20/06/2011
Edson Luís Nunes, José Higino Dias Filho, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ondas sonoras.
Propagação de ondas mecânicas.
Frequência e comprimento de ondas.
Iniciaremos esta atividade discutindo o que são as ondas sonoras. O professor pode apresentar o que é uma onda de forma simples, usando o recurso: "Ondas Sonoras" do banco de objetos do MEC proposto a seguir.
Esta atividade pode ser iniciada dividindo a turma em grupos. Os grupos devem seguir as etapas propostas no recurso, afim de extrairem informações básicas existentes nos itens 1, 2 e 3 , do roteiro ondas sonoras.
Após passar pelos ítens do objeto educacional, deve estar claro para os alunos os seguintes conceitos:
a) O que é o som?
Resposta esperada: O Som é uma onda mecânica, logo necessita de um meio material para se propagar.
Figura 1 . Onda mecânica , imagem de : http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo/fig5.jpg .
b ) Como se propaga uma onda sonora?
Resposta esperada: -Uma onda sonora – é um exemplo típico de onda mecânica tridimensional. O som é obtido pela vibração de um material que ao vibrar, produz inicialmente uma compressão do ar na região próxima, logo seguida de uma rarefação. Consequentemente as moléculas de ar começam a vibrar longitudinalmente, transmitindo a perturbação para as moléculas vizinhas e assim sucessivamente transmitindo a onda por toda a sua vizinhança.
Figura 2. Ondas longitudinais e transversais, imagem de: http://omundodelavoisierenewton.files.wordpress.com/2009/10/6ondas2.jpg
c) O que caracteriza fisicamente um som?
Resposta esperada: Um som tem características físicas – freqüência, comprimento de onda e velocidade de propagação.
Freqüência (ƒ) – número de vezes que as ondas são emitidas por unidade de tempo. É medida em Hertz (Hz) no Sistema Internacional de unidades. Comprimento de onda (λ) – distância entre dois pontos de oscilação mínima (ou dois pontos de oscilação máxima) consecutivos de uma onda. Velocidade de propagação (v) – a velocidade de propagação do som varia de acordo com o meio em que se propaga, já que é uma onda mecânica; no ar, seu valor é, aproximadamente, 340 m/s enquanto que, por exemplo, na água é 1450 m/s.
d) Qual a faixa de frequência que o ser humano escuta?
Figura 3. Som audível, frequência e intensidade, imagem obtida de : http://1.bp.blogspot.com/_meYRPtd12wM/S-s3BAgjc3I/AAAAAAAAALE/_NoJT8ysTUI/s1600/som_diagram_DowChemical.gif
e) Qual a diferença entre altura, intensidade e timbre de um som?
Resposta esperada:
Altura – é a qualidade do som que permite dizer se ele é mais agudo ou mais grave que outro. Quanto maior a freqüência, maior a altura, ou seja, mais agudo é o som.
Intensidade – é a qualidade que permite julgá-lo mais forte ou mais fraco que outro.
Timbre – é a qualidade que permite ao ouvido diferenciar sons de mesma altura e intensidade, emitidos por fontes diferentes. Por exemplo, uma mesma nota musical tocada por um violão ou por um piano produzem sensações diferentes. Isso é devido à forma da onda emitida pelo instrumento.
Após passar por todas as etapas da atividade de Ondas Sonoras, faça uma avaliação oral usando as questões do item "6. SUGESTÃO PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" do recurso usado nesta etapa. Caso o professor perceba dificuldades em apresenterem as respostas a estas questões, peça que dicutam em grupo antes de arguí-los novamente. As discussões são sempre enriquecedoras.
Figura 4 . Pagina principal do experimento de tubos sonoros obtida do endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11109/open/file/src/index.html
O professor pode apresentar as figuras com o modelo que descreve os modos de vibração em tubos sonoros como no endereço a seguir.
Modelo para tubo fechado pode ser encontrado no site : http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Acustica/tubos2.php
Figura 6. Tubo sonoro fechado e os harmônicos ímpares possíveis: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Acustica/figuras/tubo4.gif
Figura 7 . Flauta de pã , imagem obtida do endereço: http://1.bp.blogspot.com/_iomchrgq0zw/R7DFSM2-32I/AAAAAAAAANw/rAo5DovjUO0/s200/180px-ChileanPanpipes-cutout.jpg
Após a discussão em grupo dos resultados das questões propostas anteriormente, o professor pede a turma que formem novamente se disponha em círculo. Cada grupo deve nomear um membro para apresentar o resultado das questões. O professor deve fazer as intervenções em forma de questionamento aos demais alunos participantes quando for necessário. Primeiro aos componentes do grupo e posteriormente aos demais.
As definições básicas de ondas sonoras podem ser obtidas em:
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/ondas-sonoras.htm
Os órgãos tubulares de antigas catedrais são tubos sonoros , o vídeo a seguir mostra uma animação que apresenta os tubos sonoros:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/11/2012
Cinco estrelasMuito bom o artigo !