Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - A história do Avião

 

05/09/2011

Autor e Coautor(es)
JAQUELINE MAISSIAT
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A história do Avião

Lívia Raposo Bardy, A história do Avião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término desta aula, o aluno será capaz de:

Primeiro Objetivo
Identificar as intervenções da aviação na vida do homem.

Segundo Objetivo
Destacar a importância do brasileiro na história do avião, principalmente pelo seu inventor.

Duração das atividades
2 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula.

Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

UCA

KWord                          [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KWord ]
Mozilla Firefox            [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KPresenter                 [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Gwenview                   [ Iniciar > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
WxCam                       [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Audio e Vídeo > WxCam ]

atividades

Motivação

Para dar início a aula sobre aviação, o professor deverá mostrar uma imagem de um avião (por exemplo: Fig. 1), juntamente com as seguintes perguntas:

  • Quando vocês veem esta imagem pensam em quê?

  • Vocês sabem quem inventou o avião?


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/aviacaoembraerem.jpg

Figura 1- Imagem de um avião.
Disponível em: http://img237.imageshack.us/img237/3326/aviacaoembraeremb195uy8.jpg  Acesso em: 06 jun. 2011

Atividade 1

Após ter ouvido as respostas das crianças, solicite que os alunos lhe acompanhem até a sala de vídeo* com o laptop. Comente que este vídeo fala da história e da invenção do avião.(Fig. 2).

Recurso:

 De onde vem o avião?

Como sugestão de vídeo, sugerimos o Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1309/de_onde_vem_o_aviao.wmv

O recurso é um vídeo que traz um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala  também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/recurso_2aviao.jpg

Figura 2 – Imagem do Recurso “De onde vem o avião?”

*caso não haja sala de vídeo, conforme solicitado na atividade, ver na própria sala de aula o vídeo.

Atividade 2

Após assistir o vídeo, o professor deverá dividir os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre  o que acharam dele (vídeo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados à história do Avião. Para tal, os alunos podem fazer pesquisas na internet através do navegador Mozilla Firefox e pesquisar e sites de busca, como o Google (http://www.google.com.br), ou ainda, sites como:

Caso os alunos residam em proximidade de um aeroporto, pode sugerir que eles mesmos façam as fotografias dos aviações e até mesmo fazer pequenos vídeos, utilizando a WxCam do seu laptop.

O professor deverá distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema! Dependendo do número de alunos, o professor poderá distribuir o mesmo tema a dois grupos, lembrando que a Internet não deve ser a única fonte para a coleta dos dados. Eles também podem ir até a biblioteca e ir registrando as informações que encontrarem no Kword juntamente com as demais.

Sugestões de Temas para Pesquisas:

  • Quem foi Santos Dumont?

  • Contexto histórico da época em que o 14 Bis (Fig. 3) foi inventado (política, cultura).

  • Contribuições do avião, atualmente, para a vida do ser humano.

  • Como foi o primeiro avião após a invenção do 14 Bis.

  • Qual foi a reação das pessoas ao conhecerem o 14 Bis.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/14bis.jpg

Figura 3 - Imagem do avião 14 Bis

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7cM/SAKfbbH6TGI/AAAAAAAAByk/cLztBoDlDh8/S760/14_BIS.png Acesso em: 06 jun. 2011.

É importante que o professor auxilie os grupos durante o momento das pesquisas, para que não se desviem do tema proposto, bem como explique a eles o que cada tema propõe!

Atividade 3

Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável. Esta apresentação poderá ser em forma de apresentação do Kpresenter, encenação de um jornal televisivo, utilizando o recurso no laptop para ir mostrando as imagens (Gwenview), entre outros. O importante é que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta é uma competência que a escola deve favorecer o desenvolvimento!

Atividade 4

Para finalizar as atividades, os alunos deverão, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont (Fig. 4), no Kword, falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribuições do avião para a vida do ser humano. Tal atividade é muito importante para o desenvolvimento da escrita.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/santosdumont.jpg

Figura 4 – Imagem de Santos Dumont
Disponível em: http://www.santosdumont.org.br/~santos/disco_virtual/image/SantosDumont/santosdumont.jpg  Acesso em: 06 jun. 2011.

Recursos Complementares

1) Os alunos poderão brincar de piloto de avião por meio dos jogos abaixo (Fig. 5):

http://www.hyperjogos.com/games/aviao-vermelho/

http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/stunt-pilot-trainer-jogo-de-pilotar-aviao/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1751/imagens/site_aviao3.JPG

Figura – Tela de um dos jogos sugeridos

2) O professor poderá juntamente com os alunos brincar de artistas confeccionando um avião de brinquedo. O site abaixo explica como fazer tal brinquedo.

http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/01/arteaviaocaixapastadedente.htm

Avaliação

A avaliação será realizada tendo em vista a qualidade da produção textual dos alunos, tanto do trabalho individual (carta a Santos Dumont) quanto a em grupo (apresentação do tema gerador), e a seleção das imagens e procura de materiais diversos para as pesquisas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jucinei candido, ifsc , Santa Catarina - disse:
    candidofofus@hotmail.com

    07/04/2012

    Quatro estrelas

    gostei do plano de aula.


  • Dilma PAuluze, EE NORBERTO SCHWANTES , Mato Grosso - disse:
    pauluze.dilma@gmail.com

    15/09/2011

    Três estrelas

    Uma aula bem informativa,levando o aluno desenvolver seu raciocinio,bem como identificação nome com objeto,sendo reflexivo,pois aqui a professora instiga o aluno a interagir com a aula e com os colegas tornando assim formador de opinão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.