Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leilão do alfabeto: um trabalho interdisciplinar- UCA

 

15/05/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a estrutura e linguagem poética;
  • Ler com entonação e emoção poética;
  • Conhecer as características das falas presentes em um leilão;
  • Identificar a diferença entre a fala (oralidade) e a escrita convencional;
  • Pesquisar na web os diferentes tipos de leilão;
  • Compreender como funcionam os leilões;
  • Vivenciar a relação de compra e venda relacionando-as com nosso sistema monetário;
  • Trabalhar de forma interativa, utilizando os recursos de interatividade e webcam, existente nos laptops;
  • Utilizar nosso alfabeto e a ordem alfabética.
Duração das atividades
Aproximadamente 250 minutos ( 5 aulas de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Porém,  a poesia também é um excelente recurso para contextualizar a escrita, possibilitando aos alunos que ainda estão na fase silábica da escrita ou em transição para a fase alfabética avançarem em suas hipóteses. Além disso, é importante que saibam utilizar recursos dos laptops como: internet e KWord, além do Modo de Colaboração em Classe.

Estratégias e recursos da aula

 

1º MOMENTO: INTRODUÇÃO AO TEMA

Professor, para motivar os alunos para o tema, vamos iniciar com a leitura da poesia Leilão de Jardim, de Cecília Meireles. Para isso, organize as crianças em rodinha e leia a poesia, com emoção e entonação poética. Os alunos deverão perceber que este é um gênero literário que revela emoções e sentimentos,

Isso servirá para que elas conheçam as diferenças entre a leitura de um texto convencional, de uma música e de uma poesia. Além disso, esta poesia trabalha algumas das características de um leilão, necessárias para a continuação da aula.

Observação: como as crianças estão em processo de alfabetização, é interessante disponibilizar a poesia  escrita. Se elas ainda estiverem na fase silábica, ou em transição para a fase alfabética, ou seja, ainda não dominam a leitura de pequenos textos, utilize a letra de imprensa maiúscula ou bastão.  A escrita contextualizada é um importante recurso para que as crianças avancem em suas hipóteses. Você poderá imprimi-la e ampliá-la no papel tamanho A3 ou reproduzi-la com slides, a partir da criação de uma apresentação criada no Kpresenter [Metasys, Aplicativos, Ferramentas de Produtividade>Suíte de Escritório>Gerador de Apresentações] e projetada no datashow.  Você poderá encontrá-la na forma de slides animados no sítio: http://www.slideboom.com/presentations/93577/Leilao-de-Jardim

Imagem 1: Fonte: Sítio Slide Boom

-Após a sua leitura, solicite que eles leiam em voz alta, observe a entonação de voz. Você poderá dividir a sala em dois grupos: meninas e meninos e pedir que as meninas leiam a primeira estrofe, os meninos a segunda e ambos lêem a terceira.

Depois, solicite que digam o que foi significativo questionando-os;

- Quem lembra o nome desta poesia?

- E o da autora?

- Sobre o que esta poesia fala?

- O que ela fez com o jardim?

-Quem já foi a algum leilão?

-Como era este leilão?

Posteriormente, solicite que ilustrem a poesia, para fazer um registro da aula. Eles poderão ilustrá-la em seu entorno ou abaixo. Sugestão:

 

                                                                   POEMA "LEILÃO DE JARDIM

                                                                          CECÍLIA MEIRELES"

 

                                                  QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
                                                        BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
                                                            LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
                                                        OVOS VERDES E AZUIS NOS NINHOS?

                                                              QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
                                                           QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
                                                          UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
                                                                 UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?

                                                      QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
                                                           E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
                                                              E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
                                                           E  O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?

                                                                  (ESTE É O MEU LEILÃO.)

                                                           

                                                                             ILUSTRAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2° MOMENTO: PRODUZINDO TEXTO

Para esse momento, a sugestão é que, com o auxílio do netbook e utilizando o Mozilla Firefox,  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] pesquisem alguns leilões para descobrirem:

- Quais os leilões mais comuns de acontecerem?

- O que se vende em leilões?

Para esta atividade, as sugestões se sítios são:

http://www.receita.fazenda.gov.br/destinacaomercadorias/Leiloes/Orientacoes/Default.htm

http://ihaa.com.br/como-funcionam-os-leiloes-tipos-de-leiloes/

http://ihaa.com.br/dicas-para-participar-de-um-leilao/

http://www.leiloes.com.br/sobre_leilao.asp

Ao final, peça para que digam as informações que conseguiram, explorando, em um texto coletivo, que pode ser confeccionado na lousa da sala, o que aprenderam sobre leilões.

Essa atividade trabalhará a produção de texto coletiva, possibilitando que os alunos percebam a estrutura textual, ou seja, a coesão e coerência, além de valorizar e socializar as aprendizagens construídas, registrando e finalizando esse momento. 

Para casa:

Professor, aproveite o tema e proponha aos alunos para fazerem um LEILÃO na próxima aula, para isso defina uma letra que irá para cada criança e solicite que tragam de sua casa, dois objetos com essa letra, a dica é seguir a ordem alfabética do nome dos alunos.

Lembre-se de ressaltar que os objetos devem ser de valor simbólico e que, possivelmente, não será o que a criança levará novamente para casa, por se tratar de uma atividade de leilão.

Exemplo:

Amanda: letra A

Ana: letra B

Bruno: letra C

Quando todas as letras estiverem distribuídas, escreva em um bilhete e mande para casa, solicitando que, Exemplo:

Amanda: avião e anel

Ana: bola e balão

Bruno: caminhão e corda

Para que as letras k,y e w, também sejam trabalhadas, conte que  no Brasil, elas são mais utilizadas para nomes próprios. Posteriormente, busque imagens que possam representar nomes próprios: Wesley, Yan, Kellen ou marcas como:  Wolksvagem, Yamaha ou Kalunga. Relacione os produtos que as marcas representam e traga os objetos para sala (como uma moto de brinquedo representando a Yamaha).

 

3º MOMENTO: VIVENCIANDO UM LEILÃO

Professor, prepare essa aula com antecedência, pois, você precisará organizar cédulas de dinheiro a serem utilizadas no leilão da sala. Para isso, providencie notas de dinheiro, de valores variados, de brinquedo. Estas podem ser facilmente adquiridas em lojas populares, a um baixo custo, aproximadamente R$2,00 (dois reais), podendo variar conforme a cidade. Outra opção seria imprimi-las, colar em papel cartão e solicitar que coloram.

 

 

Imagem 2: disponível em: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179449669-lote-7-cedulas-de-real-dinheirinho-fantasia-brinquedo-antigo-_JM

 

Imagem 3: disponível em: http://www.serelepebrinquedos.com.br/produto.asp?idproduto=398&categoria

 

Esse momento é importante para que a criança entre em contato e utilize o sistema monetário.  Ao planejar o que pode ou não comprar ela estará vivenciando situações de compra e venda, de negociação.

As regras da brincadeira:

Primeiramente, determine o valor que cada um receberá, exemplo: R$20,00 (vinte reais) cada um. Divida esse dinheiro em notas de diferentes valores.

Sugira também um tempo para a exposição de cada objeto, o ideal seria algo em torno de 30 segundos.

Os lances iniciarão de acordo com as escolhas das crianças, à medida que mostramos os objetos e elas atribuem um valor. Oriente-os ainda, a não oferecerem valores muito altos por lance, no máximo R$5,00 (cinco reais).

Leiloando o alfabeto:

1- Para iniciar essa atividade vamos utilizar os laptops, pois nosso leilão será virtual. Procure em sua escola um lugar mais amplo, pode ser o pátio, para que as crianças não vejam os lances dos amigos, sendo isso uma das principais estratégias deste nosso leilão.

2-A seguir, para que a ordem alfabética seja evidenciada e trabalhada, mostre os objetos, utilizando a webcam do seu laptop, seguindo a  ordem alfabética. Você fará isso por meio da  Câmera, na área de trabalho.

3- Professor e crianças deverão nesse momento, ativar o Modo de Colaboração em Classe, recurso do laptop.  Assim, os alunos poderão ver os objetos, mostrados com o auxílio da sua webcam, nos computadores delas e dar seus lances.

Estes lances serão dirigidos ao seu computador, pois você será o leiloeiro, o avaliador dos lances e quem dirá o dono do prêmio.

Lembrete: apresente um objeto por vez, aguarde os lances e finalize, para então começar o próximo objeto. Não será preciso divulgar o ganhador neste momento.

Observação: Além disso, se você possuir dúvidas de como usar o Modo Colaboração em Classe, poderá clicar em cima do ícone e no item “Ajuda”, para conhecer mais ferramentas ou consultar o sitio: www.metasys.com.br

                                       

 

Imagens 4 e 5: Acervo da autora

Ao final, agrupe as crianças em rodinha e solicite que digam o que compraram e por quanto. Finalize solicitando que vejam quanto sobrou de dinheiro e pergunte: “Com que letra começa o objeto que você comprou”?

Professor, será possível utilizar os dados apresentados como forma de avaliação, à medida que se observa a interação e compreensão em relação ao sistema monetário, com o alfabeto e com a ordem alfabética. Por isso, anote o que considerar relevante, as dificuldades e as aprendizagens.

 

4º MOMENTO: TRABALHANDO O ALFABETO

Inicie esse momento com o vídeo: Alfabeto da Mônica, disponível em:

 http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=related

Neste, as crianças poderão visualizar o alfabeto e a ordem alfabética. Este vídeo é interessante, pois inclui as letras K, Y e W. Para isso, ainda com o Modo Colaboração em Classe  ativado, passe o vídeo em seu computador que, a partir da Rede Mesh, os alunos assistirão em seu computadores.

Posteriormente, proporcione que ouçam a música Beabá, de Toquinho, o que pode acontecer com auxílio do Amarok [Metasys>Aplicativos>Mutimídia>Tocador de Músicas]. Com ela, você trabalhará o alfabeto  correlacionando com a vida da criança, e mostrará a necessidade de ampliar nossos conhecimentos sobre o tema, iniciando assim a organização de palavras próprias de um leilão, em um dicionário.

                                                                                         BÊ-A-BÁ

                                                                                        TOQUINHO

QUANDO A GENTE CRESCE UM POUCO
É COISA DE LOUCO O QUE FAZEM COM A GENTE:
TEM HORA PRA LEVANTAR,
HORA PRA SE DEITAR,
PRA VISITAR PARENTE.
QUANDO SE APRENDE A FALAR,
SE COMEÇA A ESTUDAR,
ISSO NÃO ACABA NUNCA.
E SÓ VAI SABER LER,
SÓ VAI SABER ESCREVER
QUEM APRENDER O BÊ-A-BÁ.
E ALÉM DO ABECEDÁRIO,
UM GRANDE DICIONÁRIO
VAMOS TODOS PRECISAR:
COM A ESCREVO AMOR,
COM B BOLA DE COR,
COM C EU TENHO CORPO, CARA E CORAÇÃO.

 

COM D AO MEU DISPOR ESCREVO DADO E DOR,
COM E EU SINTO EMOÇÃO!
COM F FALO FLOR,
COM G EU GRITO GOL
COM H DE HAVER EU POSSO HARMONIZAR.
COM I DESEJO IR,
COM J VOLTO JÁ,
COM L TENHO LUAR.
COM M ESCREVO MÃO, MAMÃE, MANJERICÃO,
COM N DIGO NÃO E O VERBO NASCER.
COM O EU POSSO OLHAR,
COM P PAPARICAR,
COM Q EU QUERO QUERER.
COM R POSSO RIR,
COM S SAPOTI,
COM T TAMANDUÁ,
COM U URUBUPUNGÁ.
COM V JURO QUE VI,
COM X FAÇO XIXI,
NO FIM O Z DA ZEBRA.

 

Você poderá ouvir a música em: http://www.youtube.com/watch?v=FIBjN2ioUkw

Depois, relembre algumas palavras próprias de um leilão, questionando os alunos sobre quais palavras eles lembram serem comuns nas falas dos leilões e como eles acham que se escrevem essas palavras.

.

Aparecerão palavras como “dou-lhe”, “vendido”, “arremate”, “lance”, “lote”, dentre outras que as crianças lembrarem.

Posteriormente, diferenciando oralidade de escrita convencional, pergunte a eles como acreditam que escrevemos essas palavras. Esse momento poderá ser coletivo, na lousa da sala, para que as crianças observem as hipóteses uma das outras e reelaborem as suas hipóteses de escrita. Palavras como dou-lhe, que não é tão comum em nosso cotidiano, ou arremate, por apresentar duas vezes a letra R, possibilitarão uma diversidade de hipóteses.

Assim, com ajuda do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], solicite que digitem as palavras e o significado encontrado no dicionário, que pode ser o dicionário convencional ou online, como o disponível em: http://michaelis.uol.com.br/

 Para enriquecer este momento, complemente o dicionário com palavras da música que eles não conhecem como “sapoti”, por exemplo.

Imprima e cole no caderno das crianças.

  

5º MOMENTO: BRINCANDO COM O ALFABETO

 

A proposta desse momento, é que eles explorem mais livremente o alfabeto visando uma aprendizagem significativa por meio de uma atividade lúdica e prazerosa.

Para isso, a sugestão é que utilizem os laptops, com o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

 

Jogo 1- fonte:http://jogos-gratis.publijuegos.com/abc.htm

O objetivo é agarrar uma letra. Se conseguir, a letra aparece com seu traçado dividido e em direções variadas, como em um quebra-cabeça, para o aluno montar.

            

Jogo 2- fonte:http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html

É um jogo de associação letra e imagem, bem ilustrado e fácil de jogar.

          

Jogo 3- fonte:  http://iguinho.ig.com.br/jogo-forca.html

As crianças gostarão muito deste jogo, pois é um jogo de forca, mas é  diferente. Tem uma porção de ossos no meio e quando a criança erra o cachorro bravo avança e quando acerta, o cachorro pequeno avança.

               

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, partimos do pressuposto que a avaliação deve ser processual e que, portanto deve permear todas as atividades. Assim, por meio da atividade com a poesia verifique se os alunos reconheceram a estrutura e linguagem poética e se foram capazes de ler com entonação e emoção poética. Verifique também se utilizaram os recursos do laptop enquanto ferramenta de interação. Observe o desempenho dos alunos ao vivenciarem a situação do leilão para observar se compreenderam a lógica matemática que envolve a compra e venda (valor maior, valor menor, troco, etc.) e se conseguiram perceber que a linguagem (oral) utilizada no leilão é diferente da linguagem escrita e por fim, verifique se compreenderam a ordem alfabética.  É importante registrar estas observações em seu caderno de plano ou de relatório, pois elas subsidiarão seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.