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IBGE Teen! Uma alternativa para o ensino-aprendizagem sobre a formação do território brasileiro – UCA

 

24/05/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a posição geográfica do território brasileiro no continente americano e no mapa mundi.
  • Compreender o processo histórico de formação do território brasileiro. 
  •  Conhecer os principais ciclos econômicos responsáveis pela ocupação do território brasileiro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções cartográficas básicas para a compreensão de formas cartográficas como os mapas e as imagens de satélites.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que esta atividade seja desenvolvida no laboratório de informática, ou em sala de aula no caso de projetos como o UCA (um computador por aluno).

Introdução

Fonte: Clip-Art.

Prezado(a) Professor(a),

O projeto de multimídia cartográfica denominado IBGE Teen! está disponível para consulta no endereço eletrônico <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>, sendo destinado ao público adolescente. disponibiliza informações estatísticas sobre o Brasil, seus estados e municípios, juntamente com mapas (do Brasil e do Mundo), jogos interativos, dentre outros.

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Página principal do projeto IBGE Teen. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm>

Ao selecionar o módulo temático "Atlas Geográfico Multimídia" o interagente pode acessar outras seções, com destaque para: a) Conceitos gerais; b) A Terra; c) Mapas. As páginas dispõem de apresentações que contam com diversos recursos visuais – textos, figuras e ilustrações animadas, sobre Geografia e Cartografia, com o intuito de auxiliar na compreensão dos temas abordados. Além disso, pode-se consultar, em um atlas geográfico escolar em multimídia, mapas sobre diversos temas do Brasil e do mundo.

Sugerimos, a seguir, algumas atividades com vistas a auxiliar o processo ensino-aprendizagem sobre a localização geográfica e a formação histórico-econômica do território brasileiro, destacando o uso de imagens da seção "mapas", presente no módulo temático "Atlas Geográfico Multimídia", conforme demonstra a figura abaixo.

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Imagem da página principal do módulo temático Atlas Geográfico Multimídia. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>. Acesso em 07 Abr. 2011.

Atividade 01

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Fonte: Clip-Art.

A posição geográfica do território brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Professor(a),

O Brasil é um país muito extenso e limita-se com vários outros países. Utilize o mapa sobre "Divisões dos continentes", disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_034_divisao_continentes.pdf>, para mediar a construção de conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a posição geográfica do território brasileiro.

- Oriente os alunos para que observem atentamente o mapa a seguir:

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Divisões dos continentes. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_034_divisao_continentes.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.

- Solicite que comparem as dimensões territoriais dos países mais extensos do mundo. Pergunte:

  • Quais são os seis países mais extensos?
  • Qual é a posição do Brasil em relação a esses países?

- Oriente os alunos para que observem a posição geográfica do território brasileiro. Questione:

  • Em relação ao Meridiano de Greenwich, o Brasil encontra-se localizado em qual hemisfério?
  • Em relação à linha do Equador, o Brasil encontra-se localizado em qual hemisfério?

- Ouça as opiniões dos alunos e, posteriormente, ressalte que o território brasileiro está totalmente localizado no hemisfério Ocidental (em relação a Greenwich) e cerca de 93% das terras de nosso país encontram-se localizadas no hemisfério Sul (em relação a linha do Equador).

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- Aproveite a oportunidade para lembrar aos alunos que, devido a grande extensão territorial no sentido leste-oeste, o Brasil possui três fusos horários diferentes. Sobre a mudança de quatro para três fusos horários no Brasil, ocorrida em 2008, acesse o endereço: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u395534.shtml>.

 - A partir das discussões sobre a extensão do território brasileiro, oriente os alunos para que observem, no planisfério político, a faixa litorânea (a leste) e os países que se limitam com o Brasil (a oeste). Para baixar o mapa, acesse o Atlas Geográfico em Multimídia disponível no site <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf>,  clique em MAPAS DO MUNDO e selecione a opção "Planisfério Político".

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Planisfério Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.

Agora, questione aos alunos:

  • Qual é o nome do oceano que banha o Brasil?
  • Por que o Brasil atrai tantos turistas (nacionais e estrangeiros) para o seu litoral? (enfatize a quantidade de praias presentes no litoral brasileiro e os tipos climáticos predominantes em nosso país, que favorecem a presença de sol e calor na maior parte do ano).
  • Quais países limitam-se com o território brasileiro?

 - Após ouvir as respostas dos alunos, direcione a atenção dos mesmos para a diversidade de paisagens naturais e culturais existentes em nosso território.

- Oriente os alunos para que observem os mapas sobre:

- a diversidade ambiental:

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_unidades%20de%20relevo.pdf>

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_clima.pdf>

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>

- as características demográficas:

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_densidade_demografica.pdf>

<http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_alfabetizacao.pdf>

- Auxilie-os para que façam diversas leituras, interpretando as cores e símbolos presentes em cada mapa.

- Solicite que, em grupo, organizem painéis estabelecendo correlações entre os diversos elementos físicos e humanos presentes nos mapas analisados e, posteriormente, promovam uma interação entre os grupos, em sala de aula, a fim de que construam conhecimentos de modo colaborativo.

 

Atividade 02

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Fonte: Clip-Art.

O processo histórico de constituição do território brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Professor(a),

- Agora que os alunos já estudaram sobre a localização do território brasileiro, a relação entre a extensão de nosso país e suas diversas paisagens naturais e culturais, direcione a atenção dos mesmos para que conheçam a história de ocupação e constituição do território nacional.

- Oriente os alunos para acessarem o site do IBGE Teen!, clicando no endereço: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>. Peça que selecionem o link "Mapas do Brasil" e, no eixo temático "FEDERAÇÃO E TERRITÓRIO", cliquem sobre o item "Político".

- Auxilie-os a fazerem uma leitura do mapa "Brasil Político". Solicite que observem o título, as linhas, as cores e os símbolos usados na legenda e esclareça possíveis dúvidas dos alunos a respeito dos elementos necessários para a leitura e a interpretação do mapa.

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Mapa do Brasil Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf>. Acesso em 07 Abr. 2011.

Pergunte aos alunos:

  • Como e por que o Brasil alcançou as dimensões territoriais que possui hoje?

- Para complementar a discussão, oriente os alunos para que acessem o endereço: <http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/11/06/metamorfose-poema-de-cassiano-ricardo-para-criancas/>, e leiam o poema a seguir:

METAMORFOSE

 

                                                 Cassiano Ricardo

 

 Meu avô foi buscar prata

mas a prata virou índio.

 

Meu avô foi buscar índio

mas o índio virou ouro.

 

Meu avô foi buscar ouro

mas o ouro virou terra.

 

Meu avô foi buscar terra

e a terra virou fronteira.

 

Meu avô, ainda intrigado,

foi modelar a fronteira:

 

E o Brasil tomou a forma de harpa.

 

 Em: RICARDO, Martin. Martim Cererê. 13. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

 

- Agora, questione-os:

  • Em quais versos do poema podemos identificar cada uma das etapas de ocupação do território brasileiro?

- Permita que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e, com base nos conhecimentos sobre a história do Brasil, criem um arquivo no editor de textos, explicando a evolução histórica das fronteiras e o estabelecimento dos limites do território brasileiro, desde o descobrimento até os dias atuais.

 

- Os alunos podem, ainda, realizar pesquisas em livros didáticos de Geografia ou em sites de busca na internet, como por exemplo: <http://www.brasilescola.com/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm>.

  

Atividade 03

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Fonte: Clip-Art.

Os ciclos econômicos responsáveis pela ocupação do território brasileiro

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Professor(a),

- A partir das atividades desenvolvidas anteriormente, auxilie os alunos a compreenderem que a evolução histórica das fronteiras e o estabelecimento dos limites do território brasileiro estão diretamente relacionados aos ciclos econômicos responsáveis pela ocupação de nosso país.

 

- Neste sentindo, oriente os alunos para que conheçam um pouco mais sobre a história econômica do Brasil, acessando os seguintes sites, dentre outros:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_econ%C3%B4mica_do_Brasil> ou <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/economia-do-brasil.php>

 

Questione-os:

  •   Quais foram os principais ciclos econômicos predominantes em cada período da história do Brasil, desde o descobrimento até os dias atuais?

 - Oriente os alunos a criarem um arquivo no editor de textos, explicando  os principais ciclos econômicos predominantes em cada período da história de nosso país.

 

- Solicite que ilustrem cada um desses ciclos econômicos com figuras alusivas ao tema.

 

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Fonte: Clip-Art.

 Lembre-se: Para capturar uma imagem do Google Earth usa-se a tecla Print  screen. Cole-a no KolourPaint ou Paint Brush. Os recursos disponíveis nestes programas permitem, dentre outros, editar, salvar, imprimir ou copiar uma imagem para um editor de textos.

Que leituras podemos fazer dessas imagens?

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 Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/629/1/BRASIL---PERIODO-PRE-COLONIAL/Paacutegina1.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

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 Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/debatendo-os-ciclos-economicos.htm>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

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Disponível em: <http://stravaganzastravaganza.blogspot.com/2011/04/historia-da-criacao-de-gado-na-bahia.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

 

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Disponível em: <http://www.infoescola.com/brasil-colonia/ciclo-do-ouro/>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

 

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Disponível em: <http://geo-victor.blogspot.com/2010/11/o-ciclo-do-cafe.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

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Disponível em: <http://pro.casa.abril.com.br/group/cronicasdoouroverde/forum/topics/ciclo-da-borracha-na-amazonia>. Aceso em 07 Abr. 2011.

 

- Permita que os alunos expressem suas opiniões, individualmente ou em grupo, e auxilie-os a compreenderem a importância que cada um desses ciclos econômicos teve na organização do território brasileiro.

 

- Ressalte, ainda, que em cada ciclo econômico um setor foi privilegiado em detrimento de outros, provocando sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais na sociedade brasileira.

 

- A partir da observação do lugar onde se localiza a escola, solicite aos alunos que realizem uma pesquisa, em grupo, com vistas a identificar elementos existentes nas paisagens que possam constituir "marcas" do processo de ocupação desse lugar. Oriente os grupos para registrarem através de fotografias (com legendas explicativas) e, posteriormente, apresentarem painéis mostrando as "marcas" presentes nesta paisagem.

 

Aproveite a oportunidade para desenvolver atividades interdisciplinares

Sugerimos que este tema seja abordado em conjunto com conteúdos de Ciências, Língua Portuguesa, História e Matemática. Em Ciências, trabalhando com Educação Ambiental, a partir de observações das mudanças que se processam no território brasileiro (desmatamento, cultivo de grandes áreas agrícolas e de pastagens, processos de urbanização, dentre outros). Em Língua Portuguesa, trabalhando a produção de textos ou incentivando a leitura de obras literárias. Em História, trabalhando a formação política do território brasileiro a partir das atividades humanas que se estabelecem no espaço, bem como as mudanças e as permanências nas condições de trabalho, em diferentes tempos da história do Brasil. Em Matemática, desenvolvendo relações euclidianas (medida métricas, distância, etc.).

 

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Fonte: Clip-Art.

Recursos Complementares

No endereço <http://historia_demografica.tripod.com/bhds/bhd29/pak-29.pdf> encontram-se sugestões de diversos sites disponíveis na internet que auxilam as pesquisas sobre a história econômica e social do Brasil.

Avaliação

Partindo do princípio de que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica, oferecendo-lhe constantemente elementos que possibilitem auxiliar o desenvolvimento cognitivo, nesta aula o aluno poderá ser avaliado com base nas atividades desenvolvidas:

1.      Interpretação de mapas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras de mapas e fazerem associações de forma mais direta com a realidade em que vivem.

2.      Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos, se os alunos adquiriram conhecimentos significativos sobre a posição geográfica, bem como em relação ao processo histórico dos principais ciclos econômicos responsáveis pela ocupação do território brasileiro.

3. Exposição de painéis: avaliar se conseguem reelaborar esses conhecimentos de maneira que possam intervir de forma propositiva na sociedade em que vivem.

4.      Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes em desenvolverem novos ambientes de aprendizagem colaborativa, que viabilizem interpretações e leituras críticas sobre as informações sócio-espaciais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 13/15 - 86.67%
  • Quatro estrelas 1/15 - 6.67%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 1/15 - 6.67%

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Opiniões

  • João Lucas dos Reis Rezende, ESEBA , Minas Gerais - disse:
    rezendejl@hotmail.com

    13/06/2013

    Cinco estrelas

    Suely, curti muito a sua aula no Laboratório de informatica. Foi muito legal com seus amigos te ajudando e também eu adoraria muitas aulas assim. Obrigado, João Lucas


  • luiza, Ilhas Falkland - disse:
    enzonakamra@hotmail.com

    13/06/2013

    Uma estrela

    site muito bom


  • OSCAR, ESEBA , Minas Gerais - disse:
    oscar.historia@hotmail.com

    12/06/2013

    Cinco estrelas

    eu gostei muito da aula e desse site eu aprendi mais e foi muito legal


  • Julia Almeida, ESEBA , Minas Gerais - disse:
    julia.meecini@hotmail.com

    12/06/2013

    Cinco estrelas

    adoramos muito a aula Suely :D


  • Mariannna Gomes , ESEBA , Minas Gerais - disse:
    hug_le@hotmail.com

    11/06/2013

    Cinco estrelas

    Professora Suely ! Estou gostando de estudar Geografia com você, espero que você continue dando essa aulas diferentes e divertidas. Com Carinho : Marianna Gomes beijos !


  • dener, Minha Casa , Minas Gerais - disse:
    denerrb@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    Suely a aula ficou mto criativa e gostei muito parabeniso vc por isso


  • Ana Caroline, Uberlândia-Minas Gerais , Distrito Federal - disse:
    karolbarbie2000@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    Professora Suely! É muito bom trabalhar com você como aluna. Pois todos nós somos aprendizados por um jeitinho cada vez mas entereçante e de forma divertida! Você é uma professora muito diferente para nos explicarmos e tirar duvidas. Continue sendo essa pessoinha desse jeitinho que brilha!!!! Com Muito Carinho : Ana Caroline Rodrigues (sua Aluna)


  • Andréa pinheiro urias, eseba , Minas Gerais - disse:
    andreapinheirourias@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    eu adorei a aula queria que sempre fosse assim beijos!


  • João Henrique e Pedro Henrique, Eseba-UFU , Minas Gerais - disse:
    jhferreira2000@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    nós achamos uma aula diferente muito legal .


  • Isabella Damaceno, Escola de Educação Básica da UFU , Minas Gerais - disse:
    isa.bella.dama@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula!


  • igor oliveira gonçaolves franco, eseba , Minas Gerais - disse:
    igor.o10@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    cara professora a aula foi ótima vc bem que podia fazer mais aulas assim beijos ate mais


  • Leonardo Oliveira Tiago, ESEBA , Minas Gerais - disse:
    leoot2000@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    Essa aula é bem interessante, divertida e complexa mas não é exaustiva.


  • Conrado e João Pedro , Eseba , Minas Gerais - disse:
    conradorf@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula ,achei muito interessante e aprende varias coisas, que achamos muito legal.


  • Marlete França de Azevêdo, E.E. Dr. Mauro Medeiros , Rio Grande do Norte - disse:
    marleteazevedo@yahoo.com.br

    04/04/2013

    Cinco estrelas

    Parabenizo esse site com criação e estudos, atividades claras e práticas para o professsor expor conteúdos sobre o cenário brasileiro no âmbito escolar. Gostei. Abraços.


  • Marcelia de Paula, escola municipal Cora Coralina , Minas Gerais - disse:
    lady_marcelia20@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Quatro estrelas

    A aula é bacana demais, eu nunca tinha pensado no poema de Cassiano Ricardo embora seja um oema de minha infância. Adorei


Sem classificação.
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