Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Coesão referencial por substituição: pronomes demonstrativos

 

17/06/2011

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Que os pronomes demonstrativos são mecanismos de coesão referencial.
  • Relacionar os pronomes demonstrativos aos seus referentes textuais e extra-textuais.
  • As diferentes funções exercidas pelos pronomes demonstrativos.
  • Empregar os pronomes demonstrativos em diferentes contextos de uso.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A noção de coesão textual e alguns de seus mecanismos.
Estratégias e recursos da aula
  • classmate UCA;
  • internet;
  • vídeos do Youtube;
  • processador de textos Kword;
  • trabalho interativo.

 

Atividade 1 – Motivação

Professor, organize a turma em círculo. Inicie a atividade explorando o conhecimento prévio dos alunos acerca dos pronomes, especificamente dos demonstrativos, visando despertar-lhes para o tema. Questione se eles se lembram de já terem estudado esse tipo de pronome e elabore algumas frases para exemplificar, tais como: Este caderno é meu e essa caneta é sua, Gisele. Somente aquela borracha verde, que está em cima da última carteira, ainda está sem “dono”.

A seguir, esta atividade deverá ser desenvolvida em grupos de quatro componentes. Solicite que cada grupo acesse, em apenas um laptop, via internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], um vídeo do Youtube intitulado “Língua Solta - Leda Medeiros - 04 (pronomes demonstrativos)” (2m30s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bBnJnk3H2WI&feature=related>. Acesso em: 4 jun. 2011.).

Peça que registrem em seus laptops, em um arquivo digitado no programa KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord] três frases do vídeo em que são utilizados diferentes pronomes demonstrativos. Solicite que destaquem os pronomes nas frases, usando o recurso de negrito ou itálico ou sublinhado. Eles podem salvar o arquivo com o nome “Pronomes demonstrativos”.

video 3

(Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bBnJnk3H2WI&feature=related>. Acesso em: 4 jun. 2011.)

Para socializar as respostas, peça que um aluno de cada grupo leia as frases anotadas.

 

Atividade 2 – Identificação das diferentes funções exercidas pelos pronomes demonstrativos

Os estudantes serão organizados em duplas. Professor, oriente-os para que cada dupla acesse, em apenas um laptop, via internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], outro vídeo do Youtube, intitulado “Pronomes demonstrativos” (5m02s), (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=88cBzFfsF5o&feature=related>. Acesso em: 16 abr. 2011.).

Enquanto o dowload do vídeo é feito, instrua-os para digitarem no laptop, no programa Kword, a seguinte questão, que deverá ser respondida pela dupla após a projeção do vídeo:

  Questão:

  No vídeo, afirma-se que os pronomes demonstrativos marcam posição em relação a três diferentes itens ou aspectos.

  1. Identifique quais são esses itens. (Professor, a resposta é: Os pronomes demonstrativos marcam posição em relação ao espaço, ao tempo e no texto.)
  2. Faça uma síntese da explicação sobre a utilização dos pronomes demonstrativos.

 

 

 

 

 

pronomes dem 1

(Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=88cBzFfsF5o&feature=related>. Acesso em: 16 abr. 2011.)

Professor, é importante ressaltar que a frase utilizada pelos alunos, no vídeo, para exemplificar o uso dos pronomes o, a, os, as como demonstrativos não está adequada. Todavia, esse aspecto não invalida o vídeo, que traz explicações boas a respeito da função e utilização dos pronomes demonstrativos, de forma bastante didática, além de ter sido feito por alunos. Os exemplos abaixo podem ser repassados aos alunos para ilustrar a utilização de o, a, os, as como demonstrativos:

- Não sei o que fiz. = Não sei aquilo que fiz.

- Na vida existem os que choram e os que vendem lenços. Hoje estou entre os que vendem lenços. = Na vida existem aqueles que choram e aqueles que vendem lenços. Hoje estou entre aqueles que vendem lenços.

Para socializar a resposta da questão proposta, solicite que duas duplas leiam suas respostas. Informe aos alunos que outras duas duplas deverão comentar as respostas dadas e complementar, caso estejam incompletas.

 

Atividade 3 – Identificação dos pronomes como mecanismo de coesão textual

Os alunos continuarão organizados em duplas. Professor, oriente-os para que cada dupla acesse, em apenas um laptop, via internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], o vídeo do Youtube intitulado “Elementos de coesão de um texto” (9m36s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ISLNraV6YPw>. Acesso em: 16 abr. 2011.):

elementos de coesão

 

Esse vídeo é muito interessante, pois destaca, explicitamente, os elementos coesivos e seus referentes textuais. Ele servirá de base para os alunos desenvolverem a produção textual solicitada no próximo tópico (Atividade 4).

Enquanto o dowload do vídeo é feito, retome com os estudantes os conceitos de coesão textual, elemento coesivo e referente textual, para que eles possam aproveitar, ainda melhor, a exibição a ser assistida.

Explique aos discentes que existem diversos mecanismos de coesão textual e que os pronomes demonstrativos são um deles. Nesse caso, eles exercem coesão referencial por substituição, porque o pronome, ao ser utilizado no texto, serve para se referir a uma informação que já foi dita, que será dita ou que existe no mundo extratextual (sendo denominado de exófora).

 

Atividade 4 – Produção textual

Os alunos desenvolverão essa atividade em dupla. Professor, cada aluno deverá digitar em seu laptop, no programa KWord, um texto utilizando diversos pronomes demonstrativos.

Ao terminar, oriente-os a trocarem seus laptops entre si. Cada aluno lerá o texto produzido pelo colega e identificará nele os pronomes demonstrativos. Após a identificação,  destacará esses pronomes, usando o recurso de negrito ou itálico ou sublinhado. A partir desse ponto, eles devem realizar a seguinte atividade:

A) Insira, após o texto do seu colega, uma tabela com duas colunas e várias linhas, na quantidade correspondente ao número de pronomes que você identificou no texto dele. Identifique as colunas: na primeira linha da coluna à esquerda, escreva: Pronomes demonstrativos; na coluna à direita, escreva: Palavras, expressões ou ideias a que os pronomes fazem referência no texto ou fora dele.

B) Escreva o pronome demonstrativo junto com uma palavra ou expressão do texto, sendo que estas devem vir entre parênteses. Isso facilitará a identificação no texto.

Vamos exemplificar em uma frase:

O Planeta Terra precisa ser defendido urgentemente. Essa defesa é responsabilidade de todos nós. Ou fazemos isso ou todos nós seremos responsabilizados por sua destruição.

 

Pronomes demonstrativos

Palavras, expressões ou ideias a que os pronomes fazem referência no texto ou fora dele

   Essa (defesa)    O Planeta Terra precisa ser defendido
  (fazemos) isso    Defender o Planeta Terra
   

 

Após terminar o exercício, os alunos devem salvar as alterações feitas no arquivo e fechá-lo, para evitar perda do documento. Em seguida, devolverão o laptop ao seu colega. Este irá abrir o arquivo e conferir a atividade feita pelo colega, verificando se todos os pronomes demonstrativos escritos por ele no texto foram destacados e se as palavras e expressões a que remetem foram identificadas corretamente.

Para socializar a atividade, solicite aos alunos que enviem esse arquivo para os colegas, por email, para que todos possam ter diferentes exemplos de textos com pronomes demonstrativos utilizados como mecanismo de coesão textual. Após terem enviado o email e os alunos terem salvado os arquivos, solicite que duas duplas apresentem um dos textos feitos. Os demais alunos acompanharão a leitura em seus laptops. Ao final da apresentação, poderão ser feitas sugestões de adequação do texto ou destaque para algum pronome não identificado.

Recursos Complementares

Para obter informações sobre pronomes demonstrativos, coesão e coerência textuais, acesse os seguintes textos e links:

- Aula do Portal do Professor: Coesão textual: o pronome na construção do texto. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15269>. Acesso em: 16 abr. 2011.

- Aula do Portal do Professor: A recuperação anafórica e a interpretação dêitica na produção de sentidos. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23522>. Acesso em: 17 abr. 2011.

- Vídeo: ENEM Português 1 – Pronomes demonstrativos – parte 1. Disponível em: <http://www.mundojovem.pucrs.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php>. Acesso em: 16 abr. 2011.

- Vídeo: Aula 06 – Coesão Textual. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=lAzePychGhw>. Acesso em: 17 abr. 2011.

- Vídeo: Coesão. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MRpKi9BaL18&feature=related>. Acesso em 17 abr. 2011.

- Texto expositivo: Pronomes demonstrativos. Disponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/pronome-demonstrativo/>. Acesso em: 17 abr. 2011.-

- Texto expositivo: Pronomes demonstrativos, dêixis, anáfora e catáfora. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/portugues/este-esta-isto-esse-essa-isso-pronomes-demonstrativos-deixis-anafora-e-catafora.jhtm>. Acesso em: 17 abr. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalhar em dupla. Verificar ainda o desempenho dos alunos na produção textual, especificamente quanto ao emprego dos pronomes demonstrativos. Observar também se conseguem identificar adequadamente os referentes textuais dos pronomes utilizados por eles.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.