21/05/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Atividade 1
1. Para promover o contato dos alunos com o gênero a ser estudado - crônica -, o professor deverá solicitar a eles que acessem as páginas seguintes e assistam ao vídeo e ouçam a canção "Crônica " de Engenheiros do Hawaii.
http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45719/
http://www.youtube.com/watch?v=W4Q1fh3QpCY&feature=player_embedded
Crônica
Engenheiros do Hawaii
Composição : Gessinger
já não passa nenhum carro por aqui
já não passa nenhum filme na tv
você enrola outro cigarro por aí
e não dá bola pro que vai acontecer
mais um pouco e mais um século termina
mais um louco pede troco na esquina
tudo isso já faz parte da rotina
e a rotina já faz parte de você
você que tem ideias tão modernas
é o mesmo homem que vivia nas cavernas
todo mundo já tomou a coca-cola
a coca-cola já tomou conta da china
todo cara luta por uma menina
e a palestina luta pra sobreviver
a cidade, cada vez mais violenta
(tipo chicago nos anos quarenta)
e você, cada vez mais violento
no seu apartamento ninguém fala com você
você que tem ideias tão modernas
é o mesmo homem que vivia nas cavernas
2. CONVERSANDO SOBRE O TEMA
Após a audição da música, o professor deverá perguntar aos alunos:
a. Qual a relação do título e o assunto da canção?
b. Uma crônica nem sempre conta uma históra. O cronista pode apenas expor seu ponto de vista sobre determinado assunto. Em qual desses casos se inclui a canção "Crônica"?
c. Qual é o tema da canção?
d. Você concorda que o homem moderno continua agindo como o homem das cavernas? Sim - Não - . Justifique.
Atividade 2
1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site do youtube e, em dupla, assistam ao vídeo "Crônica".
http://www.youtube.com/watch?v=rjHJT2WwVtg&feature=related
2. Após assistir ao vídeo, o professor deverá propor aos alunos a criação de um vídeo. Assim como no vídeo assistido - Crônica -, eles deverão, em grupo, entrevistar profissionais da escola, perguntando a eles:
a. Você gosta de ler crônicas?
b. Qual o cronista brasileiro de sua preferência?
c. Em que o cronista se baseia para escrever suas crônicas?
Observação : Cada grupo deverá entrevistar professores diferentes: bibliotecários, assessores pedagógicos, psicólogos, professores de outras áreas de conhecimento.
Nessa atividade, sob a condução e orientação do professor, os alunos deverão realizar a entrevista e produzir o vídeo.
Observação: Professor, mostre aos alunos os passos para a realização da gravação no laptop UCA:
Atividade 3
1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem as páginas seguintes:
http://blogdohic.blogspot.com/2006/12/lixo-luis-fernando-verssimo.html
http://muralnanet.blogspot.com/2011/01/para-gostar-de-ler-informacao-veste.html
2. Os alunos deverão fazer a leitura das crônicas contidas nessas páginas : Lixo, de Luis Fernando Veríssimo; e A informação veste o homem de amanhã, de Carlos Eduardo Novaes.
3. Após a leitura das crônicas, os alunos deverão, em dupla, responder a algumas questões propostas, disponíveis em:
http://www.megaupload.com/?d=2WFJPTAQ
Observação:
Professor, juntamente com os exercícios, foram inseridas as crônicas, para que o aluno possa retomar os textos durante as atividades.
Atividade 4
Produção de texto
O professor deverá apresentar, aos alunos, a seguinte proposta de produção textual:
Disponível em:
Os alunos poderão assistir aos vídeos seguintes para obterem mais informações sobre alguns cronistas brasileiros e sobre a banda "Engenheiros do Hawaii".
Entrevista com Luis Fernando Verísimo:
http://www.youtube.com/watch?v=Rwh4di5jSHQ
Engenheiros do Hawaii:
http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/index2.html
Rubem Braga
1.1. O professor deve observar a participação dos alunos durante as atividades.
1.2. Verificar, principalmente, se os alunos conseguiram fazer a distinção entre crônica narrativa e crônica argumentativa, a partir da identificação das características composicionais do gênero nas duas modalidades.
1.3.. Avaliar, individualmente, por meio da produção de uma crônica, em que se toma como ponto de partida uma imagem de duas crianças ao computador.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!