06/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Ampliar os conhecimentos iniciais sobre os dinossauros e desenvolver a habilidade de observação.
O tamanho do fóssil de dinossauros e as características físicas de seu habitat.
Atividade 1 - Visita ao Museu
1º momento – Visita ao museu para observar alguns aspectos do cenário existente na época dos dinossauros, como vulcões, fósseis e pegadas de dinossauros. O professor pode destacar alguns aspectos, como: animais de tamanho aproximado ao dos dinossauros; construção da noção do tamanho real desses animais.
Outras sugestões: Se na cidade não houver um museu, o (a) professor(a) deverá criar na sala de aula um espaço com a exposição de figuras (imagens) ou réplicas em miniatura de dinossauros. Na exposição deve constar:
O (a) professor(a) poderá também ajudar as crianças a produzir com argila uma réplica das pegadas dos dinossauros e do vulcão, e ajudá-las a construir uma maquete do habitat.
Atividade 2- Registrar a observação
2º momento - O professor conversa com as crianças sobre a visitação ao museu (da cidade ou da escola) e procede da seguinte maneira:
3º momento – As crianças devem registrar, por meio do desenho, o que observaram na visita ao museu.
Avalia-se a participação das crianças durante o passeio, a curiosidade apresentada mediante as observações, e quais aspectos relacionados com os dinossauros que elas conseguiram selecionar (por meio da fala e do desenho).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!