08/07/2011
Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, José Ângelo de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
As atividades dessa aula devem ser realizadas num laboratório de Física. Além dos materiais necessários às atividades, são necessários recursos multimídia (projetor multimídia e computador conectado à internet).
Atividade 1. A formação de imagem em um espelho plano
Objetiva ensinar os estudantes a observar e analisar imagens em espelhos planos e verificar simetrias em relação à imagem refletida.
Material
6 Kits compostos por: 2 espelhos planos retangulares e sem molduras, de 30 cm x 20 cm; figuras geométricas bidimensionais (quadrado, retângulo, triângulo, circulo) e fotografias de pessoas, sendo de tamanho não superior às dimensões de uma folha A4; folhas A4 com palavras (AMOR, AMBULÂNCIA, CASA, AMA, ATA).
Procedimento
Para uma sala de 30 estudantes, formar equipes com cinco integrantes. Cada equipe receberá um Kit contendo o material para a realização do experimento.
O professor deve solicitar aos estudantes que respondam às questões propostas, tendo por base os experimentos realizados e os resultados observados. Como plano de trabalho, siga as instruções abaixo:
- os experimentos devem ser realizados em lugar plano, preferencialmente sobre uma bancada nivelada.
- cada equipe, composta por cinco estudantes, receberá um kit contendo os espelhos, figuras, gravuras e palavras;
- cada equipe, manuseando o material e realizando as atividades, tentará responder às questões propostas, que guiarão o experimento.
Questões:
a) As imagens dos objetos colocados diante do espelho são iguais ou diferentes deles?
b) Se colocássemos a palavra AMOR em frente a um dos espelhos, como seria a imagem formada? E se colocássemos a palavra ATA?
c) Que procedimento podería ser utilizado para que fosse possível observar uma imagem da palavra AMOR com as letras escritas nessa mesma ordem? (Não vale alterar a ordem das letras da palavra cuja imagem será observada)
d) A imagem do espelho plano é virtual ou real? Por quê?
e) Se uma pessoa levantar a mão esquerda em frente ao espelho, sua imagem refletida levantará qual das mãos?
Tendo por base o conhecimento prévio exigido do estudante, acerca das leis de propagação e reflexão da luz, o professor deverá explicar como se formam as imagens em um espelho plano, esclarecendo que:
a) A imagem se forma atrás do espelho (imagem virtual) através do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem o espelho. A imagem tem o mesmo tamanho do objeto.
b) A mesma distância do objeto ao espelho é a da imagem ao espelho.
c) Ocorre a reversão da imagem (direita para a esquerda ou vice-versa, mas não de baixo para cima).
Figura 1: Imagem em espelho plano. Imagem obtida em: http://osfundamentosdafisica.blogspot.com/2010_08_01_archive.html
Os espelhos planos podem ser usados para observarmos imagens que estejam fora de nosso campo de visão direta (retrovisor de automóveis, periscópios, etc.). Eles servem também para desviar a luz, refletindo-a para outras direções.
Atividade 2 : Experimento com espelhos convexos
Objetiva propiciar ao estudante reconhecer um espelho convexo, compreender como se formam as imagens nesse tipo de espelho e aprender algumas de suas utilidades.
O professor deve, inicialmente, dar uma definição de espelho convexo e fornecer informações que ajudem os estudantes a analisarem os experimentos e perceberem possíveis ultilidades desse tipo de espelho. Por exemplo, pode dizer que é um tipo de espelho esférico no qual a reflexão ocorre no lado exterior da esfera (ou calota esférica), alterando a imagem refletida por ele. A imagem será sempre virtual, direita, e menor que o objeto que a originou. Devido ao fato dos espelhos convexos nos permitirem ampliar nosso campo de visão, eles favorecem ações de segurança.
Figura 2. Leis de reflexão em espelhos esféricos. Imagem obtida em: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/01/espelho-convexo-6-raios-incidentes.jpg
Material
01 espelho convexo de tamanho médio (10 cm de raio), 01 lápis pequeno, 01 suporte para o espelho.
Procedimento:
- O material deve ser colocado sobre uma superfície plana.
- O espelho deve ser fixado em pé.
- O professor deve pedir aos estudantes para afastarem e aproximarem o lápis do espelho, observando e anotando as características da imagem formada.
- Baseados nas observações e anotações realizadas, os estudantes devem responder às seguintes perguntas:
1) O experimento comprova as características das imagens, conforme descritas junto à definição de espelho convexo?
Resposta esperada: sim
2) No seu experimento, foi possível obter uma imagem maior que o objeto utilizado? Se não, isso está de acordo com o esperado?
Resposta esperada: Não e está de acordo com o esperado.
3) Cite locais em que os espelhos convexos são utilizados como recurso para vigilância e segurança.
Resposta esperada: Eles são usados em supermercados, lojas e áreas de grande movimentação de pessoas.
Atividade 3 : Determinando o foco de espelhos côncavos.
Objetiva permitir ao estudante conhecer os espelhos côncavos, compreender como as imagens são formadas por ele e as situações onde eles são usados.
Inicialmente, o professor deve dar uma definição do espelho côncavo. Ele pode dizer que o espelho côncavo é uma superfície esférica que apresenta na parte interna o seu lado refletor. Nele podemos obter imagens que são reais ou virtuais, dependendo da posição ocupada pelo objeto diante desse espelho e a orientação da imagem pode ser direita ou invertida, também dependendo de onde o objeto está posicionado em relação ao espelho.
Após a definição, o professor proporá a realização do experimento abaixo para ensinar os estudantes a identificarem o ponto focal (foco) dos espelhos côncavos.
Figura 3. Experimento para encontrar o foco de um espelho côncavo. Imagem obtida em: http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt08.htm
Material
06 Kits composto, cada um, pelo seguinte material:
- 01 Pente de aproximadamente 20 cm
- 01 lanterna de duas ou três pilhas médias ou grandes.
- 01 tira de metal espelhado, de aproximadamente 15 cm de comprimento por 05 cm de largura.
- 06 computadores com acesso a internet.
Procedimento:
Os estudantes devem realizar a montagem do experimento, conforme demonstrado na figura acima, sobre uma bancada plana e horizontal, seguindo os passos sugeridos:
- colocar a tira de metal espelhado sobre a bancada;
- colocar o pente a uma distância de aproximadamente 30 cm da tira e ligar a lanterna;
- Ligar a lanterna e fazer com que os raios de luz provenientes dela passem pelos dentes do pente e atinjam a tira de metal (lanterna, o pente e a tira metálica devem estar em linha reta).
Em seguida os estudantes devem procurar responder às seguintes questões:
- O que ocorre com os raios após passarem pelo pente e serem refletidos pela tira de metal espelhado?
Resposta esperada: Os raios refletidos cruzam-se em um ponto situado na frente do espelhos.
- O que é esse ponto onde os raios se cruzam?
Resposta esperada: O ponto focal (foco) do espelho.
Após determinado o ponto focal, o professor deve explicar aos estudantes que nos espelhos esféricos o centro desse espelho está a uma distância do vértice que é o dobro daquela do vértice ao foco.
Tendo realizado o experimento, o professor deve pedir que os estudantes acessem, na internet, o seguinte endereço: http://fisica.ufpr.br/ntnujava/Lens/lens_e.html, onde poderão simular lentes e espelhos e verificar a formação de imagens e responderem às seguintes questões:
1 – Colocando um objeto antes do centro de um espelho côncavo, como será a imagem formada?
Resposta esperada: real, invertida e menor.
2 – Colocando o mesmo objeto sobre o centro do espelho côncavo, como ficará a imagem obtida?
Resposta esperada: real, invertida e mesmo tamanho.
3 – E se o mesmo objeto for colocado no foco desse espelho, como ficará a imagem formada?
Resposta esperada: Imprópria, pois os raios refletidos serão paralelos e se cruzam no infinito.
4 – Caso o objeto seja colocado entre o foco e o vértice do espelho côncavo, como será a imagem?
Resposta esperada: Virtual, direita e maior.
Comumente os espelhos côncavos são utilizados em aplicações bem específicas, isso ocorre por que as imagens formadas variam de acordo com a posição do objeto. Podem ser encontrados em alguns tipos de telescópios, projetores e também em equipamenteos de consultórios odontológicos e salões de beleza (espelhos de maquiagem).
Para saber mais sobre como determinar o foco de um espelho côncavo, consulte o endereço: http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/opt08.htm
Para melhor compreesão das leis sobre reflexão da luz e o processo de formação de imagens pelos espelhos, acesse o seguinte endereço: http://efisica.if.usp.br/otica/basico/reflexao/leis/
Para consultar as leis que descrevem os processos de formação de imagens em espelhos, consulte o endereço: http://www.desconversa.com.br/fisica/exercicios-espelhos-esferico/
Após estudar esta aula sobre espelhos o estudante deverá ser capaz de:
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/02/2016
Cinco estrelasExcelente a aula, principalmente aseexperiências propostas. Utilizarei para iluminação do meu jardim com luz natural.
03/08/2011
Cinco estrelasConsultei por curiosidade , uma vez que atuo em outra área do conhecimento (gastronomia). Me surpreendi ao deparar com um material tão bem elaborado. Agradeço pelas contribuiçoes que colhi para adaptar na organizaçao de minhas aulas.