Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Revolução de 1930

 

13/05/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender o processo histórico que culminou no movimento revolucionário de 1930 levando em conta a situação econômica, social e política do país nos momentos anteriores da eclosão do movimento, seu desenvolvimento, impacto e conseqüências.

Duração das atividades
quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá compreender a estrutura econômica, social e política da República Velha (1889-1930), suas articulações, seus grupos políticos e suas atividades econômicas. Deverá, também, conhecer a Política dos Governadores, a Política do Café com Leite, os conceitos de coronelismo, voto de curral, oligarquias. Por fim, entender as mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram durante o período que acabaram por levar ao término da República Velha.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

AULA 1:

O professor deverá fazer uma breve recapitulação da estrutura social, econômica e política da República Velha, destacando os seus elementos básicos de sustentação política, em especial a Política do Café com Leite, o coronelismo e as oligarquias. Deverá destacar, também, a importância da cultura cafeeira para a República Velha, enfatizando a posição econômica e política do Sudeste do País em contraposição com o Nordeste e sua cultura canavieira. Em seguida, o professor deverá ressaltar a importância dos novos grupos políticos emergentes no Sudeste do País: alguns ligados às novas atividades econômicas voltadas também para a indústria nascente; outros, de natureza estritamente política, como o Tenentismo. Por fim, o professor, ao enfatizar a natureza agroexportadora do Brasil localizando a crise econômica de 1929 e o seu impacto na estrutura econômica nacional.

 

DESENVOLVIMENTO

No Laboratório de Informática, o professor dividirá a turma em quatro grupos. Cada um deles deverá desenvolver uma pesquisa com temas ligados à Revolução de 1930, a partir dos sites listados abaixo. Os alunos, porém, poderão acrescentar à pesquisa novos sites.

Cada tema será desenvolvido a partir da consulta nos links listados. Durante a pesquisa nos links, os alunos vão retirar dos textos os elementos centrais necessários ao tema que cada grupo está trabalhando e registrar o trabalho em um relatório para futura avaliação pelo professor. A pesquisa deverá buscar imagens que comporão o trabalho final dos alunos.

GRUPO 1: “Antecedentes da Revolução de 1930”

Os alunos devem  pesquisar os elementos econômicos, sociais e políticos que caracterizaram a República Velha (1889-1930)

Links:

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u38.jhtm

(acessado em 15/04/2011)

http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1593.pdf

(acessado em 15/04/2011)

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/politica-do-cafe-com-leite.jhtm

(acessado em 15/04/2011)

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u40.jhtm

(*acessado em 15/04/2011)

GRUPO 2: “O Desenvolvimento do Movimento da Revolução de 1930”

Os alunos devem pesquisar a formação da Aliança Liberal, as eleições de 1929 e o assassinato de João Pessoa

Links:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/9186/1/A-Revolucao-de-1930-Resumo/Paacutegina1.html

(acessado em 16/04/2011)

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u40.jhtm

(acessado em 16/04/2011)

http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaode30.htm

(acessado em 16/04/2011)

GRUPO 3: “Principais fatos e personagens”

Os alunos devem pesquisar e a partir daí compor um quadro cronológico dos principais fatos e produzir uma pequena biografia dos personagens mais significativos. Se houver dificuldade em localizar as personagens solicitar a orientação do professor

http://www.brasilescola.com/historiab/revolucao-30.htm

(acessado em 16/04/2011)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1930

(acessado em 16/04/2011)

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u55.jhtm

(acessado em 16/04/2011)

http://estudeonline.net/revisao_detalhe.aspx?cod=17

(acessado em 16/04/2011)

http://www.fgv.br/CPDOC/BUSCA/Busca/BuscaConsultar.aspx

(acessado em 16/04/2011)

http://saibahistoria.blogspot.com/2010/07/morte-de-joao-pessoa-e-revolucao-de-30.html

(acessado em 16/04/2011)

GRUPO 4: “Impacto político e econômico da Revolução de 1930”

Os alunos deverão pesquisar os efeitos econômicos, sociais e políticos imediatos produzidos pela Revolução de 1930

Links:

http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/revolucao_1930

(acessado em 16/04/2011)

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080326172834AAnl2x5

(acessado em 16/04/2011)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1930

(acessado em 16/04/2011)

Imagem 1

Getulio Vargaas vitorioso na Revolução de 1930 Getúlio Vargas vitorioso na Revolução de 1930. Fonte: http://memoriaviva.com.br/ocruzeiro/08111930/081130_1.htm 

(acessado em 19/04/2011)

 

Imagem 2:

João Pessoa candidato à vice-presidente nas eleições de 1929 assassinado Corpo de João Pessoa candidato à vice-presidente pela Aliança Liberal . Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_dcJh5I8CIOk/TE10_IN235I/AAAAAAAAIFg/91X7D8sn7tY/s1600/JO%C3%83O+PESSOA+CORPO.jpg

(acessado em 19/04/2011)

 

Imagem 3:

Washington Luís, presidente deposto pela Revolução de 1930 Washington Luís, presidente do Brasil deposto pela Revolução de 1930. Fonte: http://stormblast.wordpress.com/page/2/

(acessado em 190/04/2001)

 

Imagem 4:

Getulio Vargas vitorioso posa para foto no Palácio do Catete, Rio de JaneiroGetúlio Vargas, vitorioso, posa para fotono Palácio do Catete, sede do governo federal,  no Rio de Janeiro. Fonte: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/revolucao_1930

(acessado em 19/04/2011)

AULA 2

A aula 2 é uma continução da aula anterior. Os grupos formados na aula 1 devem ser retomados e devem conluir a pesquisa, produzindo textos que, orientados pelo professor, sintetizem as discussões de cada um dos grupos numa preparação para o seminário da aula seguinte.

AULA 3

O professor deverá reunir a turma em um seminário para discutir o resultado das pesquisas das aulas anteriores. Cada grupo deve eleger um representante  para expor os resultados das pesquisa de forma a compartilhar com toda a turma o conjunto dos assuntos pesquisados. Com a turma reunida num seminário, o professor deverá orientar a discussão entre os alunos de forma a estabelecer os antecedentes que produziram o movimento de 1930, seu desenvolvimento e seus desdobramentos. Os alunos deverão produzir um relatório individual sobre as discussões do seminário, seguindo os tópicos orientados pelo professor.

 

AULA 4

O professor deverá retomar os grupos das aulas anteriores, que trabalharão, cada um com o seu tema, na confecção de textos em formato de reportagens. Para tanto, deverão utilizar a pesquisa de imagens e o relatório produzidos nas aulas anteriores, de forma a compor a primeira página de um jornal sobre o período da Revolução de 1930. Além das notícias sobre os acontecimentos econômicos e políticos, os alunos poderão acrescentar notas sobre outros assuntos tratados naquele período consultando o seguinte site:

http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC

A idéia aqui é selecionar artigos sobre cultura, propagandas, anúncios de prestação de serviços como num jornal

Se não houver equipamento apropriado na escola para a produção de um jornal, os textos e as imagens poderão ser aglutinados em cartolinas para exposição para toda a escola. Esse trabalho deverá ser afixado em local adequado para que possa ser compartilhado com todos os alunos da escola.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar a participação de cada aluno nas pesquisas em grupo realizadas nos sites e nas discussões, sejam elas em grupo, sejam as realizadas no seminário. Serão também avaliados os relatórios de pesquisa produzidos pelos alunos, individualmente e em grupo. Por fim será avaliada a composição do jornal sobre a Revolução de 1930: a qualidade dos textos, a pertinência das imagens selecionadas e consistência das notícias publicadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.