Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Máquina Humana: descobrindo o seu corpo - UCA

 

20/06/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as partes do corpo humano, nomeando-as.
  • Observar semelhanças e diferenças no corpo dos colegas.
  • Montar um boneco articulado formado pelas partes do corpo humano (membros superiores e inferiores), colocadas nos devidos lugares.
  • Cuidar da higiene corporal/pessoal.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco(5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre as partes do corpo; cuidados com a higiene corporal e a utilização de recursos do Classmate como: o uso dos programas KolourPaint e KWord, do sistema operacional Linux, bem como saibam utilizar a WxCam.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

 Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre o nosso corpo e proponha a brincadeira de modelar o colega em forma de escultura.

Para essa brincadeira é necessário que os alunos escolham sua dupla, se posicionem um em frente ao outro e combinem quem vai começar. Depois, cada um modela as posições: dos braços, das pernas, da cabeça e das mãos do colega. Na modelagem o colega escolhe as posições de cada parte do corpo do amigo e assim por diante. Ao sinal do professor todos devem parar e apreciar as esculturas, andando pela sala de aula.

Professor, utilize o laptop para que cada aluno fotografe as esculturas, seguindo as orientações: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam

Nesta aula, solicite aos alunos que mostrem as fotografias tiradas das esculturas dos colegas, e discutam sobre: as diferentes posições, as partes do corpo mais usadas, cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

GINÁSTICA ORIENTADA COM MÚSICA

Professor, incentive os alunos a observarem a própria imagem em frente ao espelho. Peça que eles toquem nas diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras ouvindo a música “Desengonçada” da compositora Bia Bedran como: balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule os alunos a imitarem os gestos dos colegas. Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?

Professor, se houver necessidade baixe a música através do sítio:

http://letras.terra.com.br/bia-bedran/561347/ 

 

 

crianças fotos espelho

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia MG

Fonte: acervo da autora

 

Professor, leve os alunos para a sala de ginástica ou prepare outro local no pátio, ou até mesmo na sala de aula  para realizar uma massagem, cada aluno massageia o colega, coloque uma música relaxante. Logo após, discuta com os alunos: O que sentiram quando receberam a massagem? Quais as partes do corpo foram massageadas?

 

massagem

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia MG

Fonte: acervo da autora

 

Professor, produza junto com os alunos um texto coletivo relatando a atividade realizada. Veja o texto registrado abaixo, ele foi produzido por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU.

 

Imagem e massagem

                Na sexta-feira, nossa aula foi num lugar muito tranquilo, na sala de ginástica. Lá formamos grupos de três colegas para dançarmos a música “Desengonçada” da compositora Bia Bedran. Na frente do espelho observamos a nossa imagem e os movimentos do nosso corpo, dançando e fazendo caretas.

                Depois, fizemos uma massagem especial nos colegas. Quando acabamos conversamos na rodinha sobre o que sentimos ao receber e fazer a massagem. Descobrimos várias sensações: cócegas, tranquilidade, alegria e prazer, além de conhecermos um pouco mais sobre o nosso corpo. Ao terminarmos subimos para a sala de aula e fomos embora para casa.

                (Texto coletivo criado pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU – Uberlândia MG)

Material utilizado:

  • Colchonete;
  • Som e Cd.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

DESENHANDO COM O CORPO

Professor, escolha um lugar amplo no pátio da escola e converse com os alunos para que formem duplas façam o desenho/contorno do corpo do colega. É necessário que tenha sol para os alunos contornarem a sombra no chão usando giz de quadro. Após a escolha do local e a formação das duplas, diga aos alunos o que eles deverão fazer: um desenha a sombra do colega, enquanto o outro fica em pé imóvel observando o colega contornar sua sombra.

 

desenho corpo3

 Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia  MG

Fonte: acervo da autora.

 

Professor, utilize o laptop para que cada aluno possa fotografar as esculturas, seguindo as orientações: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam

Material utilizado:

  • Giz de quadro;
  • Laptop.

Professor, para finalizar esta atividade, faça uma rodinha para que os alunos possam apresentar as fotos que tiraram durante a atividade anterior. Promova a discussão sobre as mesmas. Peça que digam o que acharam da atividade, pergunte se gostaram de fazê-la.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente aos alunos as partes do nosso corpo e solicite que escrevam os nomes das partes do corpo, de acordo com a imagem abaixo:

 

menina menino

Fonte: http://www.smartkids.com.br/passatempos/corpo-humano-preencha.html

Para reforçar a aprendizagem proponha a seguinte atividade no caderno:

Observe com atenção a cruzadinha abaixo. Você deverá escrever os nomes das partes do corpo correspondendo-as com os desenhos.

 

cruzadinha

Fonte: WWW.smartkids.com.br

Após a realização da cruzadinha, convide os alunos a acessarem a internet e realizarem alguns jogos. Seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet)

Sugerimos os sítios:

www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-cabeca-ombro-joelho-e-pe.html 

www.smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BONECOS ARTICULADOS

 Professor, proponha aos alunos que confeccionem, usando massinha de modelar, bonecos demonstrando as partes do corpo humano.

Após a construção dos bonecos, oriente-os para que utilizem a câmera do laptop para os fotografarem  seguindo as orientações: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam

Veja abaixo alguns bonecos fotografados pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- Uberlândia MG.

 

massinhamassinha2

 Fonte: acervo da autora

 

Professor, encerrada a atividade, permita que cada aluno leve para casa seu boneco, a fim de apresentá-lo à família. Proponha que os alunos peçam a ajuda dos familiares para escolherem um nome para o seu boneco. No caderno, deverão escrever o nome do boneco e suas características físicas.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar as partes do corpo humano, nomeando-as; observar semelhanças e diferenças no corpo dos colegas; montar um boneco articulado formado pelas partes do corpo humano; utilizar os jogos e as pesquisas usando o laptop. É também importante verificar as considerações individuais ou grupais da percepção das partes do corpo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jonathan Santos Silva, Escola Municipal Manoel Cunha , Sergipe - disse:
    jhon.se@hotmail.com

    01/02/2014

    Cinco estrelas

    Perfeito, mesmo que não tenhamos disponíveis todos os recursos, a professora mostrou que é possível criar uma ótima aula. Parabéns


  • Simone, Escola Municipal Maria Teresa , Minas Gerais - disse:
    simonybrisola@bol.com.br

    16/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões aqui encontradas


  • M. Conceição G. Moura, U.E. Joana Vieira de Miranda , Piauí - disse:
    ceicagoncalves@gmail.com

    23/02/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito, pois a criançada se divertiu e realmente aprenderam muito sobre o corpo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.