30/07/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecânica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Construção Naval |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Automação Industrial |
Educação Profissional | Produção Industrial | Técnico em Fabricação Mecânica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Manutenção Automotiva |
As atividades dessa aula devem ser realizadas num laboratório de Física. Além dos materiais necessários às atividades, são necessários recursos multimídia (projetor multimídia e computador conectado à internet). A turma deve ser dividida em grupos de, no máximo, 5 estudantes.
Para as atividades, o professor deve solicitar aos estudantes de cada grupo, com a antecedência que julgar adequada, que tragam molas de diferentes tipos e materiais, uma para cada membro da equipe, que devem ser numeradas para identificação. Baseando-se nas informações da tabela 1, eles deverão também pesquisar as características das molas que levarem, suas possíveis utilidades e seu uso por diversos profissionais. Os estudantes participarão de uma competição em que serão avaliados alguns quesitos, as equipes que levarem os tipos de mola mais incomuns (em relação ao formato, funcionamento e material) ganharão pontos, também será avaliado o conhecimento de cada grupo sobre o funcionamento das molas, suas aplicações e quais profissionais se utilizam delas. Ao final dessa primeira atividade, o professor realizará uma exposição com o objetivo de fazer uma rápida revisão sobre molas, apresentando imagens de diversos tipos de molas e comentando sobre algumas de suas muitas aplicações e que profissionais se utilizam delas. A proposta da exposição é proporcionar aos estudantes a oportunidade de uma possível complementação dos conhecimentos obtidos através da atividade, como a informação sobre algum tipo de mola diferente das que levaram. A segunda atividade é experimental. O professor explorará junto aos estudantes como se pode medir a constante elástica de uma mola. Na terceira atividade, outra exposição trabalhará conceitos envolvidos nas associações de molas em série e em paralelo. Através de atividade experimental serão exploradas as propriedades elásticas da mola resultante de uma associação de molas em série e em paralelo.
Atividade 1. O que é uma mola, quais suas propriedades, tipos e aplicações
Recursos didáticos
Material
Observação: esse material é para uma equipe de estudantes.
Procedimento
Número da mola | Tipo de mola | Material | rígida/média/flexível | Possível utilidade |
5 | Helicoidal de compressão | Aço | rígia | Selim de bicicleta |
3 | Aço | média | Cama de molas | |
Tabela 1. Tipos de molas, materiais, propriedades e possíveis utilidades.
Observação: Espera-se que as informações para o item grau de flexibilidade (rígida, média, flexível) sejam relacionadas à maior ou menor força aplicada para alterar o comprimento natural da mola.
Molas: como funcionam, tipos e utilidades
Uma mola é um dispositivo elástico e flexível que armazena energia em sua forma potencial. Em geral, são confeccionadas em arame de aço temperado ou outros materiais resistentes, mas, dependendo da finalidade, dispositivos confeccionados em borracha ou plástico desempenham funções iguais à de uma mola.
Quando está isolada, uma mola permanece em equilíbrio e não possui energia potencial armazenada. Se pressionada ou esticada, a mola reage com uma força contrária à que nela atua. A força que atua na mola altera alguma propriedade física dela (em geral, essa propriedade é o comprimento). Enquanto permanece comprimida ou esticada, a mola possui energia potencial (no caso, potencial elástica) armazenada. Se a força deixa de atuar, a mola libera energia potencial rapidamente, tendendo a voltar ao equilíbrio.
Muitos dispositivos simples com os quais lidamos em nosso dia-a-dia têm princípio de funcionamento semelhante ao de uma mola. Por exemplo, clip ou outro dispositivo usado para prender folhas de papel, gominhas usadas para pressionar um maço de notas (dinheiro), prendedores de roupas, as atiradeiras usadas para arremessar pequenas pedras ou os arcos usado pelos índios. As molas, ou um conjunto delas, são utilizadas em camas, selins de bicicleta, sistemas de amortecimento para automóveis, como equipamentos que dentistas usam em ortodontia e outros.
As molas helicoidais são as mais comumente encontradas. Elas podem ser de compressão (como as utilizadas nos sistemas de amortecimento dos automóveis, nos selins de bicicleta e furadores de papel) ou de tração (como as encontradas em camas de molas, fechaduras, relógios). Há também as molas de torção (usadas em relógios, pregadores de roupa, pregadores de cabelo) e as molas em T, usadas em equipamentos odontológicos. Existem até dispositivos, que são considerados molas, que o fabricante produz de acordo com a necessidade do cliente, essas são denominadas molas especiais. Diversos materiais são utilizados para a fabricação das molas, como o aço carbono, aço inoxidável, titânio e até plástico. O material é usado de acordo com as características que a mola terá, como resistência e flexibilidade. Abaixo, temos diversas figuras sobre molas e equipamentos em que são utilizadas e sobre os materiais utilizados na produção dessas molas.
Figura 1. Molas helicoidais de compressão. Figura retirada de: http://www.flickr.com/photos/64795140@N07/5901503022/in/photostream
Figura 2. Molas helicoidais de tração. Figura retirada de: http://stockmolas.com.br/molas/img_tracao.jpg
Figura 3. Molas de torção. Figura retirada de: http://www.dakomolmolas.com.br/molascaracol.jpg
Figura 4. Espirais de caderno (material plástico) podem ser usadas como molas em experimentos didáticos. Figura retirada de: https://ssl1497.locaweb.com.br/miaminautica/loja_moto/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_1607_mola_d_g.jpg
Figura 5. Clips de prender papel. Figura retirada de http://www.geeky-gadgets.com/wp-content/uploads/2009/06/iphone-icon-paperclip-bookmarks_1.jpg
Figura 6. Dispositivo para prender papéis (mesmo princípio de funcionamento do clipe e do prendedor de roupa). Figura retirada de: http://4.bp.blogspot.com/__l3bbBQLyVw/TQJ413FzGMI/AAAAAAAAAEc/cv_VoM3vDjo/s1600/1.jpg
Figura 7 . Molas T (G1) e T com helicóides (G2). Essas molas são utilizadas em tratamentos odontológicos e são fabricadas em aço inoxidável ou beta titânio, materiais muito resistentes. Figura retirada do documento encontrado no endereço: http://www.scielo.br/pdf/dpress/v11n5/a07v11n5.pdf
Figura 8. Selim de bicicleta. Figura retirada de: http://www.bicisport2.com.br/produtos/admin/imagens/produtos/1290042082_SELIN_COURO_3_MOLA_OK.jpg
Figura 9. Sistema de amortecimento de carro. Figura retirada de: http://images02.olx.pt/ui/13/77/07/1300286815_103607007_1-Fotos-de--Molas-Eibach-Pro-Kit-Mercedes.jpg
Realizadas as atividades, os estudantes deverão responder ás seguintes questões:
1. Cite três tipos de molas e suas aplicações.
2. Cite três profissionais que utilizam algum tipo de mola em sua profissão e como são utilizadas.
Atividade 2. Medida da constante elástica de molas
Essa atividade tem por objetivo medir a constante elástica de algumas molas helicoidais por intermédio da lei de Hooke. O professor pode chamar a atenção dos alunos para o fato das molas rígidas possuírem constante elástica grande e darem resposta rápida a uma determinada perturbação. As molas flexíveis, ao contrário, possuem constante elástica pequena e respondem lentamente às perturbações.
Material
O professor deverá disponibilizar o material para cada equipe de estudantes.
Observação: os dados obtidos nas medições indicadas nas etapas do procedimento descrito logo abaixo, deverão ser inseridos na tabela 2.
Procedimento experimental
Número da mola | Comprimento natural (m) | Comprimento da mola distendida (m) | Elongação ![]() |
K (N/m) |
Mola 1 | ||||
Mola 2 | ||||
Mola 3 |
Tabela 2. Medidas de constantes elásticas de molas.
Figura 10. Mola rígida (constante elástica grande) sujeita ao peso de um objeto. Se o sistema for tirado do equilíbrio através de um pequeno puxão, o objeto oscilará rapidamente (frequência alta). Figura retirada de: http://efisica.if.usp.br/mecanica/ensinomedio/elasticidade/experimento/
Figura 11. Mola flexível (constante elástica pequena) sujeita ao peso de um objeto. Se o sistema for tirado do equilíbrio através de um pequeno puxão, o objeto oscilará lentamente (frequência baixa). Figura retirada de: http://efisica.if.usp.br/mecanica/ensinomedio/elasticidade/experimento/
Realizadas todas as etapas do procedimento, cada grupo deverá responder as seguintes questões:
1. A maior elongação ocorreu para uma mola de maior ou menor rigidez?
2. Para que uma mola execute oscilações rápidas quando perturbada, sua constante elástica deve ser pequena ou grande? (Se necessário, repita a etapa 2)
3. Associe as colunas relacionando a massa a ser sustentada pela mola com a sua constante elástica para que a elongação seja igual a 1 cm, em cada caso.
Carga para a mola | Constante elástica (N/m) | ||
1 | Um elefante adulto (médio) | 50 | |
2 | Um pacote de arroz (grande) | 1.000.000 | |
3 | Um pacote de leite longa vida | 5.000 | |
4 | Um automóvel pequeno | 5.000.000 | |
5 | Um pão de sal pequeno | 1.000 |
Atividade 3: Associação de molas
Recursos didáticos
Material
O professor deverá disponibilizar o material para cada equipe de estudantes.
O objetivo dessa atividade é verificar o que ocorre quando duas molas são associadas em série e em paralelo. Os estudantes deverão verificar que, no caso da associação em série, a constante k da mola equivalente (resultado da associação das duas molas de constantes k1 e k2) é calculada pela expressão (1/k) = (1/k1) + (1/k2) e, no caso da associação em paralelo, pela expressão k = k1 + k2.
No início da atividade, o professor deve fazer uma dedução das expressões para a constante elástica resultante. Informações para essa finalidade podem ser encontradas nos endereços:
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rip&cod=_associacaodemolasemserie-mecanica-txtmec0022 e http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rip&cod=_associacaodemolasemparalelo-mecanica-txtmec0023.
O professor pode ainda apresentar as generalizações das expressões para um número maior de molas (N molas):
(1/k) = (1/k1) + (1/k2) + ... + (1/kN) (associação de N molas em série)
k = k1 + k2 + ... + kN (associação de N molas em paralelo)
Segue abaixo figuras com ilustrações de associações de molas em série e em paralelo.
Figura 12. Associação em série de duas molas. Figura retirada do endereço:
Figura 13. Associação em paralelo de duas molas. Figuras retiradas dos endereços:
Procedimento experimental
![]() |
K (medido) (N/m) | K (valor calculado para a mola associada) (N/m) |
K (valor medido para a mola associada) (N/m) | |
Mola 1 | ||||
Mola 2 | ||||
Mola associada |
Tabela 3. Medida da constante elástica da mola resultante da associação de duas molas em série.
![]() |
K (medido) (N/m) | K (valor calculado para a mola associada) (N/m) |
K (valor medido para a mola associada) (N/m) | |
Mola 1 | ||||
Mola 2 | ||||
Mola associada |
Tabela 4. Medida da constante elástica da mola resultante da associação de duas molas em paralelo.
Realizadas as atividades, cada grupo deverá responder as seguintes questões:
1. Uma associação em série de duas molas produzirá uma mola resultante de maior ou menor rigidez?
2. Uma associação em paralelo de duas molas produzirá uma mola resultante de maior ou menor constante elástica?
3. Que tipo de associação produz uma mola resultante de constante elástica menor que a soma das constantes das duas molas utilizadas?
4. Compare o valor de K calculado e medido para as associações em série e em paralelo. Os resultados foram muito diferentes?
Após respondidas as questões, haverá troca de informações entre os grupos para que haja uma complementação das respostas, com mediação do professor.
- Para maiores informações sobre molas helicoidais, consultar o endereço:
http://fabioferrazdr.files.wordpress.com/2008/09/molas-i.pdf
- Para informações sobre utilização das molas em suspensões de automóveis, consultar o endereço:
http://www.portalclassicos.com/mecanica/12503-molas-seu-funcionamento.html
Após a realização dessa aula sobre molas, o estudante deverá ser capaz de:
O professor pedirá a cada grupo a realização de uma atividade utilizando os conhecimentos envolvidos na aula, exemplos:
Cinco estrelas 3 classificações
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23/11/2014
Cinco estrelasMuita boa!! só faltou a conclusão kkk
02/10/2014
Cinco estrelasMuito boa a explicação, só faltou incluir colocar as reações químicas e suas ligações de como as molas se fudem...
07/04/2013
Cinco estrelasboa aula