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A canção popular e a abertura política brasileira

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender sobre as relações entre política e cultura no processo de Abertura Política Brasileira nos anos 1974-1985. Ao relacionar temas políticos com a produção da canção brasileira, os alunos poderão reconhecer diferentes formas de atuação política para além do voto.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História dos governos militares no Brasil, nos anos de 1964 a 1985, especialmente os governos Geisel e Figueiredo, período da Abertura Política Brasileira. História das Diretas-Já e o advento da Nova República.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deverá fazer uma breve introdução, enfatizando que a proposta desta aula é buscar relacionar os tradicionais conteúdos políticos da história recente brasileira aos eventos culturais que lhes são correlatos. Trata-se de uma tentativa de expansão da reconstituição de processos históricos a partir da articulação entre política e cultura. Especialmente, a relação entre política e canção. No recorte proposto para esta aula, procura-se retratar como o processo da Abertura Política Brasileira foi interpretado pela canção popular do período. Dessa maneira, os alunos poderão reconhecer formas de atuação política que não se restringem ao voto, mas que podem ser acionadas, por exemplo, a partir da composição musical.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Exibição para toda a classe dos vídeos sobre a Abertura Política Brasileira, disponíveis nos seguintes links: http://www.youtube.com/watch?v=LrvIsMOvV1k e http://www.youtube.com/watch?v=3pDHoRdvT0Q&feature=fvwrel

Os alunos deverão anotar as dúvidas e questões que vierem a ter durante a exibição dos vídeos. Após a exibição dos filmes (juntos, duram cerca de 15 minutos), os alunos deverão formar um círculo e iniciar um debate, coordenado pelo professor, retratando as possíveis dúvidas acerca do processo de Abertura Política tratado nos vídeos. O debate deverá ser coordenado pelo professor, mas com amplo espaço para a fala dos alunos.

Os temas centrais do debate deverão ser: voto direto, participação política, fim da ditadura e lugar da cultura neste processo. Como dever de casa, para aprofundamento do tema tratado em sala, o professor deverá sugerir a leitura dos textos disponíveis nos seguintes links: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2912/1/ABERTURA-POLITICA-BRASILEIRA/Paacutegina1.html e http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abertura-politica/abertura-politica-1.php

Segunda Aula

O professor deverá dividir a sala em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma música.

- Grupo 1: Música Brasil, compositor Cazuza. Disponível on line em:

http://www.youtube.com/watch?v=UDuoe729egU;

 download: http://www.4shared.com/dir/VXjXKPfz/Cazuza.html;

 letra: http://letras.terra.com.br/cazuza/7246/.

 

- Grupo 2: Música Vai passar, compositor Chico Buarque. Disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=9A_JrsJF6mM;

download:http://abmp3.com/download/4332988-vai-passar.html;

letra: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45184/.

 

- Grupo 3: Música Inútil, compositor Ultraje a Rigor. Disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=9aHoWTs6xE0;

download: http://mp3wm.com/download-musica/ultrage-a-rigor-inutil-1105325.html;

letra: http://letras.terra.com.br/ultraje-a-rigor/49189/.

 

- Grupo 4: Música Abre-te Sésamo, compositor Raul Seixas. Disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=7CFf_6Ow47c;

 download: http://www.4shared.com/get/2oBTBZJ2/01_-_Abre-te_Sesamo.html;

letra: http://letras.terra.com.br/raul-seixas/90575/.

 

Formados os grupos, os alunos, munidos do áudio e das letras das respectivas músicas, deverão debater no interior de cada grupo a relação que cada composição estabelece com o período histórico analisado. Eles deverão articular história e canção, refletindo sobre como a segunda se apropria da primeira. Nesta aula, cada grupo deverá produzir um sumário com as ideias que as músicas, relacionadas ao período histórico abordado, provocaram nos alunos.

Terceira Aula

Os grupos deverão encontrar-se e, a partir do sumário de ideias produzido, criar um Mural de Ideias, que será apresentado na quarta aula. O Mural de Ideias deverá ser feito em cartolina, ou material similar, e deverá trazer afixadas palavras e imagensque retratem as ideias trabalhadas em cada canção. Na sala de aula, os alunos deverão fazer a pesquisa das imagens que irão compor o Mural de Ideias, sendo orientados pelo professor.

Como dever de casa da terceira aula, os grupos deverão, então, encontrar-se e finalizar o Mural de Ideias, fixando-o em cartolina, ou material similar, e finalizar a preparação para a instalação do mural na sala de aula, na quarta aula.

 Quarta aula

Cada grupo deverá trazer o seu Mural de Ideias e apresentá-lo aos demais. Sugere-se que a apresentação seja feita utilizando-se dos recursos audiovisuais disponibilizados nas aulas anteriores.

Como dever de casa da quarta aula, cada grupo deverá redigir um trabalho, entre três e seis páginas, que descreva as diferentes formas que a música tratou do processo histórico da Abertura Política no Brasil. Este trabalho deverá ser entregue na aula seguinte ao professor.

Quinta aula

Nesta aula, cada grupo deverá montar um blog com os resultados das pesquisas e apresentação dos respectivos materiais. No espaço do blog, os alunos podem expandir as pesquisas (de imagens, músicas e textos) realizadas e emitir opiniões próprias acerca do processo de abertura política e de sua relação com a cultura, especificamente a canção. O link seguinte informa sobre como criar um blog com postagens de músicas e fotos de forma prática e rápida: http://www.blogorama.com.br/?nav=subscribe&siteURL=www.musicblog.com.br

 

Sexta aula

Nesta aula, cada grupo irá acessar e deixar comentários nos blogs dos outros grupos. Trata-se, neste caso, de um processo de interação dos alunos utilizando a rede para debater e formar opiniões acerca de temas de relevância histórica.

 

 

 

Segue uma série de imagens para auxílio do Mural de Ideias:

Ultraje a rigor à época da música Inútil.

Fonte: http://megavirtual.net/profvilma/files/2010/03/ultraje_mpo2.jpg

 

 ultraje a rigor

Ulisses critica um Congresso que não presta, é inútil.

Fonte: http://rleite.files.wordpress.com/2007/10/ulysses1.jpg

ulisses

 

 

O presidente Figueiredo estende a mão à criança, que se recusa a retribuir. Símbolo de uma abertura que significaria o fim do poder político exercido por militares.

Fonte: http://queridoleitor6.sites.uol.com.br/blog/arch2008-03-02_2008-03-08.html

 

figueiredo

 

Os movimentos pela Anistia eram marcantes na Abertura Política Brasileira.

Fonte: http://veja.abril.com.br/121108/p_064.shtml

movimento anistia

 

Capa do disco de Raul Seixas que contém a música Abre-te Sésamo.

Fonte: http://lyrics.wikia.com/Raul_Seixas

 

raul seixas

 

 

 

 

Capa do disco de Cazuza que contém a canção Brasil.

Fonte:http://www.ccpg.puc-rio.br/70anos/node/add/comment/443

 

cazuza  

 

Capa do disco de Chico Buarque em que foi lançada a música Vai Passar.

Fonte:http://1.bp.blogspot.com/_vV6KYvnGMp0/TSyTmY51azI/AAAAAAAABw0/A41yD_T4atY/s1600/1984%2Bchico%2Bbuarque.jpg

 

chico buarque

Recursos Complementares

- Sobre as relações de Raul Seixas e sua canção sobre Abertura Política: http://www.youtube.com/watch?v=sRr6Rf-hKPg&feature=related

- Sobre a canção Inútil, do Ultraje a Rigor, e suas relações com a Abertura Política: http://musicasbrasileiras.wordpress.com/2010/12/19/inutil-ultraje-a-rigor/

- Sobre a canção Vai Passar, de Chico Buarque, e suas relações com a Abertura Política: http://identidademusical.com.br/blog/2009/02/19/uma-alternativa-de-futuro/

- Sobre as ideias políticas de Cazuza e, especialmente, sobre a canção Brasil: http://www.cazuza.com.br/sec_textos_list.php?language=pt_BR&id_type=2&id=33

- Sobre a redemocratização brasileira: http://www.youtube.com/watch?v=ctss-VggFfM&feature=related, http://www.youtube.com/watch?v=YKFvtq3lRBI&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=Srj1_J2qRNY&feature=related .

_ sobre materiais do portal do professor acerca das relações entre cultura e ditadura militar no Brasil. http://ditaduraportalprofessor.wordpress.com/cultura-na-ditadura/

Avaliação

A avaliação deverá ser permanente, segundo a participação dos alunos no processo. O professor deverá observar a adequação do Mural de Ideias com os temas propostos e os materiais disponibilizados. Os alunos deverão ser capazes de articular apresentação oral e recursos materiais expostos. A avaliação do texto que cada grupo produzir deverá perceber: a adequação da temática proposta; a disposição dissertativa do argumento, com começo, meio e fim; e a capacidade de cada grupo de imprimir seu ponto de vista na redação.

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