Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Os Primeiros Habitantes do Brasil

 

25/09/2011

Autor y Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL

Regia Maria, Raimunda Porfirio ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo

Descobrir como os primeiros habitantes eram chamados;

Segundo Objetivo

Buscar e organizar informações para saber quais as tribos que habitavam o Brasil.

Duração das atividades
3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que antes do descobrimento, já haviam habitantes no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos desvendarem sobre os habitantes que já viviam em nosso país antes de sua descoberta.

KWord                    [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Kaffeine                 [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia]
Mozilla Firefox      [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KPresenter           [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter]

Mais Vídeos

Leituras Complementares Atividade

 

Atividade 1

Com o objetivo de introduzir o assunto para os alunos, o professor deve exibir os vídeos abaixo. Ou se preferir, solicitar que assistam os vídeos através do software [kaffeine], instalado em seus laptops. À medida que os vídeos vão sendo mostrados, o professor deverá discutir diversos aspectos referentes à chegada dos portugueses no Brasil e a presença de habitantes indígenas.

Vídeo 1: Os primeiros habitantes do Brasil - iPED

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=sXC62zGRROo

Vídeo 2: Primeiros habitantes do Brasil

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nMux9PuSvTk

A fim de fazer os alunos se apropriarem melhor do tema, o professor pode solictar a eles que utilizem o software [Mozilla Firefox] para desvendar o Museu do Índio, que encontra-se localizado no site abaixo:

http://www.museudoindio.org.br

Atividade 2

O professor deve organizar os alunos em pequenos grupos para montar uma redação por intermédio da leitura de imagens. Cada grupo recebe os quadros abaixo como fonte de informação.

Quadro 1

Fonte: http://api.ning.com/files/K79ppu3cMWB-qdu*zQZo-S8pWfS5j6z9IcKoIEKVfItUayiujVF50NJfhkAVoh-mLLWjKJNf8OiNKfrqrUDdCAbu7g5Yefw1/indios_brasil_quadro.jpg

Quadro 2

http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/04/primeira-missa-1861-victor-meirelles-brasil.jpg

Em seguida cada grupo deve escrever um documento, através do software [KWord], considerando os seguintes aspectos:

  a) Descrever o que observa em cada quadro;

  b) Comparar o quadro 1 com o quadro 2.

  c) Quem são essas pessoas (quadro 1 e 2)?

  d) Que ambiente é esse, onde elas estão?

  e) O que elas estão fazendo?

  f)  Estão vestidas?  Por quê?

  g) Há diferença visível entre as pessoas do primeiro e do segundo quadro?

  h) No segundo quadro há indicação de algum fato novo na vida dessas pessoas?

  i)  Há possibilidade de supor que período é esse?

  j)  Porque elas estão nesse ambiente?     

Ao final da escrita da redação, os alunos deverão ler o seu conteúdo para toda turma.

Observação:

O professor deve orientar a produção textual procurando sistematizar as informações obtidas pelos alunos:  

  a) Iniciar o texto identificando as pessoas observadas nos quadros;

  b) Dar continuidade ao texto, descrevendo e indicando o ambiente onde as pessoas estão;

  c) Explicar o motivo das pessoas aparecerem nuas no quadro 1 e semi-vestidas no quadro 2. O que pode ter mudado no comportamento delas?

  d) Escrever o que você descobriu na leitura dos quadros (que pensamento pode elaborar, a partir  da sugestão de um novo fato na vida dessas pessoas);

  e) Contextualizar a história no tempo e no espaço geográfico.   

Atividade 3

O professor deve solicitar aos alunos que acessem o site do IBGE para Crianças e Adolescentes: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/home.html,por intermédio do software [Mozilla Firefox]. Nesse site existem cinco textos que devem ser distribuídos para cinco grupos de alunos que devem ser formados.

Texto 1 - De onde vem os índios (Esse texto contextualiza o continente dos indígenas; os profissionais que obtém dados de várias fontes de informações; a origem dos índios e o período de ocupação do Brasil).

Texto 2 - Os números dos índios no Brasil (O texto faz uma estimativa do número de índios no período do descobrimento, a quantidade de tribos e de línguas faladas comparada aos dados da Funai sobre a população indígena brasileira no mundo atual).

Texto 3 - Índio quer (e merece) respeito (Aspectos da colonização que fizeram imposição de outra cultura, submeteram a escravidão e as leis de proteção aos nativos).  

Texto 4 - Organização e sobrevivência (O texto traz a relação dos índios na organização da vida coletiva, a sua relação com a terra e a natureza).

Texto 5 - Diversidade (O texto trata da diversidade étnica, cultural, lingüística e de atividade de subsistência).

Após, cada grupo deverá ler seu texto. O professor orienta a leitura na busca dos elementos essenciais do texto lido, do ponto de vista do autor (as idéias do autor, o que o autor pretendia comunicar) e quais as inferências que os alunos podem fazer.

Cada grupo deverá montar uma apresentação, construindo slides com o software [KPresenter], destacando as principais informações do texto e a opinião do grupo a respeito. Cada grupo deverá apresentar para a turma a apresentação montada.

Ao final, o professor fará uma síntese dos aspectos destacados por cada grupo, discutindo a opinião dos alunos e trazendo o seu ponto de vista para essa discussão.

Sugestões de leitura:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/descobrimento/p3.php

http://pib.socioambiental.org/pt/povo/tupiniquim/print

http://www.pousadadascores.com.br/leitura_virtual/cultura_brasileira/indio.htm

Atividade 4

O professor usará a música: "Um Índio", do cantor e compositor Caetano Veloso, para ouvir, examinar a letra e montar um coral com a turma. Para Isso, é preciso de audição e de organização do coral. O vídeo http://www.youtube.com/watch?v=dPdfwzYuOsw exibe uma apresentação dessa música.

 

Um Índio 
Caetano Veloso

Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante

De uma estrela que virá numa velocidade estonteante

E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante

Depois de exterminada a última nação indígena

E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida

Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

 

Virá, impávido que nem Muhammed Ali,

 virá que eu vi Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi

Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi

O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá

Um índio preservado em pleno corpo físico

Em todo sólido, todo gás e todo líquido

 Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro

Em sombra, em luz, em som magnífico

Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico

Do objeto, sim, resplandecente descerá o índio

 E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer

Assim, de um modo explícito

REFRÃO

E aquilo que nesse momento se revelará aos povos

Surpreenderá a todos, não por ser exótico

Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto

Quando terá sido o óbvio

 

O professor e as crianças devem fazer uma apresentação em público.

Abaixo estão listadas outras músicas que tratam do tema do índio e que o professor pode usar para debater o assunto com os alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos alunos podem ser feita utilizando os seguintes critérios:

  • Avaliar se os alunos conseguiram descobrir como os primeiros habitantes eram chamados e como se encontravam em terras brasileiras;

  • Verificar se escreveram uma redação coerente na segunda atividade;

  • Examinar se fizeram uma síntese adequada do texto da atividade 3, observando quais as principais ideias inseridas nos slides.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.