13/05/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
- O contexto grego de meados do século V a.C.
- As principais etapas da Guerra.
- Relação da origem do conflito com os sistemas políticos das duas principais cidades envolvidas no conflito: Esparta e Atenas.
- As diferenças entre Atenas e Esparta.
- As principais consequências da Guerra do Peloponeso, em especial no que diz respeito à democracia ateniense.
- As principais estruturas da sociedade ateniense.
- As principais estruturas da sociedade espartana.
INTRODUÇÃO
Para iniciar uma aula sobre a Guerra do Peloponeso, o professor deverá fazer uma rápida recapitulação do contexto histórico da Grécia no período imediatamente anterior ao início do conflito, no século V a.C. Deverá, também, recordar as principais estruturas espartanas e atenienses, para que esses elementos estejam frescos na cabeça de seus alunos.
Imagem, Guerra do Peloponeso:
http://2.bp.blogspot.com/_p5B6Rc_TzD4/S77tF89OcEI/AAAAAAAAABo/fL_x13mBx2o/s1600/mapa_guerra_pol.jpg
Primeira Aula
O professor deverá dividir a sala em três grupos: dois grandes grupos responsáveis por defender os interesses das cidades-estado envolvidas na Guerra do Peloponeso, a saber, Esparta, Atenas e seus respectivos aliados; e um grupo de seis alunos, que será o júri, responsável por julgar o caso do conflito entre as cidades-estado.
Grupo 1- Atenas e seus aliados:
- A Liga de Delos;
- A defesa da democracia;
- O império ateniense.
Linksa serem pesquisados:
- http://www.infoescola.com/historia/liga-de-delos/
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Peloponeso
- http://www.suapesquisa.com/historia/atenas/
Imagem: a Deusa Atena
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/escola/socrates/images/Atenas.JPG
Grupo 2 - Esparta e seus aliados:
- A Liga do Peloponeso;
- Esparta e a defesa de seus ideais;
- Influência persa?
Linksa serem pesquisados:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_do_Peloponeso
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Peloponeso
- http://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm
Imagem: Hoplitas espartanos:
http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/300-de-esparta.jpg
Grupo 3 - Júri
Linksa serem pesquisados:
- http://www.colegioweb.com.br/historia/esparta-e-atenas.html
- http://guerras.brasilescola.com/grecia-antiga/guerra-peloponeso.htm
Depois de realizada a pesquisa, o professor deverá dar o resto da aula para que ambos os grupos organizem uma defesa convincente de seus argumentos. Para essa defesa deverá ser produzido um texto que facilite a exposição de motivos e uma futura avaliação.
Segunda Aula
Uma vez realizada a pesquisa e a coleta de dados, os dois grupos deverão ser dispostos frente a frente pelo professor. Em seguida, o professor deverá estimular cada grupo a defender a causa das cidades-estado que representam. Isso poderá ser feito da seguinte maneira: inicialmente, o Grupo 1 tem a palavra e defende, por não mais que 5 minutos, a causa de Atenas e seus aliados; em seguida, também por não mais que 5 minutos, o Grupo 2 defende a causa de Esparta e seus aliados. Assim, alternam-se as defesas de cada grupo e são conhecidos os principais motivos que levaram ao conflito.
O Grupo 3, formado pelo júri, deverá, por meio de suas leituras e das defesas realizadas pelos Grupos 1 e 2, formar um quadro geral da situação e chegar a uma conclusão a respeito da Guerra do Peloponeso, que deverá ser exposta para toda a classe. Para tanto, o grupo deverá redigir um texto com as principais observações e argumentos para orientação de sua apresentação.
Terceira Aula
Para desenvolver a terceira aula, o professor deverá apresentar aos alunos o seguinte texto, disponível em:
http://greciaclassicacdf1ii.blogspot.com/2010/04/guerra-do-peloponeso.html.
Com base no texto apresentado, e também nas informações adquiridas nas duas aulas anteriores, os alunos deverão, reunidos em grupos de cinco pessoas, elaborar um quadro esquemático, elencando:
- Os motivos da Guerra do Peloponeso;
- As etapas da Guerra;
- As principais batalhas;
- Os principais líderes atenienses e espartanos;
- As consequências da Guerra.
Conclusão
Com o fim das aulas, o aluno compreenderá os principais motivos que levaram as rivais Atenas e Esparta a um conflito civil sem precedentes na história da Grécia. Além disso, perceberá que, devido à influência exercida por ambas sobre as outras cidades-estado gregas, o conflito envolveu praticamente toda a Grécia, chegando, inclusive, ao outro lado do Mediterrâneo e despertando o interesse persa.
O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará sua análise na participação dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos nas aulas 1 e 2. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo. Além disso, a elaboração do quadro esquemático deverá ser acompanhada pelo professor, para que possa realizar um exame mais seguro do envolvimento de cada aluno com a tarefa.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/06/2013
Cinco estrelasmuuuuuuuuuuito bommm! adorei esse plano de aula! parabéns
25/06/2011
Três estrelasDei uma olhada por cima da sua aula e o meu unico comentario e que achei estranho o fato de voce direcionar os seus alunos para o site Wikepedia. Aqui nos USA, nem uma faculdade ou universidade aceita fatos ou pesquisas retiradas da Wikipedia. Alias se for constatado pesquisas pelo site, o trabalho e reprovado pois qualquer um pode modificar o que o site tras e nem sempre a pessoa que faz a mudanca e uma pessoa qualificada.