29/04/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Desenvolver o hábito de ler com fluência, dicção, ritmo e entonação adequados, ampliando o vocabulário.
Ler fábulas.
Desenvolver a capacidade de ler e escrever.
Escrever textos, com desenvoltura, empregando adequadamente os sinais de pontuação.
Desenvolver a habilidade de expor suas ideias por escrito.
Criar, ilustrar, descrever personagens e produzir fábulas.
Dramatizar fábulas.
Ler e interpretar informações.
Habilidade de pesquisa na internet.
AULA 01
Começar a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é fábula. De acordo com as respostas obtidas, explicar que fábulas são pequenas histórias que tem um fundo moral e seus personagens são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc.
No laboratório de informática, realizar leitura de fábulas , com a utilização do data show. Ao final da leitura solicitar aos alunos que apontem, oralmente, características comuns aos textos lidos, poderá fazer perguntas que chamem atenção para aspectos, tais como: brevidade da história, presença de personagens animais que agem como seres humanos, ausência de indicações precisas de tempo e espaço, explicitação de uma moral.
http://sitededicas.uol.com.br/fabula_gato_e_raposa.htm
http://sitededicas.uol.com.br/a_raposa_e_o_macaco.htm
AULA 02
Em grupo, no laboratório de informática, os alunos irão acessar os sites selecionados, para fazer leitura de fábulas. Ao final cada grupo irá escolher uma das fábulas para dramatizar. O professor deve alertar os alunos para que as falas fiquem bem caracterizadas, de acordo com o que os personagens representam, e para que acentuem o ritmo e as rimas dos versos que compõem o texto.
http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm
GRUPO 01
http://www.contandohistoria.com/a_formiga_e_pomba.htm
http://www.contandohistoria.com/o_leaozinho_orgulhoso.htm
http://www.contandohistoria.com/o_leao_e_o_ratinho.htm
GRUPO 02
http://www.contandohistoria.com/o_burro_que_espirrava_dinheiro.htm
http://www.contandohistoria.com/o_alce_e_os_lobos.htm
http://www.contandohistoria.com/o_pastor_e_o_lobo.htm
GRUPO 03
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=98
http://www.contandohistoria.com/o_galo_e_a_raposa.htm
http://sitededicas.uol.com.br/cachorro_galo_raposa.htm
GRUPO 04
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=90
http://www.contandohistoria.com/a_raposa_e_as_uvas.htm
http://sitededicas.uol.com.br/fabula15a.htm
GRUPO 05
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=159
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=101
http://sitededicas.uol.com.br/fabula_os_dois_viajantes.htm
AULA 03
Os alunos organizados em grupo, no laboratório de informática, irão ler algumas fábulas que estão disponíveis nos sites selecionados, depois irão escolher entre as lidas, uma para reescrever, sendo observado a organização textual. Pedir aos alunos que identifiquem palavras desconhecidas no texto.
Ao final, solicitar que cada um dos grupos apresente para a turma a sua fábula reescrita, destacando o título, o nome dos personagens, apresentando também, de forma sucinta, o enredo.
http://sitededicas.uol.com.br/fabula_partilha_do_leao.htm
http://www.consciencia.org/a-princesa-e-o-monstro-fabula-encantada
http://sitededicas.uol.com.br/fabula_partilha_do_leao.htm
http://delmamoraes.blogspot.com/2010/03/fabulas-de-monteiro-lobato.html
A avaliação será no decorrer de todas as atividades, buscando por meio de diálogo e observações compreender se houve apropriação de conhecimento, apresentação: (produção de fábula inventada por eles, leitura e dramatização de fábulas) a participação ativa, o interesse, a organização, a socialização do conteúdo e a integração com o grupo.
Propor aos grupos que elaborem livrinhos com fábulas inventadas por eles.
Quatro estrelas 17 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/11/2012
Cinco estrelasisso e uma pura diversao pra mim. parabens mary um beijo.
21/11/2011
Quatro estrelasA sua aula é muito dinâmica e criativa. Você encontrou uma maneira para que os alunos se apropriassem do conhecimento de uma forma lúdica e prazerosa. Parabéns pela sua disponibilidade democrática de socializar as suas aulas. O conhecimento é para ser expandindo e não ficar aprisionado no egocentrismo do homem.Você segue este caminho.
11/11/2011
Cinco estrelasprofessora....dessa vez passei pra ler mas um pouquinho e amei a fabula do urso e os dois viajantes..........legau pra caramba..........d+.......... ''BEIJOS TE ADORO''
05/11/2011
Cinco estrelasnossa....fazia um bom tempo que eu ñ lia fabulas.......esse site e d+ espero que continue bombamdo!parabéns mary! as fabulas são excelentes.
29/09/2011
Cinco estrelasque legal sempre passarei conhecer mais.
28/08/2011
Quatro estrelasOi Mary! Passei aqui para lhe dar os parabéns pela sua aula que está ótima, pela sua competência e desprendimento de ajudar aos colegas. Continue brilhando, você merece. Abraço Zezé
13/08/2011
Quatro estrelasC.E.U.R. PROFESSORA GOSTEI DEMAIS DA SUA AULA IREI PASSAR SEMPRE PRA VER NOVIDADES BEIJOS!!!
07/07/2011
Cinco estrelasA sugestão de aula foi maravilhosa , pois apontou algumas metodólogias d com trabalhar fábulas utilizando os recursos tecnológicos.
07/06/2011
Cinco estrelasc.e.urbano rocha giovanna: tia sua aula ta muito boa gostei e pretendo continuar assesando.gostei das fabulas..beijos!!!!
05/05/2011
Cinco estrelasAmiga, sua aula está maravilhosa,muito rica . Amei, continue crescendo. Abraços!!!
03/05/2011
Cinco estrelasAdorei sua aula Mary, é uma aula que irá atrair os alunos para a leitura.
01/05/2011
Cinco estrelasmuito interessante, vc está de parabéns, te admiro muito, Meire, continue crescendo.
30/04/2011
Cinco estrelasOlá Mary, você cada dia mais poderosa... Parabéns amiga. uito bom seu trabalho uma aula interessantissima.
30/04/2011
Cinco estrelasAmei! um forma muito interessante e dinâmica de alfabetizar os alunos das séries iniciais. Parabéns!
29/04/2011
Cinco estrelasParabéns amiga! Sua aula está maravilhosa.
29/04/2011
Cinco estrelasÉ interessante como você se identificou com o portal do professor e principalmente com as novas tecnologias, já são várias aulas publicadas e todas fazendo uso das TIC. Achei muito boa sua aula utilizando as fábulas para despertar o interesse dos alunos pelas leitura e produção textual, aulas assim produzem maior envolvimento dos alunos com o conteúdo e com a disciplina. Você merece aplausos.
29/04/2011
Cinco estrelasMary Alvarenga... Ver mais uma aula sua aqui no Portal do Professor é ter a certeza que eu estava certa: é competente, dinâmica e muito criativa. Uma aula como esta vai promover no aluno gosto pela leitura e principalmente prepará-los adequadamente para a escrita e produção textual. Parabéns, minha linda... adoro você. Bjs