Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - What will my future be?

 

20/05/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar o auxiliar will para relatar fatos hipotéticos no futuro.
  • Produzir vídeos.
     
Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Verbos que expressem opiniões e desejos.
Estratégias e recursos da aula

 Alguns recursos do laptop Classmate, tais como:

  • WxCam [Metasys -> Aplicativos -> Multimídia > Wxcam]

  • Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord ]

  • Navegador Mozilla Firefox [Metasys-> Aplicativos -> Internet ]

  •  Visualizador de Imagens

Atividade 1

 

1º momento

Pedir aos alunos que acessem uma matéria do jornal britânico The Guardian que fala de 20 previsões para o mundo daqui há 25 anos.

http://www.guardian.co.uk/society/2011/jan/02/25-predictions-25-years

The Guardian

2º Momento

Professor, a princípio, peça aos alunos que se concentrem nos títulos das previsões.

1. Geopolitics: 'Rivals will take greater risks against the US'

2 The UK economy: 'The popular revolt against bankers will become impossible to resist'

3 Global development: 'A vaccine will rid the world of Aids'

4 Energy: 'Returning to a world that relies on muscle power is not an option

5  Advertising:  'All sorts of things will just be sold in plain packages'

6  Neuroscience: 'We'll be able to plug information streams directly into the cortex'

Physics: 'Within a decade, we'll know what dark matter is'

8 Food: 'Russia will become a global food superpower'

9 Nanotechnology: 'Privacy will be a quaint obsession'

10 Gaming: 'We'll play games to solve problems'

11 Web/internet: 'Quantum computing is the future'

12 Fashion: 'Technology creates smarter clothes'

13 Nature: 'We'll redefine the wild'

14 Architecture: What constitutes a 'city' will change

15 Sport: 'Broadcasts will use holograms'

16 Transport: 'There will be more automated cars'

17 Health: 'We'll feel less healthy'

18 Religion: 'Secularists will flatter to deceive'

19 Theatre: 'Cuts could force a new political fringe'

20 Storytelling: 'Eventually there'll be a Twitter classic'

  • Professor, oriente seus alunos a observar que essas previsões foram feitas por especialistas em suas áreas, portanto, elas encerram certo respaldo científico.

 

Atividade 2

1º Momento

Os alunos se dividirão em grupos para debater sobre as previsões apresentadas, falar sobre a viabilidade ou possibilidade delas acontecerem.

  • Professor, oriente seus alunos a procurar fatos cientifícos que resguardem suas opiniões. Nesse momento, permita que eles realizem pesquisas na Internet para fundamentarem suas opiniões. Uma das sugestões é pesquisar sobre os autores de cada previsão.

 

2º Momento

Os alunos deverão apresentar as ideias discutidas entre cada grupo.

 

Atividade 3

1º Momento

 

Considerando todas as previsões apresentadas e os efeitos apresentados para o mundo e para as pessoas, o professor deverá fazer a seguinte pergunta para os alunos:

What will your life be like in twenty-five years time?  ( Como a sua vida será daqui há 25 anos?)

  • Professor, leve os alunos a pensar tanto no futuro do  mundo quanto em seus futuros de maneira individual. Proponha a reflexão sobre o que eles têm feito para que o futuro deles seja como eles pensam.

 

2º Momento

A fim de promover melhor o debate, o professor deverá apresentar as perguntas abaixo, as quais deverão ser feitas e respondidas pelo aluno em seu laptop Classmate, no programa Kword.

TWENTY - FIVE YEARS FROM NOW…

  1. Will you live in the same place as you do now?
  2. Will you be married?
  3. How many children will you have?
  4. What job will you have?                                     
  5. Will you be rich or poor?
  6. Will flights be cheaper than now?
  7. Will everyone have cell phones?
  8. Will be there less pollution?
  9. Will cities be safer or more dangerous?
  10. Will cities be better or worse?
  11. Will people live on the Moon or Mars?
  12. Will people take vacations in space?
  13. Will smoking be a crime?
  14. Will people play more sports?
  15. Will people recycle al their household trash?
  16. Will the robots do all the housework?
  • Professor, nesse momento, uma pequena explicação gramatical deverá tomar espaço. Explique o uso de will e as suas formas (afimativa, negativa e interrogativa).

 

Atividade 4

Finalizada a etapa de responder oralmente às perguntas propostas e a explicação do professsor sobre o uso do will, o professor deverá propor aos alunos a tarefa de gravar um vídeo falando como eles imaginam o futuro. Esse vídeo deve contar com a parte de áudio com a voz dos alunos e, obviamente, com imagens deles.

IMPORTANTE: Para executar uma gravação de voz no Metasys classmate, é necessário configurar os canais de áudio no Kmix. Depois vá até a aba "alternadores". Se for utilizar o microfone interno, use i-mic; se for um microfone externo acoplado ao classmate = e- mic.

  • Professor, auxilie os alunos nesta tarefa e estipule um tempo mínimo para a execução do vídeo. Cinco (5) minutos é um tempo razoável, pois eles poderão fazer ‘previsões’ para si mesmos quanto para o mundo. E as perguntas em sala de aula servirão como guias para a execução do vídeo.
Recursos Complementares
  • Professor, o acesso aos sites abaixo poderá ajudá-lo em sua tarefa de ensinar.

 

Avaliação

A avaliação do vídeo constará de duas partes: oral e o vídeo em si.             

Serão critérios de avaliação:

  1. Parte oral– pronúncia, entonação, fluência e o uso da forma gramatical requisitada, no caso will (para indicar futuro)
  2. Vídeo – duração mínima pré-estabelecida, imagens inseridas, qualidade do som, nitidez das imagens, áudio e imagens coerentes, além de execução do vídeo de acordo com a proposta da atividade.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.