Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Utilizando o computador no processo de alfabetização- UCA

 

19/05/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Utilizando o computador no processo de alfabetização

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com a aula proposta, o aluno poderá perceber a importância do computador no processo de leitura e de escrita; utilizar programas como Kword e Kolourpaint para construir textos e imagens; bem como fazer observações da escrita de palavras e das correções feitas pelo programa Kword.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhados com o aluno, os conhecimentos básicos da utilização do computador tais como o uso do mouse e do teclado.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, as atividades propostas serão realizadas com a utilização do laptop. Por isso, organize a turma em duplas e explique que desenvolverão algumas atividades de escrita e de desenho utilizando o laptop. Professor, crie uma pasta na Área de Trabalho de cada laptop, com o nome de cada aluno da dupla e salve os trabalhos feitos por eles, para que depois possam ser impressos. Inicie a aula com a exploração do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys -> Aplicativos -> KWord, pelos alunos. Solicite que observem os diferentes tipos e tamanhos de fonte, ou seja, de letra. Cada aluno poderá digitar o nome completo e alterar apenas o tipo e o tamanho da fonte para fazer a observação. Veja o exemplo a seguir:  

 

Os alunos poderão, a partir do próprio nome, utilizar o negrito, o itálico e o sublinhado, bem como alterar a cor da fonte, disponíveis na barra de ferramentas, para conhecer as opções que o KWord oferece. Veja o exemplo:

 

 

Após o momento de exploração, solicite que os alunos troquem de laptop para observarem o trabalho feito pelos outros colegas. Peça que cada dupla escreva em uma folha de papel em branco, o que aprendeu e a própria opinião sobre o que vivenciou utilizando o programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys -> Aplicativos -> KWord.

Atividade 2 

Professor, explique aos alunos da turma, que o desafio da aula é digitar o que escreveram anteriormente utilizando o programa Kword, acessado pelo ícone da área de trabalho ou IniciarMetasys -> Aplicativos -> KWord. O objetivo é que a turma perceba as correções feitas pelo programa, sublinhando de vermelho as palavras escritas fora dos padrões convencionais. Os alunos deverão fazer as possíveis correções das palavras utilizando o mouse, com as opções de correção do próprio programa. Depois, deverão corrigir o que escreveram na folha e no próprio laptop.

Agora, com o auxlio do laptop acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefoxos e utilize o sítio a seguir, para ampliar os conhecimentos sobre a escrita de palavras.

 

Fonte: http://www.monica.com.br/diversao/games/cruzadas/cruzadas.htm

 

Atividade 3  

Professor, para a utilização do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint, sugerimos que inicialmente os alunos conheçam as possibilidades do mesmo. Para isso, deixe que explorem as funções da barra de tarefas do KolourPaint.

Depois da exploração, os alunos poderão criar diferentes imagens. Professor, auxilie os alunos a copiarem uma imagem feita por eles no KWord. Para isso, selecione a imagem no KolourPaint e clique em copiar. Depois, clique na opção colar agora no KWord.  O desafio é criar uma história a partir da imagem, utilizando o editor de texto KWord. A turma poderá trocar as histórias com os colegas para serem lidas por todos ou mesmo realizar a leitura da sua produção para todos da sala.

Depois do registro, imprima a história de cada dupla e faça um painel no mural da escola para que toda comunidade escolar possa ler e conhecer as diferentes histórias.

Agora, cada aluno usará o seu laptop para tirar um foto através do programa WxCam, por meio do caminho: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam. Explique para a turma que cada aluno deverá tirar uma foto de um lugar da escola que mais gosta. Auxilie os alunos nesse momento, levando-os aos diferentes lugares da escola para que possam fotografar. Depois, os alunos poderão salvar a imagem no Kword acessado pelo ícone da área de trabalho ou Iniciar -> Aplicativos -> Kword e escrever uma frase sobre o que mais gosta no lugar escolhido. Proporcione um momento para que os alunos socializem as produções e troquem ideias sobre os diferentes ambientes da escola.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o uso do computador no processo de alfabetização acesse o sítio: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/alfa_digital.mspx

Avaliação

A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com as possibilidades do uso do computador no processo de alfabetização.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.