Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso de imagens no estudo da categoria território em Geografia – UCA

 

24/05/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender os conceitos de território, limite e fronteira;
  • Distinguir a diferença entre os conceitos de território e territorialidade;
  • Compreender as noções de território e territorialidade, aplicando-as na análise das situações que produzem a vida cotidiana.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a abordagem do conceito de território sugerimos que o professor auxilie os alunos a observarem a aparência das formas visíveis e concretas do espaço geográfico ao redor da escola onde estudam, ou seja, é necessário que entendam primeiramente os processos históricos construídos em diferentes tempos, o conjunto de práticas dos diferentes agentes (físicos e humanos) que resultam em profundas mudanças na organização e no conteúdo do espaço vivido.

Estratégias e recursos da aula

Esta atividade deve ser desenvolvida no laboratório de informática ou em sala de aula no caso de projetos como o UCA (Um Computador por Aluno).

Introdução

Fonte: Clip-Art.

Prezado(a) professor(a),

Sugerimos, a seguir, algumas atividades utilizando imagens para facilitar o ensino-aprendizagem da categoria território em Geografia. As imagens não devem ser usadas apenas para ilustrar textos, mas constituem-se numa fonte enriquecedora para a produção de conhecimentos.

fffffff

Fonte: Clip-Art.

  • Etapa 01

Instalação e apresentação do projeto Google Earth

 ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

mmmmm 

Fonte: Clip-Art.    

PASSO A PASSO

- Auxilie os alunos a fazerem um download gratuito do programa Google Earth através do site <http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm>, e instalar no computador. Posteriormente, será possível acessar o programa por meio de um atalho na área de trabalho do Windous ou Linux, através do menu "iniciar", clicando sobre o item "Google Earth".

- Demonstre aos alunos que o projeto Google Earth apresenta o globo terrestre em um modelo tridimensional, permitindo uma infinidade de aplicações, de acordo com o interesse de cada interagente. O projeto disponibiliza imagens de satélite de alta resolução de quase todas as áreas do planeta.

Dica! Para saber mais sobre alguns dos recursos disponíveis nesse projeto acesse a aula “OUTROS OLHARES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO: o uso do Google Earth no ensino-aprendizagem da categoria lugar – UCA”, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30461>.

 - Oriente os alunos para que observem, com atenção, a imagem a seguir:

ggggg

Imagem do Planeta Terra, com destaque para os continentes e os oceanos. Para acessar a imagem é necessário baixar o programa que está disponível gratuitamente no endereço <http://www.google.com/earth/index.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

Pergunte aos alunos:

  • O que representam as cores presentes nesta imagem?

- Ouça primeiramente a opinião dos alunos. Posteriormente, auxilie-os a compreenderem que, convencionalmente, a cor azul (em diferentes tonalidades) representa os oceanos, as cores verde e marrom (em diferentes tonalidades) representam os continentes e as linhas amarelas representam as divisões entre os territórios (países, estados, ilhas, etc.).

- Oriente os alunos para que observem, com atenção, as linhas amarelas. Solicite aos alunos que localizem o Brasil digitando o nome do país na barra de ferramentas “Pesquisar”, conforme demonstra a figura a seguir.

hhh 

Imagem destacando o recurso "voar para" disponível no projeto Google Earth.

- Peça aos alunos que utilizem o recurso de zoom para aproximação e distanciamento, e observem que além das linhas amarelas existem outras na cor cinza, representando diferentes formas no interior de nosso país.

ggg 

Imagem do Brasil, com destaque para as linhas amarelas e cinzas. Para acessar a imagem é necessário baixar o programa que está disponível gratuitamente no endereço <http://www.google.com/earth/index.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

Questione-os:

  • O que essas linhas amarelas e cinzas representam?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após alguns poucos minutos, explique que as linhas amarelas e cinzas visíveis nas imagens, em diferentes escalas cartográficas, têm a função de demonstrar o limite entre os diferentes territórios: ilhas, países, estados, etc.

fffffff

Fonte: Clip-Art.

  • Etapa 02

Introdução aos conceitos de limite e fronteira

 ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

 mmmmm

Fonte: Clip-Art.

PASSO A PASSO

- A partir das observações sobre as linhas que mostram os limites entre os diferentes territórios, inicie a discussão a respeito dos conceitos de território, limite e fronteira.

 - Pergunte aos alunos o que eles consideram que seja um limite. Permita que discutam entre seus pares ou grupos e expressem verbalmente suas opiniões.

 - Auxilie-os a compreenderem esse conceito é abordado sob diferentes perspectivas teóricas e explique, citando exemplos, que existem diversos meios para demarcar o limite entre dois territórios (um rio, uma serra, uma rua, um muro, uma parede, uma linha imaginária, dentre outros).

 - Lembre aos alunos que alguns animais demarcam seus territórios exalando um forte cheiro através da urina, da pele, dentre outros recursos.

 - Oriente os alunos para que acessem o site: <http://www.lencoisnoticias.com/assuntos-diversos/28-curiosidades/110-os-10-animais-mais-fedorentos-do-mundo-.html> e conheçam dez animais que exalam um cheiro muito forte para demarcar seus territórios.

 - Para reforçar a compreensão, por parte dos alunos, sobre o conceito de limite, peça que cada dupla ou grupo construa um painel e apresente diferentes exemplos de limites entre dois territórios.

hh

Fonte: Clip-Art.

 Lembre-se: Para capturar uma imagem do Google Earth usa-se a tecla Print  screen. Cole-a no KolourPaint ou Paint Brush. Os recursos disponíveis nestes programas permitem, dentre outras funções, editar, salvar, imprimir ou copiar uma imagem para um editor de textos.

- Aproveite os exemplos citados pelos alunos a cerca dos limites entre os diferentes territórios e encaminhe a discussão para introduzir o conceito de fronteira, uma vez que ambos estão diretamente relacionados.

- Questione os alunos:

  •  A partir da ideia de limite, o que se entende por fronteira?
  •  As duas palavras significam a mesma coisa?

 - Permita que discutam entre seus pares ou grupos e expressem verbalmente suas opiniões. A partir da “sementeira de ideias”, explique a principal diferença entre os dois conceitos. Questione-os:

  • O que estas imagens representam?

hh 

Imagem da fronteira entre o Brasil e a Argentina. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fronteiras-do-brasil/fronteiras-do-brasil-argentina.php>. Acesso em 07 Abr. 2011.

hhh

Imagem das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, com destaque para as linhas amarelas, mostrando os limites entre os três países. Fonte: <http://www.google.com/earth/index.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

- Auxilie os alunos a compreenderem as principais diferenças entre esses dois conceitos, sob diversas perspectivas teóricas.

 - Agora, solicite aos alunos que construam um desenho, individualmente, utilizando os recursos disponíveis nos programas KolourPaint ou Paint Brush, representando a ideia de limite e fronteira.

 

fffffff

Fonte: Clip-Art.

  • Etapa 03

Introdução aos conceitos de território e territorialidade

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

mmmmm

Fonte: Clip-Art.

PASSO A PASSO

- Agora, faça a seguinte indagação aos alunos:

  • O que significa o termo território?

 - Aguarde um momento para que os mesmos possam trocar ideias entre seus pares ou grupos.

 - Após a “sementeira de ideias” auxilie-os a compreenderem o conceito de território sob diferentes linhas teóricas. Cite exemplos de territórios em diversas escalas geográficas, produzidos por meio das relações que os seres humanos – indivíduo ou grupos sociais – estabelecem com o espaço geográfico, entre si e com a natureza. Questione-os:

Que leituras podemos fazer dessas imagens?

hh

Aldeia indígena situada no Parque do Xingu. Disponível em: <http://culturasindigenas09.blogspot.com/2009/03/aldeias-indigenas.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

hh

Calçadão da praia de Copacabana, situada na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: <http://www.google.com/earth/index.html>.  Acesso em 07 Abr. 2011.

hh

Prefeitura municipal de Uberlândia-MG. Fonte: <http://www.google.com/earth/index.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

hh

Avenida Paulista, situada na cidade de São Paulo-SP. Fonte: <http://www.google.com/earth/index.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

hh

Fazenda situada no município de Uberaba-MG. Fonte: <http://www.google.com/earth/index.html>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

- A partir da ideia de território, o que se entende por territorialidade?

 - Novamente aguarde até que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e exponham verbalmente suas ideias. A partir das falas, explique a relação entre esses dois conceitos.

 - Aproveite a discussão para explicar outros conceitos inerentes ao de território, como desterritorialização, reterritorialização, dentre outros.

 - Solicite aos alunos que construam um painel com imagens que exemplifiquem como estes conceitos se materializam no espaço geográfico. Para isso, podem usar fotografias registradas por eles mesmos ou imagens retiradas de sites da internet, como por exemplo <http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi>. Ressalte a importância de citar a fonte das imagens quando não forem registradas por eles.

 ff

Fonte: Clip-Art.

Lembre-se: para imprimir uma figura disponível pelo Google Earth usa-se a tecla print screen presente no teclado do computador para capturar a imagem que está na tela. Utilize os recursos disponíveis nos programas Paint Brush ou KolourPaint para editar, salvar e copiar uma imagem para outros programas, como o editor de textos, por exemplo.

fffffff

Fonte: Clip-Art.

  • Etapa 04

Noções de território e territorialidade aplicadas na análise de situações que produzem a vida cotidiana

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

 mmmmm

Fonte: Clip-Art.

PASSO A PASSO

- Assista, com os alunos, ao filme Carandiru.

 - A partir das discussões sobre algumas cenas do filme, explique aos alunos que existem diferentes grupos que sobrevivem nas fronteiras da marginalidade e se articulam com os lugares, criando novas territorialidades.

 - Cite exemplos de pessoas que se organizam nos guetos, na rua, nos becos, nos presídios, nos clubes, nas sarjetas, nas praças, dentre outros territórios, e vivem numa relação de conflito direto ou indireto com os outros usuários/incluídos no espaço.

 - Questione aos alunos:

  • Quais motivos levam essas pessoas a sobreviverem nestes espaços?  

 - Oriente os alunos para que, em grupo, conversem com pessoas que vivem nesses espaços e busquem compreender porque elas foram morar lá.

 - Após as entrevistas, solicite que organizem um painel mostrando fotos, resultado das entrevistas, conclusões dos alunos, dentre outros, e exponha-o em sala de aula, promovendo a interação entre os grupos.

 - Procure deixar claro que um conceito científico está sempre em (re)construção, portanto não é algo pronto e acabado. Historicamente ele percorre um caminho desde sua origem e  adquire outros significados que interferem no entendimento de seus conteúdos, bem como  em suas aplicabilidades.

ff

Fonte: Clip-Art.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática para realizar um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores para que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada os conceitos de “limites, fronteiras e território” a fim de que os alunos apreendam o que significa respeitar limites, sejam os seus, sejam os do outro. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as relações políticas e culturais desenvolvidas no espaço ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, como que as diferentes territorialidades alteram o meio ambiente; em Matemática, tabular resultados de questionários e entrevistas realizadas com pessoas desterritorializadas/reterritorializadas e construir dados e tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

ff

Fonte: Clip-Art.

Recursos Complementares

Busque auxílio para suas aulas acessando os sites:

Texto com sugestões de atividades a serem desenvolvidas em classes do Ensino Fundamental. Conferir em:

<http://www.geocart.igeo.ufrj.br/pdf/trabalhos/2002/Simposio_Cart_Crian%E7a_2002.pdf>

 ARMAZEM DE DADOS. Armazenzinho. Disponível em: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/armazenzinho/web/

O Armazenzinho é um projeto de website que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2008 pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), em convênio com a prefeitura municipal do Rio de Janeiro, com vistas a auxiliar professores e alunos (crianças e jovens) em pesquisas escolares sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) no site http://www.cptec.inpe.br/.

 Esse site disponibiliza imagens de diversos satélites, inclusive do GOES, que são frequentemente utilizadas nas animações sobre a previsão do tempo nos programas de TV. Nesse site pode-se obter imagens atuais, até mesmo do dia em que ocorre a aula ministrada ou, ainda, buscar imagens em arquivos gravados anteriormente, além de permitir criar animações no próprio site.

CD O Brasil Visto do Espaço (Embrapa). http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/

 - A partir de mosaicos de imagens dos satélites Landsat 5 e 7 a Embrapa elaborou um extenso banco de dados de imagens sobre o uso do solo em todo o país. Disponibiliza, ainda, um tutorial para iniciantes.

IBGE 7 a 12. http://www1.ibge.gov.br/7a12/default.html

 - O personagem Paulinho, por meio de animações, aborda assuntos como mudanças climáticas e educação ambiental. O objetivo principal é traduzir para uma linguagem apropriada às crianças e jovens, em idade escolar, informações sobre a população, o meio ambiente e os dados estatísticos do Brasil. Ele dispõe, ainda, de jogos e testes apresentados com visual criativo e descontraído, tornando o conteúdo mais atraente para a faixa infanto-juvenil.

Servidor de Mapas (IBGE). http://www1.ibge.gov.br/mapserver/index.htm

 - No servidor de mapas interativos encontram-se informações como a divisão política, a hidrografia, a rodovias e ferrovias, e resultados de censos. Recomenda-se a utilização da interface básica para usuários que não tenham conhecimento em geoprocessamento.

GEOVOL. http://www.vol.eti.br/geo/

 - Esse site apresenta informações gerais sobre todos os países do mundo. Assemelha-se a uma versão online de um atlas em papel. A opção "jogos" disponibiliza um jogo de localização de Estados ou países e suas respectivas regiões.

Eaprender. http://www.eaprender.com.br

 - Esse site é dedicado ao ensino de diversas disciplinas escolares. Para acessar os conteúdos do site, o interagente deve se cadastrar e criar uma senha. Disponibiliza diversos mapas e animações sobre o tratamento de água, o efeito estufa e jogos interativos.

Googlemaps: http://maps.google.com.br

 - Esse site possibilita a busca de rotas, indica caminhos, sentidos de ruas e avenidas, pontos de referências, dentre outros.

Googleearth: http://earth.google.com.br/

 - Esse site permite a visualização do planeta em diferentes escalas e perspectivas (vertical, horizontal e oblíqua).

Sugerimos, ainda, as seguintes leituras:

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do Desenho ao Mapa: iniciação Cartográfica na Escola. São Paulo: Contexto, 2001.

Nesta obra a autora propõe uma discussão teórica sobre a representação do espaço por crianças e, ainda apresenta algumas atividades como (mapa do corpo, construção de um gnômon, construção de maquetes, dentre outras) para o ensino de mapas nas series iniciais do ensino fundamental.

GONÇALVES, Amanda Rodrigues et. al. Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia. Ar@cne - Revista electrónica derecursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, n. 97,  jun. 2007. Disponível em: http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-097.htm. Acesso em:18 jul. 2008.

GONÇALVES, M. I.Uso do Sensoriamento Remoto na Produção do Conhecimento Escolar. São José dos Campos, INPE, 2004. <www.dsr.inpe.br/vcsr/html/Proj_2004/uso_escolar_sr.pdf>.

GONÇALVES, Amanda Regina; NOCENTINI ANDRÉ, Iara Regina; SALOMÃO AZEVEDO, Thiago; GAMA, Valquíria Z. Analisando o uso de Imagens do “Google Earth” e de mapas no ensino de geografia. Ar@cne. Revista electrónica de recursos en Internet sobre Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, n. 97, 1 jun. 2007. <http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-097.htm>.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Interpretação de imagens de satélite: verificar a capacidade dos alunos para realizarem associações com a realidade em que vivem.

2. Exposições de painéis: constatar se houve a compreensão do conceito de território e seus desdobramentos em territorialidade, desterritorialidade e reteritorialidade.

3. Produção de texto: examinar, a partir da produção de textos e desenhos de croquis, se desenvolveram a noção que os territórios estão em constante (re)construção/transformação e interagem direta ou indiretamente com outros espaços.

4. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

5.Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.