

 

Finalizando a atividade anterior, os alunos irão apresentar para a turma o que pesquisou, sendo que neste momento, cada grupo terá no máximo dez minutos para apresentar o resultado das atividades propostas.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas pela turma, interagindo com eles o que cada aluno entendeu a respeito do tema.

Para finalizar as atividades e fazer um fechamento sobre o assunto, o professor poderá comparar as particularidades de cada região com a região que eles vivem, e também trazer alguns aspectos que influenciam na vida deles enquanto cidadãos inseridos neste espaço.

Para que os alunos tenham o conteúdo por escrito sobre o tema, o professor deverá solicitar que os colegas encaminhem por e-mail as apresentações.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

 

http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm. Acessado em: 10/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;

http://www.portalbrasil.net/regiao_norte.htm.  Acessado em: 10/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula.

http://www.redebrasileira.com/regioes/norte/. Acessado em 10/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 10/04/2011. Contém os vídeos que serão usados na aula.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.