Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Preposição: mecanismo de coesão em gêneros discursivos

 

20/05/2011

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as preposições como mecanismo coesivo em gêneros discursivos.
  • Perceber as diferentes relações de sentido produzidas pelas preposições.
  • Empregar adequadamente as preposições.
  • Usar o Classmate para produção de vídeo e de texto.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Fazer no mínimo inferências simples.

- Saber o conceito de preposição e identificá-la em um texto.

Estratégias e recursos da aula
  • Classmate UCA;
  • editor de texto Kword;
  • Internet;
  • vídeo Youtube;
  • trabalhos individuais e em grupo;
  • câmera para produção de um vídeo.

 

Atividade 1 - Motivação

Professor, organize os alunos em grupos de 4 componentes. Para motivar o estudo das relações de sentido estabelecidas pelas preposições, distribua um provérbio para cada grupo. As preposições foram retiradas das frases. Peça aos alunos que tentem completar a frase, usando um elemento que relacione as palavras entre si. Em seguida, oriente-os para que realizem as seguintes tarefas:

  1. discutir o significado dos provérbios;
  2. relacionar, com uma seta, o elemento usado para completar a frase às palavras a ele subordinadas.

 

Os provérbios são:

1) Um __ todos, todos __ um.

2) Quem ri __ último, ri melhor.

3) Quem tem telhado __ vidro não atira pedra __ vizinho.

4) Homem prevenido vale __ dois.

5) __ pequenino se torce o pepino.

6) Água mole __ pedra dura, tanto bate __ que fura.

 

Atividade 2 -  O uso da preposição nos gêneros discursivos

Professor, os alunos continuarão organizados em grupos de 4 componentes. Peça a eles que acessem o link abaixo e leiam tiras ou histórias em quadrinhos em que são usadas preposições, como, por exemplo, a tira: "Vida Plena":

(Disponívem em: <http://www.tiagonepomuceno.com.br/wp/>. Acesso em: 12 abr. 2011.)

Após exibição e leitura da tira, oriente os grupos para realizar a seguinte tarefa:

  • discutir a relação entre o conteúdo de cada quadrinho, o título "Vida Plena" e a realidade atual;
  • analisar os recursos visuais usados em cada quadrinho e sua relação com o conteúdo das falas;
  • verificar a que situações do nosso cotidiano o autor critica;
  • analisar o emprego dos elementos de ligação destacados nas frases a seguir e discutir quais sentidos podem expressar: lugar; ausência de algo; causa ou motivo; meio ou instrumento: "Hoje, abri uma conta no banco (..)";  "Água mineral sem gás por favor, a Fifi sofre com soluços";  "Foi um desafio e tanto escrever com mais de 140 caracteres.";
  • discutir a questão: que função e importância esses elementos exercem nesse contexto? Compare o uso dessas preposições com o emprego em: "Fomos ao cinema com nossos amigos."

 

Para socializar a atividade, peça a um aluno de cada grupo que apresente suas conclusões. Verifique se os alunos perceberam, por meio das análises, os seguintes aspectos:

  1. a construção do sentido desse gênero textual ocorre na relação entre: o título da tira, o título de cada quadrinho, o conteúdo das falas, os desenhos e os conhecimentos dos alunos sobre os temas abordados na tira e a crítica nela contida;
  2. os elementos analisados (no; sem; com; com mais de) têm as funções de ligar palavras entre si e estabelecem na frase diferentes sentidos, dependendo do contexto em que são usadas.  

 

Atividade 3 - Uso do vídeo como motivador de novos conhecimentos

Oriente os alunos a acessar o Mozila Firefox [Metasys > Iniciar > aplicativos > Internet Firefox] navegador, para assistirem ao vídeo "Preposições" (9m34s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=mAJ2sb1Vmyk>. Acesso em: 13 abr. 2011.).

preposições

 

Antes, porém, entregue e explique aos alunos o roteiro abaixo para orientar o trabalho a partir do vídeo:

Roteiro de estudo a partir do vídeo

  • Assistir ao vídeo, prestando atenção às explicações sobre a função das preposições e as relações de sentido por elas estabelecidas.
  • Em grupo de 4 alunos, discutir sobre o que apreenderam do vídeo, relembrando a respeito da função das preposições e as relações de sentidos por elas estabelecidas.
  • Criar um vídeo sobre o conteúdo, ressaltando especialmente a função da preposição e as relações de sentido estabelecidas por ela. Para isso, planeje a produção do vídeo: elabore um roteiro e defina a tarefa de cada membro do grupo: o que fazer? Como fazer? Uma entrevista com o próprio colega? Uma reportagem? Planeje o local da gravção, condições de luz e barulho. Para a produção do vídeo, acesse a WxCam pelo ícone da câmera na área de trabalho ou acesse [Metasys > Aplicativos > Multimídia > WxCam]. Na tela principal da WxCam, clique no botão vermelho e inicie a gravação de um arquivo no formato de vídeo.  Este arquivo será gravado na subpasta Vídeos na pasta de usuários do Arquivo Pessoal. Em seguida, salve em um pen drive.
  • A partir deste exercício, criar um novo arquivo [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord] intitulado “Preposições: função e relações de sentido”,  elaborando, em forma de tópicos e exemplos, um esquema explicativo sobre o tema em estudo. Este arquivo será salvo na sua pasta de usuário do Arquivo Pessoal; em seguida salve no pen drive.
  • Apresentar o trabalho realizado, em datashow, para a turma. Um representante do grupo terá 10 minutos para a apresentação.

Professor, na gravação do vídeo, permita que os alunos usem locais silenciosos para que o som não fique prejudicado. Porém, devem ser locais por onde você possa se deslocar com facilidade para acompanhar e orientar o grupo. Durante todo o trabalho, circule entre eles para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo. Para a apresentação, disponibilize o datashow. Ao final, discuta com os alunos os seguintes pontos, em relação à participação no trabalho:

  • participou ativamente das atividades cooperando com o grupo?
  • discutiu sobre o tema em pauta?
  • o esquema sobre o conteúdo foi organizado e os exemplos esclarecedores?

Para socializar a atividade, cada grupo terá 10 minutos para apresentação.

Recursos Complementares

Para obter informações sobre preposições e coesão, acesse:

 

Aula do Portal do Professor: a preposição na construção do texto. Disponiível em:< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18434>. Acesso em 20 abr. 2011.

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos, em relação ao estudo da função das preposições e aos sentidos por elas estabelecidos em um texto,  deverá ocorrer em todos os momentos da realização das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.