24/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Noções cartográficas básicas para a compreensão de formas cartográficas como os mapas e as imagens de satélites.
Sugerimos que esta atividade seja desenvolvida no laboratório de informática, ou em sala de aula no caso de projetos como o UCA (um computador por aluno).
Fonte: Clip-Art.
Prezado(a) Professor(a),
O projeto de multimídia cartográfica denominado IBGE Teen! está disponível para consulta no endereço eletrônico <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>, sendo destinado ao público adolescente. disponibiliza informações estatísticas sobre o Brasil, seus estados e municípios, juntamente com mapas (do Brasil e do Mundo), jogos interativos, dentre outros.
Página principal do projeto IBGE Teen. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>
Ao selecionar o módulo temático "Atlas Geográfico Multimídia" o interagente pode acessar outras seções, com destaque para: a) Conceitos gerais; b) A Terra; c) Mapas. As páginas dispõem de apresentações que contam com diversos recursos visuais – textos, figuras e ilustrações animadas, sobre Geografia e Cartografia, com o intuito de auxiliar na compreensão dos temas abordados. Além disso, pode-se consultar, em um atlas geográfico escolar em multimídia, mapas sobre diversos temas do Brasil e do mundo.
Sugerimos, a seguir, algumas atividades com vistas a auxiliar o processo ensino-aprendizagem sobre a localização geográfica e a formação histórico-econômica do território brasileiro, destacando o uso de imagens da seção "mapas", presente no módulo temático "Atlas Geográfico Multimídia", conforme demonstra a figura abaixo.
Imagem da página principal do módulo temático Atlas Geográfico Multimídia. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Fonte: Clip-Art.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
Professor(a),
O Brasil é um país muito extenso e limita-se com vários outros países. Utilize o mapa sobre "Divisões dos continentes", disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_034_divisao_continentes.pdf>, para mediar a construção de conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a posição geográfica do território brasileiro.
- Oriente os alunos para que observem atentamente o mapa a seguir:
Divisões dos continentes. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_034_divisao_continentes.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.
- Solicite que comparem as dimensões territoriais dos países mais extensos do mundo. Pergunte:
- Oriente os alunos para que observem a posição geográfica do território brasileiro. Questione:
- Ouça as opiniões dos alunos e, posteriormente, ressalte que o território brasileiro está totalmente localizado no hemisfério Ocidental (em relação a Greenwich) e cerca de 93% das terras de nosso país encontram-se localizadas no hemisfério Sul (em relação a linha do Equador).
- Aproveite a oportunidade para lembrar aos alunos que, devido a grande extensão territorial no sentido leste-oeste, o Brasil possui três fusos horários diferentes. Sobre a mudança de quatro para três fusos horários no Brasil, ocorrida em 2008, acesse o endereço: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u395534.shtml>.
- A partir das discussões sobre a extensão do território brasileiro, oriente os alunos para que observem, no planisfério político, a faixa litorânea (a leste) e os países que se limitam com o Brasil (a oeste). Para baixar o mapa, acesse o Atlas Geográfico em Multimídia disponível no site <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf>, clique em MAPAS DO MUNDO e selecione a opção "Planisfério Político".
Planisfério Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Agora, questione aos alunos:
- Após ouvir as respostas dos alunos, direcione a atenção dos mesmos para a diversidade de paisagens naturais e culturais existentes em nosso território.
- Oriente os alunos para que observem os mapas sobre:
- a diversidade ambiental:
<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>
<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>
<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>
- as características demográficas:
<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf>
<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_alfabetizacao.pdf>
- Auxilie-os para que façam diversas leituras, interpretando as cores e símbolos presentes em cada mapa.
- Solicite que, em grupo, organizem painéis estabelecendo correlações entre os diversos elementos físicos e humanos presentes nos mapas analisados e, posteriormente, promovam uma interação entre os grupos, em sala de aula, a fim de que construam conhecimentos de modo colaborativo.
Fonte: Clip-Art.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
Professor(a),
- Agora que os alunos já estudaram sobre a localização do território brasileiro, a relação entre a extensão de nosso país e suas diversas paisagens naturais e culturais, direcione a atenção dos mesmos para que conheçam a história de ocupação e constituição do território nacional.
- Oriente os alunos para acessarem o site do IBGE Teen!, clicando no endereço: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>. Peça que selecionem o link "Mapas do Brasil" e, no eixo temático "FEDERAÇÃO E TERRITÓRIO", cliquem sobre o item "Político".
- Auxilie-os a fazerem uma leitura do mapa "Brasil Político". Solicite que observem o título, as linhas, as cores e os símbolos usados na legenda e esclareça possíveis dúvidas dos alunos a respeito dos elementos necessários para a leitura e a interpretação do mapa.
Mapa do Brasil Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Pergunte aos alunos:
- Para complementar a discussão, oriente os alunos para que acessem o endereço: <http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/11/06/metamorfose-poema-de-cassiano-ricardo-para-criancas/>, e leiam o poema a seguir:
METAMORFOSE
Cassiano Ricardo
Meu avô foi buscar prata
mas a prata virou índio.
Meu avô foi buscar índio
mas o índio virou ouro.
Meu avô foi buscar ouro
mas o ouro virou terra.
Meu avô foi buscar terra
e a terra virou fronteira.
Meu avô, ainda intrigado,
foi modelar a fronteira:
E o Brasil tomou a forma de harpa.
Em: RICARDO, Martin. Martim Cererê. 13. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
- Agora, questione-os:
- Permita que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e, com base nos conhecimentos sobre a história do Brasil, criem um arquivo no editor de textos, explicando a evolução histórica das fronteiras e o estabelecimento dos limites do território brasileiro, desde o descobrimento até os dias atuais.
- Os alunos podem, ainda, realizar pesquisas em livros didáticos de Geografia ou em sites de busca na internet, como por exemplo: <http://www.brasilescola.com/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm>.
Fonte: Clip-Art.
PASSO A PASSO
Fonte: Clip-Art.
Professor(a),
- A partir das atividades desenvolvidas anteriormente, auxilie os alunos a compreenderem que a evolução histórica das fronteiras e o estabelecimento dos limites do território brasileiro estão diretamente relacionados aos ciclos econômicos responsáveis pela ocupação de nosso país.
- Neste sentindo, oriente os alunos para que conheçam um pouco mais sobre a história econômica do Brasil, acessando os seguintes sites, dentre outros:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_econ%C3%B4mica_do_Brasil> ou <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/economia-do-brasil.php>
Questione-os:
- Oriente os alunos a criarem um arquivo no editor de textos, explicando os principais ciclos econômicos predominantes em cada período da história de nosso país.
- Solicite que ilustrem cada um desses ciclos econômicos com figuras alusivas ao tema.
Fonte: Clip-Art.
Lembre-se: Para capturar uma imagem do Google Earth usa-se a tecla Print screen. Cole-a no KolourPaint ou Paint Brush. Os recursos disponíveis nestes programas permitem, dentre outros, editar, salvar, imprimir ou copiar uma imagem para um editor de textos.
Que leituras podemos fazer dessas imagens?
Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/629/1/BRASIL---PERIODO-PRE-COLONIAL/Paacutegina1.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/debatendo-os-ciclos-economicos.htm>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Disponível em: <http://stravaganzastravaganza.blogspot.com/2011/04/historia-da-criacao-de-gado-na-bahia.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Disponível em: <http://www.infoescola.com/brasil-colonia/ciclo-do-ouro/>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Disponível em: <http://geo-victor.blogspot.com/2010/11/o-ciclo-do-cafe.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.
Disponível em: <http://pro.casa.abril.com.br/group/cronicasdoouroverde/forum/topics/ciclo-da-borracha-na-amazonia>. Aceso em 07 Abr. 2011.
- Permita que os alunos expressem suas opiniões, individualmente ou em grupo, e auxilie-os a compreenderem a importância que cada um desses ciclos econômicos teve na organização do território brasileiro.
- Ressalte, ainda, que em cada ciclo econômico um setor foi privilegiado em detrimento de outros, provocando sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais na sociedade brasileira.
- A partir da observação do lugar onde se localiza a escola, solicite aos alunos que realizem uma pesquisa, em grupo, com vistas a identificar elementos existentes nas paisagens que possam constituir "marcas" do processo de ocupação desse lugar. Oriente os grupos para registrarem através de fotografias (com legendas explicativas) e, posteriormente, apresentarem painéis mostrando as "marcas" presentes nesta paisagem.
Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências, trabalhando com Educação Ambiental, a partir de observações das mudanças que se processam no território brasileiro (desmatamento, cultivo de grandes áreas agrícolas e de pastagens, processos de urbanização, dentre outros). Em Língua Portuguesa, trabalhando a produção de textos ou incentivando a leitura de obras literárias. Em História, trabalhando a formação política do território brasileiro a partir das atividades humanas que se estabelecem no espaço, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho, em diferentes tempos da história do Brasil. Em Matemática, desenvolvendo relações euclidianas (medida métricas, distância, etc.).
Fonte: Clip-Art.
No endereço <http://historia_demografica.tripod.com/bhds/bhd29/pak-29.pdf> encontram-se sugestões de diversos sites disponíveis na internet que auxilam as pesquisas sobre a história econômica e social do Brasil.
Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo-lhe constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:
1. Interpretação de mapas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras de mapas e fazerem associações de forma mais direta com a realidade em que vivem.
2. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se os alunos adquiriram conhecimentos significativos sobre a posição geográfica, bem como em relação ao processo histórico dos principais ciclos econômicos responsáveis pela ocupação do território brasileiro.
3. Exposição de painéis: avaliar se conseguem reelaborar esses conhecimentos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações sócio-espaciais.
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/06/2013
Cinco estrelasSuely, curti muito a sua aula no Laboratório de informatica. Foi muito legal com seus amigos te ajudando e também eu adoraria muitas aulas assim. Obrigado, João Lucas
13/06/2013
Uma estrelasite muito bom
12/06/2013
Cinco estrelaseu gostei muito da aula e desse site eu aprendi mais e foi muito legal
12/06/2013
Cinco estrelasadoramos muito a aula Suely :D
11/06/2013
Cinco estrelasProfessora Suely ! Estou gostando de estudar Geografia com você, espero que você continue dando essa aulas diferentes e divertidas. Com Carinho : Marianna Gomes beijos !
06/06/2013
Cinco estrelasSuely a aula ficou mto criativa e gostei muito parabeniso vc por isso
06/06/2013
Cinco estrelasProfessora Suely! É muito bom trabalhar com você como aluna. Pois todos nós somos aprendizados por um jeitinho cada vez mas entereçante e de forma divertida! Você é uma professora muito diferente para nos explicarmos e tirar duvidas. Continue sendo essa pessoinha desse jeitinho que brilha!!!! Com Muito Carinho : Ana Caroline Rodrigues (sua Aluna)
06/06/2013
Cinco estrelaseu adorei a aula queria que sempre fosse assim beijos!
06/06/2013
Cinco estrelasnós achamos uma aula diferente muito legal .
06/06/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula!
06/06/2013
Cinco estrelascara professora a aula foi ótima vc bem que podia fazer mais aulas assim beijos ate mais
06/06/2013
Cinco estrelasEssa aula é bem interessante, divertida e complexa mas não é exaustiva.
06/06/2013
Cinco estrelasGostei muito dessa aula ,achei muito interessante e aprende varias coisas, que achamos muito legal.
04/04/2013
Cinco estrelasParabenizo esse site com criação e estudos, atividades claras e práticas para o professsor expor conteúdos sobre o cenário brasileiro no âmbito escolar. Gostei. Abraços.
04/06/2011
Quatro estrelasA aula é bacana demais, eu nunca tinha pensado no poema de Cassiano Ricardo embora seja um oema de minha infância. Adorei