05/09/2011
ROSILEY PEREIRA ALVES, Ruth Odenes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Observar a importância de se ter uma casa para morar.
Segundo Objetivo
Identificar diferentes tipos de moradias existentes como, por exemplo, as ocas, casas flutuantes, entre outras.
Terceiro Objetivo
Identificar os diversos materiais de que são construídas as casas.
Quarto Objetivo
Desenvolver a capacidade de escrita e interpretação de texto e de imagens.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > Kword ]
Kpresenter [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ]
O Professor apresentará um vídeo para os alunos que o tema moradia esteja presente, sugerimos a apresentação da história dos três porquinhos no data show. Ela pode ser acessada através do link:
http://www.youtube.com/watch?v=ebVoYMPiEIo.
Após assistirem o vídeo, faça perguntas aos aluno sobre a história, tais como:
Após os questionamentos os alunos farão um desenho no laptop, com o auxílio do KolourPaint, sobre a história. E, ainda, iniciar a escrita no Kword, com descrição dos materiais que as casas eram feitas. Com a finalidade de favorecer a reflexão dos alunos acerca da importância de se ter uma moradia, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
A intenção é que por meio desses questionamentos, os alunos sejam levados a refletir que a casa serve como abrigo para os seres vivos (homens e animais), os protegendo do frio, da chuva, do calor, de perigos (como de animais ferozes, por exemplo) etc. Com o objetivo de trabalhar aspectos da Língua Portuguesa, como o do significado das palavras, sugerimos que o professor peça que os alunos, individualmente, procurem no dicionário o significado da palavra abrigo. Eles podem fazer pesquisas no laptop, através do navegador de internet, o Mozilla Firefox, em sites de busca, como o: Google (http://www.google.com.br), Yahoo Brasil (http://br.search.yahoo.com/web?fr=yfp-t-707), ou Bing (http://www.bing.com/?cc=br). Como modelo trazemos o Dicionário do Aurélio, a palavra abrigo significa: "s.m. Lugar onde se fica protegido da chuva, do perigo etc.: procurou um abrigo debaixo da ponte. / Fig. Refúgio, proteção: achou na amizade abrigo contra o desespero. / Casa de caridade onde se recolhem os desamparados: abrigo de menores. / Ambiente protegido natural ou artificialmente contra os efeitos de um bombardeio: abrigo antiatômico. (Sin.: asilo, refúgio, retiro.) // &151; loc. adv. " Fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Abrigo Acesso em: 14. Setembro. 2010. Ainda, por meio de pesquisas no dicionário on-line, sugerimos que o professor peça que os alunos procurem os significados das palavras lar, moradia e estadia, para que possam perceber quais são as diferenças que existem entre elas. O professor necessita lembrar aos alunos que todas as informações pesquisadas sejam registradas no documento no Kword, que começaram a trabalhar anteriormente; e que as fontes de consultas deles necessitam aparecer. O professor poderá pedir para que alguns alunos leiam o significado de tais palavras e em seguida deverá perguntar o que eles acharam da definição da palavra, se têm alguma dúvida, e se o que eles compreendiam antes (conhecimento prévio) mudou.
Fazer pesquisa na internet para observar os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares, como palafitas, tendas iglus, castelos, e os materiais que foram usados em suas construções. A seguir aparece a relação de sites indicados para a pesquisa. Solicitar que os alunos elaborem no KPresenter, uma apresentação mostrando em cada slide um tipo específico de moradia e as informações que o aluno obter sobre ela. Para iniciar a apresentação, como capa, podem utilizar o desenho anteriormente feito no KolourPaint.
Abaixo estão os links de alguns sites indicados para que os alunos possam efetuar a pesquisa: http://www.suapesquisa.com/indios/oca.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Iglu http://www.brasiloeste.com.br/foto/jalapao/227/casas-de-sape http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio http://pt.wikipedia.org/wiki/Palafita http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/2125_bangladesh/021405_palafitas.jpg
Ouvir e cantar com os alunos a música “A casa” de Vinicius de Moraes. Trabalhar a letra da Música fazendo alguns questionamentos como: essa casa citada na poesia existe? Pode existir CASA sem teto e sem parede? Depois solicitar aos alunos que escrevam um pequeno texto contando como é a sua casa. Observando os seguintes critérios:
Para o item localização, usar o recurso no Google, na internet, chamado Google Maps (http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl) em que eles podem localizar sua residência, e fazer uma cópia da tela e agregar todas estas informações como fechamento do trabalho no KPresenter. |
Recursos educacionais adicionados na aula:
Nome: Os três Porquinhos
Tipo: Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k
Nome: A Casa
Tipo: Áudio
Coleção Arca de Noé
É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância da casa como abrigo, e que por isso, devem valorizar suas casas, da maneira como são, bem como reconhecer os diferentes tipos de moradias em diferentes lugares e os diversos materiais usados nas construções das mesmas. O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos informativos);
Interpretação de textos por meio do contato de música e poesias.
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2015
Cinco estrelasMuito bom . Fácil de trabalhar.
15/09/2012
Cinco estrelasO plano de aula está bem elaborado, possibilitando ao aluno a exploração da multimídia, um ótimo recurso no trabalho pedagógico nos dias de hoje.
13/09/2012
Cinco estrelasMuito interessante a aula elaborada e pode ser perfeitamente utilizada pelos alunos da escola na qual atuo. Ainda não dispomos de um computador por aluno na sala de aula, mas é possível utilizar a sala de informática que ocorre semanalmente.
10/09/2012
Cinco estrelasEste plano de aula utiliza recursos diversificados como vídeo, desenho e formulação de texto no laptop, o que contribui para estimular a curiosidade e atenção dos alunos. Também incentiva a pesquisa, instrumento pedagógico muito rico que leva os alunos a construírem um novo conhecimento a partir das informações obtidas ao pesquisarem na internet.
07/09/2012
Cinco estrelasMultimídia é um recurso excelente para o desenvolvimento do trabalho nos dias de hoje, pois estamos na era da informática, onde tudo é tecnológico e desperta interesse de todas as pessoas, independente de faixa etária. Uma historinha em vídeo torna a aula mais interessante e educativa.
07/09/2012
Cinco estrelasNA NOSSA OPINIÃO AS ATIVIDADES PROPOSTAS SÃO MARAVILHOSAS, POIS INSPIRA ENTUSIASMO NA APLICAÇÃO E NO APRENDIZADO, JÁ QUE NOSSOS ALUNOS ESTÃO NA ERA DA INFORMÁTIZAÇÃO, A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS MANUSIADA NO LIVRO NÃO É MAIS ATRATIVO QUE NA INTERNET.
22/08/2012
Quatro estrelasO plano de aula está bem elaborado e com atividades variadas que permite trabalhar de maneira interdisciplinar. Para utilizá-lo em nossa instituição de ensino, teríamos de fazer algumas adaptações , tendo em vista que no horário de aula , os alunos tem acesso ao computador somente no Laboratório de Informática, um período de 55 min por semana.
22/08/2012
Cinco estrelasA aula apresentada é uma atividade pedagógica bastante rica e com possibilidades de exploração de recursos de midia pelo educando. Esse recurso do UCA é uma excelente ferramenta em sala de aula, que oportuniza ao aluno descobrir o mundo dentro da sala.
22/08/2012
Quatro estrelasO plano de aula esta bem elaborado, a abordagem do tema foi bem explorada. Para trabalharmos com esta proposta em nossa escola teremos que fazer algumas adaptações porque não possuimos leptop, nesta proposta de um por aluno, mas poderá ser realizada utilizando o Laboratório de Informática Educativa. Mariângela e Sônia
13/09/2011
Quatro estrelasAchei a aula bem interessante, farei algumas adaptações para desenvolver na classe onde estou atuando.