Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Brasil e a Segunda Guerra Mundial (1939-45) - UCA

 

01/06/2011

Autor e Coautor(es)
Getúlio Ribeiro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a repercussão da Segunda Guerra Mundial no Brasil
  • Entender a participação brasileira no segundo grande conflito mundial
  • Debater conflitos e intervenções militares ocorridos no ano de 2011
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • República Velha
  • Era Vargas - governos provisório e constitucional
Estratégias e recursos da aula

 1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

-

Atividade I- O Brasil e a Segunda Guerra Mundial

Nesta atividade, analisaremos uma sequência de imagens, com o objetivo de entender a campanha ocorrida a favor da participação do Brasil  na Segunda Guerra Mundial. Esta campanha foi empreendida pelo governo de Getúlio Vargas.

Dinâmica sugerida:

  • Cada aluno irá localizar as imagens por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Discutir as questões propostas para cada imagem.

-

IMAGEM 1- "A cobra vai fumar / Senta a pua"

http://www.brasilescola.com/upload/e/Brasil%20Segunda%20Guerra%20-%20BRESCOLA.jpg

Disponivel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Brasil%20Segunda%20Guerra%20-%20BRESCOLA.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

Aqui, o professor deverá informar que a imagem é composta por dois símbolos utilizados pelo governo de Getúlio Vargas para argumentar/estimular a participação militar do Brasil na Segunda Guerra Mundial.  

Adiante, RECOMENDAR uma pesquisa no Google (www.google.com.br) acerca do significado dos símbolos/expressões. Para realizá-la pode-se, por exemplo, inserir "Senta a pua" na barra de pesquisa e em seguida clicar em "pesquisar". Aparecerão vários links, analisar e selecionar os mais completos e/ou informativos.

Nesta tarefa, os alunos também poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que poderá discutir os aspectos linguísticos dessas frases.

-

Analisar a imagem debatendo questões tais como:

  1. Qual o significado do escudo que aparece no canto esquerdo?
  2. E o significado do "bottom", no canto inferior direito?
  3. Qual é a relação desses slogans e do plano de fundo da imagem com o segundo grande conflito mundial?

 -

 -

IMAGEM 2- "O Brasil de hoje defende o Brasil de amanhã"

http://www.editora.vrc.puc-rio.br/imagens/img_edpuc_materia_BrasilSegGuerraM.jpg

Disponível em: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/imagens/img_edpuc_materia_BrasilSegGuerraM.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

Analisar a imagem a partir de questões tais como:

  1. O que você vê na imagem?
  2. Qual o significado da frase presente na imagem? De que maneira ela se relaciona com a representação de uma criança nos braços de um soldado?
  3. Qual é a relação desta imagem com a Segunda Guerra Mundial?

-

IMAGEM 3- "Soldado brasileiro na Segunda Guerra Mundial"

Soldado Brasileiro na Segunda Guerra Mundial

Disponivel em: http://www.acervoescolar.com.br/historia/historia-do-brasil/imagens/brasil-segunda-guerra.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

Analisar a imagem debatendo questões tais como:

  1. Qual é a ideia central do desenho?
  2. Qual é a relação desta imagem  com as anteriores?

 

* Recomenda-se que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade de interpretação das imagens, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

-

Atividade II- "O Brasil vai à Segunda Guerra Mundial"

http://www.agualva.net/images/newspaper.jpghttp://www.agualva.net/images/newspaper.jpg

Disponível em: http://www.agualva.net/images/newspaper.jpg. Acesso em 14 de maio de 2011

-

Na presente atividade analisaremos uma matéria do Jornal do Brasil, publicada no caderno "Idéias", de 1/2/2003.

POR MEIO DELA, compreenderemos o processo que levou à entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O título da matéria é "O Brasil vai à Segunda Guerra Mundial", assinada por Leonardo Pace Alves - Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio.

E o LINK é: http://www.editora.vrc.puc-rio.br/outros_destaques_anteriores.html. Acesso em 14 de maio de 2011

-

ATENÇÃO!

Após clicar no link, os alunos devem usar a barra de rolagem e localizar a transcrição da matéria de jornal, que está próxima ao meio da página.

Em seguida, realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, os alunos podem contar com dicionário virtual, através do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 14 de maio de 2011

-

ADIANTE, deve-se proceder na discussão do texto, a partir de questões tais como:

  1. De que forma os "países periféricos" foram forjados a participar da Segunda Guerra?
  2. Como se deu o envolvimento do Brasil na guerra devido às suas relações com os EUA? Registre as etapas deste envolvimento, segundo o texto.
  3. Quais "vantagens" estavam reservadas ao Brasil para que Vargas levasse o país a participar do conflito?
  4. Como se desenrolou o acontecimento histórico que fez o Brasil declarar guerra às potências do Eixo?
  5. Qual foi o papel desempenhado por Getúlio Vargas diante da conjuntura imposta durante a  Segunda Guerra Mundial?

-

* Recomenda-se que, após os debates, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA). 

-

Atividade III- A Segunda Guerra no Brasil via rádio

rádio semp        

Disponível em:http://www.radioantique.com.br/imagens/nacionais/SEMP%20431/SEMP-431.jpg        http://www.radioantique.com.br/imagens/nacionais/SEMP%20431/SEMP-431.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

 -

Nesta atividade, analisaremos TRÊS arquivos de áudio datados no período da Segunda Guerra (1939-45), transmitidos via rádio para a população na época. Aqui, além da repercussão da guerra no Brasil, vamos compreender aspectos da participação brasileira no segundo grande conflito mundial.

Dinâmica sugerida:

  • O professor pode reproduzir os arquivos a partir de seu computador/caixas de som, ou os alunos podem acessá-los por meio de seus respectivos links no YouTube, abaixo informados.
  • Ouvir com atenção os arquivos de áudio e debatê-los a partir das questões propostas.

-

ARQUIVO I- "A marcha do tempo - A cruz vermelha (Programa de rádio da 2ª guerra)" (1:55)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=genPCaX_7eI&NR=1

Acesso em 14 de maio de 2011

PARA discutir o documento de áudio:

  1. Quem são os correspondentes de guerra responsáveis pelas notícias ora apresentadas?
  2. O que isto tem a ver com a participação brasileira na Segunda Guerra?

-

ARQUIVO II- "Fim da segunda guerra na Europa" (2:35)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oN2W0aQWFy0

Acesso em 14 de maio de 2011

"Notícia do fim da segunda guerra mundial na Europa em 7 de Maio de 1945."

PARA discutir o documento de áudio:

  1. Como se noticia o fim da Segunda Guerra Mundial?
  2. Quais foram as medidas tomadas pelo prefeito do Rio de Janeiro em comemoração ao fim da guerra?
  3. Como podemos perceber no discurso narrado a posição do Brasil durante a guerra?

-

ARQUIVO III- "Getúlio Vargas discursa para os Pracinhas da FEB" (1:48)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WKtxVKoDUSc&feature=related

Acesso em 14 de maio de 2011

"Trecho do discurso de Getúlio Vargas na chegada dos pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) ao Brasil em 18 de julho de 1945."

PARA discutir o documento de áudio:

  1. Sabe quem está discursando? E para quem está discursando?
  2. Como são recebidos os brasileiros que haviam participado da Segunda Guerra?

-

* Recomenda-se que, após os debates, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).  

-

Atividade IV- Fazendo um programa de rádio

http://4.bp.blogspot.com/_Vs4E0hP0FGw/TC3U9FVIyII/AAAAAAAAABc/oTQq3j8Z2MU/S380/radio.jpg

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Vs4E0hP0FGw/TC3U9FVIyII/AAAAAAAAABc/oTQq3j8Z2MU/S380/radio.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

 

Como última atividade, recomendamos que a turma produza um programa de rádio a ser postado no YouTube, usando de narrações, músicas, efeitos sonoros e imagens que documentem  intervenções e operações militares ocorridas  em 2011, como a recente operação norte-americana que matou Osama Bin Laden.

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  1. O trabalho poderá ser desenvolvido em grupo, ou em turma.
  2. Todos os alunos do grupo, ou da turma, podem participar da atividade, conforme suas habilidades. Exemplo: narrador, roteirista, repórter etc.
  3. Os alunos devem coletar textos, imagens e arquivos de áudio que documentem as narrações do programa de rádio.
  4. Será interessante que haja mais de um narrador e mais de um correspondente de notícias, para uma melhor dinâmica narrativa.
  5. O tempo do programa fica a critério do professor.

-

FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO do trabalho realizado:

  • Apresentação do programa na rádio da escola, caso exista.
  • Reprodução do programa de rádio no encontro de iniciação científica da escola.
  • Postagem de vídeo no YouTube.

-

Para saber como criar vídeos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html. Acesso em 14 de maio de 2011

Para saber como postar vídeos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/. Acesso em 14 de maio de 2011

Recursos Complementares

 Sugestões de leituras para o professor:

-

-

 Sugestões de leituras para professores e alunos:

-

-

Acesso em 14 de maio de 2011
Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise das imagens, da interpretação da notícia de jornal e dos documentos de áudio, da realização do programa de rádio e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jacira Alves Martins, ESCOLA ESTADUAL ELIAS NASSER , Goiás - disse:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Cinco estrelas

    Que maravilha! Estou trabalhando com a disciplina de arte nesse 2º bimestre, mas me deparei com estas sugestões de aula de História e estou encantada. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.