Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte Rupestre e a arte como uma verdadeira máquina do tempo.

 

09/08/2011

Autor e Coautor(es)
DAVI ANDRE KNY
imagem do usuário

SANTA ROSA - RS ESC MUN ENS FUN CEL RAUL OLIVEIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a arte rupestre. O que é? Por que era feita? É arte?

Situar-se no tempo e espaço, tanto em aula quanto em sua própria vida. 

Aprender a relacionar a arte do passado com a arte produzida hoje.  Conhecer diferenças estéticas e conceituais em sua produção.

Aprender a desenhar com carvão e outros materiais.

Criar com espontaneidade formas, linhas e tonalidades.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio. 

Estratégias e recursos da aula

1ª aula: Apresentação do tema, imagens, fatos e discussão do tema abordado. 

Com ajuda de um projetor, ou mesmo reproduções de obras de arte rupestre o professor irá apresentar as obras aos aprendizes/educandos. Poderá levá-los ao laboratório de informática para pesquisar sobre o tema.

Ivolândia - GO     Arte Rupestre, em GO.    Arte RupestreAltamira     Teto de Altamira - Espanha      Pintura em Lascaux

2ª aula: Propor a criação de formas, desenhos tendo como referência nossa própria vivência e conhecimentos adquiridos com os fatos e conceitos apresentados. Podendo ser individual ou coletivamente.

Materiais sugeridos: carvão vegetal e papel pardo e fita adesiva.

Procedimento: Amassar o papel pardo antes de criar as formas. Com ajuda de uma fita adesiva, colar o papel pardo na parede, tamanho grande, orientando um espaço para cada educando fazer seu trabalho. Propor significados a cada criação, dando detalhes e contar uma história, podendo ser a uma história vivida pelo próprio educando. 

3ª aula: Fazer uma exposição dos trabalhos, simulando uma caverna. Pode ser a própria sala de aula, onde será construído o espaço para expor o trabalho. Com registro dos educandos e do próprio educador. 

Convidar outras turmas para conhecer a caverna, e propor uma viagem no tempo. O que aprenderam? Que relação pode ser feita entre a arte rupestre a o grafite nas paredes dos prédios e muros na cidade nos dias de hoje?

Observação: Não esqueça de registrar os momentos, escrevendo falas dos alunos, fotografando as etapas e registrando em seu diário apontamentos e avaliação. 

Sugestão: Para um quarto encontro - levar os alunos para fora da sala em local como um barranco, areia, ou terra para eles mesmos fazerem seus registros, podendo ser com o dedo ou alguma ferramenta que grave. Conhecer registros como o grafite nas paredes e fazer relação com a arte rupestre.  

Recursos Complementares
Avaliação

Desde o primeiro momento, a avaliação deve partir dos conceitos elaborados para o trabalho, o conhecimento mediado e as ideias sugeridas na criação do exercício prático. Partindo do pressuposto do entendimento e da criatividade no fazer e agir de cada educando. 

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cleberson Diego Gonçalves, TANCREDO NEVES C E-E FUND MED-SUBSEDE I , Paraná - disse:
    maddoxcircus@gmail.com

    26/05/2012

    Uma estrela

    achei pobre, poderia colocar mais coisas como os signos nas paredes, o porque deles, criar com os alunos além de uma caverna em sala de aula, mas um documentario com uma camera simples sobre a arte rupestre e compara-lá com o grafitti.


  • maria aparecida, Escola Munucipal Mariana Francisca de oliveira , Bahia - disse:
    cidarjr1@hotmail.com

    01/03/2012

    Três estrelas

    Nossa que riquíssimo esta sugestão de aula pronta,a ser colocada em prática pros nossos alunos,vão poder aprender de forma lúdica e prazerosa,o que queremos muitas vezes, é isto, sugestões diferentes que chamem à atenção dos mesmos pro tema abordado em sala de aula e que às vezes não temos os recursos necessários para as realizações das mesmas.Parabéns aos responsáveis por esta maravilha de aula!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.