15/05/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Porém, a poesia também é um excelente recurso para contextualizar a escrita, possibilitando aos alunos que ainda estão na fase silábica da escrita ou em transição para a fase alfabética avançarem em suas hipóteses. Além disso, é importante que saibam utilizar recursos dos laptops como: internet e KWord, além do Modo de Colaboração em Classe.
Professor, para motivar os alunos para o tema, vamos iniciar com a leitura da poesia Leilão de Jardim, de Cecília Meireles. Para isso, organize as crianças em rodinha e leia a poesia, com emoção e entonação poética. Os alunos deverão perceber que este é um gênero literário que revela emoções e sentimentos,
Isso servirá para que elas conheçam as diferenças entre a leitura de um texto convencional, de uma música e de uma poesia. Além disso, esta poesia trabalha algumas das características de um leilão, necessárias para a continuação da aula.
Observação: como as crianças estão em processo de alfabetização, é interessante disponibilizar a poesia escrita. Se elas ainda estiverem na fase silábica, ou em transição para a fase alfabética, ou seja, ainda não dominam a leitura de pequenos textos, utilize a letra de imprensa maiúscula ou bastão. A escrita contextualizada é um importante recurso para que as crianças avancem em suas hipóteses. Você poderá imprimi-la e ampliá-la no papel tamanho A3 ou reproduzi-la com slides, a partir da criação de uma apresentação criada no Kpresenter [Metasys, Aplicativos, Ferramentas de Produtividade>Suíte de Escritório>Gerador de Apresentações] e projetada no datashow. Você poderá encontrá-la na forma de slides animados no sítio: http://www.slideboom.com/presentations/93577/Leilao-de-Jardim
Imagem 1: Fonte: Sítio Slide Boom
-Após a sua leitura, solicite que eles leiam em voz alta, observe a entonação de voz. Você poderá dividir a sala em dois grupos: meninas e meninos e pedir que as meninas leiam a primeira estrofe, os meninos a segunda e ambos lêem a terceira.
Depois, solicite que digam o que foi significativo questionando-os;
- Quem lembra o nome desta poesia?
- E o da autora?
- Sobre o que esta poesia fala?
- O que ela fez com o jardim?
-Quem já foi a algum leilão?
-Como era este leilão?
Posteriormente, solicite que ilustrem a poesia, para fazer um registro da aula. Eles poderão ilustrá-la em seu entorno ou abaixo. Sugestão:
POEMA "LEILÃO DE JARDIM CECÍLIA MEIRELES"
QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES? QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL? QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO? (ESTE É O MEU LEILÃO.)
|
ILUSTRAÇÃO
|
Para esse momento, a sugestão é que, com o auxílio do netbook e utilizando o Mozilla Firefox, [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] pesquisem alguns leilões para descobrirem:
- Quais os leilões mais comuns de acontecerem?
- O que se vende em leilões?
Para esta atividade, as sugestões se sítios são:
http://www.receita.fazenda.gov.br/destinacaomercadorias/Leiloes/Orientacoes/Default.htm
http://ihaa.com.br/como-funcionam-os-leiloes-tipos-de-leiloes/
http://ihaa.com.br/dicas-para-participar-de-um-leilao/
http://www.leiloes.com.br/sobre_leilao.asp
Ao final, peça para que digam as informações que conseguiram, explorando, em um texto coletivo, que pode ser confeccionado na lousa da sala, o que aprenderam sobre leilões.
Essa atividade trabalhará a produção de texto coletiva, possibilitando que os alunos percebam a estrutura textual, ou seja, a coesão e coerência, além de valorizar e socializar as aprendizagens construídas, registrando e finalizando esse momento.
Para casa:
Professor, aproveite o tema e proponha aos alunos para fazerem um LEILÃO na próxima aula, para isso defina uma letra que irá para cada criança e solicite que tragam de sua casa, dois objetos com essa letra, a dica é seguir a ordem alfabética do nome dos alunos.
Lembre-se de ressaltar que os objetos devem ser de valor simbólico e que, possivelmente, não será o que a criança levará novamente para casa, por se tratar de uma atividade de leilão.
Exemplo:
Amanda: letra A
Ana: letra B
Bruno: letra C
Quando todas as letras estiverem distribuídas, escreva em um bilhete e mande para casa, solicitando que, Exemplo:
Amanda: avião e anel
Ana: bola e balão
Bruno: caminhão e corda
Para que as letras k,y e w, também sejam trabalhadas, conte que no Brasil, elas são mais utilizadas para nomes próprios. Posteriormente, busque imagens que possam representar nomes próprios: Wesley, Yan, Kellen ou marcas como: Wolksvagem, Yamaha ou Kalunga. Relacione os produtos que as marcas representam e traga os objetos para sala (como uma moto de brinquedo representando a Yamaha).
Professor, prepare essa aula com antecedência, pois, você precisará organizar cédulas de dinheiro a serem utilizadas no leilão da sala. Para isso, providencie notas de dinheiro, de valores variados, de brinquedo. Estas podem ser facilmente adquiridas em lojas populares, a um baixo custo, aproximadamente R$2,00 (dois reais), podendo variar conforme a cidade. Outra opção seria imprimi-las, colar em papel cartão e solicitar que coloram.
Imagem 2: disponível em: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179449669-lote-7-cedulas-de-real-dinheirinho-fantasia-brinquedo-antigo-_JM
Imagem 3: disponível em: http://www.serelepebrinquedos.com.br/produto.asp?idproduto=398&categoria
Esse momento é importante para que a criança entre em contato e utilize o sistema monetário. Ao planejar o que pode ou não comprar ela estará vivenciando situações de compra e venda, de negociação.
As regras da brincadeira:
Primeiramente, determine o valor que cada um receberá, exemplo: R$20,00 (vinte reais) cada um. Divida esse dinheiro em notas de diferentes valores.
Sugira também um tempo para a exposição de cada objeto, o ideal seria algo em torno de 30 segundos.
Os lances iniciarão de acordo com as escolhas das crianças, à medida que mostramos os objetos e elas atribuem um valor. Oriente-os ainda, a não oferecerem valores muito altos por lance, no máximo R$5,00 (cinco reais).
Leiloando o alfabeto:
1- Para iniciar essa atividade vamos utilizar os laptops, pois nosso leilão será virtual. Procure em sua escola um lugar mais amplo, pode ser o pátio, para que as crianças não vejam os lances dos amigos, sendo isso uma das principais estratégias deste nosso leilão.
2-A seguir, para que a ordem alfabética seja evidenciada e trabalhada, mostre os objetos, utilizando a webcam do seu laptop, seguindo a ordem alfabética. Você fará isso por meio da Câmera, na área de trabalho.
3- Professor e crianças deverão nesse momento, ativar o Modo de Colaboração em Classe, recurso do laptop. Assim, os alunos poderão ver os objetos, mostrados com o auxílio da sua webcam, nos computadores delas e dar seus lances.
Estes lances serão dirigidos ao seu computador, pois você será o leiloeiro, o avaliador dos lances e quem dirá o dono do prêmio.
Lembrete: apresente um objeto por vez, aguarde os lances e finalize, para então começar o próximo objeto. Não será preciso divulgar o ganhador neste momento.
Observação: Além disso, se você possuir dúvidas de como usar o Modo Colaboração em Classe, poderá clicar em cima do ícone e no item “Ajuda”, para conhecer mais ferramentas ou consultar o sitio: www.metasys.com.br
Imagens 4 e 5: Acervo da autora
Ao final, agrupe as crianças em rodinha e solicite que digam o que compraram e por quanto. Finalize solicitando que vejam quanto sobrou de dinheiro e pergunte: “Com que letra começa o objeto que você comprou”?
Professor, será possível utilizar os dados apresentados como forma de avaliação, à medida que se observa a interação e compreensão em relação ao sistema monetário, com o alfabeto e com a ordem alfabética. Por isso, anote o que considerar relevante, as dificuldades e as aprendizagens.
Inicie esse momento com o vídeo: Alfabeto da Mônica, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=related
Neste, as crianças poderão visualizar o alfabeto e a ordem alfabética. Este vídeo é interessante, pois inclui as letras K, Y e W. Para isso, ainda com o Modo Colaboração em Classe ativado, passe o vídeo em seu computador que, a partir da Rede Mesh, os alunos assistirão em seu computadores.
Posteriormente, proporcione que ouçam a música Beabá, de Toquinho, o que pode acontecer com auxílio do Amarok [Metasys>Aplicativos>Mutimídia>Tocador de Músicas]. Com ela, você trabalhará o alfabeto correlacionando com a vida da criança, e mostrará a necessidade de ampliar nossos conhecimentos sobre o tema, iniciando assim a organização de palavras próprias de um leilão, em um dicionário.
BÊ-A-BÁ TOQUINHO |
|
QUANDO A GENTE CRESCE UM POUCO
|
COM D AO MEU DISPOR ESCREVO DADO E DOR, |
Você poderá ouvir a música em: http://www.youtube.com/watch?v=FIBjN2ioUkw
Depois, relembre algumas palavras próprias de um leilão, questionando os alunos sobre quais palavras eles lembram serem comuns nas falas dos leilões e como eles acham que se escrevem essas palavras.
.
Aparecerão palavras como “dou-lhe”, “vendido”, “arremate”, “lance”, “lote”, dentre outras que as crianças lembrarem.
Posteriormente, diferenciando oralidade de escrita convencional, pergunte a eles como acreditam que escrevemos essas palavras. Esse momento poderá ser coletivo, na lousa da sala, para que as crianças observem as hipóteses uma das outras e reelaborem as suas hipóteses de escrita. Palavras como dou-lhe, que não é tão comum em nosso cotidiano, ou arremate, por apresentar duas vezes a letra R, possibilitarão uma diversidade de hipóteses.
Assim, com ajuda do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], solicite que digitem as palavras e o significado encontrado no dicionário, que pode ser o dicionário convencional ou online, como o disponível em: http://michaelis.uol.com.br/
Para enriquecer este momento, complemente o dicionário com palavras da música que eles não conhecem como “sapoti”, por exemplo.
Imprima e cole no caderno das crianças.
A proposta desse momento, é que eles explorem mais livremente o alfabeto visando uma aprendizagem significativa por meio de uma atividade lúdica e prazerosa.
Para isso, a sugestão é que utilizem os laptops, com o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Jogo 1- fonte:http://jogos-gratis.publijuegos.com/abc.htm
O objetivo é agarrar uma letra. Se conseguir, a letra aparece com seu traçado dividido e em direções variadas, como em um quebra-cabeça, para o aluno montar.
Jogo 2- fonte:http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html
É um jogo de associação letra e imagem, bem ilustrado e fácil de jogar.
Jogo 3- fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo-forca.html
As crianças gostarão muito deste jogo, pois é um jogo de forca, mas é diferente. Tem uma porção de ossos no meio e quando a criança erra o cachorro bravo avança e quando acerta, o cachorro pequeno avança.
Poesias:
Leilão de jardim: http://www.slideboom.com/presentations/93577/Leilao-de-Jardim
Outras poesias: http://www.revista.agulha.nom.br/ceciliameireles05.html
Sítios de pesquisa:
http://www.leiloes.com.br/sobre_leilao.asp
http://www.receita.fazenda.gov.br/destinacaomercadorias/Leiloes/Orientacoes/Default.htm
http://ihaa.com.br/como-funcionam-os-leiloes-tipos-de-leiloes/
http://ihaa.com.br/dicas-para-participar-de-um-leilao/
Clipes musicais:
Viagem ao Alfabeto: http://www.youtube.com/watch?v=Atb8OvPg_aw
Abc infantil: http://www.youtube.com/watch?v=w0uEUX45ZXs
Alfabeto da Mônica: http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=related
Agora eu sei o alfabeto:Barney: http://www.youtube.com/watch?v=n9Si-ipGyZ0&feature=related
Jogos:
http://jogos-gratis.publijuegos.com/abc.htm
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.htm
Professor, partimos do pressuposto que a avaliação deve ser processual e que, portanto deve permear todas as atividades. Assim, por meio da atividade com a poesia verifique se os alunos reconheceram a estrutura e linguagem poética e se foram capazes de ler com entonação e emoção poética. Verifique também se utilizaram os recursos do laptop enquanto ferramenta de interação. Observe o desempenho dos alunos ao vivenciarem a situação do leilão para observar se compreenderam a lógica matemática que envolve a compra e venda (valor maior, valor menor, troco, etc.) e se conseguiram perceber que a linguagem (oral) utilizada no leilão é diferente da linguagem escrita e por fim, verifique se compreenderam a ordem alfabética. É importante registrar estas observações em seu caderno de plano ou de relatório, pois elas subsidiarão seu planejamento.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!