Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Crônica narrativa versus crônica argumentativa

 

21/05/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar duas modalidades do gênero discursivo  crônica – narrativa e argumentativa – identificando semelhanças e diferenças – quanto às  características formais e funcionais.
  • Ler e analisar crônicas - narrativa   e argumentativa.
  • Produzir  uma crônica narrativa.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elementos da estrutura narrativa.
Estratégias e recursos da aula
  •  utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos.
  • utilização de imagens, textos e vídeos veiculados na internet.

 

  •  A temática desta aula trata-se de um estudo comparativo entre duas modalidades  do gênero discursivo crônica: crônica narrativa versus crônica argumentativa, dando a continuidade à proposta  de se trabalhar com gêneros discursivos da ordem do narrar por meio de um estudo comparativo,  em que se usa a sequência didática como metodologia.

 

Atividade 1

1. Para promover o contato dos alunos com o gênero a ser estudado - crônica -,  o professor deverá  solicitar a eles que acessem as páginas seguintes e assistam ao vídeo e ouçam  a canção "Crônica " de Engenheiros do Hawaii.

http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45719/

http://www.youtube.com/watch?v=W4Q1fh3QpCY&feature=player_embedded

Crônica

Engenheiros do Hawaii

Composição : Gessinger

já não passa nenhum carro por aqui
já não passa nenhum filme na tv
você enrola outro cigarro por aí
e não dá bola pro que vai acontecer

mais um pouco e mais um século termina
mais um louco pede troco na esquina
tudo isso já faz parte da rotina
e a rotina já faz parte de você

você que tem ideias tão modernas
é o mesmo homem que vivia nas cavernas

todo mundo já tomou a coca-cola
a coca-cola já tomou conta da china
todo cara luta por uma menina
e a palestina luta pra sobreviver

a cidade, cada vez mais violenta
(tipo chicago nos anos quarenta)
e você, cada vez mais violento
no seu apartamento ninguém fala com você

 você que tem ideias tão modernas
é o mesmo homem que vivia nas cavernas

 

2. CONVERSANDO SOBRE O TEMA

 

Após a audição da música, o professor deverá perguntar aos alunos:

 

a. Qual a relação do título  e o assunto da canção?

b. Uma crônica nem sempre  conta uma históra.  O cronista pode apenas expor seu ponto de vista sobre determinado assunto. Em qual desses casos se inclui a canção  "Crônica"?

c. Qual é o tema da canção?

d. Você concorda que o homem moderno continua agindo como o homem das cavernas? Sim - Não - .  Justifique.

 

  • As respostas a essas questões servirão de motivação para o estudo do tema. 

 

Atividade 2

 

1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site do youtube e, em dupla, assistam ao vídeo "Crônica".

http://www.youtube.com/watch?v=rjHJT2WwVtg&feature=related

 

2. Após assistir ao vídeo, o professor deverá propor aos alunos a criação de um vídeo.  Assim como no vídeo assistido - Crônica -,  eles deverão, em grupo, entrevistar profissionais da escola, perguntando a eles:

a. Você gosta de ler crônicas?

b. Qual o cronista brasileiro de sua preferência?

c. Em que o cronista se baseia para escrever suas crônicas?

 

Observação : Cada grupo deverá entrevistar professores diferentes: bibliotecários, assessores pedagógicos, psicólogos, professores de outras áreas de conhecimento.

 

Nessa atividade, sob a condução e orientação do professor, os alunos deverão realizar a entrevista e produzir o vídeo.

Observação: Professor, mostre aos alunos os passos para a realização da gravação no laptop UCA:

  • ícone Câmera - desktop  - posicionar câmera em direção aos entrevistados;
  • acionar gravador interno ou externo;
  • clicar em iniciar gravação (bolinha vermelha);
  • clicar em parar, ao término da entrevista;
  • Conferir gravação: metasys/computador/ pasta do usuário / vídeos.

 

 

Atividade 3

  • Professor,  organize uma MOSTRA DE VÍDEOS na escola.  Este poderá ser realizado no intervalo das aulas (recreio) ou em um dia especial previamente agendado.

 

1. O professor deverá solicitar aos alunos que acessem as páginas seguintes:

 http://blogdohic.blogspot.com/2006/12/lixo-luis-fernando-verssimo.html

http://muralnanet.blogspot.com/2011/01/para-gostar-de-ler-informacao-veste.html

 2. Os alunos deverão fazer a leitura das crônicas contidas nessas páginas : Lixo, de Luis Fernando Veríssimo; e A informação veste o homem de amanhã, de Carlos Eduardo Novaes.

3. Após a leitura das crônicas, os alunos deverão, em dupla, responder a algumas questões propostas, disponíveis em:

http://www.megaupload.com/?d=2WFJPTAQ

 

Observação:

Professor, juntamente com os exercícios, foram inseridas as crônicas, para que o aluno possa retomar os textos durante as atividades.

 

Atividade 4

 

Produção de texto

O professor deverá apresentar, aos alunos, a seguinte proposta de produção textual:

  • Escreva uma crônica no Kword para ser lida em sala de aula e, caso seja escolhida, deverá ser postada no Blog da turma. O ponto de partida  será a imagem abaixo.
  • Lembre-se de que as crônicas baseiam-se em acontecimentos reais, mas devem apresentar a visão particular do cronista sobre eles.
  • Planeje o tempo e espaço das personagens.
  • Sua crônica deverá retratar uma situação cotidiana  de forma humorística , poética ou crítica.
  • O foco narrativo deverá ser de 1ª. pessoa.

 

 

Disponível em:

http://muh.com.br/portal/wp-content/uploads/crianças.jpg

Recursos Complementares

Os alunos poderão assistir aos vídeos seguintes para obterem mais informações sobre alguns cronistas brasileiros e sobre a banda "Engenheiros do Hawaii".

Entrevista com Luis Fernando Verísimo:

http://www.youtube.com/watch?v=Rwh4di5jSHQ

Engenheiros do Hawaii:

http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/index2.html

Rubem Braga

http://www.youtube.com/watch?v=tJp7Bctd3WQ

Avaliação
  • Considerando o que foi desenvolvido durante as aulas, os alunos poderão ser avaliados de forma pontual.

1.1. O professor deve observar a participação dos alunos durante as atividades.

1.2.  Verificar, principalmente, se os alunos conseguiram  fazer a distinção entre crônica narrativa e crônica argumentativa, a partir da identificação das características composicionais do gênero nas duas modalidades. 

1.3.. Avaliar, individualmente, por meio da produção de uma crônica, em que se toma como ponto de partida uma imagem de duas crianças ao computador.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.