18/05/2011
Claúdia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Cartografia e formação do território brasileiro.
Os recursos utilizados serão: laptop, projetor de imagens e internet.
Atividade 1 – Localização da região Norte
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que através de seu laptop, interligado à internet entre no site abaixo, conforme mostra a tela a seguir:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 1- Imagem disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html. Acessado em: 10/04/2011.
Após acessar a página acima, o aluno irá clicar no link “Brasil (estados e regiões)”, conforme mostra a tela abaixo, e analisar o mapa do Brasil com todas as regiões.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 2- Imagem disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/brasil_regioes_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.
Em seguida irá clicar no link “Região Norte”, conforme mostra a tela abaixo, e observar o mapa apenas da região Norte.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_norte_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 3- Imagem disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/imagens/regiao_norte_gde.gif. Acessado em: 10/04/2011.
O objetivo desta atividade é o aluno aprender a localizar a região Norte no mapa do Brasil.
Quando o aluno estiver com mapa da região Norte aberto no laptop, o professor poderá fazer os seguintes questionamentos:
O professor deverá pedir aos alunos que salvem o mapa em seu laptop e usando o programa “KolourPaint” faça uma legenda identificando os estados e as capitais da região Norte.
Obs.: Passos para acessar o KolourPaint: Metasys, Aplicativos, Aplicações Gráficas, Ferramenta de pintura.
Atividade 2 – Aprendendo um pouco sobre a região Norte
Após a atividade de localização da região Norte o professor irá solicitar aos alunos que através de seu laptop interligado à internet assistam a dois vídeos, observando o que eles trazem de informações sobre os aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos da região Norte.
Os links e as imagens abaixo possibilitam aos alunos assistirem aos vídeos.
http://www.youtube.com/watch?v=OLbjpumI9HA&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 4– Imagem disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OLbjpumI9HA&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.
http://www.youtube.com/watch?v=xit_lthmReE&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.
Figura 5- Imagem disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xit_lthmReE&NR=1. Acessado em: 10/04/2011.
Após todos terem assistido aos vídeos, o professor irá pedir que a turma se divida em duplas e discutam os aspectos observados no vídeo. Quando a dupla concluir este momento de troca de ideias, ela irá construir um texto no editor de textos de seu laptop apontando suas considerações sobre o tema apresentado na aula.
Concluída a atividade o professor irá solicitar que as duplas apresentem o resultado das discussões levantadas e colocadas no texto. Neste momento, o professor será o mediador do debate devendo incentivar os alunos que coloquem suas observações sobre a região estudada.
Atividade 3 – Conhecendo alguns aspectos da região Norte
Para o desenvolvimento desta atividade será utilizado um projetor de imagens. Desta forma, o professor irá projetar algumas imagens e através delas ir conversando com a turma o que de informações elas trazem sobre a região Norte. Levantando todos os aspectos estudados na atividade anterior. O professor deverá promover um momento de debate e reflexão sobre as principais características da região estudada, trazendo alguns pontos levantados no vídeo e no debate promovido anteriormente. Cabe ressaltar que o professor deve incentivar todos os alunos a participarem deste momento colocando suas impressões sobre esta temática.
Abaixo estão algumas imagens que poderão ser usadas na atividade.
Celebração Indígena
Figura 6- Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm. Acessado em: 10/04/2011.
Congada
Figura 7-Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-culturais-regiao-norte.htm. Acessado em: 10/04/2011.
Rio Amazonas
Figura 8-Imagem disponível em: http://www.grupoescolar.com/materia/floresta_amazonica.html. Acessado em: 10/04/2011.
Floresta Amazônica
Figura 9-Imagem disponível em: http://cidadebrasileira.brasilescola.com/floresta-amazonica/. Acessado em: 10/04/2011.
Processo de Industrialização
Figura 10- Imagem disponível em: http://www.omelhordobairro.com.br/manaus-coroado/. Acessado em: 10/04/2011.
Atividade 4 – Ampliando o conhecimento sobre a região Norte
Para o desenvolvimento desta atividade o professor poderá dividir a turma em seis grupos, o número de alunos em cada grupo irá variar de acordo com o número de alunos em sala, sendo que, cada dois grupos pesquisarão um tema referente à região Norte, sendo eles, desemprego, violência e saneamento básico.
Os grupos através de seus laptops interligados à internet irão fazer uma pesquisa nos sites sugeridos pelo professor e usar sua criatividade para apresentar para a turma o que foi estudado.
Como cada aluno possui um laptop, eles poderão utilizar outros espaços fora da sala de aula para realizar a atividade, sendo eles: biblioteca, pátio, refeitório e outros lugares dependendo de cada escola.
Sugestões de fontes:
Saneamento básico:
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27032002pnsb.shtm. Acessado em: 10/04/2011.
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1691&id_pagina=1. Acessado em: 10/04/2011.
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/regiao-norte-do-pais-tem-so-13-5-das-casas-com-rede-de-esgoto-diz-ibge-20100908.html. Acessado em: 10/04/2011.
Desemprego:
http://www.jn.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=508192. Acessado em 10/04/2011.
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2004/b06uf.htm. Acessado em: 10/04/2011.
http://jpn.icicom.up.pt/2010/03/24/desemprego_aumenta_na_regiao_norte.html. Acessado em: 10/04/2011.
Violência:
http://adrianooliveirablog.blogspot.com/2008/02/o-mapa-da-violncia-regio-nordeste-e.html. Acessado em 10/04/2011.
http://www.institutomauriciodenassau.com.br/blog/a-regiao-nordeste-e-o-incremento-da-violencia/. Acessado em: 10/04/2011.
http://www.conass.org.br/visualizar_texto.php?id_texto=205. Acessado em: 10/04/2011.
Finalizando a atividade anterior, os alunos irão apresentar para a turma o que pesquisou, sendo que neste momento, cada grupo terá no máximo dez minutos para apresentar o resultado das atividades propostas.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas pela turma, interagindo com eles o que cada aluno entendeu a respeito do tema.
Para finalizar as atividades e fazer um fechamento sobre o assunto, o professor poderá comparar as particularidades de cada região com a região que eles vivem, e também trazer alguns aspectos que influenciam na vida deles enquanto cidadãos inseridos neste espaço.
Para que os alunos tenham o conteúdo por escrito sobre o tema, o professor deverá solicitar que os colegas encaminhem por e-mail as apresentações.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm. Acessado em: 10/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula;
http://www.portalbrasil.net/regiao_norte.htm. Acessado em: 10/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula.
http://www.redebrasileira.com/regioes/norte/. Acessado em 10/04/2011. Contém informações sobre o assunto da aula.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 10/04/2011. Contém os vídeos que serão usados na aula.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!