05/09/2011
Lívia Raposo Bardy, A história do Avião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ao término desta aula, o aluno será capaz de:
Primeiro Objetivo
Identificar as intervenções da aviação na vida do homem.
Segundo Objetivo
Destacar a importância do brasileiro na história do avião, principalmente pelo seu inventor.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Gwenview [ Iniciar > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Audio e Vídeo > WxCam ]
Para dar início a aula sobre aviação, o professor deverá mostrar uma imagem de um avião (por exemplo: Fig. 1), juntamente com as seguintes perguntas:
Figura 1- Imagem de um avião.
Após ter ouvido as respostas das crianças, solicite que os alunos lhe acompanhem até a sala de vídeo* com o laptop. Comente que este vídeo fala da história e da invenção do avião.(Fig. 2). Recurso: Como sugestão de vídeo, sugerimos o Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1309/de_onde_vem_o_aviao.wmv O recurso é um vídeo que traz um episódio do programa "De onde vem?", da TV Escola, que fala sobre a invenção e o funcionamento do avião. O vídeo fala também de Santos Dumont e sua contribuição para a sociedade com a invenção do 14 Bis.
Figura 2 – Imagem do Recurso “De onde vem o avião?” *caso não haja sala de vídeo, conforme solicitado na atividade, ver na própria sala de aula o vídeo.
Após assistir o vídeo, o professor deverá dividir os alunos em trios para que possam juntos, conversar sobre o que assistiram, sobre o que acharam dele (vídeo), bem como fazer algumas pesquisas sobre assuntos relacionados à história do Avião. Para tal, os alunos podem fazer pesquisas na internet através do navegador Mozilla Firefox e pesquisar e sites de busca, como o Google (http://www.google.com.br), ou ainda, sites como:
Caso os alunos residam em proximidade de um aeroporto, pode sugerir que eles mesmos façam as fotografias dos aviações e até mesmo fazer pequenos vídeos, utilizando a WxCam do seu laptop. O professor deverá distribuir alguns temas para pesquisa. Sugerimos que cada trio se responsabilize por pesquisar um tema! Dependendo do número de alunos, o professor poderá distribuir o mesmo tema a dois grupos, lembrando que a Internet não deve ser a única fonte para a coleta dos dados. Eles também podem ir até a biblioteca e ir registrando as informações que encontrarem no Kword juntamente com as demais. Sugestões de Temas para Pesquisas:
Figura 3 - Imagem do avião 14 Bis Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7cM/SAKfbbH6TGI/AAAAAAAAByk/cLztBoDlDh8/S760/14_BIS.png Acesso em: 06 jun. 2011. É importante que o professor auxilie os grupos durante o momento das pesquisas, para que não se desviem do tema proposto, bem como explique a eles o que cada tema propõe!
Cada trio deverá apresentar os resultados das pesquisas sobre o tema que ficou responsável. Esta apresentação poderá ser em forma de apresentação do Kpresenter, encenação de um jornal televisivo, utilizando o recurso no laptop para ir mostrando as imagens (Gwenview), entre outros. O importante é que as pesquisas sejam socializadas entre os alunos e que eles tenham a oportunidade de aprender a se comunicar com as pessoas por meio da fala, uma vez que esta é uma competência que a escola deve favorecer o desenvolvimento!
Para finalizar as atividades, os alunos deverão, individualmente, escrever uma carta para Santos Dumont (Fig. 4), no Kword, falando sobre o que aprenderam nestas aulas, sobre as contribuições do avião para a vida do ser humano. Tal atividade é muito importante para o desenvolvimento da escrita.
Figura 4 – Imagem de Santos Dumont |
1) Os alunos poderão brincar de piloto de avião por meio dos jogos abaixo (Fig. 5):
http://www.hyperjogos.com/games/aviao-vermelho/
http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/stunt-pilot-trainer-jogo-de-pilotar-aviao/
Figura – Tela de um dos jogos sugeridos
2) O professor poderá juntamente com os alunos brincar de artistas confeccionando um avião de brinquedo. O site abaixo explica como fazer tal brinquedo.
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arte/01/arteaviaocaixapastadedente.htm
A avaliação será realizada tendo em vista a qualidade da produção textual dos alunos, tanto do trabalho individual (carta a Santos Dumont) quanto a em grupo (apresentação do tema gerador), e a seleção das imagens e procura de materiais diversos para as pesquisas.
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/04/2012
Quatro estrelasgostei do plano de aula.
15/09/2011
Três estrelasUma aula bem informativa,levando o aluno desenvolver seu raciocinio,bem como identificação nome com objeto,sendo reflexivo,pois aqui a professora instiga o aluno a interagir com a aula e com os colegas tornando assim formador de opinão.