Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Investigando laços de família

 

06/06/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Investigando a minha história: um olhar sobre a família

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

  • Conhecer algumas informações sobre seus antepassados;
  • Saber o que é  uma árvore genealógica;
  • Reconhecer as origens como elementos importantes na constituição dos seres humanos;
  • Conhecer e reconhecer diferentes relações familiares.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Para a realização desta aula não são necessários conhecimentos prévios, porém é importante o professor perceber que o conceito de família na contemporaneidade foi modificado, sendo comuns configurações familiares diferenciadas. É preciso lembrar que às vezes as crianças não têm dados a respeito do pai, da mãe e o núcleo familiar se constitui de outros parentes (tios, irmãos) e de amigos.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

 

Mozilla Firefox  [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]

WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia]

KolourPaint  [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

 

 

atividades

 

video

 

 

 

 

atividadeatividade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

atividade  

1º Momento

Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em uma roda de conversa e entregue um pedacinho de papel para que cada aluno escreva apenas uma palavra expressando o significado de FAMÍLIA. Logo após, peça para cada aluno leia em voz alta o que escreveu. Comente e pergunte ao aluno o porquê da escolha da palavra que selecionou. Peça que os alunos abram o Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord] do laptop e anotem a palavra que cada um escolheu juntamente com o significado sugerido por cada criança.

Problematize com os alunos indagando o que constitui uma família, comentando que existem famílias grandes e pequenas, compostas de maneiras diferentes.

Pergunte aos alunos se eles se parecem com alguém da família e, porque cada aluno é diferente do outro. De onde vem as características que os diferenciam uns dos outros? Alguns poderão dizer que tem o cabelo da mãe, outros que tem a cor dos olhos, etc. Se algum disser que tem uma característica dos avós pergunte como isso é possível (se ninguém disser use você mesmo como exemplo). Pergunte porque uma característica da avó, por exemplo, os olhos ou cabelos, pode estar nela (ou em você) mas não estar em sua mãe/pai?

 

2º Momento

Dividir os alunos em duplas para que assistam no laptop ao vídeo EU, do grupo Palavra Cantada, disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E).

Com essa atividade, os alunos poderão reconhecer a formação de laços familiares, além de perceber movimentos de migração e origem da família (pais/avós que nasceram em cidades/estados diferentes) e traços característicos de diferentes regiões do Brasil.

Em seguida, conversar sobre as diferentes famílias que aparecem no vídeo, destacando as relações de parentesco entre os membros destas: avós e avôs; pai; mãe; irmãos e irmãs, etc .Na lousa, o professor poderá desenhar uma árvore, com muitos galhos, em tamanho grande.

A árvore permitirá demonstrar um modelo de árvore genealógica. Em cada galho o professor poderá representar um membro de sua própria família (professor ; pai; mãe; vó materna; vô materno; vó paterna; vô paterno; irmãos, sobrinhos, etc). Reforce com os alunos a ideia de que, mesmo com um conceito ampliado de família (tios, amigos, vizinhos), para que pudéssemos nascer, primeiro foi necessário que existissem nossos pais, nossos avós, bisavós e assim por diante. Podemos representar a ordem em que essas pessoas surgiram em uma árvore genealógica.

Explique que árvore genealógica "é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses. Normalmente coloca-se o nome do ancestral mais antigo de que se conseguiu dados e, a partir desse, seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou então até na pessoa que se tem interesse."

Retirado de: http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/arvore-genealogica.htm

 

3º Momento

Tarefa de casa: Solicitar que os alunos conversem com o papai/ mamãe ou responsável sobre suas origens e anotem os nomes de seus ancestrais para poderem construir suas árvores genealógicas. Peça para os alunos trazerem de casa fotos de seus familiares para montar uma árvore genealógica. É importante ressaltar para a família que as fotos serão recortadas. Além disso, peça para que eles pesquisem o nome completo dos familiares, data de nascimento e cidade onde nasceu.

Solicitar que com a WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia] os alunos fotografem algumas das pessoas que constarão em sua árvore genealógica (pai, mãe ou responsáveis, irmãos, etc).

O site http://www.smartkids.com.br/passatempos/familia-arvore.html poderá ser utilizado para auxiliar os alunos na construção de sua árvore genealógica.

 

4º Momento

Em sala de aula, solicitar que, com o KolourPaint  [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas] as crianças desenhem uma árvore simplificada (tronco e galhos). Imprimir a árvore de cada aluno. Após a  impressão, em cada galho os alunos escreverão os nomes de seus avós, pais, seu próprio nome, dos irmãos (ou os nomes dos responsáveis pelo aluno),  respeitando uma ordem hierárquica.

Peça para que eles recortem as figuras dos familiares (irmãos, pais, avós. Se você achar que a turma consegue, extrapole para tios e bisavós). Caso houver possibilidade, imprimir algumas das fotos dos familiares feitas pelos alunos com a WxCam na atividade extra-classe. Tais fotos poderão ser recortadas e coladas na árvore.

Abaixo há um exemplo de uma árvore genealógica na qual o aluno utilizou-se de desenhos para representar seus parentes.

arvore

 

Imagem retirada de http://4.bp.blogspot.com/_Xs0j-5jRkJ0/SCwQ2pjf_FI/AAAAAAAAFK8/K_L-Kjpf38M/s400/Arvore_genealogica%5B1%5D.JPG (acesso em 12/10/2009)

Durante a atividade, avalie se os alunos conseguiram organizar de forma hierárquica os membros da família.

 

5º Momento

Socialização da pesquisa: cada criança deverá falar sobre sua árvore genealógica, destacando os nomes de seus familiares, se tem convivência com todas essas pessoas, etc. Ao final, sugere-se organizar uma exposição na sala de aula, colocando todas as árvores genealógicas penduradas em um galho seco de árvore para apreciação do grupo.

 

Recursos Complementares

 

Professor, peça para os alunos acessarem no laptop o site http://historiasinfantis.webs.com/umamordefamilia.htm

Este site apresenta a história Um amor de família, do autor Ziraldo. Aproveite o momento para falar alguns dados bibliográficos do autor. Você poderá utilizar os sites:

http://pt.shvoong.com/books/biography/1660818-ziraldo-vida-obra/

http://www.educacional.com.br/ziraldo/biografia/detalhada.asp

Observe a capa do livro Um amor de família:

http://historiasinfantis.webs.com/umamordefamilia.htm

Cruzadinha:

1- Complete as frases e em seguida, preencha a cruzadinha com as palavras que você escreveu.

  1. Os pais dos meus pais são meus ________________.
  2. Os filhos dos meus pais são meus ___________________.
  3. Eu sou ___________ dos meus pais.
  4. Eu sou ______________ dos meus tios.
  5. Eu sou _______________ dos meus avós.
  6. Os irmãos dos meus pais são meus ______________________.
Avaliação

Professor, será preciso estar atento para poder avaliar os aspectos sociais e emotivos das crianças, uma vez que poderão surgir diferentes organizações familiares, cada uma com suas particularidades. A escuta atenta tanto do professor quanto dos colegas é imprescindível para que cada criança possa compartilhar as informações que trouxer. Também deverão ser avaliados   aspectos cognitivos no que diz respeito às estruturas e composições familiares de cada criança organizadas corretamente na montagem da árvore genealógica. Importante é avaliar a realização da tarefa de casa, quanto ao empenho e pontualidade. Sem a tarefa de casa cumprida a aula não será completa.

Verificar o uso correto dos programas do laptop utilizados nesta aula. 

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 2/4 - 50%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.