Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Tipos de moradias

 

05/09/2011

Autor e Coautor(es)
JAQUELINE MAISSIAT
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tipos de moradias

ROSILEY PEREIRA ALVES, Ruth Odenes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Observar a importância de se ter uma casa para morar.

Segundo Objetivo
Identificar diferentes tipos de moradias existentes como, por exemplo, as ocas, casas flutuantes, entre outras.

Terceiro Objetivo
Identificar os diversos materiais de que são construídas as casas.

Quarto Objetivo
Desenvolver a capacidade de escrita e interpretação de texto e de imagens.

Duração das atividades
4 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula.

Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

UCA

Kword                 [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > Kword ]
Kpresenter        [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ]

Video atividades

1º momento

O Professor apresentará um vídeo para os alunos que o tema moradia esteja presente, sugerimos a apresentação da história dos três porquinhos no data show. Ela pode ser acessada através do link:

http://www.youtube.com/watch?v=ebVoYMPiEIo.

 

Após assistirem o vídeo, faça perguntas aos aluno sobre a história, tais como:

  • Como eram as moradias apresentadas?

  • Quais os materiais que foram utilizados para a construção das moradias?

  • Qual era mais resistente?

 

Após os questionamentos os alunos farão um desenho no laptop, com o auxílio do KolourPaint,  sobre a história. E, ainda, iniciar a escrita no Kword, com descrição dos materiais que as casas eram feitas.

Com a finalidade de favorecer a reflexão dos alunos acerca da importância de se ter uma moradia, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:

  • Por que é importante ter uma casa para morar?

  • Uma casa nos protege? Do quê?

  • E os animais, eles têm uma moradia?

  • Qual a casa dos pássaros?

  • E quando está frio ou muito sol nós e também os animais procuramos o que para nos proteger?

  • É possível que um animal feroz entre em nossa casa? Por quê?

 

A intenção é que por meio desses questionamentos, os alunos sejam levados a refletir que a casa serve como abrigo para os seres vivos (homens e animais), os protegendo do frio, da chuva, do calor, de perigos (como de animais ferozes, por exemplo) etc.

Com o objetivo de trabalhar aspectos da Língua Portuguesa, como o do significado das palavras, sugerimos que o professor peça que os alunos, individualmente, procurem no dicionário o significado da palavra abrigo. Eles podem fazer pesquisas no laptop, através do navegador de internet, o Mozilla Firefox, em sites de busca, como o: Google (http://www.google.com.br), Yahoo Brasil (http://br.search.yahoo.com/web?fr=yfp-t-707), ou Bing (http://www.bing.com/?cc=br). 

Como modelo trazemos o Dicionário do Aurélio, a palavra abrigo significa: "s.m. Lugar onde se fica protegido da chuva, do perigo etc.: procurou um abrigo debaixo da ponte. / Fig. Refúgio, proteção: achou na amizade abrigo contra o desespero. / Casa de caridade onde se recolhem os desamparados: abrigo de menores. / Ambiente protegido natural ou artificialmente contra os efeitos de um bombardeio: abrigo antiatômico. (Sin.: asilo, refúgio, retiro.) // &151; loc. adv. " Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Abrigo  Acesso em: 14. Setembro. 2010.  

Ainda, por meio de pesquisas no dicionário on-line, sugerimos que o professor peça que os alunos procurem os significados das palavras lar, moradia e estadia, para que possam perceber quais são as diferenças que existem entre elas. O professor necessita lembrar aos alunos que todas as informações pesquisadas sejam registradas no documento no Kword, que começaram a trabalhar anteriormente; e que as fontes de consultas deles necessitam aparecer.

O professor poderá pedir para que alguns alunos leiam o significado de tais palavras e em seguida deverá perguntar o que eles acharam da definição da palavra, se têm alguma dúvida, e se o que eles compreendiam antes (conhecimento prévio) mudou.

2º momento

Fazer pesquisa na internet para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções. A seguir aparece a relação de sites indicados para a pesquisa. Solicitar que os alunos elaborem no KPresenter, uma apresentação mostrando em cada slide um tipo específico de moradia e as informações que o aluno obter sobre ela. Para iniciar a apresentação, como capa, podem utilizar o desenho anteriormente feito no KolourPaint.

Fonte: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=Diferentes+tipos+de+moradias&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=)

3º momento

Abaixo estão os links de alguns sites indicados para que os alunos possam efetuar a pesquisa:   

http://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu   

http://www.portaldoarquiteto.com/destaques/arquitetura/4294-casas-flutuantes-podem-ser-solucao-para-zonas-alagadas     

http://www.brasiloeste.com.br/foto/jalapao/227/casas-de-sape     

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita   

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/2125_bangladesh/021405_palafitas.jpg   

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/apesar-de-bloqueios-moradores-de-rua-ocupam-viadutos-da-bandeirantes.html    

4º momento

Ouvir e cantar com os alunos a música “A casa” de Vinicius de Moraes.

Trabalhar a letra da Música fazendo alguns questionamentos como: essa casa citada na poesia existe?

Pode existir CASA sem teto e sem parede?

Depois solicitar aos alunos que escrevam um pequeno texto contando como é a sua casa. Observando os seguintes critérios:

  • tamanho;

  • material de construção;

  • localização.

Para o item localização, usar o recurso no Google, na internet, chamado Google Maps (http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl) em que eles podem localizar sua residência, e fazer uma cópia da tela e agregar todas estas informações como fechamento do trabalho no KPresenter.

Recursos Complementares

Recursos educacionais adicionados na aula:

Nome: Os três Porquinhos
Tipo: Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

Nome: A Casa
Tipo: Áudio
Coleção Arca de Noé

http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/49255/

Avaliação

É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da casa como abrigo, e que por isso, devem valorizar suas casas, da maneira como são, bem como reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas. O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

  • Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos informativos);

  • Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 7/10 - 70%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Neli Nascimento Sampaio, Unid. Integrada Professor Galeno Edgar Brandes , Maranhão - disse:
    neli-sampaio@hotmail.com

    21/08/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom . Fácil de trabalhar.


  • CRISTIANE, E. M. E. F. Bárbara Heleodora , Rio Grande do Sul - disse:
    maryzevedo@yahoo.com.br

    15/09/2012

    Cinco estrelas

    O plano de aula está bem elaborado, possibilitando ao aluno a exploração da multimídia, um ótimo recurso no trabalho pedagógico nos dias de hoje.


  • Clarice Chiesa da Rosa, E.M.E.F. do Bairro São Paulo , Rio Grande do Sul - disse:
    claricechiesadarosa@hotmail.com

    13/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante a aula elaborada e pode ser perfeitamente utilizada pelos alunos da escola na qual atuo. Ainda não dispomos de um computador por aluno na sala de aula, mas é possível utilizar a sala de informática que ocorre semanalmente.


  • Lisangela Saraiva dos Santos, EMEI Prof Maria Laurinda Leindecker , Rio Grande do Sul - disse:
    liro.santos@hotmail.com

    10/09/2012

    Cinco estrelas

    Este plano de aula utiliza recursos diversificados como vídeo, desenho e formulação de texto no laptop, o que contribui para estimular a curiosidade e atenção dos alunos. Também incentiva a pesquisa, instrumento pedagógico muito rico que leva os alunos a construírem um novo conhecimento a partir das informações obtidas ao pesquisarem na internet.


  • Maria Tereza e Vera Mello, E.M.E.I. MARIA LAURINDA LEINDECKER , Rio Grande do Sul - disse:
    vera.t.melo@gmail.com

    07/09/2012

    Cinco estrelas

    Multimídia é um recurso excelente para o desenvolvimento do trabalho nos dias de hoje, pois estamos na era da informática, onde tudo é tecnológico e desperta interesse de todas as pessoas, independente de faixa etária. Uma historinha em vídeo torna a aula mais interessante e educativa.


  • PRISCILA BRITZ e CARLA MARQUES, EMEI MARIA LAURINDA , Rio Grande do Sul - disse:
    pri_britz@hotmail.com

    07/09/2012

    Cinco estrelas

    NA NOSSA OPINIÃO AS ATIVIDADES PROPOSTAS SÃO MARAVILHOSAS, POIS INSPIRA ENTUSIASMO NA APLICAÇÃO E NO APRENDIZADO, JÁ QUE NOSSOS ALUNOS ESTÃO NA ERA DA INFORMÁTIZAÇÃO, A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS MANUSIADA NO LIVRO NÃO É MAIS ATRATIVO QUE NA INTERNET.


  • Nara Lúcia da Rosa/ Armando Mesquita, E.M.E.F. José Pedro Steigleder , Rio Grande do Sul - disse:
    naraluciarosa@bol.com.br

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    O plano de aula está bem elaborado e com atividades variadas que permite trabalhar de maneira interdisciplinar. Para utilizá-lo em nossa instituição de ensino, teríamos de fazer algumas adaptações , tendo em vista que no horário de aula , os alunos tem acesso ao computador somente no Laboratório de Informática, um período de 55 min por semana.


  • Marcia, EMEF de Campo do Meio , Rio Grande do Sul - disse:
    marciasilva.mont@gmail.com

    22/08/2012

    Cinco estrelas

    A aula apresentada é uma atividade pedagógica bastante rica e com possibilidades de exploração de recursos de midia pelo educando. Esse recurso do UCA é uma excelente ferramenta em sala de aula, que oportuniza ao aluno descobrir o mundo dentro da sala.


  • Mariângela e Sônia, NTM , Rio Grande do Sul - disse:
    soniamottin@yahoo.com.br

    22/08/2012

    Quatro estrelas

    O plano de aula esta bem elaborado, a abordagem do tema foi bem explorada. Para trabalharmos com esta proposta em nossa escola teremos que fazer algumas adaptações porque não possuimos leptop, nesta proposta de um por aluno, mas poderá ser realizada utilizando o Laboratório de Informática Educativa. Mariângela e Sônia


  • Telma Maciel, Escola Leonor Nogueira , Pará - disse:
    cristelmaciel@gmail.com

    13/09/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula bem interessante, farei algumas adaptações para desenvolver na classe onde estou atuando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.