20/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Identificar os sujeitos sociais participantes da Cabanagem e o significado da denominação dada ao movimento.
Analisar os fatores que levaram à revolta dos cabanos no Pará, no período entre 1835 e 1840.
Refletir sobre os significados do movimento no contexto social e político do Brasil Império.
O processo de Independência do Brasil.
Brasil Independente: O Primeiro Reinado e o Período Regencial.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um Computador por Aluno).
1- Iniciar as atividades desta aula indagando os alunos a respeito do movimento: já leram ou ouviram falar do movimento? O que sabem a respeito?
2- Para um primeiro contato com o movimento e para entender a origem do nome "Cabanagem", propor a leitura e interpretação do texto " A CABANAGEM - A PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ ENTRE 1835 - 1840", que pode ser acessado no endereço:http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_norte.html
a- Solicitar aos alunos que localizem, no endereço web citado acima, o mapa da localização do movimento "A cabanagem":
Fonte: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo02/rev_norte.html (Acesso em 16/04/2011)
b- Questionar os alunos sobre a denominação Grão-Pará para a região onde ocorreu o movimento. Pergunte: o atual estado do Pará corresponde exatamente à antiga província do Grão-Pará no período em que ocorreu o movimento? Sugerir aos alunos que levem esta questão para a aula de Geografia e que, depois, socializem suas conclusões na aula de História.
c- Pedir aos alunos para que acessem, na internet, o endereço http://www.tudoehistoria.com.br/pdfs/cap07-8oano.pdf, e que observem atentamente a imagem da página 80, abaixo reproduzida. Em seguida, pedir a eles que descrevam o que veem e depois, que relacionem a imagem à denominação do movimento que estão estudando.
Fonte: http://www.tudoehistoria.com.br/pdfs/cap07-8oano.pdf (Acesso em 16/04/2011)
d- Posteriormente, o professor pode pedir que os alunos acessem o Google Imagens no endereço http://www.google.com.br/imghp, e que procurem por outras imagens referentes à denominação cabano/cabanagem, na barra de pesquisa. Estas imagens podem ser salvas diretamente no computador, como por exemplo, o quadro de Alfredo Norfini:
Cabano Paraense. Pintura de Alfredo Norfini, 1940. Museu de Artes de Belém.
Disponível em:
e- Tendo como referência a leitura do texto indicado no item 2 e a interpretação das imagens selecionadas, propor aos alunos um debate sobre a origem do nome Cabanagem, a partir de uma questão:
O nome Cabanagem tem relação com os sujeitos sociais que participaram do movimento e com a origem social dos mesmos? |
Os alunos devem colocar seus argumentos a partir das fontes consultadas e, na culminância do debate, o professor pode sugerir a leitura de um fragmento do livro de Júlio José Chiavenato, com o objetivo de auxiliá-los na sistematização de suas conclusões :
"A Cabanagem do Pará é o único movimento político do Brasil em que os pobres tomam o poder, de fato. É o único e isolado episódio de extrema violência social, quando os oprimidos – a ralé mais baixa, negros, tapuios, mulatos e cafuzos, além de brancos rebaixados que parecem não ter direito à branquitude, (...) assumem o poder e reinam absolutos, eliminando quase todas as formas de opressão, arrebentando com a hierarquia social, destruindo as forças militares e substituindo-as por algo que faz tremer os poderosos: o povo em armas." (CHIAVENATO, Júlio José. Cabanagem: o povo no poder. São Paulo: Brasiliense, 1984. pp. 12-14.)
f- Após o debate, o professor deve orientar os alunos a registrarem no caderno de História as suas conclusões sobre a questão debatida entre eles.
1- Para que os alunos aprofundem as suas reflexões sobre o tema da aula, a proposta é a leitura e a interpretação de dois textos:
a- Cabanos: miséria, revolta e terror, assinado por Luis Augusto Fischer em publicação da Revista Aventuras na História. O texto é uma apresentação crítica do livro de Décio de Freitas sobre o tema, intitulado "A miserável revolução das classes infames". Disponível em: http://historia.abril.com.br/guerra/cabanos-miseria-revolta-terror-433803.shtml Acesso em 15/04/2011
b- Brasil - Cabanagem. Disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/cabanagem Acesso em 15/04/2011
c- Após a leitura atenta dos textos sugeridos, os alunos podem ser orientados a registrar as suas principais ideias.
2- Outro ponto de vista sobre a História da Cabanagem
A proposta para esta atividade é o trabalho com um Caderno Especial publicado pelo Jornal "Gazeta de Santarém" sobre a história da Cabanagem. O caderno foi organizado pelos jornalistas Manuel Dutra e Celivaldo Carneiro e traz reportagens e entrevistas acerca do movimento, em 28 páginas. É um material muito rico, com ilustrações e fotografias raras, e está disponível para acesso na internet, podendo, também ser impresso. A relevância do trabalho com o caderno, além do material inédito organizado pelos jornalistas, está no fato de que ele propõe uma nova abordagem, conforme anunciado pelo editorial do jornal, em 22 de junho de 2009, quando o caderno foi publicado:
"O texto, ousado, procura mostrar a guerra civil da Amazônia de um ponto de vista diferente do que é descrito por vários autores, ou seja, os historiadores quase sempre focalizam a Cabanagem a partir de Belém. De modo distinto, a grande reportagem que apresentamos neste Caderno Especial revela a guerra a partir do interior da região, precisamente a partir da fortaleza cabana de Cuipiranga, no município de Santarém. Trata-se de uma tentativa de buscar novas interpretações daquele conflito, no sentido de tornar mais conhecido um dos mais intrigantes momentos da história da Amazônia. E também tentar motivar os pesquisadores a buscarem, em documentos primários, as verdadeiras raízes da guerra." O Editor. |
Orientações para a atividade:
a- Cada aluno, no seu computador, deve acessar o endereço http://pt.calameo.com/read/0002154336cb054c09126 na internet.
b- Na página, os alunos encontrarão o Caderno Especial de 22/junho/2009, intitulado "Especial Cabanagem", o qual não podia ser vendido em separado da edição 1040 do Jornal Gazeta Santarém. Também terão acesso a várias ferramentas para a exploração do conteúdo do Caderno: Índice; Procurar; Ampliar; Transferir o Documento; Imprimir a Publicação, dentre outras.
Abaixo, a página incial do Caderno:
Especial Cabanagem, p. 1. Gazeta Santarém. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0002154336cb054c09126 Acesso em 10/04/2011
c- Pedir aos alunos que, antes de uma leitura atenta, utilizem a ferramenta que possibilita passar de página a página do Caderno e que observem os títulos e imagens, buscando estabelecer um primeiro contato com a publicação.
d- Dividir os alunos em grupos de maneira que cada grupo fique responsável pela leitura, interpretação e apresentação de parte do material.
e- Solicite aos alunos que elaborem um texto onde registrem as suas conclusões, refletindo, particularmente, sobre os significados do movimento para o contexto social e político do Brasil Império e para a atualidade.
A proposta para esta aula é que os alunos conheçam e explorem o jogo denominado "Revolta da Cabanagem", desenvolvido no Laboratório de Realidade Virtual ( LaRV) da Universidade Federal do Pará, por alunos da Faculdade de Engenharia da Computação, sob a orientação do professor Manoel Ribeiro Filho, doutor em engenharia elétrica e computação aplicada da UFPa.
Orientações para a atividade:
1- Inicialmente, antes de tomar contato com o jogo propriamente dito, é importante que o professor oriente os alunos a buscarem informações sobre quem fez o jogo, quando, com quais objetivos, em quais circunstâncias. Como estudantes de História, é importante que os alunos sejam estimulados a buscar dados relativos às condições de produção do jogo como material educativo. Neste sentido, a sugestão é que os alunos, utilizando o computador e a internet, acessem o site do Laboratório de Realidade Virtual (LaRV) da UFPa, para contato com reportagens e vídeos relacionados ao desenvolvimento do projeto:
Página inicial do Laboratório de Realidade Virtual (LaRV) da UFPa. http://www.larv.ufpa.br/ Acesso em 15/04/2011
2- É importante também que o professor instigue os alunos a buscarem informações sobre quais foram as fontes históricas que serviram de fundamentação para o desenvolvimento do jogo. Por exemplo, nas reportagens citadas abaixo, o professor Manoel Ribeiro Filho comenta a respeito das fontes que utilizou como pesquisa, além de dar detalhes sobre o funcionamento do jogo:
3- Para fazer o download do instalador do jogo no computador, os alunos devem acessar o endereço: http://www.larv.ufpa.br/?r=jogo_cabanagem . No caso dos netbooks do projeto UCA, o ideal é que salvem o programa no pendrive, uma vez que a memória é pequena.
Na página indicada, os alunos encontrarão a informação de que a "Revolta da Cabanagem é um jogo de computador educativo cuja temática é o movimento Cabano ocorrido no Pará, no século XIX. O desenvolvimento durou pouco mais de 2 anos e foi financiado pela Finep. O jogo é totalmente gratuito". Também vão encontrar todas as informações necessárias para baixar e jogar:
Abaixo, imagens do jogo:
4- Professor, abra espaço na aula para que os alunos façam a exploração lúdica do jogo, passando por cada uma de suas fases.
5- Depois, promova entre os alunos um debate a respeito de como o jogo apresenta a Cabanagem: os personagens centrais e suas ações e as diferentes etapas do movimento.
6- Na sequência, ainda no debate, oriente os alunos a confrontarem as fontes históricas trabalhadas anteriormente e esta última: o jogo de computador. Questione-os se observaram pontos comuns e/ou pontos divergentes nas abordagens. Este é um procedimento importante em aulas de História para a compreensão de que existem diferentes interpretações sobre os fatos históricos e que o estudante deve ser estimulado a conhecê-las e confrontá-las para, a partir daí, construir o seu próprio posicionamento sobre as temáticas trabalhadas.
7- Ao final das discussões, os alunos devem sistematizar, por escrito, as suas conclusões.
Professor, como os alunos terão acesso ao computador e à internet, incentive-os a ampliar as suas reflexões sobre a temática da aula, a partir da leitura dos textos disponíveis nos links abaixo:
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/cabanagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9865/me003988.wmv
http://caravanacabana.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/regncia-e-as-revoltas-regenciais.html
http://www.tvbrasil.org.br/consciencianegra/txt_verb_cabanagem.asp
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento - seja através da expressão oral ou escrita - buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.
Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho por meio das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos e de imagens e mapa, debates, elaboração de texto, sistematização de informações e de conclusões no caderno.
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