Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Da linguagem oral a musical - O ritmo e seu compasso

 

03/08/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luzia Luzinete Pereira e Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula as crianças (4 anos de idade) aprenderão a ouvir, perceber sons e cantar músicas;  fazer leitura textual.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração 15 a 20 minutos, cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vibrações, ritmo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Cantar acompanhando a música com o movimento do próprio corpo. 

1° Momento - O(a)  professor(a) lê a música escolhida e dá uma cópia para cada criança que faz uma simulação de leitura e acompanhamento. Esse é um processo de letramento que leva a imaginação e a familiarização com o estilo do texto escrito.

2 ° Momento - As crianças sentam na roda, escutarm a música,  acompanham o ritmo e a letra. O procedimento é o seguinte:

  • batem o pé;
  • batem palmas;
  • mexem a cabeça;
  • selecionam uma estrofe e cantam várias vezes;
  • cantam essa estrofe devagar e depois aceleram o ritmo;
  • apontam a pausa da música;
  • cantam a música e outras crianças repetem o canto;
  • acompanham a música com o movimento do corpo. 

 

3° Momento - Desenhar os elementos que aparecem na letra da música. As crianças registram com desenho em um espaço disponibilizado.

Exemplo:

desenho 3

Figura 1 - Registro da atividade da letra da música - Fonte: O circo (Xuxa).  

Avaliação

Avalia-se a ampliação da linguagem musical das crianças. Elas participaram das atividades musicais:

  • batendo os pés;
  • marcando o compasso com as mãos;
  • repetindo o canto do outro;
  • ouvindo música;
  • cantando música. 
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 8/15 - 53.33%
  • Quatro estrelas 7/15 - 46.67%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gabriele, Escola das Nações , Distrito Federal - disse:
    gabriele.ferreira@edn.org.br

    07/11/2015

    Quatro estrelas

    Aula muito divertida e dinâmica


  • SIMONE LIMA, CMEI- JOSÉ CARLOS BEZERRA , Rio Grande do Norte - disse:
    simone.elos@hotmail.com

    17/07/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pela proposta da atividade, muito criativa.


  • Maria Eliane Rosa Pereira, NTE - FRANCISCO BELTRÂO , Paraná - disse:
    elianepereira_77@hotmail.com

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito criativa, chama a tenção dos alunos, fazendo com que eles tenham interese pela aula, aprendendo com facilidade.


  • nilva da silva pereira, EMPG CECILIA MEIRELES , Mato Grosso - disse:
    nilvapr@gmail.com

    10/08/2010

    Cinco estrelas

    parabéns pela sua criatividade,nessa fase temos que procurar fazer de tudo para prender a atenção das crianças e assim é possível.muito jóia.


  • MARIA GENILVASANTOS DE SOUZA, E.M.E.I.E.F. OVÍDIO TAVARES DE MORAIS , Paraíba - disse:
    genilvasouza@hotmail.com

    09/05/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITA DAS DICAS E VOU APLICÁ-LAS EM MINHA SALA DE AULA,POIS, LECIONO UMA TURMA DE MULTI SERIADO E Ñ TEM SIDO FÁCIL, POIS A MAIORIA DA TURMA Ñ SABE LER E ACREDITO Q/ A MÚSICA ME AJUDARÁ MUITO.


  • Luciana Acruche, Creche Escola Sagrada Família , Rio de Janeiro - disse:
    lucianacruche@gmail.com

    29/04/2010

    Cinco estrelas

    Que bom que estou participando deste site.Amei a sugestão, Luzia e Neyde. Sou professora de música e adoro trocar ideias, viu? Obrigada! Parabéns!! Beijos, Lú


  • oglaci de lourdes dos santos pureza, instituto educacional gomercinda dornelles da fontoura , Rio Grande do Sul - disse:
    oglacipureza@hotmail.com

    08/04/2010

    Quatro estrelas

    vou utlizar em minhas aulas, obrigado pela sugestão, estou estudando,fazendo aproveitamento de disciplinas


  • MARIA DO SOCORRO CUNHA DA SILVA, E E E I F BARAO DO RIO BRANCO , Pará - disse:
    Maria.scsilva@seduc.pa.gov.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    LUIZA VC ESTÁ DE PARABÉNS SUA AULA FOI CRIATIVA.


  • WENIA MAGALHÃES VIANA, secretaria de educação , Ceará - disse:
    weniamag@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ADOREI .......


  • Lucinéia Lopes Guimarães, ESCOLA GARÇA BRANCA , Mato Grosso - disse:
    lucineiaguimaraes@gmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A atividade é muito gratificante e consegue despertar um interesse muito grande, pois nessa faixa etária elas gostam muito de dançar, cantar e pular. Até o resultado do trabalho foi mais estimulado e gratificante.


  • Franciele Regina Coracini, E.E. de Ens. Médio Dr. Bozano , Rio Grande do Sul - disse:
    frcoracini@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A D O R E I !!! Realmente muito criativa sua aula,gosto de atividades assim,é gostoso também trabalhar com os cantores regionais ou da nossa cidade,levar as crianças para cantar com eles.è uma forma de resgatar nossa cultura.


  • Izaires , UMEI"PROFªRACHEL DE MELO DUTRA , Pará - disse:
    izairesgp@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    SUA AULA FOI BEM CRIATIVA . ADOREI SUA AULA.


  • Lisély Pacheco da Luz, ESC MUN ED INF ZULMIRA NERY DA SILVA , Rio Grande do Sul - disse:
    liselyluz@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sua aula, também é possível utilizar a música dada como exemplo para trabalhar movimentos e representação fazendo mímicas.


  • MARCELO TADEU SOCHA, Secretaria Municipal de Educação de XANXERE , Santa Catarina - disse:
    mtssocha@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MUITO CRIATIVA


  • Ritaigreja, professoraritadecássia , Pará - disse:
    ritaigrejatuc@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A pratica de alfabetizar através da música é muito interessante para o desenvolvimento da criança com um todo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.