25/09/2011
OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
Regia Maria, Raimunda Porfirio ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Descobrir como os primeiros habitantes eram chamados;
Segundo Objetivo
Buscar e organizar informações para saber quais as tribos que habitavam o Brasil.
Saber que antes do descobrimento, já haviam habitantes no Brasil.
Esta aula permitirá aos alunos desvendarem sobre os habitantes que já viviam em nosso país antes de sua descoberta.
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Kaffeine [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]
|
Com o objetivo de introduzir o assunto para os alunos, o professor deve exibir os vídeos abaixo. Ou se preferir, solicitar que assistam os vídeos através do software [kaffeine], instalado em seus laptops. À medida que os vídeos vão sendo mostrados, o professor deverá discutir diversos aspectos referentes à chegada dos portugueses no Brasil e a presença de habitantes indígenas. Vídeo 1: Os primeiros habitantes do Brasil - iPED
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=sXC62zGRROo Vídeo 2: Primeiros habitantes do Brasil
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nMux9PuSvTk A fim de fazer os alunos se apropriarem melhor do tema, o professor pode solictar a eles que utilizem o software [Mozilla Firefox] para desvendar o Museu do Índio, que encontra-se localizado no site abaixo:
O professor deve organizar os alunos em pequenos grupos para montar uma redação por intermédio da leitura de imagens. Cada grupo recebe os quadros abaixo como fonte de informação. Quadro 1 Quadro 2 http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/04/primeira-missa-1861-victor-meirelles-brasil.jpg Em seguida cada grupo deve escrever um documento, através do software [KWord], considerando os seguintes aspectos: a) Descrever o que observa em cada quadro; b) Comparar o quadro 1 com o quadro 2. c) Quem são essas pessoas (quadro 1 e 2)? d) Que ambiente é esse, onde elas estão? e) O que elas estão fazendo? f) Estão vestidas? Por quê? g) Há diferença visível entre as pessoas do primeiro e do segundo quadro? h) No segundo quadro há indicação de algum fato novo na vida dessas pessoas? i) Há possibilidade de supor que período é esse? j) Porque elas estão nesse ambiente? Ao final da escrita da redação, os alunos deverão ler o seu conteúdo para toda turma. Observação: O professor deve orientar a produção textual procurando sistematizar as informações obtidas pelos alunos: a) Iniciar o texto identificando as pessoas observadas nos quadros; b) Dar continuidade ao texto, descrevendo e indicando o ambiente onde as pessoas estão; c) Explicar o motivo das pessoas aparecerem nuas no quadro 1 e semi-vestidas no quadro 2. O que pode ter mudado no comportamento delas? d) Escrever o que você descobriu na leitura dos quadros (que pensamento pode elaborar, a partir da sugestão de um novo fato na vida dessas pessoas); e) Contextualizar a história no tempo e no espaço geográfico.
O professor deve solicitar aos alunos que acessem o site do IBGE para Crianças e Adolescentes: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/home.html,por intermédio do software [Mozilla Firefox]. Nesse site existem cinco textos que devem ser distribuídos para cinco grupos de alunos que devem ser formados. Texto 1 - De onde vem os índios (Esse texto contextualiza o continente dos indígenas; os profissionais que obtém dados de várias fontes de informações; a origem dos índios e o período de ocupação do Brasil). Texto 2 - Os números dos índios no Brasil (O texto faz uma estimativa do número de índios no período do descobrimento, a quantidade de tribos e de línguas faladas comparada aos dados da Funai sobre a população indígena brasileira no mundo atual). Texto 3 - Índio quer (e merece) respeito (Aspectos da colonização que fizeram imposição de outra cultura, submeteram a escravidão e as leis de proteção aos nativos). Texto 4 - Organização e sobrevivência (O texto traz a relação dos índios na organização da vida coletiva, a sua relação com a terra e a natureza). Texto 5 - Diversidade (O texto trata da diversidade étnica, cultural, lingüística e de atividade de subsistência). Após, cada grupo deverá ler seu texto. O professor orienta a leitura na busca dos elementos essenciais do texto lido, do ponto de vista do autor (as idéias do autor, o que o autor pretendia comunicar) e quais as inferências que os alunos podem fazer. Cada grupo deverá montar uma apresentação, construindo slides com o software [KPresenter], destacando as principais informações do texto e a opinião do grupo a respeito. Cada grupo deverá apresentar para a turma a apresentação montada. Ao final, o professor fará uma síntese dos aspectos destacados por cada grupo, discutindo a opinião dos alunos e trazendo o seu ponto de vista para essa discussão. Sugestões de leitura: http://www.sohistoria.com.br/ef2/descobrimento/p3.php http://pib.socioambiental.org/pt/povo/tupiniquim/print http://www.pousadadascores.com.br/leitura_virtual/cultura_brasileira/indio.htm
O professor usará a música: "Um Índio", do cantor e compositor Caetano Veloso, para ouvir, examinar a letra e montar um coral com a turma. Para Isso, é preciso de audição e de organização do coral. O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=dPdfwzYuOsw exibe uma apresentação dessa música.
Um Índio Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante De uma estrela que virá numa velocidade estonteante E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante Depois de exterminada a última nação indígena E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias
Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá Um índio preservado em pleno corpo físico Em todo sólido, todo gás e todo líquido Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro Em sombra, em luz, em som magnífico Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico Do objeto, sim, resplandecente descerá o índio E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer Assim, de um modo explícito REFRÃO E aquilo que nesse momento se revelará aos povos Surpreenderá a todos, não por ser exótico Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto Quando terá sido o óbvio
O professor e as crianças devem fazer uma apresentação em público. Abaixo estão listadas outras músicas que tratam do tema do índio e que o professor pode usar para debater o assunto com os alunos.
|
A avaliação dos alunos podem ser feita utilizando os seguintes critérios:
Avaliar se os alunos conseguiram descobrir como os primeiros habitantes eram chamados e como se encontravam em terras brasileiras;
Verificar se escreveram uma redação coerente na segunda atividade;
Examinar se fizeram uma síntese adequada do texto da atividade 3, observando quais as principais ideias inseridas nos slides.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/06/2012
Quatro estrelasamei a aula. Parabéns