09/08/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Conhecer a arte rupestre. O que é? Por que era feita? É arte?
Situar-se no tempo e espaço, tanto em aula quanto em sua própria vida.
Aprender a relacionar a arte do passado com a arte produzida hoje. Conhecer diferenças estéticas e conceituais em sua produção.
Aprender a desenhar com carvão e outros materiais.
Criar com espontaneidade formas, linhas e tonalidades.
Não é necessário conhecimento prévio.
1ª aula: Apresentação do tema, imagens, fatos e discussão do tema abordado.
Com ajuda de um projetor, ou mesmo reproduções de obras de arte rupestre o professor irá apresentar as obras aos aprendizes/educandos. Poderá levá-los ao laboratório de informática para pesquisar sobre o tema.
2ª aula: Propor a criação de formas, desenhos tendo como referência nossa própria vivência e conhecimentos adquiridos com os fatos e conceitos apresentados. Podendo ser individual ou coletivamente.
Materiais sugeridos: carvão vegetal e papel pardo e fita adesiva.
Procedimento: Amassar o papel pardo antes de criar as formas. Com ajuda de uma fita adesiva, colar o papel pardo na parede, tamanho grande, orientando um espaço para cada educando fazer seu trabalho. Propor significados a cada criação, dando detalhes e contar uma história, podendo ser a uma história vivida pelo próprio educando.
3ª aula: Fazer uma exposição dos trabalhos, simulando uma caverna. Pode ser a própria sala de aula, onde será construído o espaço para expor o trabalho. Com registro dos educandos e do próprio educador.
Convidar outras turmas para conhecer a caverna, e propor uma viagem no tempo. O que aprenderam? Que relação pode ser feita entre a arte rupestre a o grafite nas paredes dos prédios e muros na cidade nos dias de hoje?
Observação: Não esqueça de registrar os momentos, escrevendo falas dos alunos, fotografando as etapas e registrando em seu diário apontamentos e avaliação.
Sugestão: Para um quarto encontro - levar os alunos para fora da sala em local como um barranco, areia, ou terra para eles mesmos fazerem seus registros, podendo ser com o dedo ou alguma ferramenta que grave. Conhecer registros como o grafite nas paredes e fazer relação com a arte rupestre.
Pesquise mais nos links sugeridos:
Imagens:
Textos e imagens:
Desde o primeiro momento, a avaliação deve partir dos conceitos elaborados para o trabalho, o conhecimento mediado e as ideias sugeridas na criação do exercício prático. Partindo do pressuposto do entendimento e da criatividade no fazer e agir de cada educando.
Duas estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/05/2012
Uma estrelaachei pobre, poderia colocar mais coisas como os signos nas paredes, o porque deles, criar com os alunos além de uma caverna em sala de aula, mas um documentario com uma camera simples sobre a arte rupestre e compara-lá com o grafitti.
01/03/2012
Três estrelasNossa que riquíssimo esta sugestão de aula pronta,a ser colocada em prática pros nossos alunos,vão poder aprender de forma lúdica e prazerosa,o que queremos muitas vezes, é isto, sugestões diferentes que chamem à atenção dos mesmos pro tema abordado em sala de aula e que às vezes não temos os recursos necessários para as realizações das mesmas.Parabéns aos responsáveis por esta maravilha de aula!