06/05/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Utilizar a pesquisa como fonte de informação e organização de dados.
Compreender uma das funções da leitura em voz alta na sociedade.
Utilizar a leitura em voz alta como um recurso no trabalho com pessoas com necessidades especias visuais.
Aprimorar a leitura,compreenção do texto e entonação de voz.
Apreciar histórias infantis.
Conhecer os recursos tecnológicos disponíveis na área pedagógica que eles mesmo podem fazer uso.
Produzir um audiolivro.
É necessário que os alunos já estejam alfabetizados e sejam capazes de ler pequenas histórias infantis.
1º Momento
Propor como tarefa para casa uma pesquisa entre colegas de escola ou vizinhos que tenham necessidades especiais na área da visão.
Incentivar o respeito as diferenças e limitações individuais.
2º Momento
Discutir em sala os resultados da pesquisa e como estas pessoas com necessidades especiais têm contato com as histórias infantis apresentadas nos livros.
Questionar e estimular os alunos a pensarem em estratégias que eles podem adotar para auxiliar estas pessoas.
Apresentar para os alunos a primeira parte dos audiolivros:
Pequeno Príncipe
De: agathakmm | Criado em: 09/10/2008
Álbum produzido por Irineu Gracia nos anos 50, que traz uma adaptação do livro "O Pequeno Príncipe", do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, com tradução de D. Marcos Barbosa. Interpretado por Paulo Autran, com Gloria Cometh, Oswaldo Loureiro Filho, Margarida Rey, Benedito Corsi e Aury Cahet. Trilha sonora de Tom Jobim.
A imagem inicial é da capa do CD, as demais são do aquarelas do própro Saint-Exupéry
Pitt e Bull
http://youtu.be/P6-fkhO-O5w de Meyre Meyers pela global warning
Apresentar livros infantis com histórias curtas, mas que apresentem diálogos entre os personagens.
Sugestão:
Os alunos divididos em grupos de três pessoas e devem escolher o livro que mais lhe interessa entre os sugeridos pela professora.
Apreciar e discutir as histórias escolhidas.
Cada aluno leva o livro para casa alternadamente para treinar a leitura.
3º Momento
Na sala de tecnologia da escola os alunos de grupos em grupos farão a gravação das vozes para audiolivro através do programa de multimídia Audacity.
http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm
4º Momento
A professora com sugestões dos alunos irá editar as vozes inserindo efeitos de sons disponíveis no programa ou de outros sites.
http://www.cantim.org/2008/02/36-mil-efeitos-sonoros-grtis.html
O audiolivro poderá ser utilizado pelos alunos e também entregue às pessoas com necessidades especiais contactados no início das aulas.
A avaliação será realizada através da apreciação das histórias lidas no audiolivro e a verificação da melhora da leitura dos alunos, entonação de voz e compreensão da leitura.Também será avaliado se o aluno conseguiu compreender a utilização da leitura em benefício dos portadores de necessidades especiais visuais, se empenhando na produção e entrega dos audiolivros para os mesmos.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/01/2012
Cinco estrelasGostei muito do livro; Pitt e Bull em aquecimento global... realmente muito bom...
09/05/2011
Cinco estrelasCom amor dedicação e persistência por parte da professora com certeza esses alunos irão adquirir este hábito saudável da leitura, ainda mais com os recursos tecnológicos mencionados. Parabéns professora!!! Voce faz a diferença.
06/05/2011
Cinco estrelasParabenizo a professora Ana Adélia pela excelente aula enviada a todos os professores e leitores. Sou professora de língua portuguesa e pude observar a preocupação da colega em trabalhar a leitura em vários campos e de forma útil. Com certeza surtirá grande efeito em sala de aula. Espero que demais colegas aproveitem estas ideias!